em 2024 e facil verificar uma informaçao aquelas historias fantasticas de mesa de bar desapareceram porque em menos de dois minutos um cetico saca seu telefone e verifica o que foi dito ninguem consegue enganar as pessoas por muito tempo nestes tempos em que temos todo o conhecimento da humanidade nos bolsos ha nao muito tempo atras a informaçao era coisa limitada mesmo na era digital com a internet 2 0 em seus primeiros dias nao era tarefa simples publicar uma informaçao online e antes do advento do google encontra las era igualmente trabalhoso houve uma epoca ainda em que era preciso consultar livros e revistas a tradiçao oral embora soe como uma caracteristica da historia antiga era a regra ate o inicio dos anos 1990 por muito tempo o acesso a informaçao era limitado e no brasil do seculo xx o cenario era ainda pior com a ditadura e o fechamento do nosso mercado e a falta de alfabetizaçao da maioria da populaçao sempre fomos um pais de contrastes enquanto iniciavamos nosso programa espacial para lançar satelites um terço da populaçao nao sabia ler e escrever o idioma tambem e uma barreira quem so conhece nossa lingua materna sempre esteve limitado a produçao cientifico cultural do brasil e portugal basicamente livros filmes artigos cientificos so sao acessiveis apos a traduçao — que muitas vezes nem acontece por isso e facil conhecer algo novo e achar que e inedito tambem por isso e facil transmitir uma historia enviesada ou imprecisa como a do citroen incapotavel ou a do ford preto quando se tem um pais fechado como tivemos de 1976 a 1990 fica ainda pior porque a informaçao se torna ainda mais escassa com a dificuldade de entrar no pais muita coisa que nao era novidade la fora acabava sendo inedita por aqui um exemplo que nao tem nada a ver com os carros sao alguns numeros de comedia do passado jose vasconcellos por exemplo adaptou who s on first de abbott e costello para quem e o lateral pouca gente notou porque abbott e costello so foram transmitidos brevemente no brasil nos anos 1970 outro exemplo sao as vinhetas e quadros classicos do sbt e de sua antiga denominaçao a tvs silvio santos costumava passar ferias nos eua onde sempre buscava inspiraçao para seu programa de tv e por isso que a campanha se liga no sbt e exatamente igual a campanha get ready da rede americana cbs — para citar apenas um caso https //www youtube com/watch v=jr_7p1qpgkc e logico que nao estou acusando ninguem de plagio no caso do sketch de comedia e uma inspiraçao — como sao os remakes de filmes no caso da vinheta do sbt trata se de licenciamento para uma versao local ha dezenas de outros casos como a propaganda do cornetto dos anos 1980 cantada em italiano que era uma propaganda originalmente italiana e foi refeita no brasil mas voltando ao ja saudoso silvio santos ele acabou se tornando figurante em uma destas historias do passado que acabaram distorcidas ou imprecisas tenho certeza de que voce ja viu essa imagem abaixo ela mostra joao gurgel apresentando o gurgel itaipu a silvio santos em seu programa de tv ha 50 anos em 1974 a foto costuma vir acompanhada de um texto dizendo que matamos nossos empreendedores e algumas referencias temporais como em 1974 elon musk tinha apenas tres anos ou a apple ainda levaria dois anos para ser fundada e retrata joao gurgel como um visionario que criou um carro eletrico pensando no futuro no video desta participaçao do nosso industriario silvio santos pergunta a gurgel se ele acredita que automovel eletrico pode substituir o automovel convencional e gurgel confiante responde que em grande parte sim e que na parte de automoveis urbanos ele sera um grande substituto do automovel convencional e algo de se orgulhar e ao mesmo tempo se lamentar costumo dizer aqui que as melhores historias do brasil sao aquelas que nao aconteceram — especialmente quando se tratam de prototipos que nunca chegaram a linha de produçao imagine um brasileiro desenvolvendo um carro eletrico 50 anos atras com o mesmo objetivo do carro eletrico moderno e a foto nao conta o plano inteiro de gurgel ainda mais ousado e visionario a ideia nao era vender o itaipu mas oferece los em um sistema de compartilhamento como conta o camarada marcos rozen no site autoesporte gurgel pretendia fabricar os carros em rio claro/sp e distribui los em bases espalhadas pela cidade nelas os motoristas pagariam o carro pelo tempo de uso e depois os devolveriam em qualquer uma das bases onde seriam recarregados para o proximo motorista ou seja ha 50 anos joao amaral gurgel idealizou nao apenas um veiculo eletrico nacional mas tambem um prototipo de car sharing como aquele que usei em parte da minha viagem de final de ano em 2023 saber que a gurgel faliu nos anos 1990 mesmo tendo previsto o futuro em 1974 e um tanto frustrante — e mais um caso de o brasil que poderia ter sido mas estamos em 2024 em plena era da informaçao todo o conhecimento do mundo no bolso lembra e esse conhecimento conta que esta historia nao e tao romantica quanto parece comecemos com um pouco de contexto em 1974 o mundo passava pela grande crise do petroleo que fez o preço dos combustiveis ficar 10 vezes mais caro em questao de meses e nunca mais voltou ao que era os governos ocidentais ficaram em panico a economia era movida a combustiveis fosseis no brasil foi o ponto inicial do proalcol que resultou no carro a etanol brasileiro la fora a preocupaçao com consumo e emissoes ja vinha desde o final da decada anterior foi naquele inicio dos anos 1970 que o futuro começou a ser reinventado — o futuro que hoje e nosso presente varias fabricantes como mercedes bmw ford gm e claro a gurgel começaram a estudar a viabilidade de se construir veiculos eletricos para uso urbano os carros eletricos que nasceram praticamente junto dos carros de combustao interna nunca foram abandonados na europa por exemplo eles sempre foram usados para entregas urbanas durante a noite — os milk floats britanicos carros que entregavam leite na madrugada sao o exemplo mais conhecido isso claro sem mencionar os onibus urbanos conectados a cabos eletricos suspensos mas a ideia de usa los para o transporte urbano ainda era um sonho para o futuro gurgel que era contra o uso de etanol como combustivel viu no tratado de itaipu assinado em 1973 para dar origem a hidreletrica de mesmo nome um enorme potencial energetico eletrico no brasil do futuro e dai se pos a desenvolver um carro eletrico um nao dois porque alem do urbano itaipu e150 havia tambem o utilitario itaipu e400 o que pouco se sabe e que na mesma epoca havia tres iniciativas muito semelhantes — uma na frança outra na holanda e outra nos eua o minima 1971 a primeira delas foi o minima um microcarro urbano de dois lugares com motor de citroen 2cv feito para ser compartilhado nas ruas de paris o conceito de compartilhamento de veiculos nao era novidade — em 1948 foi formada a selbstfahrergenossenschaft em zurique na suiça era uma cooperativa que comprava carros que seriam compartilhados entre seus usuarios nao funcionou muito bem mas inspirou o sistema procotip da frança lançado em 1971 que era baseado na compra antecipada de quilometros para serem usados a bordo de carros compartilhados durou apenas dois anos sendo encerrado em 1973 mas naquele mesmo ano foi apresentado ao publico o minima o minima foi um carro criado para ser compartilhado mas diferentemente da cooperativa de nome impronunciavel da suiça a ideia e que ele fosse usado gratuitamente seu idealizador foi um frances chamado victor bouffort um engenheiro muito parecido com joao gurgel — nao na fisionomia mas na busca por formas eficientes de mobilidade como gurgel ele fez uma serie de veiculos compactos e baratos que fizeram sucesso em seu tempo muitos deles usados por orgaos estatais todos eles focados em soluçoes criativas e baixo custo no fim dos anos 1960 bouffort começou a pensar nos congestionamentos de grandes metropoles como paris e foi ai que criou o conceito do minima um carro que nao fosse mais longo que a largura de um carro convencional feito para apenas dois ocupantes rodarem pela cidade e eles nao comprariam o carro ele seria estacionado em uma vaga e voce poderia usa lo como ele seria financiado e algo que nunca foi esclarecido mas sendo um projeto frances certamente haveria um apoio estatal ainda que a ideia de explorar o carro como um anuncio movel fosse perfeitamente viavel o conceito voce ja conhece e um carrinho minusculo em forma de calço de porta se me permitem a analogia vimos esse conceito em varios outros projetos incluindo o brasileiro aruanda apresentado dez anos antes na europa a diferença aqui e que em vez de um motor eletrico como gurgel idealizou o minima seria movido por um motor bicilindrico do citroen 2cv de 30 cv como disse mais acima o minima foi apresentado ao publico em 1973 no salao de paris onde foi recebido com entusiasmo depois do salao contudo o interesse do publico desapareceu e bouffort nunca conseguiu produzi lo em grande escala e o carro acabou tendo apenas tres prototipos produzidos victor bouffort morreu em 1995 aos 83 anos — quase a mesma idade em que gurgel nos deixou o witkar 1974 enquanto gurgel fazia seus itaipu por aqui os holandeses lançavam o programa witkar um sistema de compartilhamento de carros eletricos que visava reduzir o trafego na regiao central de amsterdam foi o primeiro sistema de carsharing a ser colocado em pratica e funcionar razoavelmente inaugurado naquele ano de 1974 ele durou ate 1986 e teve mais de 4 000 usuarios registrados dentre os pouco mais de 900 000 habitantes da capital o sistema começou com 35 carros e cinco estaçoes mas em apenas dois anos ja tinha 15 estaçoes e 100 veiculos a intençao era chegar a 150 estaçoes e 1 000 veiculos mas sem apoio do governo isso nunca aconteceu — o proprio sistema foi rejeitado pela camara municipal de amsterdam e so foi viabilizado ao adotar o modelo de cooperativa como aquela do nome estranho da suiça o carro era mais uma capsula que um automovel em si era ainda mais curto que o minima e elevado como um carrinho de pipoca a principal diferença contudo e que ele era eletrico e tinha tres rodas o citicar 1974 tambem no ano da apresentaçao do itaipu no programa silvio santos foi lançado nos eua o citicar a iniciativa surgiu como resposta a crise do petroleo e embora o modelo tenha demorado a embalar em vendas nao em aceleraçao ele chegou a 2 300 unidades produzidas em 1977 — numero suficiente para colocar sua fabricante uma empresa chamada sebring vanguard como a sexta maior fabricante dos eua atras de gm ford chrysler amg e checker o sucesso fez o projeto ser comprado por uma empresa chamada commuter vehicles literalmente veiculos de rotina e rebatizou o citicar como comuta car o carro ganhou upgrades que o tornaram mais confiavel e confortavel e outras 2 144 unidades foram construidas ate 1982 quando a produçao foi encerrada com 4 444 unidades produzidas e vendidas ele foi o terceiro veiculo eletrico mais vendido no seculo 20 e o mais bem sucedido dos carros eletricos modernos — ele so foi ultrapassado pelo nissan leaf em 2011 como ficou claro gurgel nao teve sozinho a ideia do carsharing nem do carro eletrico sendo um engenheiro e proprietario de industria e bem provavel que ele estivesse antenado nestas soluçoes anteriores a 1974 seu merito contudo esta na iniciativa de traze las para o brasil e trabalhar para tentar torna las realidade trazendo um pouco de modernidade e quem sabe uma posiçao mais respeitavel na industria global daquela epoca dizer que foi um homem a frente de seu tempo talvez seja um exagero — ele claramente estava procurando uma soluçao viavel para aquele momento a tecnologia existia e tinha os mesmos empecilhos de hoje a diferença e que desta vez o sistema geopolitico e favoravel aos carros eletricos
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