ha alguns meses começamos aqui no flatout a serie especial os melhores hot hatches do universo que por enquanto so tem carros vendidos aqui na terra mesmo e contamos a historia de alguns modelos consagrados e outros nem tanto mas todos incriveis por seus proprios meritos agora para arrematar em alto estilo vamos falar de alguns hot hatches ainda mais desconhecidos mas que tambem sao ou eram sensacionais mg maestro turbo o mg maestro foi um tres carros lançados pela british leyland em seu plano de reestruturaçao apos a falencia em 1975 era um hatch de quatro portas feito com o que havia de melhor em tecnologia na epoca — algo muito importante naquele periodo delicado para a industria automotiva britanica lançado em 1983 tinha motores de 1 3 a dois litros mas sua versao mais emblematica veio seis anos depois era o maestro turbo que como o nome diz tinha um motor de dois litros turbinado capaz de entregar 152 cv e 23 3 mkgf de torque — o suficiente para acelerar de 0 a 100 m/h em 6 7 segundos e beliscar os 210 km/h sao numeros impressionantes ate hoje 23 anos depois de o carro ser descontinuado em 1991 fiat ritmo abarth se hoje ficamos ouriçados por causa do fiat 500 abarth boa parte da culpa e deste cara o fiat ritmo abarth versao esportiva do antecessor do fiat tipo lançado em 1971 o ritmo abarth 125 tc tinha um motor 2 0 com comando duplo no cabeçote e 125 cv suficientes para acelerar ate os 100 km/h em 8 1 segundos dois anos depois reestilizado e com dois carburadores solex de corpo duplo a potencia crescia para 130 cv — o que valeu uma mudança de nome para 130 tc e melhorou o desempenho agora o ritmo abarth ia de 0 a 100 km/h em 7 8 segundos as versoes abarth do ritmo tambem tinham supensao recalibrada e cambio zf de cinco marchas com relaçoes exclusivas da versao foi o ultimo abarth a ser construido em uma linha de montagem separada dos outros fiat — ou seja da para considera lo um marco importante na historia da marca do escorpiao vauxhall chevette hs todos conhecemos o potencial entusiasta do chevette mas ele nao foi muito bem aproveitado pela chevrolet aqui no brasil — versoes como o gp e o s/r eram mais esportivos de adesivos classicos de qualquer forma o mesmo nao pode ser dito do vauxhall chevette hs especial de homologaçao para ralis que tinha um motor de 2 3 litros 137 cv e 18 5 mkgf de torque — o bastante para chegar aos 100 km/h em 8 5 segundos e seguir acelerando ate os 185 km/h gostamos da dianteira sem grade e do interior com padronagem xadrez tipica dos esportivos europeus da epoca foi produzido por apenas dois anos 1978 e 1979 citroen bx gti quando se pensa em hot hatches franceses normalmente a primeira lembrança e do peugeot 205 gti ou do renault clio williams contudo um dos melhores hatchbacks esportivos da frança foi o citroen bx gti por que porque seu motor vinha do peugeot 405 mi16 versao esportiva do seda se o quatro cilindros de 1 9 litros 16 valvulas e 160 cv ja trazia bom desempenho ao 405 que era mais pesado o citroen bx se beneficiava ainda mais o gti ia de 0 a 100 km/h em 7 4 segundos com maxima de 220 km/h alem disso este mesmo motor serviu como base para o propulsor do 206 wrc que deu a peugeot dois titulos na categoria mais importante dos ralis honda city turbo a honda tem tradiçao em motores giradores de aspiraçao natural mas o novo civic type r esta chegando para abalar as coisas com seu motor 2 0 turbo de 280 cv — e invadindo um terreno dominado pelo golf r de qualquer forma ele nao sera o primeiro hot hatch turbinado da honda — este titulo vai para o honda city turbo produzido entre 1982 e 1986 foi uma ideia de hirotoshi honda filho de soichiro honda e fundador da preparadora oficial da marca a mugen seu objetivo era direto e reto pegar o carro menos potente da honda e transforma lo em um pequeno foguete o honda city turbo tinha um motor de 1 2 litros que seria identico ao das outras versoes se nao fosse o turbocompressor que elevava a potencia para 100 cv e o torque para 15 mkgf — o bastante para chegar aos 100 km/h em 8 6 segundos em novembro de 1983 foi lançado o city turbo ii com para lamas alargados e grafismos na carroceria — alem de adotar um intercooler que aumentava a potencia em 10 cv amc gremlin v8 o amc gremlin pode ser um bastardo na historia automotiva americana na verdade toda a linha da amc tem esse jeito meio lado b mas isto nao significa que existam versoes memoraveis do hatchback de traçao traseira que tal um hot hatch com motor v8 lhe parece a verdade e que por praticamente toda sua existencia o amc gremlin oferecia um motor v8 alem dos quatro e seis cilindros em linha — em 1972 o amv gremlin v8 com pacote esportivo x era considerado o corvette dos pobres mesmo que a potencia do v8 5 0 fosse de apenas 150 cv um reflexo do alto preço da gasolina na epoca mazda 323 gt r se ao lembrar da mazda voce pensa no mx 5 miata no rx 7 no 787b de le mans ou ate mesmo no pequeno az 1 te compreendemos perfeitamente mas ha outro modelo memoravel feito pelos caras o 323 gt r um hot hatch compacto feito em 1992 para homologaçao no wrc — ja teve um bom pressentimento nao e [youtube id= py2xdowxisg width= 620 height= 350 ] pois bem o 323 gt r tinha turbo e traçao integral como aquele outro gt r que chamam de godzilla conhece e seu motor 1 8 entregava 185 cv a 7 200 rpm e 24 mkgf de torque a — o bastante para acelerar ate os 100 km/h em 7 1 segundos com maxima de 210 km/h nissan micra super turbo um compressor mecanico + um turbocompressor significam que o nome do micra super turbo nao era este a toa o motor era um pequeno quatro cilindros de apenas 930 cm³ nao era nem 1 0 mas graças ao sistema dualcharged entregava respeitabilissimos 110 cv a 6 400 rpm o cambio podia ser automatico de tres marchas ou manual de cinco marchas embora tenha sido lançado em 1988 o micra super turbo continua sendo o micra mais rapido produzido em serie ate hoje sendo capaz de alcançar os 100 km/h em 7 7 segundos cumprir o quarto de milha em 15 5 segundos e chegar aos 200 km/h de velocidade maxima nada mau mesmo renault 5 alpine/gordini apesar do nome que nos lembra no mesmo instante do infame renault leite gloria desmanchava sem bater diziam o renault 5 gordini ou alpine dependendo do mercado era um hot hatch de respeito — e um dos que vieram quase ao mesmo tempo que o golf gti que muitos dizem ser o primeiro hot hatch lançado em 1976 o renault 5 gordini era equipado com um motor de 1 4 litros de 93 cv — quase o dobro da potencia do motor de 1 1 litro das versoes mais comuns era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 9 3 segundos — virtualmente identico ao tempo do golf gti que tinha 110 cv em seu motor 1 6; e tambem uma bela previa do potencial que o renault 5 alcançaria com a versao turbo
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