entre os varios carros que a vw levou ao sema show 2022 um deles nao era particularmente novo nem desconhecido na verdade ja falamos dele antes o vw golf mk3 rallye ele e um prototipo desenvolvido no inicio dos anos 90 como um estudo de viabilidade para o potencial envolvimento da empresa no grupo a do wrc ele foi planejado para homologaçao do carro de rali e por isso foi equipado com um motor 2 0 turbo 16 valvulas de 280 cv traçao nas quatro rodas para lamas alargados e o capo com o maior numero de respiros ja visto em um volkswagen com motor de arrefecimento liquido o projeto foi arquivado mas o conceito de homologaçao especial existe e e totalmente funcional por dentro ele tinha revestimento de couro nas portas bancos recaro de couro com alcantara volante momo o mesmo do porsche 911 gt1 vidros maniveletricos e encostos individuais no banco traseiro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 220430 220426 ] ele quase chegou a linha de produçao que faria as 2 500 unidades exigidas para homologaçao a volkswagen ate chegou a preparar o ferramental mas desistiu de produzi lo em 1993 com apenas duas unidades do prototipo fabricadas agora ele nao foi o unico golf radical que a volkswagen pensou em fazer mas desistiu na ultima hora houve ao menos outros cinco exemplares que poderiam dar ao golf o status de super hatch veja so super golf mk2 apresentado em 1988 ele foi o primeiro golf conceitual feito pela volkswagen como voce deve ter percebido ele foi a origem do rallye golf lançado no ano seguinte foi nele que os para lamas alargados e a dianteira retilinea com farois afilados apareceram pela primeira vez sob o capo ele tinha o 1 8 g60 que era sobrealimentado por um compressor de polia para produzir 160 cv que eram distribuidos para as quatro rodas pelo cambio manual de cinco marchas — antecipando em quase 20 anos a receita do golf r32 golf rsi mk5 no inicio de 2007 a volkswagen ainda nao havia apresentado o golf r32 mk5 e ainda havia muito misterio acerca do esportivo ele continuaria com um motor de seis cilindros seu nome seria r36 como o do passat a carroceria seria alargada a resposta parecia estar no golf rsi apresentado no inicio de 2007 em alguns eventos privados da volkswagen o modelo era uma variaçao do conceito thunder bunny apresentado no sema show de 2006 com novas rodas de produçao da volkswagen e bancos concha da recaro o para choques chegou a ser usado nos prototipos de testes do r32 flagrados pela imprensa na epoca infelizmente como o modelo foi apenas um estudo nunca divulgado pela volkswagen nao ha mais detalhes sobre o rsi em setembro daquele ano o r32 foi lançado com um visual completamente diferente golf gti w12 650 mk5 em maio de 2007 a volkswagen revelou o prototipo mais radical da historia do golf o w12 650 por ser apenas um carro conceito ele nao teria lugar nesta lista mas como tinha um motor de verdade um cambio de verdade um interior de verdade suspensao freios e rodas de verdade e podia ser dirigido como um carro de verdade ele conquistou seu lugar nesta curta listagem como seu nome sugere ele usa o motor w12 biturbo de 650 cv do bentley continental gt instalado onde normalmente ficaria o banco traseiro e o porta malas do gti o restante dos componentes veio do departamento de peças do grupo volkswagen os freios dianteiros sao do audi rs4 os freios traseiros e o eixo traseiro sao do lamborghini gallardo as rodas tem o mesmo desenho das rodas do gti mk5 mas medem 19 polegadas de diametro em vez de 17 polegadas o teto e feito de fibra de carbono para reduzir o centro de gravidade com o cambio automatico de seis marchas do continental gt ele era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 7 km/h e de chegar aos 325 km/h o carro foi construido em apenas oito semanas e por isso nao esta 100% funcional as aletas de troca de marcha no volante nunca foram conectadas ao cambio os piscas e o radio nao funcionam e o ar condicionado nunca teve seus componentes mecanicos instalados alguem realmente se importa golf r400 mk7 como o golf a39 o r400 foi outro prototipo que quase chegou a linha de produçao mas acabou cortado por uma mudança de planos da volkswagen o modelo foi apresentado em abril de 2014 e prometia ser uma serie especial do golf r usando uma variaçao de 400 cv do seu 2 0 tsi que seriam despejados nas quatro rodas por meio de um cambio dsg de seis marchas e um sistema de traçao nas quatro rodas com diferencial haldex no mes seguinte em maio de 2014 a volkswagen anunciou que produziria o carro mas somente se encontrasse um cambio capaz de suportar a potencia e o torque do motor na epoca o modelo de motor transversal mais potente do grupo volkswagen era o audi rs3 que seria lançado naquele mesmo ano com 367 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 8053 8052 ] em 2015 a volkswagen confirmou a produçao do r400 — na mesma epoca em que a audi desenvolvia a versao de 400 cv do tt rs o que indica que eles compartilhariam o mesmo cambio o r400 chegou a ser flagrado em testes mas entao veio o dieselgate e a volkswagen amargou um prejuizo bilionario uma mancha pegajosa em sua imagem e acabou cancelando o projeto golf r420 mk7 com a fumaça do dieselgate dissipada um prototipo misterioso do golf r voltou a rodar em nurburgring o modelo foi flagrado diversas vezes e levantou suspeitas sobre o retorno do r400 desenvolvido para encarar o focus rs e ate rivais indiretos como o mercedes a45 amg e o audi rs3 como audi e mercedes ja foram confirmados com mais de 400 cv a imprensa germanica especulou que o misterioso prototipo do golf r usaria uma versao do motor 2 5 turbo de cinco cilindros do audi rs3 sportback calibrada para ter 420 cv conectado ao sistema de traçao integral 4motion o modelo ficou conhecido como r420 mas desde entao nao deu mais as caras considerando que a atual geraçao do golf esta prestes a dizer adeus ele podera ser uma versao de despedida — que tambem e uma forma de impedir que o golf roube a cena do rs3 que ainda tem toda uma geraçao pela frente artz golf 928 mk1 bem na verdade ele nao e exatamente um golf — apesar de parecer um mk1 que comeu fermento na verdade ele e um porsche 928 — o carro lançado em 1978 com o intuito de substituir o 911 mas como tinha o motor no lugar errado para um porsche acabou se tornando um grand tourer de luxo dentro da linha e apesar de ser considerado um anti porsche ele ate fez relativo sucesso e se tornou cult sendo fabricado de 1977 a 1995 — quase 20 anos e com o visual quase inalterado era definitivamente um carro a frente de seu tempo nao se sabe ao certo como surgiu a ideia — o caso e que em 1978 uma autorizada vw na alemanha chamada nordstadt de colocar pegar toda a estrutura do porsche 928 incluindo o motor e o cambio e colocar sobre ela a carroceria modificada de um golf — praticamente um engine swap ao contrario nossa aposta por que eles podiam na verdade todas as peças da carroceria tiveram que ser modificadas para encaixar perfeitamente — alem da grade dos para choques e dos vidros que tiveram que ser feitos sob medida o resultado foi um carro que era mais longo ainda que a plataforma do 928 tivesse sido encurtada mais alto e principalmente mais largo do que um golf comum talvez sem um golf original por perto nao desse para perceber mas na estrada em alta velocidade nao temos duvida de que ele colocasse um ponto de interrogaçao piscante sobre a cabeça dos motoristas que aceleravam seus sedas esportivos pelas autobahnen e quando falamos alta velocidade nao estamos brincando dados de testes da epoca indicam que o carro ia de 0 a 100 km/h em 7 6 segundos e chegava aos 230 km/h — cortesia do v8 de 4 5 litros com comando duplo nos cabeçotes e 240 cv do 928 que naturalmente tinha sua força levada para as rodas traseiras o interior do 928 tambem foi mantido e se querem saber se encaixava feito uma luva no carro o tornando mais confortavel e luxuoso — ainda que o banco traseiro fosse mais apertado do que o do golf mas sinceramente ao volante deste carro voce iria se importar com o conforto de quem estivesse atras nao se sabe ao certo quantos carros foram feitos — as informaçoes que se encontram por ai dao numeros entre 2 e 20 unidades fabricadas e quanto elas custavam gunter artz o proprietario da nordstadt e que emprestou seu sobrenome para o carro nao revelava mas em uma publicaçao da epoca disse se voce estiver realmente interessado podemos negociar enquanto tomamos um bom vinho
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