na semana passada perguntamos aos leitores qual era o ronco de motor mais bonito do pais a unica regra o carro precisava ser nacional agora selecionamos as melhores sugestoes e montamos esta lista com a sua ajuda aumente o som coloque os fones de ouvido e pise fundo fiat marea turbo [youtube id= 1pufbfomnao width= 620 height= 350 ] o motor fivetech usado na maioria das versoes do fiat marea e daqueles que exigem uma boa dose de carinho e dedicaçao para funcionar perfeitamente e ter boa durabilidade contudo quando bem cuidados recompensam o dono com uma bela sinfonia mecanica que como e caracteristico dos cinco cilindros lembra em partes o ronco de um v10 com quatro valvulas por cilindro e coletor de admissao variavel o fivetech desenvolvia 182 cv na versao 2 0 20v turbo os espirros da valvula de alivio complementam muito bem o ronco do cinco em linha honda civic si [youtube id= xrewzk3zblu width= 600 height= 350 ] o unico carro nacional com motor capaz de girar acima de 8 000 rpm o honda civic si esta entre os melhores esportivos brasileiros de todos os tempos alem do comportamento dinamico exemplar boa parte do credito vai para o motor k20 de dois litros 192 cv e duplo comando de valvulas variavel o famoso vtec alem do ronco agudo tipico dos quatro cilindros giradores da honda o comando i vtec muda totalmente o comportamento do motor quando e acionado diferentemente dos modelos mais antigos porem o vtec do civic si de oitava geraçao nao entra em funcionamento a partir de uma rotaçao especifica e sim quando determinado por uma serie de sensores que identificam quando e necessario um comportamento mais nervoso do motor chevrolet chevette com abafador esportivo [youtube id= lbzllgadxwq width= 620 height= 350 ] o motor de quatro cilindros com comando simples no cabeçote de ferro fundido assim como o bloco usado no chevrolet chevette nao e nenhuma revoluçao de engenharia embora fosse competente mas voce sabia que da para faze lo roncar como um boxer subaru escute o ronco do chevas do video acima o dono diz que conseguiu este som borbulhante apenas com um abafador esportivo com saida de 450 mm — a unica modificaçao no motor segundo ele e o sistema de injeçao fueltech dkw vemag [youtube id= minskwajuii width= 620 height= 350 ] um motor de tres cilindros e dois tempos pode roncar bonito que pergunta boba claro que sim escute so o ronco anasalado e os estalidos nas reduçoes de marcha deste dkw belcar de competiçao apesar do pouco deslocamento — 900 cm³ ou 1 000 cm³ dependendo do ano de fabricaçao — com preparaçao para competir estes motores podiam beliscar os 100 cv o que e muita coisa se considerarmos o tamanho e a idade do projeto que data dos anos 1940 vokswagen fusca com escapamento dimensionado [youtube id= uzwbhaltzxu width= 620 height= 350 ] o caracteristico ronco estalado dos boxer refrigerados a ar volkswagen tem muitos apreciadores mesmo em sua forma original mas se voce quer algo mais grave rouco e agressivo ouça o ronco deste fusca equipado com sistema de escape dimensionado que muda o fluxo dos gases na tubulaçao e provoca um som mais grave e mais alto o besouro fica com voz de trovao chevrolet opala 250 [youtube id= kdptk4ex35u width= 620 height= 350 ] nao poderiamos deixar de citar o ronco do chevrolet 250 s o lendario motor de seis cilindros em linha e 4 1 litros que equipa o opala ss gorgolejante e rispido em marcha lenta suave e encorpado em altas rotaçoes o ronco do opala com motor 250 s e nada menos do que memoravel [youtube id= g nnkwbmaho width= 620 height= 350 ] nos comentarios notamos uma certa divisao — de um lado os apreciadores do ronco do motor original do outro os fas de arrancada que deliram com os espirros dos opala preparados para o quarto de milha para agradar a ambas as partes depois do opala de rua ai em cima separamos mais dois carros de arrancada um turbinado e um de aspiraçao natural [youtube id= umokntn3p5a width= 620 height= 350 ] ford maverick gt v8 [youtube id= tr8siteubwk width= 620 height= 350 ] na epoca do lançamento o v8 302 do ford maverick — o famoso v8 canadense por vir importado do canada era um dos mais potentes motores do brasil com potencia bruta de 199 cv o carro do video acima foio levemente preparado com carburador quadrijet comando mais bravo e escape dimensionado — mas o coletor e original digamos que assim como o motor o ronco ficou mais afinado dodge v8 [youtube id= rkilf6e4dd4 width= 620 height= 350 ] fica dificil escolher apenas um dodge nacional para ilustrar todos usavam variaçoes do mesmo motor um v8 de 318 pol³ com duas valvulas por cilindro e comando no bloco com potencia que variava entre os 198 cv brutos do dart 1969 ate os 215 cv do charger r/t de 1976 o carro do video e um dodge dart ls equipado com escapamento flowmaster coletor action plus e carburador holley 650 volkswagen golf gti vr6 [youtube id= c61 ovctc o width= 620 height= 350 ] se voce quer um hatchback com motor de seis cilindros nao e dificil encontrar no brasil um golf mk4 vr6 com motor de seis cilindros 2 8 litros e 200 cv ele foi fabricado em uma serie limitada de 99 unidades numeradas apesar de o peso do motor comprometer um pouco o comportamento dinamico do hatch — mais peso na frente significa maior tendencia ao subesterço — certamente e muito bom acelerar um golf e ser recompensado com um ronco mais grave e rouco do que se esperaria de um quatro cilindros honda cb750 four [youtube id= ltrf8txm6q8 width= 620 height= 350 ] perguntamos sobre carros mas e verdadeiramente impossivel nao lembra do ronco da honda cb750 four a famosa sete galo lançada no brasil em 1969 a cb750 f trazia um motor de quatro cilindros em linha de 736 cm³ e ainda com comando simples no cabeçote de oito valvulas e 67 cv — so a partir de 1978 foi introduzido o comando duplo para as 16 valvulas que elevava a potencia para 77 cv o ronco grave e encorpado porem e comum a toda sete galo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.