foto turbosport co uk os fas de carros classicos viram ken block subir em seu conceito duas vezes nos ultimos tempos primeiro quando ele trocou os hot hatches por um ford mustang 1965 com traçao integral e 860 cv e agora por causa de seu novo possante para a gymkhana um ford escort mk2 1978 que ja foi carro de rali e agora esta no ponto para deixar marcas no asfalto — com direito a um visual old school de muito bom gosto que jamais imaginariamos ver em algum dos carros de block e como voce deve ter visto mais cedo um novo video com o carro acabou de ser divulgado [youtube id= j2os8dgvlme width= 620 height= 350 ] e provavel que voce conheça a reputaçao das duas primeiras geraçoes do escort na europa especialmente por causa de seu belo historico nos ralis ou talvez nao conheça afinal temos todo tipo de leitor aqui no site dos entendidos aos casuais em todo caso vamos falar um pouco a respeito neste post e tambem como diz o titulo deste post mostrar algumas das mais bacanas versoes do escort que jamais vimos aqui no brasil [youtube id= m_ftwzn8avc width= 620 height= 350 ] nascido em novembro de 1967 o primeiro escort foi um lançamento importantissimo na europa preenchendo um nicho que andava bastante carente por la o dos compactos baratos claro havia o ford anglia apesar de ser um carro versatil com versoes seda perua e van comercial ja sentia o peso da idade — ele foi lançado em 1959 [youtube id= cpsiu9btbcq width= 620 height= 350 ] alem disso na epoca o ford anglia nao podia voar o que seria um atrativo a mais para o consumidor as outras opçoes eram o taunus na alemanha e o cortina no resto da europa mas estes eram grandes demais sem contar o fato de que o taunus tinha vocaçao mais executiva e um visual nao exatamente palatavel o cortina era um carro bacana ficava ainda melhor com motor desenvolvido pela lotus mas a ford ainda precisava de algo menor e mais acessivel quando falamos em carro pequeno nao estamos exagerando em sua configuraçao mais comum seda de duas portas o escort media apenas 4 09 metros de comprimento e pesava apenas 770 kg havia tambem o seda de quatro portas a perua estate e na australia uma van que na verdade estava mais para uma picape com cobertura na caçamba a receita mostrou se acertada com visual limpo elegante e muito bem proporcionado e um novo motor com comando no cabeçote o escort tornou se um sucesso de vendas quase imediato e um dos favoritos dos entusiastas que apreciavam seu baixo peso e a traçao traseira alem e claro de sua vocaçao para os ralis esta ficou ainda mais evidente em sua segunda geraçao de 1975 — maior e mais retilinea com uma identidade visual mais moderna mas ainda assim relativamente parecida com a primeira e na verdade as versoes mais civis de ambas usavam os mesmos motores que deslocavam entre 0 9 e 1 6 litro [youtube id= ylvk6lkwtse width= 620 height= 350 ] o caso e que os admiradores do escort sempre o veem como o carro que poderia ter sido no brasil o chevette da ford nos mesmos ja falamos muito do chevas — sobre como ele pode ser o primeiro carro perfeito para um entusiasta uma bela base para um projeto de responsa e um dos carros de traçao traseira mais acessiveis do brasil e ainda tem o visual que e atraente em todas as geraçoes — do tubarao ao monzinha passando pelo bicudo se voce e chevetteiro nao vai precisar de imagens para saber qual e qual o chevette foi lançado no brasil em 1973 — como curiosidade poucos meses antes do lançamento de seu equivalente europeu o opel kadett c no entanto cinco anos antes a ford teve a chance de lançar um carro com as mesmas caracteristicas o escort mas nao o fez em vez disso ganhamos o corcel era assim que se vendia carros na epoca ate que dava certo isto porque em 1967 a ford brasileira comprou a willys overland — a mesma que deu origem ao ao maverick seda com o fraco motor seis em linha herdado aero willys por exemplo no entanto desde 1956 a willys brasileira tinha uma parceria com a renault quando começou a produzir o dauphine tambem conhecido como renault gordini o caso e que em 1965 a renault e a willys decidiram desenvolver em conjunto um novo compacto de traçao dianteira para ser vendido na frança e no brasil — usando como base parte da mecanica do dauphine mas no meio do projeto veio a ford e comprou a willys como o projeto ja estava bastante adiantado a ford decidiu leva lo ate o fim na verdade mais do que isto a ford acelerou o desenvolvimento do carro cuja versao brasileira ficou pronta um ano antes do modelo frances o corcel ficou pronto em 1968 enquanto seu esquivalente frances o renault 12 so viu a luz do dia em outubro de 1969 sendo francos o nosso carro tambem ficou bem mais bonito que o deles vai dizer que nao a herança francesa no entanto estava debaixo do capo o motor de quatro cilindros e 1 4 litro do corcel com comando de valvulas no bloco era um projeto desenvolvido pela renault em 1962 e tinha como principais caracteristicas a suavidade no funcionamento e a economia de combustivel so nao era muito potente — 72 cv brutos o que dava cerca de 60 cv liquidos apesar disso o corcel fez relativo sucesso graças a combinaçao de baixo preço versatilidade e economia de combustivel o corcel ii que manteve o mesmo conjunto mecanico em uma nova embalagem e foi produzido entre 1977 e 1986 fez ainda mais sucesso em ambas e possivel ver que a ford brasileira tentou emular o estilo dos primeiros escort a semelhança e maior na primeira geraçao mas o corcel ii tambem tem proporçoes muito parecidas com o escort mk2 nao foi por acaso — e goste voce ou nao destes carros e inegavel que o departamento de design fez um bom trabalho por outro lado nossa veia mais entusiasta lamenta que este rolo todo tenha nos tirado a oportunidade de ter as duas primeiras geraçoes do escort na epoca a ford nao dava muita atençao a ideia de carro mundial como a general motors fazia esta so veio em 1983 quando a terceira geraçao do escort em 1983 foi lançada no brasil — ja com motor transversal e traçao dianteira detalhe em vez dos motores cvh que continuavam sendo usados na europa e tinham concepçao bem mais moderna ainda que fossem famosos pelo ruido e vibraçao constante o que rendeu piadas com a sigla que significaria constant vibration and harshness nosso escort continuou com o motor de origem renault a fim de aproveitar a mecanica conhecida claro em 1987 a autolatina — joint venture entre ford e vw — acabou dando origem ao escort com o onipresente motor ap desenvolvido por vw e audi na decada de 1970 [youtube id= _qqmongxmek width= 620 height= 350 ] sim acabamos de te servir uma salada cheia de informaçoes o que queremos dizer e que por mais que a gente tenha ficado com algumas versoes bem interessantes do escort o xr3 em todas as suas geraçoes e um verdadeiro classico nacional os europeus se deram melhor nessa vamos ver agora alguns dos escort que os gringos tiveram e infelizmente nos nao escort rs1600 decidimos fazer esta lista pela ordem cronologica mas isto nao significa que o escort rs1600 nao seja um dos mais importantes tambem isto porque ele foi o primeiro ford da linha rs usada em seus modelos mais lendarios — do rs200 de rali ao impressionante focus rs com traçao integral e 350 cv que temos hoje [youtube id= dcggxnxpk6e width= 620 height= 350 ] lançado em 1969 o rs1600 era uma evoluçao do primeiro escort esportivo de todos — o twin cam que herdava o motor de 1 6 litro com comando duplo no cabeçote preparaçao lotus e 110 cv do ford cortina mas era um carro bem mais leve e agil no entanto o rs1600 tinha um cabeçote de quatro valvulas por cilindro desenvolvido pela cosworth o twin cam tinha duas 120 cv e 14 5 mkgf era o mesmo motor que com deslocamento ampliado para 1 8 litro e mais de 200 cv daria ao escort o titulo do wrc de 1979 a potencia do motor 1 6 era respeitavel ate mesmo para os padroes modernos e era o que bastava para que o carro chegasse aos 180 km/h de velocidade maxima alem disso seu comportamento dinamico alegre com traseira solta e suspensao firme garantia a diversao nas sinuosas estradas do reino unido [youtube id= xk_xc6ni8gs width= 620 height= 350 ] a proposito o nome rs significa rallye sport que era o nome da rede de concessionarias criada especialmente para vender o escort rs1600 agora tudo faz sentido nao e [youtube id= 8peo7hkq5wm width= 620 height= 350 ] isto sem falar em sua participaçao mais do que especial em velozes e furiosos 6 escort rs1800 ja na segunda geraçao em 1975 havia o escort rs1800 como ja comentamos a receita das duas primeiras geraçoes do escort e bem semelhante e a enfase das melhorias foi no conforto e espaço interno isto se refletiu ate mesmo na versao rs1800 que sucedeu o escort rs1600 com um motor maior mas um pouco menos potente — agora eram 115 cv a 6 000 rpm no entanto o torque teve um aumento consideravel para 17 4 mkgf [youtube id= qmeumbreshm width= 620 height= 350 ] sua velocidade maxima passou a 185 km/h e o escort rs1800 tinha um comportamento dinamico mais refinado um pouco menos sobresterçante e rodar mais macio era como um esportivo mais maduro — o que nao significava de forma alguma que voce precisava fazer um esforço cavalar para que a traseira escapasse e foi justamente o escort rs1800 a base para o carro que venceu o wrc em 1979 com preparaçao cosworth a potencia mais que dobrou — de 115 cv para algo entre 240 cv e 255 cv quando alimentado por carburadores weber com injeçao mecanica kugelfischer o rendimento aumentava para 280 cv sem qualquer tipo de induçao forçada nada mau para um carro lançado ha 40 anos nao e mesmo escort rs1600i aqui chegamos as geraçoes que tivemos o escort mk3 foi o primeiro a chegar ao brasil em 1983 lançada em 1980 na europa a terceira geraçao do escort foi a primeira a adotar motor transversal e traçao dianteira tendencia que começou em 1959 com o mini classico e tornou se praticamente uma regra entre os compactos em 1974 quando a volkswagen lançou o golf de primeira geraçao para os mais puristas o escort perdeu muito ao trocar as rodas motrizes de lugar mas a ford compensou isto ao adotar um sistema de suspensao traseira independente substituindo o eixo rigido dos modelos anteriores sabendo que entre os hatches compactos esportivos a traçao dianteira permanece popular fica facil entender os elogios da imprensa ao escort rs1600i versao mais apimentada da terceira geraçao na europa [youtube id= effohjh2kdi width= 620 height= 350 ] o motor continuava sendo o cvh de quatro cilindros e 1 6 litro e a potencia ainda era de 115 cv mas o sistema de alimentaçao agora era agora a injeçao bosch k jetronic e o resultado era um carro ainda mais esperto alem disso ele foi o primeiro a receber o cambio de cinco marchas que permitia explorar melhor o regime de rotaçoes do motor o conjunto garantia excelente desempenho para a epoca 0 100 km/h em 9 6 segundos com maxima de 197 km/h — em plenos anos 80 [youtube id= 6sd4nkpxvgi width= 620 height= 350 ] mais do que isto seu visual era tao exagerado com quatro farois auxiliares profusao de aparatos aerodinamicos com destaque para o grande spoiler dianteiro e para a asa traseira dupla e grossas faixas laterais que ficava bacana e o sistema de suspensao independente era muito bem ajustado garantindo dinamica afiada mesmo para um traçao dianteira aqui cabe mencionar que os europeus tambem tiveram seu xr3 — na verdade xr3i por causa do sistema de injeçao que dava ao motor 1 6 cvh mais modestos 105 cv seu visual tambem era mais discreto parecido com o do nosso xr3 uma curiosidade e que os uruguaios tiveram esta versao disponivel — e nos so nao tivemos porque a ford ja tinha seu cht com 83 cv escort rs turbo enquanto os fas tanto no brasil quanto na europa consideram a reestilizaçao promovida no fim de 1986 uma geraçao distinta a verdade e que por tras dos farois mais arredondados e das linhas mais suaves por dentro e por fora o escort mk4 continuava sendo exatamente o mesmo carro no entanto uma novidade muito bem vinda veio de carona um turbocompressor para o motor 1 6 que chegava a 132 cv [youtube id= gm5jjnhi6mw width= 620 height= 350 ] o chamado rs turbo e para muita gente o santo graal do escort nos anos 1980 o aumento de potencia vinha acompanhado de um visual mais moderno e agressivo com para choques envolventes entradas de ar no capo para choques na cor da carroceria e farois auxiliares seu desempenho era fantastico para a epoca 0 a 100 km/h em 7 9 segundos maxima de 207 km/h e a conhecida compostura em curvas [gallery columns= 4 link= file ids= 78249 78250 78252 78251 ] hoje o escort rs turbo e um dos mais cobiçados pelos fas da quarta geraçao do escort — e um dos mais dificeis de encontrar tambem visto que apenas 5 000 unidades foram fabricadas para fins de homologaçao no mundial de rali sim o wrc escort rs cosworth voce achou mesmo que a gente iria deixar este cara aqui de fora nao e o rs cosworth e praticamente hours concours ainda que em tese de escort so tenha o nome a carroceria e o interior tecnicamente ele e um sierra rs cosworth com outra carroceria — o que explica o fato de ele ser o unico escort posterior a 1980 com motor longitudinal e que motor na primeira serie de 2 500 unidades produzidas em 1992 para homologar o carro de rali o chamado cosworth yb era um quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote capaz de render 220 cv a 6 250 rpm e 29 6 mkgf a 3 500 rpm era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos — e acelerava com uma selvageria impressionante por sorte o sistema de traçao integral do sierra dava conta de doma lo e muito bem [youtube id= zfr1ugby3uw width= 620 height= 350 ] o melhor video que encontramos tem um rs cosworth de 600 cv ok a procura pelo especial de homologaçao foi tao grande que ford continuou fabricando o rs cossie ate 1996 os modelos posteriores tinham um turbo menor porem eram mais potentes graças a uma reprogramaçao na ecu — agora o motor entregava 227 cv a 5 500 rpm e 31 1 mkgf a 2 750 rpm some a tudo isto o visual conferido pelo body kit exclusivo que incluia novos para choques para lamas alargados capo com entradas de ar e o caracteristico aerofolio de dois andares que se tornou opcional a partir de 1994 e era fabricado pela alema karmann e nao fica dificil entender por que o escort rs cosworth e uma lenda se quiser saber mais leia sua historia completa bem aqui escort rs2000 4x4 a ultima geraçao do escort foi vendida na europa entre 1992 e 2004 com uma reestilizaçao profunda em 1995 no brasil isto aconteceu entre 1997 e 2003 sendo que a mesma reestilizaçao foi realizada em 1997 em ambos os casos foi substituido pelo focus mas so aqui no brasil da para dizer que ele foi o mais europeu de todos pois foi o unico a usar motores disponiveis no velho mundo — o 2 0 16v zetec que de qualquer forma foi desenvolvido pela mazda mas voce entendeu e era justamente um motor zetec 2 0 de 150 cv o que movia o rs2000 4x4 interessante versao que foi lançada em 1994 e deixou de ser produzida em 1996 o destaque era um sistema de traçao integral derivado daquele usado no sierra porem com motor em posiçao longitudinal e acoplado a uma caixa de cinco marchas com a reestilizaçao promovida em 1995 ele se tornou um carro mais discreto mas ainda era capaz de chegar aos 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de 211 km/h no brasil o mais perto que chegamos disto foi o escort rs com um motor zetec 1 8 de 115 cv capaz de leva lo ate os 100 km/h em pouco mais de nove segundos ainda que nao fosse mecanicamente diferente das outras versoes com motor 1 8 incluindo a elegante perua o rs tinha desempenho satisfatorio para um dito esportivo — na verdade ele talvez ate se saisse melhor que os consagrados xr3 dos anos 80 versao europeia do rs praticamente identica a nossa — da qual e praticamente impossivel encontrar uma boa foto infelizmente porem na epoca o escort ja era um carro defasado desde 2000 ele vinha sendo gradativamente substituido pelo focus que tomou totalmente seu lugar em 2004
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