A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Os estranhos mas divertidos cupês derivados do Mini

Se Sir Alec Issigonis voltasse hoje do além, e visse os Mini modernos, certamente morreria uma segunda vez. Nada daquilo parece remotamente parecido com o carrinho que criou ao fim dos anos 1950, a pedido de seu chefe, para enfrentar uma crise de abastecimento de petróleo (a crise do canal de Suez), e “acabar com os malditos microcarros” como o BMW-Isetta. O carro que Issigonis criou era um reflexo de sua personalidade: ascético, simples, barato, sem nenhum enfeite supérfluo ou equipamento de luxo. Mas ao mesmo tempo, elegante em desenho e engenharia, sofisticado e tecnologicamente avançado, econômico em uso de material mas sem pobreza no desempenho. Apesar de morar em casa pequena e sem firulas, e ter hábitos simples, Issigonis era uma pessoa sofisticada, poderosa, um nobre inglês com título e tudo. Seu carro era um reflexo de Issigonis como pessoa.   O M

Matérias relacionadas

Ken Block, Magnus Walker, Akira Nakai e os ícones do novo Need For Speed

Dalmo Hernandes

Cannonball Run: a corrida (ilegal) que atravessa os EUA de costa a costa – e seus recordistas

Leonardo Contesini

Testarossa: 30 anos da Ferrari símbolo dos anos 1980

Dalmo Hernandes