na primeira parte deste especial vimos como começou a carreira de adrian newey e detalhamos sua passagem pela williams onde projetou os carros mais avançados da formula 1 agora chegou a hora de ver o que ele fez depois que saiu da williams — seu periodo na mclaren e a ida para a red bull que com seus carros foi a equipe nº 1 do automobilismo no inicio desta decada ainda que adrian newey tenha projetado os carros que ajudaram a williams a conquistar os titulos de 1996 e 1997 na formula 1 projetista e equipe estavam cada vez mais distantes — em parte por causa da decepçao de 1995 para se ter uma ideia em 1996 a saida de newey em agosto do ano seguinte ja era dada como certa a temporada de 1998 viu a estreia de verdade de newey na mclaren — no ano anterior ele havia feito apenas alguns ajustes no fim da temporada a equipe nao vencia um campeonato de formula 1 desde 1991 — ano em que senna faturou seu terceiro e ultimo titulo ao volante do mp4/6 dali em diante a williams de newey dominou e a temporada de 1995 provou que nao se devia brincar com michael schumacher que em seu terceiro ano pela ferrari tinha tudo para levar o titulo se nao fosse por mika hakkinen e o mp4/13 o carro tinha a melhor aerodinamica do grid e um dos melhores motores o mercedes fo 110g um v10 de tres litros e 780 cv na primeira corrida do ano o gp da australia mika hakkinen e david coulthard terminaram a corrida com quase uma volta de vantagem sobre os adversarios o finlandes venceu oito das dezesseis corridas da temporada mas ao longo dos meses foi possivel ver que schumi e sua ferrari f300 eram pareo duro — ele venceu seis corridas enquanto as duas que restaram viram vitorias de coulthard e eddie irvine o segundo piloto da ferrari ou seja quase todas as corridas naquele ano tiveram hakkinen coulthard e schumacher na ponta no fim das contas mika hakkinen foi o campeao e a mclaren ficou com o titulo de construtores schumacher foi o vice e coulthard ficou com o terceiro lugar adrian newey sempre soube o que estava fazendo e continuou assim para o ano seguinte para o mp4/14 as mudanças preparadas por newey trouxeram uma aerodinamica mais sofisticada com defletores a frente das rodas traseiras e um novo bico enquanto o motor v10 era mais leve mais baixo e mais potente com 795 cv a 16 500 rpm mikka hakkinen levou o titulo novamente — com apenas dois pontos de vantagem sobre o vice eddie irvine o finlandes venceu cinco corridas e abandonou quatro — sendo assim a ferrari de irvine foi mais consistente e garantiu a scuderia o titulo de construtores schumacher foi forçado a se retirar do campeonato antes da hora depois de um acidente na oitava corrida em silverstone onde quebrou a perna ele voltaria no fim do ano e conseguiu chegar em segundo nos gps da malasia e do japao os dois titulos de mika hakkinen e o campeonato de construtores de 1998 brecaram a ascençao da ferrari mas nao a impediram a scuderia vermelha seria imbativel entre os anos 2000 e 2004 enquanto as mclaren de adrian newey alternavam entre momentos de grande competitividade — como no mp4/15 que venceu quatro corridas — e fracasso total — caso do mp4/21 que nao venceu nenhuma corrida com kimi raikkonen ou juan pablo montoya ao volante em 2006 mais tarde o proprio newey admitiu que seus projetos haviam tomado a direçao errada havia muito tempo aquele foi o ultimo ano de newey na mclaren na verdade desde 2004 especulava se que o projetista deixaria a equipe a qualquer momento devido aos fracos resultados e em abril de 2005 ele confirmou que seu contrato acabaria no fim daquele ano ele tambem disse que quando deixasse a mclaren partiria para um ano sabatico ou se aposentaria da formula 1 de vez se isso tivesse acontecido certamente a historia da formula 1 ate hoje seria bem diferente no dia 19 de julho de 2005 ele anunciou que nao abandonaria a formula 1 e ficaria com a mclaren por mais um ano contudo em novembro a red bull racing declarou que newey seria seu novo projetista para 2006 newey porem nao participou do desenvolvimento do carro daquele ano e sua estreia ficaria para a temporada seguinte apesar das altas expectativas o primeiro red bull projetado por newey nao foi exatamente um sucesso o rb3 de 2007 foi o primeiro red bull a usar um motor renault depois que o contrato com a ferrari que forneceu os primeiros motores foi transferido para a equipe irma da red bull a scuderia toro rosso ambas as equipes nasceram quando a red bull technology comprou a jaguar e a minardi que se tornaram red bull racing e scuderia toro rosso respectivamente o carro da str se chamava str2 e com exceçao do motor ferrari era identico ao rb3 este compartilhamento de chassis foi mal recebido por equipes rivais — williams e spyker especificamente — mas a organizaçao da formula 1 garantiu que a operaçao conjunta era legal a scuderia toro rosso funciona ate hoje como um celeiro para pilotos jovens que se demonstrarem talento e resultados sao contratados pela red bull racing e foi justamente na toro rosso que mais uma vez iniciou se uma parceria de sucesso entre adrian newey e a red bull o ano era 2008 e o carro era o rb4/str3 que novamente usou um motor renault para a red bull e um motor ferrari para a toro rosso se com a rbr os resultados foram pobres — apenas um terceiro lugar no gp de monaco — a toro rosso venceu a primeira corrida pela equipe em monza na italia com o novo carro — a primeira vitoria de um projeto assinado por adrian newey desde 2005 o piloto era um jovem alemao chamado sebastian vettel foi o bastante para que a red bull entrasse em 2009 com folego renovado e vettel na equipe ao lado de mark webber substituindo david coulthard e o rb5 de adrian newey levou o piloto alemao a quatro vitorias — um pressagio para o desempenho esmagador do rb6 no ano seguinte movido por um v8 aspirado de 2 4 litros fornecido pela renault o rb6 venceu nove das 19 corridas da temporada de 2010 e constantemente ditava o ritmo dos outros carros nos treinos de classificaçao adrian newey ja chegou a dizer que este era o carro com mais downforce na historia da formula 1 com ele vettel garantiu seu primeiro titulo na formula 1 e o primeiro da red bull no mundial de construtores a combinaçao red bull + renault + vettel + adrian newey se mostraria imbativel nos proximos tres anos este e o rb7 de 2011 com ele a equipe venceu 12 corridas — 11 com vettel ao volante foi naquele ano que o sistema kers que armazena e reaproveita a energia das frenagens para gerar um boost de potencia ao toque de um botao no volante fez sua estreia nos carros da red bull no ano seguinte o rb8 venceu sete — e assim vettel e a red bull conseguiram mais dois titulos no mundial de pilotos e construtores o auge veio no ano passado com o rb9 este carro venceu nada menos que treze corridas nas maos de sebastian vettel que se tornou o piloto que mais venceu corridas em sequencias nove vitorias e mais importante sagrou se tetracampeao dividindo com alain prost o titulo de quarto maior campeao da historia do esporte [youtube id= rlmu3iqveka width= 620 height= 350 ] tudo parecia perfeito ate o inicio da temporada de 2014 quando ficou claro que a mercedes amg seria a nova força dominante das oito corridas que foram disputadas ate agora a equipe de nico rosberg e lewis hamilton venceu sete adrian newey por sua vez anda frustrado com a formula 1 desde o fim do ano passado apesar do desempenho matador de sua equipe o motivo o regulamento cada vez mais restritivo da formula 1 isto nos traz de volta ao inicio desta retrospectiva por causa de sua aparente frustraçao começaram a surgir boatos de que newey deixaria a formula 1 no fim da temporada deste ano contudo na semana passada — talvez influenciado pela unica vitoria do rb10 neste ano — o projetista renovou seu contrato com a equipe por multiplos anos — com uma ressalva ele passara a trabalhar em novos projetos com a red bull technology e prestara consultoria no design dos futuros carros sera o o inicio do fim da carreira de adrian newey como mago da aerodinamica nao temos esta resposta mas o proprio newey se define como um dos ultimos dinossauros da formula 1 ainda na ativa e esperar o tempo — e o desfecho desta temporada — responder
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