em seus 25 anos de historia o lancer evo foi se transformando de uma serie especial de homologaçao a um dos maiores icones esportivos de seu tempo um carro escolhido por pilotos de arrancada preparadores de carros de rua fas de esportivos pilotos de subida de montanha e praticamente qualquer pessoa que procurasse um carro confiavel e com desempenho acima da media em todo tipo de piso isso resultou nao somente em uma demanda por versoes especiais de fabrica mas tambem em toda uma cultura de preparaçao e personalizaçao que culminou em exemplares unicos e exclusivos fazendo jus ao conjunto mecanico desenvolvido nos ralis do wrc e com capacidade de superar ate mesmo supercarros de renome nesta pequena serie dentro do rest in power voces conhecerao alguns destes monstros construidos ao longo dessas quase tres decadas o evo mais rapido do mundo e com essas credenciais que o australiano nick zervos apresenta seu mitsubishi lancer evolution ii embora pareça pretensao zervos tem um bom motivo para trata lo assim seu carro completa os 402 metros das arrancadas em impressionantes 7 943 segundos e 281 km/h tudo começou quando o australiano conheceu o evo e ficou impressionado com a confiabilidade e a potencia do carro e percebeu que poderia extrair ainda mais potencia com algumas modificaçoes inicialmente a intençao de zervos era fazer um carro de nove segundos mas quando os concorrentes da nova zelandia apareceram com carros preparados por montanhas de dinheiro e capazes de virar os 402 metros na casa dos oito segundos ele decidiu ir alem e passou a mirar os sete segundos para conseguir seu objetivo o motor 4g63 foi preparado para produzir nada menos que 921 cv a bomba de oleo ainda e original mas o turbo foi trocado por um gt42r da garrett capaz de produzir 2 3 bar de pressao bielas e pistoes foram substituidos por peças ainda mais resistentes de aço forjado feitas pela crower o comando de valvulas tambem e especial para o carro as valvulas foram aumentadas em 1 mm tanto na admissao quanto o escape e o motor agora queima somente metanol — que chega as camaras de combustao atraves de 12 bicos injetores [youtube id= glmbzsjln_c width= 620 height= 350 ] a carroceria tambem passou por modificaçoes o assoalho foi refeito na traseira para acomodar o novo eixo rigido feito pela shep racing vale lembrar que fora o torque do motor em si a aderencia trazida pelos pneus drag race combinado ao vht aplicado no asfalto resulta em pancadas descomunais no sistema de transmissao as portas traseiras foram soldadas para dar maior rigidez ao monobloco e a dianteira para lamas capo farois e para choque agora e uma bolha de fibra removivel comum nos carros de arrancada mesmo com o evo mais rapido do mundo nick nao esta satisfeito sim ele quer mais velocidade e por isso planeja instalar um kit de oxido nitroso nos e fazer alguns reforços estruturais no carro parece que ele continuara sendo o super evo por muito tempo o classico moderno da garage g force quem visita a sede da garage g force em yokohama no japao acaba encontrando algo mais modesto visualmente que os varios evo x e gt r e outros icones esportivos japoneses com body kits da pesada trata se de um lancer evolution iii que parece ter saido de uma concessionaria em 1995 e embarcado diretamente para a atualidade por um tunel do tempo apesar de ser pilotado regularmente por seu proprietario em track days ele nao tem numeros superlativos segue por uma receita refinada e classica com detalhes discretos de alto nivel olhando por fora parece apenas um evo iii com rodas maiores e teto adesivado nao mas o teto por exemplo nao e adesivado foi substituido por uma peça nova toda de fibra de carbono o que ajuda a reduzir o centro de gravidade do carro as rodas de 17 polegadas sao calçadas em pneus yokohama advan neova 215/40 e o unico indicio de que este e um lancer preparado sao os dutos do intercooler expostos pela grade dianteira logo atras dos tres diamantes da mitsubishi o 4g63 ganhou um kit stroker para deslocar 2 3 litros coletor de admissao de aço inoxidavel e um novo turbo garrett para produzir mais de 400 cv — que precisarao empurrar somente 1 300 kg ou seja apesar da cara modesta este esta longe de ser um brinquedo a suspensao ganhou coilovers d2 com camber plates para permitir ajustes maiores de cambagem e a carroceria foi reforçada com uma barra de amarraçao cusco para ajudar o carro a apontar ainda melhor no lado de dentro os bancos recaro reclinaveis originais deram lugar a conchas fixos de competiçao e o painel foi completado com manometro de pressao do turbo e do oleo conta giros velocimetro e termometro da agua do motor o nome do proprietario do carro e um misterio e certamente este discreto evo iii deixa muita gente sem entender nada nos track days e touges da terra do sol nascente o matador de v8 o apelido deste evo iii australiano resume bem o potencial do lancer evo um carro com motor de quatro cilindros e dois litros que e capaz de derrotar os poderosos v8 no territorio deles as drag strips o assassino australiano pertence a robert barac um americano que veio para a parte de baixo do planeta e se uniu a nick zervos o dono do evo mais rapido do mundo para fazer um evo capaz de se sair bem nas competiçoes de arrancada da australia ele comprou o carro em 1997 e de cara instalou um escape esportivo e um controlador eletronico da pressao do turbo o carro era usado diariamente assim mesmo — e ate sua mulher rodou com o evo por algum tempo [youtube id= a3rkunbgxoe width= 620 height= 350 ] ate que um dia ele decidiu colocar o evo para disputar arrancadas na epoca os muscle cars australianos eram os reis das drag strips — ford falcon holden monaro kingswood etc depois de ler publicaçoes especializadas em motores turbo ele descobriu o potencial de preparaçao do 4g63 e comprou um turbo garrett t3/t4 com as tres modificaçoes — o turbo o escape e o controle de pressao — ele ja conseguiu cobrir os 402 metros em 12 segundos entao uma coisa levou a outra e de repente ele tinha um motor de corrida e um carro de 10 segundos na verdade 9 97 segundos a 233 km/h para isso o diametro dos cilindros foi aumentado em 0 5 mm o turbo foi trocado por um garrett gt35r os comandos de valvulas trocados por um par da hks de 272 graus e nao bastando tudo isso um sistema de oxido nitroso a suspensao recebeu amortecedores koni e molas king spring enquanto as rodas de 15 polegadas sao da work e calçam pneus de rua bfgoodrich comp t/a 235/60 sim diferentemente do evo ii de zervos o evo iii de barac nao e um carro extremo e 100% voltado para as pistas o interior esta todo instalado no lugar que se espera ganhando apenas uma gaiola homologada pela federaçao australiana e cintos de cinco pontos ele pode sair da corrida colocar o trofeu no porta malas passar no supermercado e voltar para casa dirigindo o mesmo carro que ira disputar a arrancada no proximo fim de semana um evo de rua para as pistas o quarto evo desta lista tambem vem da australia como eles estao perto do japao e tambem usam a direçao na direita a importaçao foi bem mais facil nos anos 1990 e pertence a um programador de computadores militar e atualmente preparador chamado cory dryden o visual clean sem adesivos nem grandes alteraçoes alem das rodas pretas esconde as reais intençoes do australiano com este evo vi 1999 ser um carro de rua para as pistas como o evo ja sai de fabrica com um acerto dinamico exemplar dryden concentrou seus esforços no ganho de potencia no começo ele instalou alguns kits prontos para melhorar a performance do motor mas voce sabe como sao as preparaçoes potencia nunca e demais e uma coisa leva a outra antes de partir para algo mais radical contudo dryden ingressou no exercito australiano e partiu em missao no afeganistao no oriente medio ele buscava distraçao imaginando o que faria com seu evo quando voltasse para casa dryden mandou o 4g63 para a jhh racing nos eua onde deslocamento foi aumentado para 2 3 litros com a adoçao de um novo virabrequim bielas e pistoes forjados da manley o cabeçote teve as sedes de valvulas polidas valvulas aumentadas novas molas de retorno retentores de titanio e ganhou um par de comandos tx272 da kelford acionados por polias ajustaveis da tomei — que ficam expostas por uma bela capa de acrilico transparente de volta a australia o motor recebeu um turbo fp black da forced performance que usa as mesmas especificaçoes basicas do original porem tem a valvula wastegate integrada o coletor tambem precisou ser fabricado especialmente para a nova turbina e o proprio dryden cuidou dos dutos do intercooler depois de reconstruido o motor passou a usar e85 etanol com 15% de gasolina que e enviado para o motor pela bomba original instalada dentro do tanque e outras duas bombas auxiliares bosch motorsport 044 sendo um carro que seria submetido a muita aceleraçao lateral o dono optou em utilizar um acumulador de oleo accusump que alimenta a bomba no caso de falta de pressao na hora de montar o motor no carro o visual ganhou cuidado especial com chicotes e cabos escondidos — o chamado wire tuck com todas as mudanças o motor produz 446 cv e 45 8 mkgf medidos em dinamometro [youtube id= cgydwbhvn78 width= 620 height= 350 ] mas depois de tantas modificaçoes a suspensao os reforços estruturais e os freios nao poderiam ser deixados de lado dryden instalou uma barra estrutural no cofre triangulando as torres e a parede corta fogo amortecedores tipo coilover tein mono flex e discos de freio usinados da performance friction trabalhando em conjunto com as pinças brembo originais de quatro pistoes e pastilhas de competiçao endless pc35 por dentro o evo vi ganhou gaiola de proteçao instrumentos auxiliares e teve o revestimento de carpete removido dualcharger para vencer na montanha dualcharger um compressor de polia e um turbocompressor trabalhando juntos o primeiro enche o motor em baixas rotaçoes e elimina o lag do segundo cujos rotores podem ser maiores que a media trazendo ganhos exponenciais esse e o principio basico da preparaçao deste evo vi ultra radical do piloto suiço toni bueler para as populares bergrennen como as subidas de montanha sao chamadas por la tao incrivel quanto o desempenho o evo da bueler motorsport e o misterio sobre a preparaçao tudo o que se sabe e que o turbo original foi substituido por um turbo ams gt35r auxiliado pelo compressor para reduzir o lag o resultado sao insanos 800 cv e 81 6 mkgf de torque que resultam em uma aceleraçao de zero a 100 km/h em 2 3 segundos e velocidade maxima superior a 300 km/h [youtube id= y4kulobcede width= 620 height= 350 ] apesar de nao revelar o setup da suspensao e freios o comportamento do carro nas subidas mostra que tudo isso recebeu tanta atençao quanto o motor tambem ajuda o fato de o carro ter os aparatos aerodinamicos tipicos dos carros de corrida para choque dianteiro com splitter integrado e defletores de ar canards assoalho selado difusor traseiro e uma nova e enorme asa traseira o evo mais rapido do reino unido foto ross sport ltd se ha alguem capaz de mostrar todo o potencial do evo para as pistas este alguem e sylvia mas nao pense que se trata de uma musa gearhead muito menos aquele modelo da nissan sylvia aqui e um lancer evolution vi preparado pelos britanicos da atp ross sport especialmente para time attacks e drag races desta vez nao ha dupla jornada — e um veiculo dedicado somente a pista e por isso amenidades concessoes e recursos de conforto sao desnecessarios o interior foi todo removido e substituido por placas de fibra par de bancos concha sparco tubos de aço que formam a gaiola de proteçao e uma profusao de interruptores com funçoes especiais uma necessidade uma vez que os modulos originais foram removidos [youtube id= alh5wsw3oxa width= 620 height= 350 ] diferentemente dos primeiros evo desta lista o motor 46g3 continua com a cilindrada original mas de uma forma diferente virabrequim de curso reduzido bielas alongadas e cilindros mais largos uma receita na medida para um motor girador os pistoes obviamente tambem mudaram e sao de aço forjado fabricados pela wiseco os comandos de valvulas tem 272 graus e o cabeçote teve dutos polidos valvulas aumentadas e recebeu um novo coletor de admissao um turbo maior um gt4205 da propria ross sport ajuda a produzir nada menos que 888 cv a 7 500 rpm e 92 7 mkgf a 6 100 rpm quase cem quilos como um bom carro de pista a lubrificaçao e feita por sistema de carter seco a suspensao foi toda modificada tanto o subchassi dianteiro quanto o traseiro foram substituidos por estruturas novas de aço tubular com braços ajustaveis e novas barras estabilizadoras desenvolvidas para o conjunto os amortecedores sao coilovers com quatro modos de ajuste os freios alcon tem discos de 365 mm na frente e 343 mm na traseira e as rodas de 18x9 polegadas sao de aluminio forjado feitas pela kali racing com acabamento simulando fibra de carbono por fora sylvia mostra suas intençoes logo na apresentaçao um dos farois deu lugar a um duto de admissao e o body kit e tao agressivo quanto o de um dtm dos anos 1990 com para lamas alargados e tomadas de ar maiores para arrefecer o radiador freios e o intercooler o campeao do wrc nas ruas em 1999 quando tommi makinen faturou seu quarto titulo consecutivo no wrc a mitsubishi lançou uma ediçao especial do evolution vi para comemorar a conquista batizada tommi makinen edition ou tme ela trazia bancos recaro para choques redesenhados e sem farois de neblina rodas de 17 polegadas da enkei volante e manopla de cambio momo suspensao 10 mm mais baixa e carroceria pintada com um tom exclusivo de vermelho chamado passion red — embora estivesse disponivel nas demais cores do catalogo [youtube id= jgh6bjh3el8 width= 620 height= 350 ] o motor recebeu melhorias como o remapeamento da ecu para deixar o motor mais agil em baixas rotaçoes sistema de arrefecimento mais eficiente e escape de maior diametro com as mudanças o evolution vi tommi makinen passou a desenvolver 300 cv declarados e a cravar o zero a 100 km/h em 4 4 segundos com 241 km/h de maxima graças as melhorias essa versao mais do que especial e frequentemente chamada de lancer evo 6 5 e e considerada por muitos fas o melhor dos evolution mais do que isso e um dos modelos mais cobiçados em todo o mundo no brasil existem ao menos duas unidades desta reliquia o superevo foto lancer register a versao mais radical do evo vi foi uma ediçao limitadissima feita pela ralliart seu nome era rs450 formado pelo nome da versao base rs com o motor todo retrabalhado para render nada menos que 450 cv as mudanças incluiam um bloco de motor de liga mais resistente bielas virabrequim comandos e valvulas de competiçao um novo cabeçote trem de valvulas aliviado e uma outra turbina gerando a pressao maxima cavalar de 2 3 bar por dentro ele ganhou gaiola completa e bancos omp com potencia de superesportivo ele era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 8 segundos e aos 160 km/h em menos de nove [youtube id= cgwpjjc0dci width= 620 height= 350 ] o escalonamento da transmissao de competiçao do rs450 era tao agressivo que o motor berrava a 4 000 rpm aos 120 km/h em quinta marcha sem ar condicionado e com uma embreagem bastante pesada o rs450 nao era para qualquer mortal mas ele compensava essa pegada rustica com um comportamento dinamico capaz de matar de inveja os superesportivos da epoca — sem contar a capacidade de arrancada e frenagem capaz de revirar seus orgaos internos streetgasm o primeiro lancer evo vii desta lista vem de um pais um tanto inusitado a holanda e mostra como o evo exige pouco para entregar mais potencia e desempenho e desta vez nao e para usa lo nas pistas o evo streetgasm e um carro exclusivamente de rua depois de trazido do reino unido as primeiras modificaçoes feitas por henry seu proprietario foram as rodas japonesas gram lights 57d na cor laranja e componentes externos de fibra de carbono como o splitter dianteiro as saias laterais retrovisores e lip traseiro em seguida vieram os novos amortecedores coilover bc racing mais rigidos porem ainda confortaveis para as ruas irregulares da holanda as rodas tem 18 x 9 5 polegadas e os freios sao quase originais usando apenas pastilhas ferodo ds2500 e linhas de malha de aço da hks no lugar dos flexiveis de borracha [gallery columns= 4 link= file ids= 65878 65883 65881 65880 ] o motor foi preparado com uma receita basica escape sem restriçao comandos de valvula mais ardidos intercooler maior e um novo turbo cedido pelo evo ix mr com as mudanças o 4g63 passou a desenvolver 410 cv e 68 3 mkgf por dentro apenas instrumentos extra para monitorar o motor com mais precisao e hud defi que projeta algumas funçoes programaveis no para brisa como se ve nao e uma modificaçao extrema podendo ser feita com relativamente pouco esforço e que certamente deixou o evo vii ainda mais afiado para encarar uma estradinha sinuosa ou quem sabe um track day de vez em quando veloz e furioso em 2002 o lancer evo vii foi para hollywood e teve um papel importante na trama de + velozes + furiosos 2fast 2furious 2002 o carro foi usado por ninguem menos que o protagonista do filme o detetive brian o conner paul walker em sua missao especial na florida [youtube id= asxscp7zupy width= 620 height= 350 ] decorado com o controverso visual tuning da epoca ele tinha pintura amarela metalica feita exclusivamente pela house of kolor especializada em hot rods e kustoms como uma referencia a outro mitsubishi da saga o eclipse usado por brian no primeiro filme o evo vii tambem recebeu bodykit da damd feitos de fibra de vidro uma asa traseira da arc e rodas motegi racing as lanternas traseiras vieram do evo viii seu sucessor por dentro o evo de brian tinha bancos recaro cintos de quatro pontos iluminaçao de neon azul e instrumentos auxiliares [youtube id= k3gadkkehok width= 620 height= 350 ] apesar de ser um carro de cinema ele ganhou uma preparaçao leve com a instalaçao de um sistema de oxido nitroso para dar um folego extra ao 2 0 turbo ele e o unico lancer evo legitimo usado na saga — todos os demais eram modelos comuns modificados para parecerem evos no total foram usados quatro evo vii em +velozes + furiosos — tres deles descartados por acidentes ou modificaçoes e um sobrevivente
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