como ja dissemos a frança parece ter um carinho especial por hot hatches e nao faltam exemplos disso desde que começamos a falar sobre os melhores hot hatches do universo criaçoes francesas apareceram duas vezes o peugeot 205 gti e o renault clio williams e v6 agora e a vez de outro renault o r5 turbo contemporaneo do 205 gti e ancestral do clio v6 o renault 5 turbo e um daqueles carros que nos fazem apreciar ainda mais a engenharia envolvida no projeto de um carro pois para cria lo a renault basicamente pegou um otimo carro popular o virou do avesso e o transformou em um otimo esportivo sem tirar sua identidade e mais pelo bem de seus esforços no automobilismo o renault 5 turbo nasceu para que a renault tivesse um carro competitivo no wrc — motivada mais especificamente pelo sucesso da lancia e da fiat na decada de 70 era quase uma questao de honra visto que o primeiro titulo do wrc concedido em 1973 foi justamente para a alpine renault com seu a110 na virada da decada de 80 quando o rali ainda nao era dominado pelos carros de traçao integral — isso so veio a acontecer em 1982 com o inicio do reinado do audi quattro no grupo b — a receita era motor central traseiro e traçao traseira e o carro de rali da renault nao poderia ser diferente mas em vez de criar um projeto totalmente novo a fabricante francesa decidiu fazer como quase todo mundo na epoca pegar um dos carros de rua e transforma lo em um bolido de competiçao o carro escolhido foi o pequeno renault 5 o hatch havia sido lançado em 1972 com a missao de substituir tanto o renault 4 quanto o renault 8 os dois menores e mais baratos veiculos da linha que ainda eram sucesso de vendas mas ja sentiam o peso dos dez anos de idade nas costas o r4 acabou sendo produzido ate 1992 como alternativa ainda mais barata ao r5 desde o inicio o r5 havia se mostrado um carro versatil — ainda que na contramao das tendencias mais modernas da epoca usasse motor longitudinal ele tinha todas as caracteristicas de um bom popular era surpreendentemente espaçoso para seu tamanho tinha motores economicos de 0 7 a 1 1 litro e sua suspensao com barras de torçao dava a ele um rodar confortavel pelas irregulares vias francesas o design minimalista e funcional tambem colaborou para sua boa aceitaçao e em pouco tempo passou a ser considerado ate chic a renault tratou logo de dar ao r5 uma versao mais apimentada o primeiro hot hatch nascido dele foi o renault 5 alpine lançado em 1976 modificado pela empresa de mesmo nome que tambem construia seus proprios carros ele tinha suspensao mais firme e baixa e transmissao manual de cinco velocidades o motor era uma versao modificada do quatro cilindros sierra da renault com 1 4 litro comando no bloco um novo cabeçote do tipo crossflow e camaras de combustao hemisfericas o motor de 1 4 litro era capaz de entregar 93 cv — o dobro da potencia do motor mais potente da linha r5 — o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 9 7 segundos com maxima de 168 km/h suas modificaçoes esteticas incluiam rodas de liga leve e farois auxiliares e muitos o consideram o primeiro hot hatch da historia — vindo antes mesmo do golf gti a afirmaçao e controversa mas se nao foi o hot hatch original o renault 5 alpine se tornou a base para um dos mais legais que ja existiram foi naquele mesmo 1976 que marc deschamps designer do estudio bertone deu ao vice presidente da renault jean terramorsi a ideia de fazer um renault 5 com motor central traseiro inspirado no lancia stratos terramorsi adorou a ideia e a aprovou imediatamente porque aparentemente era assim que as coisas funcionavam na frança bom para o mundo que dois anos depois ganhou o renault 5 turbo quer dizer quase — o carro foi anunciado no salao de paris daquele ano mas levou ainda dois anos para que o carro ganhasse as ruas em julho de 1980 o prototipo apresentado no salao de paris de 1978 por fora o renault 5 turbo partia da carroceria de um r5 normal porem com para lamas bem mais largos para acomodar a bitola traseira ampliada em 25 cm e as entradas de ar para o motor que passou a ocupar o lugar do banco traseiro as modificaçoes foram desenhadas por marcello gandini famoso por projetar o lamborghini countach a ideia inicial era usar um chassi tubular e um motor v6 mas os recursos financeiros nao eram suficientes para tanto e a renault optou pelo 1 4 do renault 5 alpine equipado com um turbocompressor garrett t3 operando a 0 9 bar e um intercooler em um dos para lamas traseiros o motor agora entregava 160 cv a 6 000 rpm no carro de rali a potencia ultrapassava os 300 cv tao importante quanto o motor turbo eram as modificaçoes na suspensao que na traseira era totalmente nova e usava molas helicoidais e braços sobrepostos do tipo duplo a — algo necessario pelo novo posicionamento do motor e da transmissao que impedia o uso das barras de torçao e de quebra tornava o comportamento dinamico do carro bem mais afiado o espaço no compartimento traseiro era bem apertado e o tanque de combustivel foi deslocado para a porçao central do carro o interior era exclusivo com um painel mais refinado e melhor acabado alem de usar cores vivas nas forraçoes como azul e vermelho faltou so umas linhas amarelas para ficar mais anos 80 contudo o renault 5 nao era um carro perfeito mesmo com paineis de aluminio na carroceria ele ainda pesava 970 kg — em 2014 ele seria um peso pena mas em 1980 ele estava 170 kg acima da media para melhorar a distribuiçao deste peso a renault optou por manter o estepe a bateria e o radiador na dianteira o que garantiu uma divisao de 40/60 a aerodinamica tambem nao era das melhores — seu coeficiente aerodinamico cx era elevado 0 44 o desempenho por outro lado era digno de muitos elogios em agosto de 1981 a revista car and driver chegou aos 100 km/h em sete segundos com maxima de 203 km/h enquanto publicaçoes europeias conseguiam numeros ainda melhores com a versao equipada com kit renaultsport de 180 cv — a media era de 6 5 segundos algo impressionante para um carro lançado ha mais de tres decadas seu maior trunfo porem era o comportamento dinamico sua suspensao firme e os pneus mais largos alem do entre eixos curto e da distribuiçao de peso tudo somado a entrega repentina de potencia do turbo faziam do renault 5 turbo uma maquina arisca que perdia a traseira e rodava com facilidade caso fosse subestimado — mas sob o comando da pessoa certa ele era simplesmente sublime [youtube id= 0xj9i2x_o24 width= 620 height= 350 ] em 1982 depois de vender mais de 1 800 unidades do r5 turbo a renault apresentou uma versao atualizada de seu hot hatch de motor central o chamado turbo 2 tinha o mesmo motor 1 4 turbo de 160 cv mas a renault quis torna lo mais barato dispensando o uso de aluminio na carroceria e utilizando o painel do renault 5 alpine — que naquele ano tambem ganhou um caracol no motor que continuava na dianteira e passou a entregar 110 cv ao longo de quatro anos o renault 5 turbo 2 vendeu cerca de 3 100 unidades ate 1986 quando junto do alpine turbo deixou de ser fabricado sua historia nas pistas foi mais curta embora tenha acumulado algumas vitorias importantes nas pistas — incluindo o rally de montecarlo em 1981 — a chegada dos bolidos de traçao integral tornou o r5 turbo obsoleto antes do tempo a vitoria de sua derradeira versao de corrida — o renault 5 maxi turbo com motor 1 5 de 350 cv — na tour de corse de 1985 foi o canto do cisne [youtube id= hweykzs8iaq width= 620 height= 350 ] renault 5 maxi turbo tour de corse 1986 nada disto porem apaga o brilho do carro de rua — pelo contrario o pedigree de competiçao do renault 5 turbo e inegavel e ele e tao importante para a historia da renault que a companhia lançou um sucessor espiritual anos depois o renault clio v6 leia tudo sobre ele aqui sao motivos mais do que suficientes para que ele seja para nos um dos melhores hot hatches do universo
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