os kei cars sao uma das coisas mais legais da car culture japonesa carros compactos com motores de menos de um litro feitos para proporcionar locomoçao urbana de forma economica e pratica eles sao carros mais baratos de comprar e manter rodando ate a documentaçao custa menos e por isto mesmo sao muito populares [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= jdm a venda no brasil ] e por isso que as fabricantes do japao investem ate mesmo em modelos com carater esportivo e visual inspirado em carros maiores e mais potentes o suzuki cappuccino por exemplo parecia um mini dodge viper tinha 63 cv em seu tres cilindros de 660 cm³ traçao traseira e pesava so 700 kg o honda beat da mesma epoca era parecido mas tinha motor central traseiro layout que foi herdado pelo atual honda s660 que tem ate turbo em seu motor 0 6 mesmo que nao andem tanto estes pequenos automoveis sao capazes de proporcionar bastante diversao ao volante eles raramente passam dos 700 kg tem entre eixos curto balanços pequenos e transmitem bastante feedback ao motorista por conta das dimensoes reduzidas o video da best motoring abaixo um comparativo na pista entre o suzuki cappuccino e o honda beat e uma boa demonstraçao disto [youtube id= lfnxoxeq5zy width= 620 height= 350 ] no entanto ha quem prefira levar um passo alem este negocio de kei car esportivo como transformando os minicarros japoneses em icones entusiastas ou menor replicas em menor escala que podem nao ser 100% precisas mas sao no minimo interessantes duvida entao da uma olhada neste toyota supra que na verdade e um suzuki cappuccino disfarçado sim e verdade nem da para reclamar da heresia o cappuccino nao e um carro raro nem caro e nao tem status de icone entusiasta apesar de parecer extremamente divertido de se guiar alem disso estamos falando de um projeto feito no japao onde aparentemente nao existem limites quando o assunto e modificaçao automotiva detalhe para o nome do carro nats child speed 660gt criança velocidade o mini supra e obra de estudantes da nihon automobile high technical school a nats uma universidade especializada na formaçao de engenheiros automotivos que fica em narita no japao ele foi apresentado em 2014 durante o tokyo auto salon e ficou surpreendentemente fiel ao supra os caras usaram fibra de vidro para os paineis da carroceria que foram moldados a mao e adaptara os farois e lanternas originais do supra o resultado e um visual autentico mas a proporçao dos farois e lanternas em relaçao a pequena carroceria dao ao mini supra ares de personagem de anime a carroceria dourada para nos parece uma referencia ao supra da top secret a mecanica provavelmente foi mantida intacta ou seja o carro ainda tem um tres cilindros com turbo comando duplo no cabeçote e 64 cv no ano seguinte a nats levou outro projeto para o tokyo auto salon a replica de um bmw m3 e30 feita com base em uma suzuki mighty boy voce provavelmente lembra da mighty boy a pequena pick up kei com nome de super heroi vendida pela suzuki entre 1983 e 1987 na epoca a regulamentaçao para kei cars limitava o deslocamento a apenas 550 cm³ e nao 660 cm³ sim eram motores ainda menores mas isto nao impediu os alunos da nats de transformar a mighty boy em uma homenagem a um dos esportivos mais emblematicos de todos os tempos equipado com um quatro cilindros de 2 3 litros e 195 cv ate que nao ficou tao ruim o visual da dianteira ficou muito autentico na grade nos para choques e nos farois e as cores da bmw motorsport cairam bem ao filhote de m3 e30 ao mesmo tempo a opçao por lanternas que lembram versoes em menor escala daquelas usadas no serie 5 e34 podia ter sido melhor pensada nao faltam opçoes que lembram as lanternas do m3 e30 dito isto a turma de 2009 nao foi muito feliz na hora de transformar o cappuccino em um mini nissan gt r as linhas do roadster da suzuki sao arredondadas e suas proporçoes diminutas nao funcionam muito bem com as formas retilineas do gt r os farois e lanternas autenticos tambem ficaram grandes demais mas o supra que veio depois ficou bem mais harmonico alem disso a moldagem dos paineis da carroceria nao ficou muito boa da para ver imperfeiçoes nos contornos do carro o que nao ajuda em nada no aspecto geral ao menos rendeu algumas fotos curiosas uma das conversoes mais legais foi apresentada no tokyo auto salon de 2007 quando os estudantes da nats transformaram um honda beat em um mini nsx faz sentido assim que foi apresentado ao publico em 1991 o beat ficou mesmo conhecido como mini nsx por causa do seu layout com motor central traseiro o que o pessoal da nats fez foi so deixar seu visual mais parecido com o do classico esportivo da honda [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] claro nem so a nats realiza este tipo de modificaçao olha so segundo o speedhunters o pequeno porsche 911 abaixo tambem e um suzuki cappuccino mas trata se de um projeto independente feito por algum entusiasta por mais que as portas tesoura sejam meio too much o resultado geral ficou bem mais interessante e aqui um bonus repare como interior do suzuki cappuccino e parecido com o interior do 911 e existem outros exemplos tambem este subaru vivio targa por exemplo foi caracterizado como o impreza wrx 555 de colin mcrae com para choques inspirados no modelo de rali apliques nos farois e a cor certa na carroceria ate que ficou bem parecido e tudo em casa agora talvez o exemplo mais ironico de todos seja este autozam az 1 o mini supercarro de fabrica da mazda ele foi transformado em uma ferrari f40 a dianteira do kei car que originalmente tem simpaticos farois circulares ganhou as formas da f40 com lentes de acrilico sobre farois quadrados no caso do az 1 porem os farois escamoteaveis sao meros retangulos adesivados no capo em forma de cunha o carro tambem ganhou um novo para choque dianteiro e rodas inspiradas nas classicas speedline da f40 no entanto o motor que e central traseiro como na f40 continua sendo tres cilindros turbo de 657 cm³ e 64 cv a f40 para quem nao lembra usava um v8 biturbo de 2 9 litros capaz de entregar pelo menos 480 cv coincidentemente a ferrari saiu de linha em 1992 mesmo ano em que o autozam foi lançado se voce conhece outros exemplos de kei cars transformados em esportivos nao faça cerimonia e deixe nos comentarios
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.