va ao site do automobile club de l ouest e procure a marca mais vitoriosa das 24 horas de le mans voce encontrara o nome porsche no topo com 19 conquistas procure o mesmo sobre as 12 horas de sebring ou as 24 horas de daytona e voce encontrara a porsche no topo com 18 vitorias na corrida mais curta e outras 19 na mais longa por mera estatistica se voce quiser ter chances de vencer uma corrida de longa duraçao com um prototipo procure a porsche ou procure a empresa que a porsche procura as vezes porque das 19 vitorias que a fabricante tem em le mans — talvez voce nao saiba — tres foram com carros que nao eram exatamente um porsche a primeira delas foi em 1994 quando a le mans porsche team venceu com o dauer 962 le mans que era um carro de rua inspirado pelo 962 mas com carroceria e motor modificados como a mudança do regulamento de 1992 afetou negativamente o desempenho do porsche 962 para 1994 a porsche encontrou um jeito de continuar correndo com o 962 de forma competitiva inscrevendo o como um gt em vez de prototipo a dauer fez dois 962 le mans — que eram tecnicamente diferentes dos 962c porque tinham fundo plano e nao aerodinamico e tambem tinha compartimento de bagagem um elemento usado pela fia para classificar um carro como gt https //flatout com br/a outra receita para se fazer um porsche 962 de rua e que funcionou/ com uma ajudinha da porsche e com restritores de admissao no motor flat 6 de tres litros o dauer conseguiu manter o mesmo ritmo dos prototipos do grupo c e venceu a 24 horas de le mans de 1994 depois disso a fia passou a impor um volume minimo de produçao para homologar os gt uma vez que o dauer 962 le mans tinha so dois exemplares os dois que correram a prova — naquela especificaçao se o dauer 962 tem suas origens na porsche o vencedor seguinte e realmente um caso de engenharia de emblema em 1996 e 1997 a porsche voltou a vencer as 24 horas de le mans mas desta vez com um carro que tem dois nomes pode ser porsche wsc 95 ou twr porsche wsc 95 twr voce sabe o que e tom walkinshaw racing sim o genio escoces do endurance que fez historia colocando a jaguar de volta ao topo de le mans e do mundial de carros esporte wsc com os lendarios prototipos xjr https //flatout com br/por que voce nao pode esquecer o legado de tom walkinshaw/ apesar da campanha bem sucedida da marca em parceria com tom walkinshaw a jaguar decidiu encerrar seu programa no wsc apos a temporada de 1991 walkinshaw levou sua equipe para os eua onde passou a disputar o campeonato gtp da imsa com o xjr 16 uma evoluçao do xjr 14 de le mans abaixo so que em 1993 diante da decadencia da classe gtp a imsa decidiu adotar o regulamento do wsc visando atrair os fabricantes que tinham prototipos de le mans entao a porsche interessada começou um projeto para desenvolver um carro para correr os dois campeonatos imsa e wsc e ai tom walkinshaw entra na historia a joest racing que foi incumbida de desenvolver o carro para a incursao da porsche nos campeonatos contratou a twr que pegou o jaguar xjr 14 e o modificou de acordo com a demanda da joest esta por sua vez colocou no carro o motor flat 6 935 originalmente usado no porsche 956 e assim nasceu o twr porsche wsc 95 o carro venceu as 24 horas de le mans de 1996 e 1997 e ironicamente quando a porsche assumiu o projeto devido ao sucesso nos dois anos ela modificou o carro para a temporada de 1998 e o carro deixou de ser competitivo aquela altura contudo a porsche ja tinha o 911 gt1 que venceu a 24 horas de le mans de 1998 conquistando a 15ª vitoria da marca em la sarthe — ou 12ª se a gente considerar que a dauer e a twr/joest ganharam as tres anteriores e claro que estou apenas fazendo graça aqui se a porsche bancou e dirigiu o projeto ela e de fato a vencedora em 2020 com o anuncio da unificaçao dos regulamentos da le mans hypercar lmh e da imsa criando a lmdh le mans daytona hypercar a porsche decidiu voltar a categoria maior do endurance mundial so que diferentemente da ultima vez quando ela desenvolveu o 919 hybrid inteiramente in house ela agora novamente adotou o outsourcing para resolver o assunto sim o porsche 963 tem nome e sobrenome de porsche tem o nome do parceiro penske tem motor de porsche mas nao foi feito pela porsche o regulamento exige que os hypercars sejam baseados em um dos quatro chassis homologados para a lmp2 uma forma de reduzir o custo de desenvolvimento e atrair mais fabricantes assim o projeto do porsche 963 acabou indo para os canadenses da multimatic a maior das fabricantes de chassi da lmp2 a decisao nao foi dificil afinal eles ja fornecem componentes para o 911 rsr e para os 911 gt3 r e cup e por estarem na america facilita a logistica do desenvolvimento compartilhado com a penske — isso claro sem mencionar o fato de a equipe disputar tanto o imsa sportscar quanto o wec diz a porsche que a dianteira do carro remete as formas curvilineas do 956 e do 962 enquanto a traseira usa uma faixa luminosa que e uma referencia ao design do 992 como o regulamento rege peso minimo 1 030 kg seco potencia maxima 700 cv velocidade do motor 8 000 rpm energia usada por stint e ate o peso do motor com perifericos 180 kg o que faz a diferença nestes carros e alem da pilotagem e da estrategia de prova claro a robustez e confiabilidade do conjunto motriz mecanico por isso diferentemente do 919 hybrid que usava um v4 de dois litros turbo esse 963 recorre a um velho conhecido da porsche e do endurance o motor 9rd se voce nao o reconheceu pelo nome talvez pelo seu vulgo fique mais claro e o motor do rs spyder e do 918 spyder isso significa que ele e um v8 de 90 graus e 32 valvulas originalmente aspirado e com 3 4 litros ele foi ampliado para 4 6 litros no 918 spyder e agora recebeu dois turbos para o 963 a opçao pelo 9rd se deveu nao apenas ao peso do motor mas tambem pela geometria superquadrada 96 x 81 mm e pelo virabrequim plano que permite instalaçao em posiçao baixa no subchassi e pela rigidez do bloco ainda que nestes carros o motor nao seja componente estrutural outra vantagem e que ele havia sido desenvolvido para trabalhar com um conjunto eletrico formando um powertrain hibrido no 918 spyder https //flatout com br/por que o porsche 918 spyder tem as saidas de escape em cima do motor/ a parte eletrica do powertrain como ja vimos anteriormente e igual para todos os carros o motor gerador mgu seus controladores hardware e software sao fornecidos pela bosch enquanto as baterias de alta tensao sao fornecidas pela williams o mgu entrega potencia diretamente na transmissao ele fica entre o cambio e o motor e recupera energia durante as frenagens no eixo traseiro o conjunto produz ate 800 volts e entrega entre 40 e 68 cv por um breve momento mas nao altera a potencia maxima do motor — quando o sistema e ativado a potencia do motor de combustao interna diminui — uma operaçao prevista pelo regulamento https //www youtube com/watch v=jwjrszlpzaw o carro estreou na temporada de 2023 do imsa sportscar e do wec na competiçao americana foram quatro carros em tres equipes sendo dois pela porsche penske motorsport eles conquistaram a vitoria no gp de long beach no sportscar weekend em elkhart lake e no battle of the bricks no indianapolis motor speedway terminando o campeonato em quarto lugar no wec o 963 nao conquistou nenhuma vitoria em 2023 mas os terceiros lugares na 6 horas de portimao e na 6 horas de fuji renderam a porsche penske o terceiro lugar na lmdh neste ano o porsche 963 estreou a temporada faturando a 24 horas de daytona com felipe nasr dane cameron matt campbell e josef newgarden ao volante a proxima corrida sera pelo wec no dia 2 de março nos 1812 km do catar sim 1812 km seguida pelas 12 horas de sebring em 16 de março esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.