FlatOut!
Image default
História

Os esquecidos Citroën do Grupo B

Depois de 20 anos sem importar carros, quando abriram as importações novamente aqui em 1990, a Citroën voltou ao Brasil, e um dos seus primeiros produtos foi o BX GTI, uma das últimas evoluções de um carro lançado em 1982. O BX é um Citroën que, apesar de projetado já dentro da PSA, a empresa que englobava a Peugeot e a Citroën, era essencialmente um Citroën clássico no idioma do imortal DS, mas reduzido em tamanho para a categoria de carros médios europeus, e com design externo modernizado. Era o substituto do GS/GSA, um carro médio com um quatro cilindros boxer. Sim, boxer; o plano da Citroën sempre foi ter uma família inteira de carros de motores contrapostos, como o sensacional bicilíndrico refecido à ar do 2CV. O DS, inclusive, era para ter sido lançado com um seis cilindros contraposto central-dianteiro; acabou, para economizar algum, com o quatro em linha do anterior Traction Av