depois de 20 anos sem importar carros quando abriram as importaçoes novamente aqui em 1990 a citroen voltou ao brasil e um dos seus primeiros produtos foi o bx gti uma das ultimas evoluçoes de um carro lançado em 1982 [caption id= attachment_366112 align= aligncenter width= 999 ] o citroen bx gti 16v[/caption] o bx e um citroen que apesar de projetado ja dentro da psa a empresa que englobava a peugeot e a citroen era essencialmente um citroen classico no idioma do imortal ds mas reduzido em tamanho para a categoria de carros medios europeus e com design externo modernizado era o substituto do gs/gsa um carro medio com um quatro cilindros boxer sim boxer; o plano da citroen sempre foi ter uma familia inteira de carros de motores contrapostos como o sensacional bicilindrico refecido a ar do 2cv o ds inclusive era para ter sido lançado com um seis cilindros contraposto central dianteiro; acabou para economizar algum com o quatro em linha do anterior traction avant modernizado pelo grande walter becchia of talbot lago fame o plano era entao 2 4 e 6 cilindros boxer no 2cv e derivados no gs e no ds respectivamente apenas parcialmente realizado este plano como sabemos [caption id= attachment_366115 align= aligncenter width= 999 ] o bx no lançamento 1982[/caption] a revoluçao legislatoria dos anos 1970 junto com investimentos desastrosos em motores wankel e capacidade de produçao porem acabou com todo e qualquer plano da empresa que em 1975 foi adquirida pela peugeot a contragosto sim a contragosto o governo frances praticamente exigiu para que nao acabasse junto com seus empregos e tradiçao o ds virou cx com motores peugeot transversais e o gs acaba substituido por um novo carro o bx com tambem motor transversal dianteiro mas fruto de um longo projeto na citroen o desenho externo moderno era da bertone; saiu da cabeça fertil de nosso amigo marcello gandini como o gs e o ds a suspensao era a sofisticadissima hidropneumatica da marca seria a ultima vez hoje alguem decidiu que carro de alta produçao nao pode ser sofisticado assim e o seu substituto o zx ja tinha molas de aço helicoidais como todo mundo o bx compartilhava muito com o peugeot 405 mas inovava na suspensao e no exterior com peças plasticas capo tampa traseira paralamas dianteiros o bx foi um sucesso tremendo doze anos de produçao e mais de dois milhoes de carros vendidos o gti que recebemos aqui era com um 2 0 16v injetado um dos melhores bx mas fabricado no uruguai nao era la um exemplo de durabilidade a maioria dos cerca de 250 que vieram para ca sumiram de vista voltando ao po de onde todos nos gente ou citroen viemos pessoalmente nao posso deixar de mencionar que minha primeira experiencia hidropneumatica foi num bx em 1987 alugado em portugal por meu pai ele e eu tomamos um susto quando ligamos o carro parado e ele subiu feito um elevador em suas molas pneumaticas o primeiro citroen a gente nunca esquece bom pelo menos nao esquecia tivemos um c3 depois sobre o qual nao consigo lembrar de nada mas divago; o que importa aqui e a quase desconhecida participaçao do bx na mais influente e maluca serie de carros de rali da historia o grupo b da fia nos anos 1980 sim voce conhece os audi os lancia 037 e delta s4 o metro 6r4 o ford rs200 o peugeot 205 t16 mas poucos conhecem o citroen bx 4tc e quem conhece parece que ja esqueceu citroen visa grupo b o mais maluco e que a citroen nao fez um mas dois carros do grupo b o primeiro e baseado no visa o primeiro carro da marca desenhado com a peugeot o visa e um carro estranho e pouco lembrado mas interessante de qualquer forma menor que o bx era o substituto do ami com a plataforma do peugeot 104 usava motores longitudinais o bicilindrico do ami/2cv e transversais sempre com traçao dianteira [caption id= attachment_366118 align= aligncenter width= 999 ] o visa basico[/caption] o primeiro carro de rali grupo b da citroen entao foi o visa 1000 pistes leia mille pistes como em todos os carros do grupo b 200 exemplares de rua foram produzidos para homologaçao [caption id= attachment_366119 align= aligncenter width= 999 ] 1000 pistes o visa grupo b[/caption] na verdade antes do 1000 pistes ja em 1981 200 exemplares do visa trophee foram produzidos para homologaçao do grupo b no entanto este carro tinha apenas 100 cv e traçao dianteira entao a marca resolveu ir alem para fazer um verdadeiro carro de rali do visa a citroen teve que fazer modificaçoes extensas no carro que incluiam alem de traçao nas quatro rodas a introduçao da nova geraçao de motores quatro em linha xu da peugeot como eram maiores do que os motores de quatro cilindros usados anteriormente exigiam modificaçoes por sinal essas modificaçoes na dianteira permitiriam no futuro os visa gt e gti carrinhos de 1 6 litro e mais de 100 cv interessantissimos [caption id= attachment_366121 align= aligncenter width= 999 ] dois webers duplos de fabrica[/caption] o nome veio de vitoria o primeiro prototipo de traçao integral foi inscrito na classe experimental no rally milles pistes de 1983 e venceu esta categoria o motor xu de quatro cilindros e 1 6 litro sob o capo produzia 112 cv e 13 2 mkgf de torque na versao de homologaçao para rua graças a dois carburadores duplos weber para competiçoes de rali uma versao de 140 cv de 1 4 litros de deslocamento foi desenvolvida o carro de rali pesava 740 kg e o de rua 850 kg; ambos tinham desempenho interessantissimo o carro de rua urrava por seus webers duplos e dava ao carrinho capacidade de acelerar de 0 100 km/h em 8 7 segundos a caminho de uma maxima de 190 km/h a versao de traçao dianteira de produçao normal se chamava visa chronos mas tinha so um carburador e 92 cv para distinguir visualmente o visa 1000 pistes a citroen o pintou de branco com listras vermelhas e azuis e farois duplos redondos trivia interessante o 1000 pistes foi o primeiro carro de produçao frances a ter traçao nas quatro rodas e um carro raro apenas 200 produzidos e vendido so na frança mas como o visa gti foi lançado em 1984 com 112 cv acabou pouco procurado e esquecido citroen bx 4tc mas o pequeno visa embora interessante nao era uma arma para vencer nas categorias principais do grupo b esta veio no salao de paris em outubro de 1984 o citroen bx 4tc era na verdade como a maioria dos carros de grupo b um carro de corrida que pouco lembrava o carro de rua fora seu desenho de carroceria a citroen como de costume fez as coisas diferente do normal nao era um carro de motor central traseiro como os novos carros de grupo b seriam; nao o motor era dianteiro e mais ao contrario do bx normal era tambem um quatro em linha longitudinal tambem nao era nem um motor citroen nem um motor peugeot era na verdade a unidade ohc da simca que tinha virado chrysler europa e depois talbot dentro da psa quando esta comprou a empresa em 1978 uma unidade ohc grande de 2 2 litros usada antes no talbot tagora e no matra murena com turbocompressor que seria usada tambem nos peugeot 505 turbo de rua o motor tem normalmente 2155 cm³ mas aqui diminuida para 2141 5 cm³ para ficar abaixo do limite de tres litros apos a aplicaçao do fator de multiplicaçao de 1 4 da fia usava injeçao k jetronic da bosch e turbo garret e dava 203 cv a 5250 rpm nas versoes de homologaçao para a rua o carro tinha tambem a suspensao hidropneumatica do bx algo estranho e diferente em um carro de corrida a transmissao era a caixa de 5 velocidades do citroen sm e a traçao nas quatro rodas era selecionavel dianteira ou 4x4 o eixo traseiro era do peugeot 505 mas o carda era de fibra de carbono os freios tradicionais citroen eram acionados pelo sistema hidropneumatico de alta pressao e tinham grande potencia de frenagem por isso; mas o acionamento era tradicional da marca tambem dificil de modular; parece um botao liga desliga a versao de rua era admitidamente pesada com 1280 kg mas era tambem diferente por ter 4 lugares vidros e travas eletricas e acabamento luxuoso algo que so a citroen poderia imaginar e executar um carro de rali de luxo mas os paralamas alargados o capo com uma bolha e os quatro farois auxiliares retangulares na grade dianteira anunciavam o seu objetivo de competiçao mas era algo estranho que nao funcionou como se esperava pesado tinha frente pesada tambem com distribuiçao de peso 56/44% o que somado a um sistema de traçao travado em 50/50% sem diferencial central se mostrou extremamente subesterçante https //www youtube com/watch v=zakdoaa8muk alem do excesso de peso e da sua ma distribuiçao o bx 4tc tambem sofria com curso de suspensao restrito em comparaçao aos concorrentes e a falta de um diferencial central limitava a eficacia do carro principalmente no asfalto uma revista inglesa testou o carro de rua em 1987 e disse que em modo de traçao dianteira tem subesterço terminal terrivel e em modo 4x4 e melhor mas nao muito [caption id= attachment_366135 align= aligncenter width= 999 ] o carro de corrida evo[/caption] a versao evolution de competiçao foi criada usando turbo kkk agora com quase 390 cv a 7000 rpm e uma enorme asa traseira mas o 4tc nao teve sucesso no wrc seu melhor resultado sendo um sexto lugar no rally sueco de 1986 o 4tc participou de apenas tres ralis antes do grupo b ser banido no final de 1986 apos a morte de henri toivonen em seu lancia delta s4 no rally tour de corse nao obstante o carro de rua era interessante fazia 0 100 km/h em 7 segundos e chegava a mais de 220 km/h e era confortavel e estavel como um bom citroen tradicional hoje mesmo caro venderia facil mas as coisas eram diferentes naquela epoca duzentos carros de homologaçao teriam sido feitos sob contrato na heuliez mas a citroen teve serias dificuldades em vende los quem queria usar em competiçao sabia que nao eram competitivos e os clientes de rua espantados pelo preço de ferrari ignoraram solenemente o carro no fim 62 foram vendidos mas o pior e que os carros vendidos apresentaram problemas de qualidade de construçao e confiabilidade o que levou a citroen a comprar de volta muitos desses 4tc e simplesmente destrui los como resultado pouquissimos deles sobreviveram e se tornou algo rarissimo hoje valem verdadeiras fortunas quando aparecem a venda um dos carros de corrida foi vendido por meio milhao de dolares recentemente o mundo gira e tudo muda nao e mesmo
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