a corrida anual no circuito do monte panorama em bathurst australia e uma das mais famosas do mundo tem uma longa tradiçao de ser vencida por sedas v8 australianos; mas na verdade quase de tudo ja venceu ali em sua longa historia atualmente e realizada como parte do supercars championship a encarnaçao mais recente do australian touring car championship bathurst 1000 e coloquialmente conhecida como the great race na australia [caption id= attachment_374780 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo ja venceu tambem [/caption] os vencedores da corrida recebem o trofeu peter brock introduzido em 2006 apos a morte repentina de peter brock em um acidente peter perfect foi o piloto mais bem sucedido na historia da corrida vencendo o evento nove vezes ele tambem era conhecido como um dos pilotos mais populares e amigaveis aos fas durante sua longa carreira e recebeu o apelido de rei da montanha [caption id= attachment_374738 align= aligncenter width= 999 ] peter brock e o seu blue meanie[/caption] brock que nao deve ser confundido com o outro pete brock o que ficou famoso pelo cobra daytona coupe era tambem ligado a holden o braço australiano da gm enquanto existiu como entidade independente tem uma longa historia de vitorias com brock [caption id= attachment_374739 align= aligncenter width= 999 ] holden vs ford no monte panorama tradiçao[/caption] de 1985 a 1992 a bathurst 1000 passou a ser realizado de acordo com os regulamentos internacionais do grupo a da fia o resultado foi que nesta epoca os carros importados turbo inicialmente ford sierra rs cosworths e depois nissan skyline gt rs alcançaram o dominio foi dificil para a holden que tinha vencido 1982 1983 e 1984 em seguida mas os holden commodores conseguiram reivindicar tres vitorias arduamente conquistadas neste periodo do grupo a a arma para isso foi o hoje lendario blue meanie uma serie especial de homologaçao que exigia 500 carros fabricados um fantastico carro que defendeu a honra dos carros australianos e mostrou sua capacidade e o que e esse tal malvadao azul esse blue meanie engraçado voce perguntar ia mesmo contar isso agora mesmo o holden commodore lançado em 1978 o primeiro commodore era baseado pela primeira vez na holden em um opel aqui mostra um distante parentesco com nossos chevrolet opala brasileiros como o opala era baseado num opel rekord mas com mecanica e detalhes diferentes o opala era baseado no rekord c terceira geraçao e o commodore de 1978 no rekord e de quinta geraçao [caption id= attachment_374742 align= aligncenter width= 999 ] opel rekord e[/caption] o rekord e ainda tinha eixo rigido traseiro como o opala mas bem mais desenvolvido eram dois braços de controle longitudinais de cada lado molas helicoidais e uma barra panhard transversal; efetivamente um 5 link na frente novidade para o rekord era uma suspensao mcpherson e direçao por pinhao e cremalheira o holden commodorre era na verdade um hibrido a versao de seis cilindros do rekord era o senator com a frente diferente e ligeiramente mais comprida para acomodar os seis em linha; o holden era um rekord mas com a frente do senator para acomodar os motores holden de seis cilindros em linha e v8 [caption id= attachment_374741 align= aligncenter width= 999 ] holden commodore[/caption] sim a holden entao tinha motores proprios o motor holden v8 tambem conhecido coloquialmente como iron lion e um v8 americano em seu cerne em ferro fundido com valvulas no cabeçote operadas a partir de um comando unico no vale do v a 90° era um v8 de bloco pequeno com cilindradas que variaram em sua longa vida de 4 1 ate 5 7 litros foi lançado em 1969 e so foi descontinuado com a chegada dos chevrolet ls importados dos eua a partir de 1999 [caption id= attachment_374746 align= aligncenter width= 999 ] o holden v8[/caption] o holden tinha tambem um monobloco diferente; mais reforçado alem de estilo local para lidar com as condiçoes mais duras da australia o painel de instrumentos e o interior foram mantidos praticamente inalterados do opel rekord exceto por alguns detalhes lançado no fim de 1978 como ano/modelo 1979 do commodore se tornou rapidamente o carro mais vendido da australia esta primeira geraçao duraria ate 1988 mas recebendo novo estilo e melhorias constantemente [caption id= attachment_374747 align= aligncenter width= 999 ] o holden commodore ss group a blue meanie 1985[/caption] um desses face lifts e a geraçao vk de 1984 a primeira grande restilizaçao do primeiro commodore introduziu uma cabine de seis janelas laterais em oposiçao ao projeto anterior de quatro janelas para fazer o commodore parecer maior como sempre podia ser comprado na forma de seda perua ou picape ute e e este commodore que foi usado como base para o novo carro elegivel para o grupo a de bathurst o holden commodore ss group a e um carro realizado pelo preparador de oficial da holden entao chamado de holden dealer team hdt depois viraria hsv holden special vehicles o carro seria disponibilizado somente em azul; tao somente por ser esta a cor da empresa que patrocinava o esforço de competiçao a mobil a cor distinta levou ao apelido blue meanie que traduz aproximadamente como malvado azul o carro recebeu um spoiler traseiro uma grade frontal diferente semifechada letterbox e spoiler dianteiro por dentro o interior tambem azul recebia bancos tipo recaro com mais suporte lateral e volante esportivo todos os 500 carros foram pintados no mesmo tom de formula blue receberam os mesmos bodykits e as mesmas rodas de liga leve eles tambem receberam o mesmo kit de suspensao mais baixa e recalibrada um adesivo de assinatura de peter brock na dianteira um adesivo ss na parte frontal e um adesivo comemorativo das vitorias em bathurst em cada canto traseiro o v8 da holden tinha entao 308 cid ou exatamente 5047 cm³; acima de cinco litros portanto para permitir que o commodore competisse com um peso minimo menor 1325 kg uma economia de 75 kg na categoria de 4 5 a 5 litros do grupo a o curso dos pistoes foi reduzido para chegar se a 4 987 cm³ devido aos regulamentos complexos do grupo a isso tambem permitiu que os carros de corrida corressem com rodas e pneus maiores com isso o vk commodore ss group a foi um dos carros mais rapidos do grupo a quando chegou as pistas em 1986 com um holley quadruplo o motor dava 263 cv a 5200 rpm nas unidades colocadas a venda ao publico este motor tambem vinha com a corrente de acionamento de comando dupla; eliminando uma conhecida fraqueza do motor em competiçao bem como bielas forjadas outra fraqueza do motor anterior de competiçao as opçoes de transmissao eram manual muncie m21 de quatro velocidades ou getrag t5 de cinco velocidades opcional e o diferencial traseiro era autoblocante o carro de rua era capaz de chegar a 215 km/h o ss group a foi projetado usando os anos de experiencia em corridas de peter brock o piloto de corrida mais conhecido da australia e o dono do hdt brock desenvolveu um carro simples mas extremamente parrudo e quase a prova de balas com um provado v8 e uma serie de atualizaçoes de suspensao freio e aerodinamica se tornou um competidor serio a produçao começou no inicio de 1985 mas problemas de fornecimento de peças fizeram com que o hdt nao conseguisse construir o numero necessario de 500 e ele perdeu o prazo de 1º de agosto para ser elegivel para corridas naquele ano a produçao ainda continuou e o ss group a foi homologado para correr a partir de 1º de janeiro de 1986 502 carros estavam disponiveis apenas por meio de concessionarias holden afiliadas a holden dealer team [gallery ids= 374762 374759 374757 ] o vk commodore venceu o bathurst 1000 em duas ocasioes em 1984 ainda no grupo c com peter brock e larry perkins e em 1986 ja com este carro do grupo a com allan grice e graeme bailey os carros foram vitoriosos em outras provas pela australia e nova zelandia mesmo competindo com carros turbo europeus a hdt levou dois carros para a europa para disputar o campeonato de carros de turismo da fia de 1986 onde os carros lideravam corridas regularmente embora nenhuma prova tenha acabado em vitoria mas allan grice bateu o recorde de volta de carro de turismo em hockenheim um recorde que permaneceu ate 2000 uma ute para comemorar trinta anos depois do commodore ss group aparecer a holden decide comemorar a efemeride com uma ediçao especial por incrivel que pareça essa ediçao incluiu tambem um ute blue meanie apenas 30 deles foram fabricados em sua australia natal este e amplamente considerado um dos mais desejaveis dos ultimos modelos holden utes e e improvavel que perca esse apelo ja que a holden parou de fabricar carros novos em 2017 o carro parece ainda mais bonito que o antigo o que e extremamente raro as modificaçoes incluem o bodykit hdt group a consistindo na grade letterbox o capo hdt e os acabamentos antes cromados pintados de preto o carro tem acabamento no tom correto perfect blue exatamente o mesmo do carro de 1985 e e equipado com rodas de liga leve hdt aero de 19 polegadas com acabamento em branco brilhante o carro conta tambem com suspensao hdt com molas ssl o ultimo ute da holden e baseado no ultimo commodore lançado em 2006 apos a gm abandonar em 2003 seu ultimo seda europeu de traçao traseira o opel omega o ve e o primeiro modelo commodore projetado inteiramente na australia mas claro e uma evoluçao dos opel omega nessa epoca a australia se tornou centro de desenvolvimento mundial para carros de traçao traseira e alto desempenho; o primeiro camaro moderno de 2010 foi projetado na australia por isso e o ultimo commodore e um carro moderno com suspensoes independentes sofisticadas este ute comemorativo veio com um ls v8 de 6 0 litros que foi equipado com um comando de valvulas de alto desempenho um kit de admissao hdt/harrop otr uma recalibraçao de ecu molas de valvula duplas pushrods mais parrudos entre outreas modificaçoes o sistema de escapamento e de 3 polegadas com conversores cataliticos de alto fluxo coletores de escapamento dimensionados e ponteiras de escapamento de fibra de carbono no total ele envia 470 cv para as rodas traseiras por meio de uma boa e velha transmissao manual de seis velocidades [gallery ids= 374765 374766 374768 374774 374771 374777 ] por dentro novos bancos esportivos e bordados hdt em abundancia e um carro ainda moderno vem com sensores de estacionamento cruise control um sistema de infoentretenimento com conectividade bluetooth [caption id= attachment_374770 align= aligncenter width= 999 ] o seda 30 unidades tambem[/caption] alem dos 30 exemplares que a empresa produziu para o 30º aniversario do blue meanie ha tambem um seda commodore comemorativo de igual especificaçao em mais 30 unidades a holden encerrou a produçao do commodore em 2017 antes de fechar a empresa apenas quatro anos depois uma historia sensacional mas que infelizmente parece acabada nada dura para sempre mas algumas coisas retornam quem sabe um dia os incriveis holden v8 voltem e tao dificil quanto a volta do opala mas sonhar nao custa nada entao a gente sonha
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.