projetado por ninguem menos que giorgetto giugiaro o fiat uno foi lançado em 1982 com a proposta de ser um carro pequeno espaçoso pratico e barato contudo isso nao impediu que ele desse origem a um dos hot hatches mais memoraveis de todos os tempos o fiat uno turbo que voce vai conhecer melhor agora ha 20 anos em 1994 a fiat lançou no brasil o uno turbo i e uma versao mais radical no visual e no desempenho do pequeno hatch que deu origem ao segmento dos carros populares por aqui contudo na italia a historia da botinha ortopedica turbinada começou quase dez anos antes os italianos sabem mesmo fazer carros pequenos impressao reforçada pelo baixo coeficiente aerodinamico do carro cx de apenas 0 34 e pela suspensao — independente mcpherson na dianteira e com eixo de torçao atras — que tornava o comportamento dinamico do carro afiado sem sacrificar demais o conforto ao rodar sendo assim o carro lançado em 1982 no cabo canaveral na florida mostrou se um substituto moderno para o fiat 127 e uma boa arma para combater os importados japoneses na europa — tanto que em março de 1985 o uno chegou a marca de um milhao de unidades produzidas aquela altura a fiat ja havia percebido o potencial esportivo do uno e um mes depois chegava ao mercado italiano um verdadeiro foguete de bolso o uno turbo i e [gallery columns= 4 link= file ids= 17474 17473 17472 17471 ] o nome e familiar aos brasileiros mas o carro e bem diferente do nosso uno turbo — esteticamente falando porque o motor e bem semelhante trata se de uma versao de 1 301 cm³ do quatro cilindros 128 sohc da fiat projetado por aurelio lampredi — um dos grandes projetistas de motores da historia — cuja arquitetura foi utilizada ate recentemente pela fiat o motor usado no uno turbo era superquadrado — tinha o diametro dos cilindros de 80 mm consideravelmente maior do que o curso dos pistoes de 63 9 mm o resultado se via nas rotaçoes o motor se dava melhor quando girava alto e seu limite era de 8 000 rpm equipado com turbocompressor operando a 0 6 bar e alimentado por um sistema de injeçao eletronica bosch dai o i e o pequeno 1 3 entregava respeitaveis 105 cv e 14 9 mkgf de torque puxando um carro de apenas 845 kg era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 8 3 segundos com velocidade maxima de 197 km/h o visual era bem diferente do nosso uno turbo ele tinha para choques pretos e faixas escuras na parte inferior das laterais alem de farois auxiliares no para choque molduras plasticas nos para lamas e um spoiler integrado a tampa do porta malas era mais parecido com os nossos 1 5 e 1 6 r porem com um toque de carro de rali em dezembro de 1985 a revista britanica car comparou o uno turbo a outro icone entre os hot hatches na epoca o peugeot 205 gti para a revista o 205 so se saiu melhor por causa da entrega de força mais linear de seu motor naturalmente aspirado porem ambos foram chamados de pequenos supercarros — e graças ao menor tamanho deixaram na revista uma impressao melhor do que a do volkswagen golf gti de segunda geraçao impressionante para dizer o minimo em janeiro do ano seguinte a revista what car elogiou a sofisticaçao e a suavidade do motor turbinado principalmente em altas rotaçoes definindo seu desempenho como fabuloso [gallery columns= 4 link= file ids= 17449 17450 17451 17452 17453 17454 17455 17456 ] quatro anos depois toda a linha uno passou por uma reestilizaçao extensa com uma nova dianteira mais baixa que o deixou parecido com o fiat tipo e lanternas traseiras bem diferentes no geral o uno ficou parecendo um carro maior mesmo sem crescer e o uno turbo nao foi exceçao — porem sua maior atualizaçao aconteceu debaixo do capo com diametro dos cilindros ampliado para 80 5mm e curso dos pistoes de 67 4mm o motor passou a deslocar 1 372 cm³ o turbocompressor passou a operar a 0 8 bar e os numeros de potencia e torque subiram para 118 cv e 16 4 mkgf de torque respectivamente o zero a 100 km/h passou a ser feito em 7 9 segundos e a velocidade maxima foi para 204 km/h nesta segunda fase o uno turbo foi produzido ate 1993 o uno turbo mk2 foi muito utilizado como base para versoes especiais — e obscuras — feitas por empresas de tuning italianas talvez o mais famoso deles seja o uno turbo torino feito pela preparadoragiannini com seu caracteristico kit widebody — com para lamas e portas alargados e para choques de desenho mais musculoso alem do visual mais aerodinamico e estranhamente agradavel o uno turbo torino recebia um tapa no desempenho — com potencia aumentada para 148 cv ele era capaz de chegar aos 220 km/h valeu msouza91 foi o motor do uno turbo reestilizado que veio a equipar um ano depois de seu fim na italia nosso uno turbo — que embora tivesse desempenho um pouco menos explosivo do que no modelo italiano ainda e considerado um dos melhores esportivos fabricados no pais alem de adotar um visual deliciosamente exagerado voce pode ler tudo sobre ele neste especial mas enquanto no brasil o uno turbo e considerado uma versao esportiva rara o modelo europeu e em ambas as fases um hot hatch popular — custava um pouco menos do que a concorrencia e por esta razao muitos deles foram transformados em carros de corrida e utilizados em competiçoes regionais tanto em autodromos quanto em ralis — e isto acontece ate hoje [youtube id= vwaddqnjxuu width= 620 height= 350 ] [ fotos r dupont trigger s retro road tests the adventurous eye ]
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