Até algum tempo atrás, os entusiastas reclamando de como faltavam cores nas ruas. Os grandes centros traziam verdadeiras aglomerações de cores neutras, com carros pretos, brancos e prateados. Quem queria quebrar a monotonia, “ousava” e comprava um carro vermelho. Quando uma fabricante lançava alguma cor diferente (como a Fiat com o verde metálico ou o laranja do Fiat Palio e do Ford Fiesta na década de 1990, os exemplares acabavam encalhados nas concessionárias.
De uns anos para cá, isto mudou. Hoje temos o Fiat Uno Sporting laranja, o Mobi “Verde Amalfi” (que todo mundo acha mais parecido com azul), o Volkswagen Up amarelo… as ruas estão, sim, mais coloridas. Nada que se compare aos nostálgicos anos 1970, quando as ruas eram um mar de cores vibrantes, mas logo a gente chega lá.
A gente está falando tudo isso porque ter um carro colorido ainda é se destacar nas ruas. Mas há quem queira algo realmente diferente. Tão diferente que cor nenhuma, pintada ou envelopada, fosca ou brilhante, metalizada ou perolizada, é o bastante. Aí, é preciso inovar. Que tal pintar um Nyan Cat na lateral da sua Ferrari 458 Italia?
Não, algo ainda mais único. Único como os carros desta lista, todos com a carroceria revestida ou decorada de forma realmente inovadora. Vamos dar uma olhada neles?
Porcelana no Bugatti Veyron
Existem ao menos dois exemplares do Veyron que utilizam o material. O primeiro é o L’Or Blanc, edição limitada de 2010 cujo nome significa “Ouro Branco”. De acordo com a Bugatti, o Veyron L’Or Blanc é o primeiro carro na história a usar componentes de porcelana no exterior e no interior. O material está nos centros das rodas, nas tampas dos bocais de combustível e óleo, no emblema “EB” na traseira e até no console central.
Além disso, a pintura foi feita usando a técnica dos artesãos alemães da KPM (Fábrica de Porcelana Real de Berlim), o que proporcionou um acabamento impecável — que dá a impressão de que o carro está refletindo as luzes do ambiente o tempo todo. A Bugatti até fez um vídeo documentando o processo de criação e execução do Veyron L’Or Blanc, do qual só existe um exemplar no mundo todo.
O outro é o Veyron Wei Long, exemplar único criado em 2012 para comemorar o ano chinês do Dragão. Como o L’Or Blanc, ele foi desenvolvido em parceria com a fabricante de porcelana Königliche Porzellan Manufaktur, de Berlim, o que significa que ele tem detalhes do delicado material na cabine e na carroceria. A maioria das peças exibe um dragão chinês.
A pintura é branca perolizada e o interior é de vermelho carmim com ideogramas nos encostos de cabeça e tapetes de seda feitos à mão, também com os dragões bordados.
Revestimento de ouro
Não é difícil conseguir este efeito visual com um filme cromado dourado, mas no Oriente Médio é relativamente comum ver carros que realmente foram revestidos com folhas de ouro. É uma moda meio comum por lá (dá para entender), e existem vários.
O exemplo mais recente é um quarteto de exóticos que chegou a Londres no fim do mês de março. De acordo com o Daily Mail, os carros pertencem a um turista árabe que não quis ficar longe de suas preciosidades sobre rodas. Os carros são um Lamborghini Huracán, um Aventador SuperVeloce, um Rolls-Royce Phantom Coupe um Mercedes-AMG G63 6×6 — este último, opulento por natureza.
Um Fusca de madeira
A gente falou deste carro aqui no FlatOut há quase dois anos: ele parece uma mera réplica decorativa mas, na verdade, por baixo de toda aquela madeira está um Fusca conversível 100% funcional. O projeto é de um bósnio de 73 anos chamado Momir Bojic. Aposentado, ele fez do projeto um hobby.
E não estamos falando de um simples envelopamento, não, senhor! A carroceria foi coberta por mais de 50 mil pequenas placas de carvalho entalhadas à mão que lembram escamas, e cada uma delas exigiu até 23 processos diferentes para atingir o resultado desejado. Mas Bojic não se limitou a isto: ele também fez retrovisores, volante, painel, calotas, pedais, absolutamente tudo de madeira. Alguns detalhes são verdadeiramente admiráveis, como as capas para as setas e os emblemas da Volkswagen. E outros são inacreditáveis, como as palhetas dos limpadores de para-brisa — sim, elas são de madeira.
Naturalmente, os pneus ainda são de borracha. E ainda não inventaram uma maneira de fazer um boxer de quatro cilindros todo de madeira funcionar…
Um Skyline decorado à mão
Quer prova de amor maior do que deixar sua mulher pintar seu carro à mão? Foi exatamente o que o dono deste Skyline GT-R R33 fez! O carro sofreu um pequeno dano no pára-choque e o cara decidiu que a melhor maneira de consertar era deixar sua mulher, artista de mão cheia, desenhar nele com uma canetinha — aqueles marcadores permanentes que você usava para escrever em CDs antes de eles ficarem quase obsoletos.
Agora, se foram feitos com canetinha, logo estes desenhos saíram , não é? Sem chance: o carro recebeu várias camadas de verniz transparente para conservar o novo visual. Talvez a inspiração tenha sido o Lamborghini Murciélago do rapper Timbaland, que também foi pintado com marcador permanente:
Ainda que a gente provavelmente jamais fosse fazer isto em nossos carros, sem dúvida o resultado é impressionante.
Envelopamento de couro sintético
Um bom interior de couro, mesmo que artificial, é algo que muitos entusiastas apreciam. Mas couro na carroceria? Bem, há alguns casos e, apesar de questionar a praticidade do resultado, não podemos negar que o visual fica bem… diferente. O primeiro caso que conhecemos foi o da Ferrari F430 do rapper americano The Game, toda revestida em couro, em um trabalho feito pela customizadora russa Dartz.
Se já é difícil cuidar de uma pintura normal, imagine lutar contra o ressecamento, a umidade e os cocôs de passarinho em um carro todo coberto de couro!
Outro caso foi o de um Skoda Superb, flagship da divisão tcheca da Volkswagen feito sobre a plataforma MQB. A ideia, no entanto, não foi de um rapper extravagante, e sim do próprio chefe do departamento de design da Skoda, Josef Kaban. Na verdade, ele só pediu para que estudantes da Universidade de Florença, na Itália, customizassem o exterior de um Superb de forma inovadora. Eles escolheram o couro, com direito até a costuras nos cantos!
Curiosamente, o lado de dentro permaneceu intocado.
Mas você acha que só lá fora existem envelopamentos de couro? Que nada: aqui no Brasil também se faz isto! O Volkswagen Polo da foto acima é o único no país e, como os outros, usa couro artificial. De acordo com a oficina responsável pelo projeto, a Revest Customizações, de Porto Alegre, o carro foi inspirado por uma foto de um conceito Audi encontrada na Internet, e o dono do carro topou o desafio de fazer algo realmente exclusivo.
O material usado é utilizado em náutica e, por isto, é resistente ao sol e à umidade, sendo muito difícil danificá-lo. A durabilidade pode ser até cinco vezes maior que a de um envelopamento comum.
Envelopamento “enferrujado”
Você já deve ter visto aqueles carros enferrujados de maneira proposital que ficaram bastante na moda há uns cinco anos, especialmente entre a comunidade de fãs da Volkswagen. Ou seja, nada de anormal com esta Volkswagen Transporter, não é?
Não é bem assim: ela não está enferrujada — é uma Transporter de última geração novinha, com pintura e carroceria impecáveis. Seu dono é um escocês que, para evitar que o carro fosse roubado, decidiu envelopá-la para parecer que está enferrujada. E, olha, ficou convincente.
A oficina responsável foi a Clyde Wraps, de Glasgow, que precisou tomar as medidas exatas do carro para tornar o “padrão” de ferrugem mais realista possível. De acordo com eles, não foram precisos mais que três dias para que o dono da van fosse parado pela polícia, que quis saber o que estava acontecendo com aquela perua enferrujada, preocupada com a segurança do motorista.
O caso ficou famoso na web há alguns meses — e, claro, acabou lançando moda: não foi preciso procurar muito na Internet para encontrar mais carros com a curiosa decoração.