FlatOut!
Image default
Car Culture História

Os melhores carros de Adrian Newey, o mago da aerodinâmica da Fórmula 1 — Parte 2

Na primeira parte deste especial, vimos como começou a carreira de Adrian Newey e detalhamos sua passagem pela Williams, onde projetou os carros mais avançados da Fórmula 1. Agora, chegou a hora de ver o que ele fez depois que saiu da Williams — seu período na McLaren e a ida para a Red Bull que, com seus carros, foi a equipe nº 1 do automobilismo no início desta década. Ainda que Adrian Newey tenha projetado os carros que ajudaram a Williams a conquistar os títulos de 1996 e 1997 na Fórmula 1, projetista e equipe estavam cada vez mais distantes — em parte por causa da decepção de 1995. Para se ter uma ideia, em 1996 a saída de Newey em agosto do ano seguinte já era dada como certa. A temporada de 1998 viu a estreia de verdade de Newey na McLaren — no ano anterior ele havia feito apenas alguns ajustes no fim da temporada. A equipe não vencia um campeonato de Fórmula 1 desde 1991 — ano em que Senna faturou seu terceiro e último título ao volante do MP4/6. Dali em diante, a W