foto fabio aro ha cerca de uma semana começamos a listar aqui no flatout os fora de serie e kit cars feitos com base na mecanica volkswagen a ar o mais famoso deles ao menos aqui no brasil e o puma vw lançado em 1968 mas existiram outros aproveitando que o fusca e seus derivados sao onipresentes no mundo todo no post anterior concentramo nos em modelos vendidos la fora nesta segunda parte tambem vamos incluir alguns nacionais bora conferir bianco s dentre os fora de serie com mecanica vw e provavel que o bianco s seja o mais conhecido depois do puma e certo porem que ele e bem mais raro foram feitas menos de 200 unidades o que torna ainda mais impressionante o fato de eu ter visto um exemplar vermelho algumas vezes na cidade onde cresci no interior de sao paulo que ate hoje tem menos de 30 000 habitantes [caption id= attachment_244155 align= aligncenter width= 1024 ] foto fabio aro[/caption] na opiniao de muita gente incluindo os leitores que comentaram no post anterior nenhum fora de serie com mecanica volkswagen superou o puma em beleza e isto ate pode ser verdade mas uma coisa e certa o bianco s era inconfundivel seu desenho assinado por toni bianco era claramente inspirado pelos esportivos europeus dos anos 1960 a carroceria era inacreditavelmente baixa com uma area envidraçada generosa e havia soluçoes de design interessantes como a adoçao dos farois de brasilia e lanternas de opala [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 244158 244157 244156 244154 ] o motor era o boxer 1600 do fusca com carburaçao dupla 65 cv e capacidade para levar o bianco s de zero a 100 km/h em 17 7 segundos com maxima de 146 km/h envemo super 90 a maioria esmagadora dos fora de serie que citamos ate agora tem desenho propiro mas e impossivel falar em fora de serie sem mencionar o envemo super 90 o carro criado pela empresa paulistana ja foi considerado a melhor replica do porsche 356 no mundo todo nao era para menos o fundador da envemo luis fernando gonçalves era dono de um 356 e usou seu proprio exemplar como molde [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244161 244162 ] o carro foi vendido com carroceria cupe ou roadster esta apresentada no fim de 1980 ambas construidas sobre o chassi da vw brasilia e equipadas inicialmente com o motor 1600 de 65 cv da volks foram feitas 202 unidades do envemo super 90 ate 1983 dacunha jeg a dacunha transportes era uma empresa de sao bernardo do campo/sp fundada em 1971 como fabricante de caçambas sua ligaçao com a volkswagen vinha de suas cegonhas eram elas que transportavam os volkswagen recem fabricados na mesma cidade o primeiro automovel feito pela dacunha foi o jeg apresentado no salao do automovel de 1975 e produzido a partir de 1977 e ele tinha algumas particularidades primeiro a carroceria era de aço estampado e nao de fibra de vidro como em outros fora de serie alem disso ele nao usava o fusca como base e sim a kombi com o motor boxer deitado e o arranjo de suspensao mais robusto dotado de dois feixes e barra estabilizadora na dianteira e duas barras de torçao com eixo articulado na traseira o entre eixos porem era 40 cm mais curto com apenas dois metros a fim de melhorar o angulo de transposiçao e torna lo mais manobravel em trilhas a dacunha fazia algumas alteraçoes mecanicas importantes que tinham como objetivo torna lo apto a encarar terrenos acidentados a suspensao era elevada deixando um otimo vao livre de 30 cm do solo; e os freios contavam com o sistema seletraction igual ao usado no gurgel x12 no qual era possivel frear individualmente as rodas traseiras para sair de atoleiros e outras situaçoes dificeis foram feitos entre 500 e 800 exemplares entre 1977 e 1981 mas nao existem informaçoes precisas neste quesito formigao um dos fora de serie mais curiosos ja feitos no brasil foi o formigao que para começar teve tres fabricantes diferentes ele foi formigao foi concebido em 1978 pelo projetista carioca paulo renha que na epoca percebeu a demanda por um utilitario leve e barato para uso urbano e rural o formigao usava a plataforma da familia vw 1600 composta pelo cupe tl a perua variant e o seda ze do caixao sem qualquer alteraçao mecanica o motor era um boxer 1600 com dupla carburaçao e 65 cv a carroceria de fibra de vidro tinha linhas predominantemente retas e ao mesmo tempo em que era totalmente utilitaria tinha seu charme com o capo curto em forma de cunha as portas pequenas e a longa caçamba a cabine levava tres pessoas e a picape podia levar ate 650 kg de carga o formigao teve tres fases distintas a primeira foi fabricada pela renha ate por volta de 1982 depois disto os moldes foram adquiridos pela fabricante de buggies coyote tambem do rio de janeiro que manteve as formas originais concebidas por paulo renha e vendia a carroceria como kit para que o dono de um fusca ou brasilia realizasse a conversao por conta propria mais tarde perto do fim da decada de 1980 o projeto foi adquirido por outra empresa a cbp a empresa paulista relançou a picape como ej1 incorporando diversas mudanças ao design inicial transformando o formigao em uma especie de perua de duas portas pouquissimos exemplares foram fabricados meyers manx voce certamente conhece uma boa variedade de buggies de praia veiculos abertos com carroceria de fibra de vidro pneus garrudos e claro mecanica volkswagen a ar o que voce talvez nao saiba ou nao lembre e que o buggy de praia original ele foi criado pelo engenheiro bruce f meyers que batizou o veiculo como manx inspirado na raça de gatos domesticos de mesmo nome que tem porte pequeno e uma cauda curta de fato com a suspensao elevada e o entre eixos encurtado para apenas 2 04 metros o buggy era compacto e agil como um gato [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244167 244168 ] depois de fabricar 12 prototipos artesanalmente entre 1964 e 1965 meyers colocou em pratica o plano de abrir uma empresa e produzir o buggy em serie chegando a aproximadamente 6 000 unidades em 1971 ultimo ano do manx original entretanto foi questao de tempo ate que outras empresas em varias partes do planeta criassem suas proprias versoes ainda que muitas delas fossem copias descaradas do buggy de meyers estima se que pelo menos 300 000 unidades de veiculos derivados do meyers manx tenham sido feitas desde a decada de 1960 amante gt o amante gt foi lançado em 1969 como gazelle criaçao de uma empresa californiana chamada hebina plastics ele lembrava o puma vw em certos detalhes especialmente nas laterais mas possivelmente se trata de um exemplo de evoluçao convergente e um tanto improvavel que os americanos conhecessem o puma tao cedo em 1970 a hebina plastics mudou seu nome para voegele industries e o carro foi rebatizado como amante gt a carroceria de fibra de vidro usava paineis duplos para obter maior rigidez e foi feita sob media para ser acomodada sobre qualquer chassi de volkswagen a ar alem disso havia reforços em metal nas laterais e no cofre do motor uma peculiaridade do amante gt e que alem da mecanica vw podia se comprar um exemplar com motor de porsche 911 ou chevrolet corvair ambos flat 6 arrefecidos a ar por isto a preocupaçao com a resistencia da carroceria pela mesma razao o amante gt podia ser equipado com freios a disco nas rodas da frente emprestados do vw type 3 a dianteira era baixa tinha formato de cunha e farois escamoteaveis enquanto o interior tinha o painel moldado diretamente na carroceria e opcionalmente podia ser revestido em couro e curvim [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 244171 244170 ] apesar de tantas opçoes o amange gt nao durou muito ainda em 1970 ele deixou de ser vendido com cerca de 50 exemplares fabricados
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.