normalmente as coisas que a gente curtia quando era criança parecem muito melhores na memoria do que na vida real isto talvez seja verdade tambem para os jogos de corrida mas nao estamos nem ai a gente adora relembrar os games que jogavamos antigamente nos anos 1980 1990 e 2000 o que hoje em dia sao carros 3d meio pixelados e cenarios cheios de linhas retas e texturas deformadas um dia foi o apice da evoluçao do entretenimento virtual e alguns destes games envelheceram muito bem devemos admitir foi por isto que perguntamos a nossos estimados e nostalgicos leitores quais eram melhores games de corrida da era 3d dos consoles domesticos dando como sugestao o seminal gran turismo 2 a primeira parte da lista com as respostas de voces pode ser conferida aqui a segunda vamos conhecer agora crash team racing 1999 [youtube id= odhjtt87dkk width= 620 height= 350 ] sugerido por igor fernandes o mario kart para playstation crash team racing foi o spin off de corrida com crash bandicoot o marsupial saltitante rodopiante e meio doido da franquia de plataforma homonima embora crash jamais tenha atingido o mesmo status de mascote do playstation como mario fez com os consoles da nintendo nao somos nos que estamos dizendo e nem o senso comum e fato que a naughty dog desenvolvedora de crash team racing se inspirou em mario kart e tambem diddy kong racing para criar o jogo tudo esta la personagens carismaticos cenarios coloridos uma boa variedade de pistas 17 no total e um modo multiplayer que de fato e a alma do jogo com suporte para ate quatro jogadores no modo multiplayer usando o adaptador multitap acessorio que permitia que e conectasse quatro unidades do controle do ps1 em uma unica porta outro detalhe que parece besta mas fazia bastante diferença naquele tempo o game todo e em 3d poligonal sem recorrer a sprites 2d como fazia mario kart sega rally championship 1995 1995 ah jura [youtube id= rk9irr0ehpk width= 620 height= 350 ] sugerido por antonio manoel originalmente lançado para arcades em 1994 sega rally championship foi portado para o sega saturn no ano seguinte o sucessor do mega drive nao conseguiu emplacar tantos hits quanto o playstation e o n64 mas isto nao impede sega rally championship de figurar em diversas listas de melhor game de corrida de todos os tempos isto se deve ao principal diferencial do game na epoca a possibilidade de pilotar sobre diferentes tipos de piso asfalto terra e lama e de fato sentir o comportamento do carro mudando de acordo com cada um deles nao havia precedentes para isto na epoca e o port para saturn conservou tal caracteristicas apesar da quantidade pequena de circuitos e carros tres de cada sendo os carros o lancia delta hf integrale o toyota celica gt four e lancia stratos hf a excelente jogabilidade e os graficos bonitos para a epoca ajudaram sega rally championship need for speed 3 hot pursuit 1998 [youtube id= qe3bovlnesu width= 620 height= 350 ] sugerido por fabio augusto e realmente dificil escolher um titulo da franquia need for speed para esta lista mas compreendemos por que hot pursuit foi um dos mais citados o titulo de 1998 foi o que introduziu as perseguiçoes policiais a need for speed afinal depois de dois games disputando corridas com superesportivos em rodovias a policia acabaria aparecendo foi nfs3 portanto que inaugurou o formato classico de um need for speed mas nao e so isto os graficos tambem faziam bonito a trilha sonora com composiçoes proprias era muito boa e a seleçao de carros trazia o melhor que havia na epoca lamborghini diablo mercedes benz clk gtr ferrari 550 maranello ferrari f355 lister storm e claro o el nino que parecia uma mistura de mercedes benz 300sl e chevrolet corvette imaginada para os anos 2000 ridge racer type 4 1998 sugerido por bruno azevedo ridge racer recebe mais tanta atençao quanto antigamente mas em sua epoca era um dos melhores arcades do mercado com carros proprios e bem desenhados graficos bastante detalhados circuitos com layout bastante criativo e um interessante modo historia que te permitia escolher uma entre quatro equipes r4 ridge racer type 4 tornou se o maior sucesso da franquia e claro que a abertura cinematografica com a mascote reiko nagase tambem faz sua parte mas nao e so isto apesar de ser um arcade r4 deu a cada carro seu comportamento dinamico distinto e conseguiu criar um interessante sistema de evoluçao no jogo nas primeiras corridas voce nao precisa vencer para progredir e os carros novos que voce libera dependem do seu resultado sendo assim caso voce tivesse concluido o campeonato sem vencer toda as corridas poderia tentar de novo para se sair melhor e liberar mais conteudo tambem vale lembrar que ridge racer type 4 vinha acompanhado em uma ediçao especial do controle jogcon o joystick desenvolvido pela namco tinha uma especie de volante para o polegar que ocupava a area destinada as alavancas analogicas em um controle de playstation comum e foi o primeiro sistema com force feedback disponivel para o console cruis n usa 1998 [youtube id= fg_v5yrg5c0 width= 620 height= 350 ] sugerido por guzz white o barato de jogar ports de arcade para consoles era nao precisar de fichas para prosseguir com isto era possivel curtir a viagem com cruis n usa que acontecia em circuitos inspirados nas principais estradas americanas nao havia muita novidade o objetivo principal como na maioria dos arcades da epoca nao era simplesmente vencer a corrida era preciso dirigir rapido o bastante para atravessar os checkpoints antes que o tempo acabasse eram 15 pistas diferentes e sete carros para escolher eles nao eram licenciados e nem tinham seus nomes verdadeiros mas eram a ferrari testarossa o eagle talon o chevrolet corvette c2 o ford v 8 deluxe o jeep wrangler e um onibus escolar gmc e era possivel trocar a musica de fundo durante a corrida san francisco rush extreme racing 1996 [youtube id= hl9pxqg0dvg width= 620 height= 350 ] sugerido por thiago marques a serie san francisco rush e outro exemplo de menos e mais voce disputava corridas ilegais em pistas na cidade e na estrada com o diferencial de que os trajetos traziam obstaculos e rampas que te deixavam saltar por cima de predios os graficos no port para nintendo 64 eram melhores que na versao para playstation que sofria com muitas telas de loading extremamente demoradas algo que me causou bastante irritaçao quando era moleque mas a jogabilidade de ambas as versoes era bastante fiel aos arcades a versao para o n64 ainda incluia um modo de treinamento e um modo chamado death race no qual a corrida acabava repentinamente caso voce batesse o carro e era muito facil bater o carro em rush pois os carros praticamente nao tinham aderencia isto nao e uma critica a maneira como os carros se comportavam combinava com a proposta radical do jogo colin mcrae rally 2 0 2000 [youtube id= hl9pxqg0dvg width= 620 height= 350 ] sugerido por renato abreu o classico dos ralis dispensa apresentaçoes de nossa parte certo colin mcrae que cedeu os direitos de uso sobre seu nome para a codemasters e parte da razao para que o flatout tenha este nome e o jogo e dos melhores tambem com uma boa seleçao de carros licenciados mini cooper ford focus impreza wrx sti lancer evolution peugeot 205 t16 e outras lendas do rali graficos excelentes os playstation ja tinha sua capacidade grafica e de processamento bem conhecida por parte das desenvolvedoras e uma jogabilidade bastante precisa e divertida nao havia como ser diferente os circuitos eram baseados em etapas reais do campeonato mundial de rali e cada um deles exigia uma estrategia diferente de pilotagem e cada carro se comportava de maneira totalmente diferente fazendo com que voce acabasse desenvolvendo diferentes tecnicas para dominar as manhas de cada um deles complete o pacote com uma ai muito bem desenvolvida os adversarios eram bons pilotos mas nunca invenciveis ou idiotas demais menus agradaveis e alto fator replay e o que voce tem e a receita para um classico
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