ontem perguntamos aos leitores quais carros eram bem legais quando foram apresentados como conceitos mas perderam o encanto na hora de virar carros de produçao chegou a hora de saber quais foram as respostas dos leitores — com algumas sugestoes por conta da casa subaru wrx concept este acima e o wrx concept apresentado pela subaru em 2013 com ele a empresa mostrou que a versao de alto desempenho da quarta geraçao do impreza lançada em 2011 seria bem diferente do resto da linha — na verdade ele ate perderia o nome impreza e passaria a se chamar so subaru wrx com linhas musculosas e uma traseira curta o conceito era tao bacana que a gente deveria ter desconfiado a versao de produçao manteve uma leve conexao com o conceito especialmente na dianteira mas suas proporçoes estao bem menos agressivas mas o maior prejuizo foi na traseira — as lanternas em forma de bumerangue e a tampa do porta malas alta deram lugar a uma retaguarda praticamente igual a do impreza seda nao e um carro ruim longe disso com um boxer turbo de 2 5 litros e 309 cv no sti e um sistema de traçao integral recalibrado mas ate mesmo os fas da subaru esperavam algo mais proximo do conceito mitsubishi concept x antes de revelar ao mundo a mais recente geraçao do evo a mitsubishi apresentou em 2005 no salao de toquio um conceito que prometia levar o maior rival do wrx a um novo nivel — o concept x seu visual era uma previa do futuro lancer mas com ele aconteceu algo semelhante ao caso do wrx ele prometia linhas mais musculosas e arrojadas nao que o evo x tenha decepcionado neste quesito mas as expectativas dos fas eram mais altas e hoje sete anos depois todos eles lamentam a iminente morte do lancer evolution x que sera o ultimo da linhagem toyota corolla furia concept no salao de detroit 2013 a toyota nos fez acreditar que o corolla deixaria de ser um carro competente com visual generico para se tornar um carro competente com visual matador o responsavel por isso foi o corolla furia concept um seda bastante agressivo com visual inspiradissimo linha de cintura alta e traseira curta — quase um cupe de quatro portas a versao do carro para os eua o vermelho abaixo ate que seguiu o espirito do conceito — um tanto diluido claro ja a versao para o mercado europeu e tambem para o brasil tem um apelo menos esportivo e mais luxuoso — ainda muito bonito mas bem diferente do conceito contudo e mais condizente com a posiçao do corolla no nosso mercado chrysler crossfire concept em 2001 a chrysler apresentou em detroit o crossfire concept — um classico grand tourer com capo longo traseira curta e um v6 supercharged com 330 cv de origem amg a daimler benz e a chrysler haviam se fundido em 1998 o estilo retro agradou e o vidro dianteiro dividido — inspirado nos carros da decada de 50 — dava ao conceito um charme inconfundivel em 2004 o crossfire de produçao foi lançado se as linhas gerais nao se afastavam muito do conceito o mesmo nao pode ser dito da dianteira que foi modificada para ficar mais moderna e ganhou farois e grade mais tradicionais enquanto o para brisa dividido deu lugar a uma peça convencional alfa romeo brera concept em defesa do brera o modelo final ficou bastante parecido com o conceito desenhado por giorgetto giugiaro e apresentado no salao de genebra em 2002 — e e sem duvida um dos alfa romeo mais bonitos dos ultimos anos acontece que o conceito era um gt com motor v8 maserati de quatro litros e 405 cv potencia que era levada as rodas traseiras por uma transmissao sequencial de seis velocidades enquanto o carro de rua lançado em 2004 era um hatchback que parecia uma versao em miniatura do conceito capo longo teto baixo linha de cintura ascendente e uma traseira pornograficamente bonita feito sobre a plataforma do alfa 159 justamente por isso ele tinha motor transversal quatro cilindros de 1 8 litro ou v6 de 3 2 litros com injeçao direta e 185 cv e traçao dianteira — decepcionando aqueles que esperavam que a alfa voltasse a empregar a traçao nas rodas certas dodge charger r/t concept era 1999 e como ja dissemos a chrysler tinha acabado de se unir a mercedes benz e estava com folego renovado naquele ano o salao de detroit foi testemunha da volta do nome charger depois de 12 anos ele nao lembrava muito o charger classico do fim da decada de 60 mas era um seda esguio e baixo com linhas fluidas e foi muito bem recebido na epoca seis anos depois em 2005 veio o dodge charger de produçao ele compartilhava a plataforma com o mercedes benz classe e e foi elogiado por isso mas seu visual ficou bem mais tradicional do que o sugerido pelo conceito e o novo charger demorou alguns anos para ser aceito no fim das contas isto aconteceu — e a geraçao atual do charger uma evoluçao da anterior ao menos na estetica acaba de ser reformulada — e de se tornar seda mais potente do mundo lamborghini portofino para marcar a compra da lamborghini pelo grupo chrysler em 1987 o salao de frankfurt recebeu o lamborghini portofino concept projetado pelo entao designer chefe da chrysler kevin verduyn mas ele nao era um superesportivo em formato de cunha com motor v12 atras dos bancos como mandava o figurino era um seda com linhas arredondadas quatro portas tesoura que abriam em sentidos opostos e nao tinha coluna central o motor era um v8 de 3 5 litros emprestado do lamborghini jalpa tinha 255 cv e era montado em posiçao central traseira em 1994 a chrysler vendeu a lamborghini a um conglomerado asiatico que por sua vez vendeu a marca italiana a volkswagen em 1998 sendo assim nenhum lamborghini de produçao foi inspirado pelo portofino contudo ele acabou influenciando alguns carros dentro do grupo chrysler — em especial a primeira geraçao do dodge intrepid lançado em 1993 que herdou as proporçoes gerais e a identidade visual sugeridas pelo conceito — mas nao era nem de longe tao invador quanto este chevrolet gpix em 2008 a chevrolet levou ao salao de sao paulo o conceito gpix — um suv ou crossover compacto que tinha a missao de adiantar a identidade visual da nova familia de modelos chevrolet para paises emergentes a recepçao foi positiva o gpix era bem proporcionado e agressivo na medida certa e o futuro parecia promissor infelizmente as expectativas nao se confirmaram o agile modelo derivado do conceito era um hatch feito sobre a plataforma do celta que por sua vez a herdou do corsa lançado em 1994 a razao para isto pode ser um reflexo da crise economica de 2009 que afetou gravemente o setor automotivo no mundo todo e forçou a chevrolet a atualizar um projeto antigo com uma nova carroceria — contendo custos porem trabalhando com uma plataforma de quase 15 anos de idade o resultado foi um hatch de proporçoes estranhas — a carroceria era alta para maximizar o espaço interno mas a plataforma do corsa ainda era estreita demais alem disso a seçao dianteira era tinha grade e farois demasiadamente grandes algo que foi atenuado na reestilizaçao promovida no agile em 2013
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