no brasil o publico em geral conhece o honda civic como um bom seda medio que de alguns anos para ca dividiu a liderança do segmento com o tambem japones toyota corolla para o entusiasta porem o civic tem uma imagem bem mais divertida que sem duvida se deve em boa parte ao civic type r — simplesmente um dos melhores hot hatches ja feitos nao apenas no japao mas no mundo todo na verdade desde a decada de 80 o honda civic e considerado um dos melhores carros de traçao dianteira quando o assunto e dinamica — nao e a toa que os kanjo racers do japao o elegeram como seu carro favorito para rachas nas ruas e corriam com eles mesmo sem modificaçoes significativas mas e obvio que um pouco de pimenta nao faz mal a ninguem — e em todas as geraçoes do civic type r a honda soube calcular a dose exata para que o civic passasse de um hatch competente a um hot hatch matador primeira geraçao ek9 a designaçao type r surgiu em 1992 quando a honda decidiu criar uma ediçao limitadissima de seu entao esportivo topo de linha o nsx o chamado nsx r ou type r era mais leve — pesava 1 230 kg cerca de 120 kg a menos do que um nsx normal ele nao tinha isolamento acustico nada de ar condicionado sistema de som ou mesmo estepe mas era ainda mais rapido foram produzidas 483 unidades do nsx type r em 1995 foi a vez do cupe integra receber a designaçao type r e um motor 1 8 de 200 cv esta contudo e uma serie sobre hot hatches e o carro que nos interessa foi lançado dois anos depois o civic type r de 1997 desde o inicio a proposta da honda com os type r era criar modelos com desempenho o mais proximo possivel de um carro de corrida sem comprometer a usabildiade do carro nas ruas contudo se a proposta do nsx r era exclusividade a boa receptividade ao modelo estimulou a honda a expandir a linha com o integra e principalmente o civic type r a ideia da reduçao de peso continuava e como o nsx r e o integra o civic type r nao tinha isolamento acustico e perdeu alguns itens de conforto alem disso ganhou um cambio de cinco marchas com relaçoes mais curtas e diferencial de deslizamento limitado — melhorando ainda mais o ja elogiadissimo comportamento dinamico do hatch o interior tinha bancos vermelhos carpete e forros de porta combinando pomo da alavanca de cambio de titanio e volante momo revestido em couro mas o que realmente fazia a diferença estava debaixo do capo a serie b de motores da honda foi introduzida no civic de quarta geraçao na decada de 80 foi uma revoluçao porque alem do cabeçote de 16 valvulas com duplo comando a honda estreou no motor b o sistema de comando variavel vtec que mudava totalmente o comportamento do motor a partir de determinada faixa de rotaçoes o motor do honda civic type r ek9 era o chamado b16b alem do comando duplo variavel o b16b tinha os dutos do cabeçote polidos a mao comando de valvulas com maior levante novos pistoes e bielas e um aumento na taxa de compressao entre outras modificaçoes em relaçao ao b16 comum o resultado era um motor de 1 595 cm³ capaz de entregar 185 cv a 8 200 rpm — sim 185 cv em um 1 6 aspirado isto fez dele o motor aspirado de maior potencia especifica do mundo em seu tempo desenvolvendo 116 cv por litro de deslocamento com este motor o type r era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 6 8 segundos em 1998 duas ediçoes especiais foram lançadas o civic type r motor sports edition que nao tinha ar condicionado vidros eletricos direçao assistida ou radio e no outro extremo o civic type rx que vinha com cd player retrovisores eletricos retrateis trio eletrico ar condicionado automatico e sistema keyless o civic type r de primeira geraçao foi produzido ate 2000 nao se sabe exatamente quantos foram feitos — foruns especializados em civic estimam algo entre 8 000 e 10 000 ek9 mas e certo que o numero de unidades existentes hoje em dia e bem menor apesar de serem carros bastante especiais normalmente os type r eram comprados por entusiastas que nao tinham pela de correr com eles fosse nas ruas ou nas pistas como resultado boa parte deles acabou destruida e muitos carros acabaram doando peças para outros civic [youtube id= fidh98nvzfc width= 620 height= 350 ] eles estao cada vez mais raros sim mas e por uma causa nobre segunda geraçao ep3 se o civic seda de setima geraçao lançado em 2001 nao e muito diferente de seu antecessor o mesmo nao pode ser dito do hatchback o carro baixo e arredondado de antes deu lugar a um civic mais alto com um que de minivan — nao muito diferente do primeiro honda fit a honda nao esperou para atualizar seu hot hatch e naquele mesmo ano apresentou o novo type r e foi aqui que as coisas começaram a ficar confusas a setima geraçao do civic tinha versoes diferentes para mercados diferentes e o type r passou a ser fabricado no reino unido o nipo britanico agora tinha um motor totalmente novo o k20 — com dois litros e comando duplo no cabeçote ele era capaz de produzir 200 cv a 7 400 rpm o sistema vtec agia aos 5 800 rpm com corte de giro um pouco mais baixo aos 8 100 rpm no reino unido o novo type r perdia alguns itens interessantes como os bancos recaro e o diferencial lsd — as unidades exportadas para o japao porem contavam com tais equipamentos alem de 15 cv a mais no motor um facelift em 2004 que trouxe direçao eletrica revisada ficando mais direta suspensao com geometria retrabalhada farois com projetores e volante do motor aliviado independentemente disso o type r ep3 foi amplamente elogiado pela imprensa especializada na europa e premiado pelo top gear pelo fifth gear e pela revista what car como o hot hatch do ano mais de uma vez entre 2001 e 2005 periodo em que foi produzido segundo a honda o type r ep3 era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 2 segundos modelo japones ou 6 4 segundos europeu e e deste clipe do top gear cansado de ver top gear aqui no flatout nao otimo onde jeremy clarkson conta porque gosta tanto do ep3 — comparando o ate mesmo com antigos hot hatches europeus como o peugeot 205 — que vamos tirar a deixa para falar do ultimo type r que existiu [youtube id= xegamclygq8 width= 620 height= 350 ] terceira geraçao fn2 a oitava geraçao do civic deu aos brasileiros um dos melhores esportivos ja fabricados em solo nacional o civic si e seu k20 de 192 cv os japoneses tambem tinham o seu — o type r que agora era um seda o chamado fd2 era maior e mais pesado e por isso tinha um motor mais potente com 222 cv na europa contudo ele continuava sendo um hatchback o fn2 sua plataforma tambem era diferente — enquanto os civic japones e americano usavam uma plataforma acura o modelo europeu era baseado no honda fit/jazz sendo assim em vez da suspensao traseira independente ele tinha uma barra de torçao — mais simples e mais barata e que fez uma grande diferença como veremos daqui a pouco apesar das dimensoes mais generosas o novo type r tinha o mesmo peso de seu antecessor — cerca de 1 320 kg — e o motor k20 tinha 1 cv a mais sendo assim seu desempenho em linha reta era bem parecido — algo entre 6 2 e 6 4 segundos para atingir os 100 km/h contudo a nova suspensao traseira e a carroceria maior acabaram por matar o desempenho empolgante do type r que ficou mais previsivel e docil ao menos era esta a opiniao da imprensa europeia que talvez estivesse com inveja do motor novo do seda japones a resposta as criticas veio rapido em 2009 a honda lançou o civic type r mugen o motor foi preparado pelo braço de alto desempenho da marca japonesa com novos comandos e coletores e uma reprogramaçao no modulo de controle do motor a potencia subiu para 240 cv e so entao o carro mostrou seu verdadeiro potencial — e foi ostensivamente elogiado pelas mesmas revistas e sites e programas de tv que o criticaram por ser mais do mesmo vinte unidades foram produzidas em 2012 outra novidade o type r mugen 2 2 — o motor teve seu deslocamento ampliado para 2 2 litros e garantiu o sobrenome com 260 cv novamente o carro foi um sucesso de critica — e novamente teve sua produçao limitada a 20 unidades e o que o futuro reserva para o type r [youtube id= sgm9kwbgg1y width= 620 height= 350 ] o civic type r mugen 2 2 seria o canto do cisne para o modelo — a honda deixou de produzi lo naquele ano devido as cada vez mais restritivas normas para a emissao de poluentes contudo no inicio deste ano a marca revelou o type r 2015 — baseado na atual geraçao do civic na europa ele tem visual mais agressivo e promete entregar 280 cv de seu motor 2 0 turbo [youtube id= aucexlzlwlq width= 620 height= 350 ] sim a soluçao encontrada pela honda foi turbinar o motor do civic type r e um sinal dos tempos e praticamente inevitavel — mas tambem abre muitas possibilidades para o futuro como sempre estamos aguardando ansiosos
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