FlatOut!
Image default
Car Culture

Os melhores hot hatches do universo: Honda Civic VTi

Deslocamento de 1,6 litro. 160 cv. O Honda Civic VTi ficou famoso por seu motor, o chamado B16, e sua potência específica de 100 cv/l. Ele também foi o primeiro na história a empregar o comando variável VTEC. Por estas duas razões, sozinhas, o Civic VTi merece entrar na nossa série sobre os melhores hot hatches já feitos no universo conhecido. Mas não é só isso — definitivamente não. Ele também é um ícone da cultura automotiva mundial, especialmente a cena de modificação — nas garagens, oficinas e pistas e, claro, nas ruas. Acontece que não havia como começar esta história sem falar do motor — porque, além de ser uma fabulosa obra de engenharia, o B16 veio antes do Civic VTi: sua estreia aconteceu na quarta geração do Civic (EF), em 1989. Naquele ano, aproveitando a reestilização de meia vida do modelo (na época, cada geração do Civic durava quatro anos e a quarta havia sido lançada em 1987) o carro ganhou uma nova versão topo-de-linha: o Civic SiR, que estrea