como seria de esperar tivemos uma participaçao espetacular depois que perguntamos que carros e conceitos retro faziam a melhor homenagem ao passado de suas marcas tanto que um post so nao daria conta de todas as belezas escolhidas por nossos leitores quando se inspiram na historia os designers mandam bem demais ate porque nao ha muito o que errar quando alem de respeito pela linguagem das antigas tambem se nota uma certa reverencia aos antepassados delicie se com a criatividade dos novos projetistas e com a sabedoria dos que construiram alguns dos modelos mais belos que ja foram imaginados em ordem alfabetica para nao dar a ideia de que nossas preferencias colocaram um ou outro na frente audi quattro essa lenda dos ralis nao carece de apresentaçoes quem quiser conhecer melhor o modelo lendario pode ler nosso posto sobre ele [gallery columns= 4 link= file ids= 68496 68495 68494 68493 68492 68491 68490 68488 ] quanto ao novo muitos davam como certo que ele seria fabricado ele tinha 4 28 m de comprimento 2 60 m de entre eixos 1 86 m de largura 1 32 m de altura 1 300 kg e motor 2 5 de cinco cilindros turbo de 408 cv pena que ficou so na promessa bmw 328 mille miglia coupe apresentado em 2006 no concorso d’eleganza villa d’este o concept coupe mille miglia tinha motor de seis cilindros 3 2 de 343 cv isso em um modelo aparentemente leve mas sem peso divulgado pela bmw devia fazer horrores se o cupe de 4 34 m de comprimento 1 92 m de largura e 1 25 m de altura tivesse sido destinado a produçao nao foi outro aspecto legal dele era o modo de acesso a seu interior como se o carro fosse um aviao caça ou um messerschmitt dos que so andavam pelo chao eu digo bmw m1 hommage outra homenagem que nao poderia ter passado batida em 2008 nos 30 anos do aniversario do m1 desenhado por giorgetto giugiaro a bmw apresentou tambem em villa d este o m1 hommage e foi com ele que a bmw parou de divulgar dados tecnicos de seus conceitos para saber dos dados do modelo original recomendamos a leitura de nosso post sobre a m1 de paul walker [gallery link= file columns= 4 ids= 68504 68505 68506 68511 68510 68509 68508 68507 ] cadillac ciel a cadillac ja havia voltado a acertar a mao com o estilo de seus carros quando apresentou o ciel em 2011 mas ele tinha um que de nostalgico com a traseira de lanternas pronunciadas quase como os antigos rabos de peixe as portas traseiras suicidas e acima de tudo o tamanho nada acanhado o ciel tinha 5 17 m de comprimento 3 18 m de entre eixos 1 97 m de largura e 1 27 m de altura algo que se deve ao para brisa baixinho e ao fato de o carro ser um roadster de quatro lugares se e que isso ja existiu antes dele o motor curiosamente era um v6 3 6 algo modesto para um carro tao grande nao fosse o fato de ele ser turbinado e de gerar 431 cv as rodas eram de 22 polegadas [gallery columns= 4 link= file ids= 68473 68472 68476 68471 ] cadillac sixteen o sixteen de 2003 pode nao parecer nada saudosista especialmente se for colocado lado a lado com o modelo que o inspirou o cadillac v 16 dos anos 1930 esse vermelhinho ai de cima um nao lembra o outro em nada a nao ser pela abertura do capo em folhas para cada uma das laterais e pelo que ambos tem debaixo delas um v16 este ai de baixo o v16 do sixteen dezesseis em ingles e de 13 6 litros e foi desenvolvido exclusivamente para o prototipo tinha mais de 1 000 cv sem precisar de turbo ou qualquer outro tipo de induçao forçada alem disso contava com um sistema de desligamento de cilindros que deixava apenas 4 dos 16 funcionando em baixas velocidades os canecos todos acordavam apenas sob aceleraçao plena [gallery columns= 4 link= file ids= 68517 68516 68515 68513 ] se o ciel impressionava pelo tamanho o sixteen era um desbunde 5 67 m de comprimento 3 56 m de entre eixos 2 03 m de largura e 1 39 m de altura o carro em ordem de marcha pesava 2 270 kg e o tipo de maquina que se fosse produzida seria epica mas custaria uma fabula quem pagaria hoje uma fabula por um cadillac ainda que exclusivo pois e chrysler atlantic certamente uma obra dos metal crafters este cara foi atras de uma herança que nem era sua o chrysler atlantic de 1995 buscou inspiraçao nos bugatti type 57sc atlantic dos anos 1930 e o talbot lago coupe de 1938 tinha 5 07 m de comprimento 3 20 m de entre eixos 1 93 m de largura e 1 31 m de altura seu motor que pode ser visto abaixo e um oito cilindros em linha de 4 litros ou dois motores 2 0 de quatro cilindros do chrysler neon unidos um me engana que eu gosto legal com rodas de 21 polegadas na dianteira e 22 na traseira mas era um animal interessante tanto que esta ate hoje no museu da chrysler em alburn hills ford forty nine o homenageado da vez esta no proprio nome do conceito o cupe ford 1949 equipado com um motor v8 3 9 e com traçao traseira o conceito tambem miguelou qualquer outra informaçao alem do motor se nao considerarmos as rodas de 20 polegadas ainda assim o carro era bonito e interessante o suficiente para nao ficar no esquecimento [gallery columns= 4 link= file ids= 68525 68526 68524 68523 ] ford shelby cobra concept dirigido pela propria lenda mr carroll shelby o shelby cobra concept apareceu em 2004 mas nao trazia um motor v8 como seria de esperar ele era equipado com um v10 6 4 de 613 cv considerando que o carro tinha 3 95 m de comprimento 2 54 m de entre eixos e 1 91 m de largura sem altura divulgada ele devia ser leve e razoavelmente dificil de controlar [gallery columns= 4 ids= 68568 68567 68565 68566 ] em outras palavras era uma cadeira eletrica bonita demais de admirar e em homenagem a um carro que qualquer petrolhead gostaria de ter na garagem ford shelby gr1 outra obra inspirada no saudoso piloto texano o shelby gr1 homenageava o shelby daytona coupe veio um ano depois do shelby cobra e usava aparentemente a mesma base ja que o entre eixos dos dois conceitos era exatamente o mesmo 2 54 m o motor tambem o v10 6 4 de 613 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 68574 68573 68572 68571 ] so as dimensoes externas alem da aparencia eram distintas o gr1 tinha 4 41 m de comprimento 1 90 m de largura e 1 17 m de altura seu peso entretanto era muito alto 1 769 kg em ordem de marcha holden efigy o conceito do ano em 2007 nos eua foi criado na australia para homenagear o holden fj dai o nome do conceito uma brincadeira com o sotaque australiano [gallery columns= 4 link= file ids= 68461 68460 68462 68463 ] foi construido sobre a plataforma do corvette com motor v8 de 6 litros cambio automatico de quatro marchas e compressor roots tinha 654 cv 5 16 de comprimento 2 95 m de entre eixos 2 m de largura e 1 39 m de altura lamborghini miura concept ja dissemos por aqui que stephan winkelmann ceo da lamborghini era um legitimo petrolhead mas nunca vamos perdoar o fato de ele ter engavetado o projeto de um novo miura apresentado em 2006 na ocasiao os 40 anos do modelo original criado em 1966 o executivo disse que o conceito era uma celebraçao da historia da marca mas que a lamborghini se preocupava era com o futuro e que desenho retro nao era algo que eles deveriam cultivar po winkelmann nem esse [gallery columns= 4 link= file ids= 68470 68469 68468 68467 ] com 4 59 m de comprimento 1 99 m de largura e 1 20 m de altura ele era equipado com um v12 6 2 de 580 cv ate hoje o conceito esta no museu de sant agata bolognese mas devia era estar na linha de produçao po winkelmann new stratos ainda que a pisada na bola do ceo da lamborghini seja imperdoavel quem ferrou com tudo mesmo foi a ferrari pelo menos para essa maravilha aqui o new stratos criado pelo empresario michael stoschek para homenagear o lancia stratos stoschek e um daqueles caras que voce agradece a deus por terem grana de tanto que ele tem bom gosto o empresario pegou uma ferrari 360 modena encurtou seu chassi e pediu a pininfarina para construir essa beleza o modelo tem 4 18 m de comprimento 1 97 m de largura 1 26 m de altura e apenas 2 40 m de entre eixos pesa apenas 1 247 kg e tem motor 4 3 v8 de 540 cv a 8 200 rpm veja o carro em açao no video abaixo [vimeo id= 17676057 width= 620 height= 349 ] [gallery columns= 4 link= file ids= 68550 68549 68546 68547 68552 68544 68543 68545 ] o retorno foi tao positivo que um monte de outros endinheirados encomendaram a stoschek suas unidades do new stratos quem melou a brincadeira foi amedeo felisa ceo da ferrari na epoca que proibiu os fornecedores da marca entre eles a pininfarina de ajudar a fabricar o esportivo diante disso stoschek jogou a toalha como ele explicou no site oficial do carro so que o ceo da ferrari anunciou sua saida em julho deste ano tomara que isso encoraje o empresario alemao a tentar de novo nao seria legal ver esse carro nas ruas de algum jeito em outros lugares que nao perto da casa de stoschek onde ele vez por outra deve dar uma banda com sua criaçao espetacular nissan idx freeflow e nismo essa dupla entrou em vez de apenas um deles porque o idx em qualquer uma de duas duas versoes e um exemplo de homenagem ao passado que merecia produçao em serie so nao chegou la porque seria industrialmente inviavel pelo que ficamos sabendo uma tremenda pena eles ficariam muito bem nas ruas e autodromos de qualquer lugar do mundo como mostra o video abaixo [youtube id= soi_mi jp7s width= 620 height= 349 ] [gallery columns= 4 link= file ids= 68562 68561 68560 68559 68558 68556 68555 68553 ] inspirados nos nissan skyline e no datsun 510 dos anos 1960 e 1970 os idx tinham 1 30 m de altura e 1 70 m de largura o nismo tinha 4 20 m de comprimento contra 4 10 m do freeflow os motores poderiam ser um 1 2 ou um 1 5 a gasolina com transmissao cvt a da nissan e bem legal vale lembrar pena que a promessa de produçao para eles nao se concretizou renault alpine a110 50 concept ele ja esta prometido para a produçao em serie e seu prototipo mais recente deu as caras nas 24 horas de le mans deste ano mas e o conceito de 2012 que comemorou os 50 anos do alpine a110 que nos interessa mais nesta lista [youtube id= df8xxrotrqg width= 620 height= 349 ] [gallery columns= 4 link= file ids= 68487 68486 68480 68481 68482 68483 68484 68485 ] isso porque ele vinha com um belo motor 3 5 v6 de 400 cv a 7 200 rpm em um corpinho de apenas 880 kg mas tambem por sua beleza exterior com 4 33 m de comprimento 2 63 m de entre eixos 1 96 m de largura e 1 23 m de altura ele ja prometia ser sensacional imagina quando for vendido a previsao e que isso comece a acontecer em 2017 estamos ansiosos touring superleggera disco volante se um carro pudesse abusar do direito de ser bonito esse carro seria o touring superleggera disco volante inspirado pelo alfa romeo c52 de 1952 o conceito apresentado no salao de genebra de 2012 pode ser encomendado por uns poucos felizardos construido sobre a base do alfa romeo 8c o que inclui seu motor v8 4 7 de 450 cv de origem ferrari o disco volante e apaixonante e so rever o teste que jeremy clarkson fez com uma e suas declaraçoes de amor ao carro nos nao fariamos diferente [gallery columns= 4 link= file ids= 68583 68582 68581 68580 68575 68576 68578 68579 ] o disco volante tem 4 61 m de comprimento 2 70 m de entre eixos 2 03 m de largura 1 31 m de altura e 1 600 kg em ordem de marcha volvo concept estate o arremate desta lista nao poderia ser melhor somos fas de carros legais fas de peruas essas pobres criaturas ameaçadas de extinçao mas gostamos mais de peruas medias aquelas que realmente conseguem carregar uma familia com conforto e a volvo mostrou sua ideia de perua perfeita como ja comentamos em um post de fevereiro do ano passado pouco antes de ela ser oficialmente apresentada no salao de genebra que belo carro daria o conceito volvo concept estate [gallery columns= 4 link= file ids= 68597 68596 68595 68594 68593 68592 68591 68590 68589 68588 68587 68586 ] inspirado na volvo 1800 es ele a exemplo dos bmw prefere manter um ar misterioso nao divulga motor dimensoes nem nada ok os proximos retro os carros de produçao nao deixaram margem nenhuma pra misterio mas talvez seja essa parte da graça dos conceitos em breve traremos a segunda parte deste top fique de olho
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.