deslocamento de 1 6 litro 160 cv o honda civic vti ficou famoso por seu motor o chamado b16 e sua potencia especifica de 100 cv/l ele tambem foi o primeiro na historia a empregar o comando variavel vtec por estas duas razoes sozinhas o civic vti merece entrar na nossa serie sobre os melhores hot hatches ja feitos no universo conhecido mas nao e so isso — definitivamente nao ele tambem e um icone da cultura automotiva mundial especialmente a cena de modificaçao — nas garagens oficinas e pistas e claro nas ruas acontece que nao havia como começar esta historia sem falar do motor — porque alem de ser uma fabulosa obra de engenharia o b16 veio antes do civic vti sua estreia aconteceu na quarta geraçao do civic ef em 1989 naquele ano aproveitando a reestilizaçao de meia vida do modelo na epoca cada geraçao do civic durava quatro anos e a quarta havia sido lançada em 1987 o carro ganhou uma nova versao topo de linha o civic sir que estreava um novo e revolucionario motor o b16 o chamado b16a que estreou em 1989 foi o primeiro a trazer duplo comando de valvulas mas foi o primeiro motor honda a ter comando de valvulas variavel que alterava significativamente o comportamento do motor dependendo da faixa de rotaçoes o vtec sigla para variable valve timing and lift electronic control ou controle eletronico variavel de tempo e levante de valvulas em uma traduçao literal trazia arvores de comando com dois conjuntos de ressaltos ou perfis — um para rotaçoes baixas e outro para um regime de funcionamento mais alto a partir de uma determinada quantidade de rotaçoes por minuto a central de controle do motor e alternada entre os perfis essa mudança de atuaçao sobre as valvulas e fortemente percebida e por isso ficou conhecida como vtec kick quando o carro esta girando mais baixo o perfil mais amansado o e o escolhido girando alto o perfil e trocado para o mais agressivo que com seus ressaltos altera o tempo de abertura das valvulas e a altura de levante de modo que o fluxo de ar e combustivel seja otimizado para aquela faixa de rotaçoes sendo assim em gir0 mais alto o motor respira melhor e o carro anda mais [youtube id= dknbmolxes8 width= 620 height= 350 ] demonstraçao do vtec kick em um vti ek4 no civic sir o perfil do vtec era alterado a cerca de 4 500 rpm e a partir desta faixa ficava muito mais esperto e ate seu ronco mudava alem disso o b16a era bastante girador graças a sua geometria superquadrada — o curso dos pistoes de 77 4mm era consideravelmente menos que o diametro de 81mm dos cilindros o motor entregava 160 cv a 7 600 rpm e 15 5 mkgf de torque a 7 000 rpm o suficiente para que o sir acelerasse ate os 100 km/h na casa dos oito segundos baixos ha 25 anos um foguete contudo o sir nao ficou tao conhecido quanto o vti que estreou na geraçao seguinte conhecida como eg em 1991 a honda acertou a mao na receita da quarta geraçao do civic — baixo peso motores confiaveis e potentes na medida certa e uma ampla variedade de carrocerias alem de algo muito interessante do ponto de vista entusiasta suspensao independente com braços sobrepostos do tipo duplo a double wishbone nos quatro cantos o resultado era um carro que mesmo nas versoes menos potentes era razoavelmente divertido de dirigir sendo assim a honda nao alterou muita coisa na quinta geraçao fora o estilo claro que trocou as linhas retas por formas arredondadas e suaves e para alguns as mais bonitas ate hoje a versao de topo do hatchback lançada em 1992 tambem nao mudou muito alem do nome em alguns mercados como o europeu e o brasileiro vti no japao o nome era sir ii e o motor era virtualmente identico apenas com o corte de giro um pouco mais baixo — 8 000 em vez de 8 200 rpm e o vtec passou a atuar mais tarde por volta das 5 200 rpm mesmo ligeiramente mais pesado agora eram 1 080 kg ante aos pouco menos de 1 000 da geraçao anterior o desempenho melhorou 0 a 100 km/h agora era cumprido em 7 3 segundos e a velocidade maxima era de 212 km/h e alem do desempenho matador quem comprasse um vti levava para casa um civic com freios a disco nas quatro rodas e teto solar alem de rodas de aluminio de desenho diferenciado [gallery columns= 4 link= file ids= 22060 22065 22059 22063 ] o civic vti/sir ii permaneceu virtualmente inalterado nos quatro anos que se seguiram contudo a geraçao seguinte ek lançada em 1995 trouxe uma revoluçao bem maior — ao menos no departamento estetico a honda alterou totalmente a identidade visual do novo civic — a frente sem grade deu lugar a outra mais tradicional e com farois de formato mais triangular enquanto a traseira perdeu as lanternas horizontais e ganhou outras verticais ligadas ao vigia o interior tambem ficou mais refinado alguns diriam ate que mais sobrio contudo uma coisa nao mudou o motor b16 agora chamado b16a2 quer dizer mudou mas bem pouco o vtec agora abria aos 5 600 rpm — e e isso o carro era um pouco mais pesado com 1 125 kg e por isso o 0 100 km era um pouco mais lento cumprido em 7 7 segundos contudo seu desempenho em curvas ficou ainda mais afiado graças ao novo acerto da suspensao que ganhou novos braços subchassi mais reforçado e uma barra estabilizadora mais grossa na dianteira existiu ainda o honda civic type r que estreou na geraçao ek seu motor b16 chamado b16b foi modificado para ficar ainda mais potente — entregava 185 cv a 8 200o rpm e voce pode ler tudo sobre ele aqui ao longo destes nove anos de existencia o civic vti se tornou um dos maiores icones da cultura automotiva mundial e nao apenas no japao ou na europa — o mercado de peças aftermarket e gigantesco e a cultura de customizaçao o adotou em peso a ponto de ficarem numerosos demais e ficarem conhecidos como ricers quando exageram demais na personalizaçao sem dar atençao equivalente ao desempenho ele foi importado para o brasil em 1992 na quinta geraçao e a sexta tambem começou a ser vendida por aqui em 1996 — ambos vieram de forma oficial porem sao relativamente raros pelo alto rendimento do motor b16 o civic vti tambem ficou bastante popular entre os corredores de rua do japao — que como ja vimos por aqui tem uma predileçao quase doentia pelo civic e focam se em tornar o comportamento dinamico ainda mais afiado porque o motor ja da conta do recado se toda a historia do civic vti nao e suficiente para inclui lo entre os melhores hot hatches do universo podem mandar nos internar [ fotos fabio aro juliano barata ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.