hoje em dia todo porsche 911 mas principalmente os arrefecidos a ar valem seu peso em ouro e um carro cuja personalidade se firmou e a imagem que todo dono de porsche deseja passar mesmo que ande de cayenne e provavelmente o apice criativo se nao tecnico da marca [caption id= attachment_364719 align= aligncenter width= 940 ] o 911 sc[/caption] repare que ate o fim dos carros a ar em 1998 no 993 turbo muito ainda permanecia dos carros de entre eixos maior em 1969 a serie b moveu as rodas traseiras em todos os modelos 911 e 912 em 57 mm para tras para tentar remediar um pouco o comportamento nervoso do carro todos os vidros todo o interior o monobloco basico o painel de instrumentos de 5 mostradores classico e um carro que viveu muito tempo com a mesma base e plataforma; inevitavel que tenha em certo ponto de sua historia tenha parecido ultrapassado so pareciam se nao fossem legislaçoes ainda existiriam acredito mas entre 1974 e 1978 muito mudara na porsche o 924 agora era o carro mais barato da marca e ele e o topo de linha 928 esperava se iriam tornar o 911 obsoleto nao foi o planejamento da empresa que mudou isso foi a vontade de seu publico tambem ajudou uma crise aguda na epoca que fez as vendas de todos os carros cairem vertiginosamente por causa dessa crise o criador do 928 o entao ceo ernst fuhrmann foi defenestrado no seu lugar veio o americano peter schutz o cara que suspendeu a sentença de morte do veneravel 911 mas essa sobrevivencia nao foi facil para que ficasse clara primeiro com o 959 de 1986 e o 964 de 1989 o 911 tinha que parecer interessante ainda e e sobre esta epoca que falamos hoje o 911 sc/rs em 1978 todo porsche 911 fora o turbo foi englobado em um so modelo o 911 sc o motor era o que previamente vinha no 911 carrera um motor de 3 litros 95 x 70 4 mm 2994 cm³ a potencia agora era de 180 cv 172 hp nos eua a modestos 5500 rpm e o torque de 27 mkgf a 4200 rpm podia vir acoplado a um cambio manual de cinco marchas ou o sportomatic que entao estava no fim de sua vida sem procura as carrocerias disponiveis eram a cupe ou a targa [caption id= attachment_364727 align= aligncenter width= 999 ] o 911 sc/rs o rs esquecido[/caption] a primeira versao nova para aumentar o interesse do publico foi o 911 cabriolet um conversivel sem a alça de cesta do targa cuja historia ja contamos aqui havia tambem um kit de preparaçao de fabrica que consistia de novos cilindros com pistoes de 98 mm para 3 2 litros e 215 cv https //flatout com br/911 sc a volta do porsche conversivel flatout classics/ em 1978 tambem começa a utilizaçao do 911 em ralis de longa duraçao safari ; alguns 911 sc foram preparados com motores de 3 litros aspirados de 250 cv e suspensao mais alta; foram usados pela primeira vez no rali do quenia o safari rallye aonde chegaram em segundo e quarto lugares como veremos mais adiante parte totalmente integrante e importante no renascimento do 911 este tipo de prova outra iniciativa nova sob o comando de schutz estava mais proxima do coraçao da maioria das pessoas da porsche um novo rs desde o carrera rs de 1974 eles nao conseguiam oferecer aos seus clientes um 911 que fosse perfeitamente adequado para competiçoes em meados de 1981 um trabalho experimental foi conduzido em um motor 911sc rally com uma taxa de compressao de 10 5 1 fornecida por pistoes forjados especiais e uma bomba de injeçao mecanica bosch com seis borboletas individuais as unidades de teste giravam a 8 000 rpm e produziam ate 280 cv a 7 300 rpm ainda nos mesmos 3 litros do sc normal os dados desses testes se tornaram uteis quando em julho de 1983 o conselho aprovou a concepçao e produçao de 20 versoes evolutivas do 911sc isso mostrou a perspicacia tipica da porsche na leitura do livro de regras da fia as regras do grupo b exigiam uma produçao de 200 unidades em doze meses o que o 911sc obviamente ja tinha alcançado quando a produçao de um modelo homologado terminava um fabricante de automoveis tinha permissao para construir uma evoluçao de dez por cento da produçao o que equivalia a 20 unidades uma nova versao do 911 seria lançada em 1984 entao o evo seria derivado do modelo 911sc de 3 0 litros cuja produçao estava cessando em 1983 sim um 911 sc evo antes do nome ficar comum o carro foi conhecido internamente como tipo 954 embora tenha sido comercializado como 911sc/rs equipado com os cabeçotes do 935 seu motor estava perto dos resultados dos testes de 1981 embora com uma taxa de compressao de 10 3 1 e uma potencia nominal de 250 cv a 7 000 rpm com 25 4 mkgf de torque a 6 500 rpm o ponto mais alto de uma curva muito plana quando ajustado para corrida a potencia estava de volta ao nivel de 280 cavalos de potencia do motor de rali bombas modificadas para o sistema de carter seco enviavam o oleo para frente para dois radiadores a esquerda e a direita na versao de rali tres relaçoes de transmissao final foram catalogadas assim como um diferencial de autoblocante com um fator de bloqueio de 40% no transeixo de cinco velocidades que foi emprestado do carrera de 1984 na traseira a suspensao do 911 turbo completa com aubframe e travessa foi instalada isso exigiu os para lamas traseiros largos do turbo tambem a suspensao dianteira era a do carrera rs de 1974 com sua barra estabilizadora ajustavel alta em todos os quatro cantos os amortecedores telescopicos bilstein pressurizados a gas eram cercados por molas helicoidais suplementares ajustaveis a frenagem era cortesia do 911 turbo o peso foi reduzido de 1179 kg para 1057 kg o mais proximo que os engenheiros conseguiram chegar do minimo de 960 kg do grupo b para um carro de 3 0 litros as medidas de reduçao de peso incluiram para lamas dianteiros de aluminio tampa do porta malas e portas bem como para choques de fibra de vidro um acabamento de feltro fino foi usado para o interior e o isolamento termoacustico foi sumariamente defenestrado vidro mais fino foi instalado onde possivel e os trocadores de calor nos coletores de escape para aquecimento da cabine foram omitidos qualquer pessoa que precisasse de aquecedor recebia um a gasolina extra o plano de construçao exigia a conclusao dos 20 carros 911 sc/rs ate o final do ano de 1983 e a homologaçao ate 7 de janeiro de 1984 claro que no dia da inspeçao como fora famosamente antes com o 917 os 20 carros brancos estavam enfileiradinhos no patio era um carro de corrida basicamente mas sabe se de alguns emplacados via homologaçao individual pela tuv a autoridade alema de aprovaçao de veiculos custava us$ 71 666 em 1983 [caption id= attachment_364736 align= aligncenter width= 999 ] porsche nao brinca em serviço os 20 sc/rs para homologar[/caption] sua aceleraçao de 0 100 km/h em apenas 5 0 segundos foi a mais rapida ja registrada para um carro de rua pela auto motor und sport ate ali paul frere chamou esse desempenho de surpreendente seu motor ele escreveu na road & track realmente ganha vida quando levado acima de 4 500 rpm e acelera gloriosamente ate sua linha vermelha de 7 600 rpm ele achou o type 954 realmente em seu elemento em estradas sinuosas ele se agarra a estrada mas por causa de sua resposta imediata aos comandos de direçao e um carro lindamente agil especialmente se sua reaçao marcante de subir e descer for habilmente explorada com seu desempenho soberbo disponivel voce e o rei da estrada [caption id= attachment_364721 align= aligncenter width= 999 ] com o livery da equipe oficial[/caption] um porsche de verdade para ser dirigido em forma de um bale dois deles ainda permanecem no museu da porsche e se descontarmos os carros de corrida um porsche tambem raro para valer e uma lenda na epoca que ajudou a de novo aumentar a visibilidade do 911 mesmo com tao poucos carros feitos 4x4 em 1979 ferry porsche pediu a ernst fuhrmann para adaptar a traçao nas quatro rodas ao 911 ferry estava ciente do trabalho promissor que seu sobrinho ferdinand piech estava fazendo em um chassi de traçao nas quatro rodas na audi e queria ter certeza de que a porsche nao ficasse atras parecia facil o suficiente como ferry bem sabia por seu trabalho em tempos de guerra em volkswagens de traçao nas quatro rodas basta estender um eixo para a frente do transeixo mas fuhrmann procrastinou dando a porsche outro motivo para estar infeliz com sua liderança sob schutz com helmuth bott liderando o lado tecnico o desejo de ferry logo foi realizado ele instalou um sistema de traçao integral inicial no conceito cabriolet mostrado no iaa no outono de 1981 entao como mais tarde o diferencial dianteiro adicionado foi unido a frente do transeixo por um tubo rigido que carregava o eixo de transmissao semelhante aos 924 e 928 o trabalho no sistema foi acelerado em 1983 com o objetivo de uma inscriçao no rally paris argel dakar o patrocinador rothmans tinha o evento cada vez mais popular em sua lista de desejos e a porsche estava em posiçao de atender o type 953 com traçao nas quatro rodas foi baseado no modelo 911 carrera de 1984 e usou seu motor de 3 164 cm³ 95 x 74 4 mm na verdade era menos potente que o carro de rua 225 cv a 5 800 rpm graças a uma reduçao em sua taxa de compressao de 10 3 1 para 9 7 1 para melhorar sua tolerancia ao combustivel africano o motor foi casado com um transeixo audi de cinco marchas que ja estava adaptado para traçao nas quatro rodas o diferencial dianteiro era aberto sem travamento e o eixo traseiro era totalmente travado sem diferencial o diferencial central podia ser travado pelo motorista para reduzir o peso os semieixos de transmissao eram vazados a distancia ao solo foi dramaticamente aumentada exigindo uma realocaçao para cima da cremalheira da direçao a suspensao dianteira teve que ser refeita abrindo espaço para o semieixo de transmissao este ultimo era flanqueado por dois amortecedores tubulares de longo curso a suspensao traseira era 911 turbo com seus braços de suspensao revestidos de plastico para evitar danos causados por pedras molas helicoidais suplementares eram instaladas apenas na traseira fibra de vidro foi usada nos para lamas dianteiros spoiler traseiro portas capo e tampa de porta malas abaixo do carro seu funcionamento foi protegido por um escudo de carbono kevlar de 10 mm de espessura o tanque de combustivel dianteiro foi ampliado para 120 litros e um tanque de 150 litros preencheu o espaço do banco traseiro com uma roda sobressalente colocada em sua superficie superior tres type 953s foram preparados para o paris dakar de 1984 realizado de 1 a 10 de janeiro daquele ano os resultados mostraram que os preparativos da porsche foram suficientes; rene metge venceu a prova e jacky ickx foi o sexto peter falk da porsche disse fomos la com um carro completamente novo em uma prova de percurso novo e desconhecido e vencemos a porsche competiria nos dois proximos paris dakars mas com o mega tecnologico 959 e teria sucesso de novo o futuro do 911 assim ficou totalmente assegurado hoje parece algo claro como agua; mas nao aconteceria sem esses esforços da empresa e esses dois magnificos 911 sc
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