ser gearhead no brasil nao e facil carros caros pouca oferta de peças de preparaçao falta de mao de obra especializada e uma burocracia enorme para modificar seu proprio carro mas isso nao significa que devemos desistir de tudo e mudar para um pais mais gearhead friendly procurando bem voce consegue encontrar alguns carros perfeitos para um gearhead — algo que seja acessivel facil de manter de reparar e de preparar e que tambem seja minimamente divertido ao volante entao pedimos ajuda aos nossos leitores para descobrir quais sao os melhores carros para gearheads brasileiros e aqui estao os escolhidos chevrolet chevette o chevette tem quase tudo o que um carro de entusiasta precisa ter baixo peso dimensoes compactas mecanica robusta barato de comprar e de manter e traçao nas rodas certas o que falta ao chevette e so um pouco de potencia para deixar o conjunto mais divertido algo que voce pode resolver com uma receita basica de preparaçao — aumento da taxa de compressao carburaçao dupla coletor de escape redimensionado e um comando de valvulas mais esperto — ou ate um engine swap mesmo que custe caro ainda sera barato perto da diversao proporcionada fiat uno 1 6 r mpi entre as sugestoes dos leitores estavam o 1 5 r e o 1 6 r que tambem sao excelentes opçoes mas nos decidimos incluir o 1 6 mpi por alguns motivos o primeiro deles e a lista de equipamentos que inclui com teto solar de fabrica ar condicionado direçao hidraulica progressiva bancos de veludo vidros eletricos e praticamente tudo o que consideramos basico atualmente depois por que ele ainda e leve como seus antecessores mas ja tem injeçao multiponto o que faz seu 1 6 produzir 92 cv era bem menos que os 118 cv do turbo mas os numeros nao traduzem a agilidade do 1 6 r mpi — algo proporcionado pela leveza do carro e por seu acerto de suspensao que contribuem muito para o fator diversao por ultimo se voce precisa de um carro quatro portas basta procurar pelo 1 6 mpi que usava o mesmo motor do 1 6 r mas tinha o visual comportado — ou sleeper nesse caso volkswagen gol ele foi o carro mais vendido do pais por mais de duas decadas — e boa parte desse periodo ele foi equipado com os motores alta performance da volkswagen mais conhecidos como ap por isso voce conseguira encontrar peças de reposiçao e preparaçao em praticamente qualquer canto do brasil o mercado aftermarket tem praticamente tudo para o popular da vw de coletores de escape a blocos de aluminio para o motor e as receitas de preparaçao sao mais do que conhecidas os preços de aquisiçao sao um pouco mais altos que os de modelos similares da mesma epoca mas isso e justamente uma consequencia de sua popularidade e alta procura os primeiros modelos conhecidos como quadrado ou caixinha por motivos obvios sao um pouco mais limitados para preparaçao e tem menos rigidez a torçao do que os modelos mais recentes da segunda geraçao chamados de g2 g3 g4 mas todos eles podem ser carros verdadeiramente divertidos de guiar por ai claro a regra se aplica tambem aos irmaos do gol o voyage e a parati e como todos eles ja completaram 30 anos em suas versoes iniciais voce pode mante los originais e descolar uma placa preta poucos carros tem o charme oitentista de um voyage original circulando pela cidade calmamente como se o tempo nao estivesse passando volkswagen passat embora esteja começando a valorizar no mercado de antigos voce ainda conseguira encontrar um passat em bom estado por um preço acessivel as vantagens dele sao as mesmas do gol receitas de preparaçao testadas e consagradas alem da abundancia de peças de reposiçao e preparaçao para o motor ap 800 mesmo original ou com uma modificaçao leve na carburaçao ele nao faz feio — originalmente sao 99 cv com etanol para 1 000 kg mas nao sera dificil passar dos 120 cv alem disso o passat ja atingiu o status de classico entao voce pode simplesmente deixa lo original e rodar por ai cheio de estilo — afinal quando se trata de relaçao com um carro nem tudo se resume a acelerar e andar forte curtir um bom classico pode ser tao prazeroso quanto acelerar em um track day chevrolet tigra ao escolher o tigra fomos motivados por dois fatores o visual diferenciado que tambem tem um excelente coeficiente aerodinamico — algo que ajuda no consumo de combustivel em viagens e tambem na hora de acelerar ao maximo — e o motorzinho 1 6 16v de 100 cv declarados que empurra esse corsa gsi disfarçado de cupe com valentia e exatamente a semelhança com o corsa que faz dele uma bela escolha para o gearhead brasileiro boa parte dos componentes mecanicos sao compartilhados com o corsa 1 6 16v o que facilita a manutençao e os reparos e tambem alivia o bolso o preço de compra nao e muito baixo mas encare isso como o preço da exclusividade e da diversao ao volante ford ka 1 6 mk1 as versoes 1 6 da primeira geraçao do ka sao pura diversao ao volante por serem espartanos eles sao leves apenas 905 kg o entre eixos curto e as rodas nas extremidades do chassi dao a ele agilidade e estabilidade que juntas engolem curvas como gente grande o motor 1 6 de 96 cv foi usado em praticamente toda a linha ford de sua epoca e por isso e facil e barato de consertar como se nao bastasse ele ainda e barato de comprar custando a partir de r$ 12 000 nos modelos mais antigos se voce quiser um visual mais descolado a opçao e a versao xr que tem saias laterais e um spoiler funcional na traseira — a primeira versao 2001 tem ate suspensao recalibrada claro ele nao e perfeito voce dificilmente encontrara peças de preparaçao e falta espaço no cofre para swaps e modificaçoes mais extensas mas se voce nao conseguir se divertir com um ka 1 6 desses o problema certamente nao esta no carro chevrolet kadett gsi o kadett gsi era o sonho possivel de boa parte dos moleques dos anos 1990 voce ate sonhava com as ferrari e lamborghini mas o kadett era algo mais real o que viamos nas ruas todos os dias e com sorte ate conseguiamos uma carona com algum amigo ele ainda esta naquela zona de esquecimento entre o fim da produçao e a valorizaçao como classico por isso e facil encontrar um exemplar bem cuidado por um preço baixo o motor 2 0 e basicamente o mesmo que foi oferecido ate metade da decada passada no astra e no vectra ele produz 121 cv e pode levar o esportivo engravatado aos 100 km/h na casa dos dez segundos marca suficiente para nao passar vergonha numa arrancada de semaforo se voce quiser prepara lo a tarefa nao e das mais baratas mas nao e dificil encontrar peças para deixa lo mais potente sem apelar para um engine swap renault clio 1 6 16v no começo ele assustava carro frances com motor multivalvulas quem vai arrumar esse negocio mas depois de dez anos e milhares de exemplares vendidos o renault clio conquistou um lugar especial no imaginario dos gearheads e provou ser uma boa alternativa no mercado de usados especialmente agora que eles custam cerca de r$ 20 000 o motor 1 6 16v produz 110 cv com gasolina ou 115 cv com etanol suficientes para uma conduçao mais animada pela cidade ou estrada some isso a otima estabilidade do hatchback frances e voce tem uma receita bem interessante de daily driver entusiasta ha alguns anos nao era simples encontrar um mecanico que encarasse o clio mas hoje praticamente todos eles conhecem bem o modelo nacional e voce tambem encontrara peças de reposiçao no mercado paralelo quanto a preparaçao nao ha muitas receitas as poucas que se encontra por ai consistem em coletores de escape redimensionados ou engine swaps ford focus mk 1 o ford focus vendido no brasil entre 2002 e 2008 e uma boa pedida para quem procura algo mais confortavel e moderno com exceçao do modelo gl feito a partir de 2004 todas as versoes tem motores 16 valvulas e suspensao traseira multilink a ergonomia e posiçao de dirigir sao excelentes os primeiros modelos vieram com o motor zetec 1 8 16v de 115 cv ou 2 0 16v de 130 cv e nao sao tao populares quanto os motores oferecidos a partir e 2004 — o 1 6 8v de 103 a 115 cv e o duratec 2 0 16v de 143 cv o modelo seda e mais barato que o hatch devido ao visual — que esta longe de ser uma unanimidade — mas tem as mesmas qualidades do irmao mais curto outra caracteristica dos focus e o escalonamento do cambio com marchas mais longas do que o publico brasileiro em geral esta acostumado leia volkswagen os preços variam entre r$ 16 000 e r$ 28 000 ah e tem mais uma coisa se voce for seduzido pela versao xr de 2003 lembre se que apesar do motor 2 0 ela tem apenas 126 cv — 4 cv a menos que as demais versoes com o mesmo motor honda civic o honda civic de quinta e sexta geraçoes e um dos carros mais populares do mundo em termos de preparaçao e modificaçao o primeiro de quinta geraçao foi importado aos montes no começo da decada de 1990 e so parou de ser trazido porque a honda começou a fabricar a geraçao seguinte por aqui mesmo com a crescente onda de popularidade da cultura automotiva japonesa e o sucesso das geraçoes seguintes no brasil ja se encontra varias oficinas especializadas em manutençao e preparaçao do civic voce nem precisa desembolsar muito por um desses os modelos seda e cupe da quinta geraçao ja podem ser encontrados a partir de r$ 12 000 em bom estado os de sexta geraçao foram fabricados somente na versao quatro portas no brasil e custam um pouco mais que isso mas raramente chegam aos r$ 20 000 as maiores qualidades sao os motores com potencia especifica relativamente alta e bastante resistentes— mesmo aqueles sem o sistema vtec — e a dinamica bem acertada auxiliada pela suspensao dianteira tipo duplo a com sorte voce encontra um modelo vti com seu motor b16 1 6 de 160 cv dando sopa e fatura um dos hot hatches mais legais que se pode ter por essas bandas chevrolet vectra b some todas as qualidades do kadett a um design aerodinamico e que ainda nao envelheceu e voce que ja cansou de ver com plataforma mais moderna e voce tem o vectra b mas nao e so isso ele tambem tem suspensao traseira multilink e opçoes de motores 2 0 e 2 2 com cabeçote e 16 valvulas que esbarravam nos 140 cv com peças faceis de encontrar tanto originais quanto paralelas manter um vectra de qualquer motorizaçao e relativamente barato o negocio pega na hora da preparaçao que pode sair um pouco mais cara que em modelos de outras marcas mesmo assim se voce quiser manter o carro original o vectra sera um carro com excelente desempenho — especiamente em longas viagens [ fotos reginaldo de campinas kadett e passat ed cunha ka e clio gustavo loeffler passat ] este post esta em ediçao recarregue a pagina em instantes para ver as atualizaçoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.