FlatOut!
Image default
Car Culture FlatOut Top

Os melhores posts nestes 3 anos de FlatOut!

Ontem, dia 22 de dezembro de 2016, o FlatOut comemorou seu 3º aniversário. E a gente escreveu muita coisa nestes três anos – mais de 6.000 posts, cada um deles feito especialmente para você, entusiasta de todo tipo de automóvel.

Pedimos sua ajuda para elencar alguns dos melhores posts de toda a história do site, e agora temos a lista definitiva… até agora — afinal ainda temos muita coisa para contar nos próximos quilômetros desta longa viagem. Pode ter certeza disso!

Para conferir os posts, basta clicar no título em vermelho!

 

Especial FlatOut no Nürburgring Nordschleife 

Êxtase e terror: quando enfrentei o Nürburgring Nordschleife com o Audi R8

O projeto editorial mais insano que já fizemos na vida e um dos legados de conhecimento mais importantes que deixamos na história do FlatOut. Viajamos 9.800 km até a Alemanha e ficamos internados na cidade de Nürburg por dez dias para acelerar na tripa de asfalto de 20,8 km mais desafiadora do mundo. Os carros: Nissan 370Z, BMW 125i e Audi R8 (clique nos nomes dos carros para acessar os vídeos on board e relato completo).

Mas não fomos lá apenas para pilotar. O resultado deste especial foram 17 matérias destrinchando cada detalhe do circuito. Fizemos o guia de viagem mais completo que existe para você programar a sua viagem, produzimos uma galeria insana com os carros que aceleram por lá, mostramos em detalhe as lojas de souvenires de Nürburgring, relatamos uma experiência de amigos muito bacana, sentimos a morte de perto ao testemunhar um gravíssimo acidente num dos trechos mais velozes da pista, fizemos um city tour a bordo do Audi R8 mostrando todos os arredores de Nürburg e Adenau, contamos a história e mostramos muitas fotos do castelo de Nürburg, fizemos uma visita às ruínas do quase desconhecido Südschleife (laço sul), produzimos uma mega galeria no Museu de Nürburgring e, claro, fizemos um guia de pilotagem para o Nordschleife em diferentes níveis de experiência.

 

FlatOut Sunset Meet: veja todas as culturas reunidas no 1º encontro oficial do FlatOut!

O relato do primeiro encontro oficial do FlatOut Brasil, que rolou no Box54 em Araçariguama, interior de São Paulo. Mais de 700 carros e 1.400 entusiastas compareceram, mostrando o quanto a comunidade que se formou em torno do site é diversificada e unida. Nada disso teria sido possível sem vocês!

 

Nightrun: pegue seu carro e atenda o chamado da noite

nightcall (1)

Uma ode ao simples ato de pegar o carro à noite e sair por aí sem rumo, apenas observando a paisagem e fazendo do seu carro um instrumento para fugir de toda a agitação do dia-a-dia.

 

Não são os carros nem as bicicletas. São as pessoas, estúpido!

Multidao-James Crindland-Creative Commons

Não importa se você está de carro ou de bike: você é uma pessoa e faz parte de uma sociedade em movimento. Aja como tal!

 

Cinco mitos sobre as reduções de limites de velocidade

Velocidade

Um dos petardos mais recentes do FlatOut, datado de outubro de 2016, é também um dos posts mais lidos, curtidos, comentados e compartilhados da história do site. Como disse seu autor, o Leo Contesini: “Esse post é particularmente importante por ser um dos raros contrapontos à ideia banalizada e equivocada de que a velocidade é a grande ameaça à segurança no trânsito”.

 

Project Cars #28: Dodge Charger R/T 1972 “LMS”, a história: uma homenagem por amor

pc28-post01-foto05b

Um Project Car mais do que especial: o Dodge Charger de Reinaldo Silveira, que concluiu seu projeto de restauração e o batizou em homenagem à filha, Luísa Marques Silveira, que deixou este mundo cedo demais em 2014. Além disso, foi o primeiro Project Cars finalizado da história do FlatOut. Você pode conferir toda sua história aqui!

 

O que realmente move nossa paixão por carros esportivos?

f40race

Todo mundo gosta de brincar de Super Trunfo de vez em quando mas, acredite: a resposta para esta pergunta nada tem a ver com números.

 

As promessas da Fórmula 1 que morreram cedo demais

Gilles Villeneuve, Ferrari

Ricardo Rodríguez, José Carlos Pace, Gilles Villeneuve, Stefan Bellof e outros: todos eles foram pilotos talentosíssimos que nos deixaram antes de conseguir mostrar todo seu potencial.

 

Como os manjadores e os semeadores da discórdia estragam a cena dos entusiastas

toretto1

Existe uma galera que dedica todo seu tempo livre a causar discórdia e mostrar que sabe mais do que todo mundo (mesmo que este não seja o caso) na internet. Eles estão em todo lugar – até mesmo na área de comentários do FlatOut. Neste post, identificamos os tipos de manjadores e trolls e te ensinamos a lidar com eles.

 

Qual a diferença entre motor flat e motor boxer?

BoxerAbre

Parte da nossa série “Como funciona?“, explicamos uma das dúvidas mais comuns entre entusiastas: motor flat e motor boxer são a mesma coisa? Na boa: todos os posts desta série valem a pena de serem revisitados.

 

Um Dodge Challenger, um baixo Rickenbacker e as montanhas de Los Angeles

challengerjulianobarata-27

No primeiro dia do FlatOut, o Juliano contou como foi ir até os EUA e dirigir um Dodge Challenger Plum Crazy para ir buscar um belo baixo Rickenbacker. Começamos com o pé direito lá no fundo, como deve ser!

 

Il Commendatore: a trajetória de Enzo Ferrari, dos Grand Prix aos carros mais rápidos do mundo

Enzo-Ferrari-il

Nesta série especial de seis posts, contamos a história do surgimento da Ferrari nas pistas, sua transição para os carros de rua e a consagração como fabricante dos superesportivos mais cobiçados e rápidos do mundo.

 

O que nos move

belina-v8-victorbravo-flatout-02

Uma homenagem a um leitor que, infelizmente, decidiu partir antes de sua hora mas nos deixou inspiração o suficiente para criarmos um dos carros mais incríveis do mundo: uma Belina com motor V8 central-traseiro de 510 cv. Mesmo que ela só exista na nossa imaginação.

 

27% de etanol na gasolina: quais os efeitos para os nossos motores?

etanolgasolina

Pois é: mais de 1/4 da gasolina que você coloca no seu carro é… álcool. Neste post técnico completíssimo, explicamos o efeito do combustível misto no seu carro.

 

De volta aos anos 70: Dodges & Cia, em Artur Nogueira, é o woodstock das arrancadas no Brasil

De volta aos anos 70: Dodges & Cia, em Artur Nogueira, é o woodstock das arrancadas no Brasil

Por um fim de semana, a pista de arrancada de Artur Nogueira se transformou em um túnel do tempo direto para a era de ouro dos muscle cars. Um evento à moda antiga, onde a experiência vale mais do que qualquer coisa – e uma das experiências mais intensas que qualquer entusiasta pode viver.

 

Acelerando o Sandero RS na Capuava – conheça os detalhes técnicos do hot hatch!

Com a palavra, Juliano Barata: “o onboard com o Sandero RS foi uma das experiências mais divertidas da minha carreira e acho que rendeu um vídeo bem no limite. O guia de pilotagem da Capuava é algo que eu sempre quis fazer, porque é uma pista curta, mas muito técnica. Um ponto meio bobo, mas aquele tipo de microconquista pessoal, é que consegui virar exatamente o mesmo tempo que o piloto William Freire. Na real, fiquei feliz pra cara**o!”

Clique aqui para acessar a matéria e o guia de pilotagem.

 

Vortex Generators ou geradores de vórtices – como funcionam e pra que servem?

geradores-de-vortice-abre

O que o Lancer Evolution X, um monoposto de F1 e uma bola de golfe têm em comum? Geradores de vórtices e mecânica de fluidos são um assunto bastante complexo de explicar conceitualmente, mas este post o faz de maneira… fluida e de fácil entendimento. Confia na gente!

 

Como o Ariel Fan Car Aero-P resgatou uma tecnologia proibida dos anos 60 para gerar downforce

ariel-fan-car-p-aero-face2

O conceito da Ariel pegou emprestada a tecnologia dos fan cars, banida das pistas, para gerar sustentação aerodinâmica negativa. Se o negócio é sofisticado hoje em dia, imagine na década de 1960!

 

4×4: qual a diferença entre tração integral e tração nas quatro rodas? E como elas funcionam?

tração-integral-tração-nas-quatro-face

Esta matéria técnica explica as diferenças entre 4×4, AWD e 4WD, que são coisas parecidas, mas não iguais. É um assunto que parece simples, mas dá muito pano para a manga.

 

Aceleramos no curso de pilotagem Roberto Manzini: experiência essencial a todo entusiasta

Neste post, mostramos que você pode evoluir mesmo quando você acha que aprendeu o suficiente. Na verdade, você nunca para de evoluir e sempre tem algo a aprender. E ainda tem vídeo onboard para te dar uma ideia de como é o curso!

 

Você tem medo da alta quilometragem do seu carro?

foto

Um carro com 100.000 km marcados no hodômetro é mesmo muito rodado? Em muitos países, um carro bem rodado é motivo de orgulho, e um número de seis dígitos é atestado de qualidade. Com isto em mente, refletimos se é mesmo preciso ter medo de um carro com “alta” quilometragem.

 

Aceleramos o Porsche Boxster GTS: o destruidor da seita do Super Trunfo

Aceleramos o Porsche Boxster GTS: o destruidor da seita do Super Trunfo

“Só” 330 cv mas, com dinâmica acertadíssima e uma experiência verdadeiramente visceral ao volante, o Porsche Boxster GTS  é um dos carros mais flatouters que já avaliamos. E entregamos um serviço completaço: explicação técnica, vídeo onboard e impressões dinâmicas, tudo bem detalhado, do jeito que você gosta!

 

A dor e a alegria de ter um novo carro antigo

gol1

Você compra um carro novo, só que ele é velho. E ele parecia bem melhor antes de você colocá-lo na sua garagem. Cada dia de convivência com ele é cheio de altos e baixos. Se vale a pena? É claro que vale!

 

Tucker Torpedo: a história do carro que prometeu o futuro em 1948

Preston-tucker-tucker-torpedo-1946

Este é recente, e também é um dos maiores posts já escritos por nós. Mas a história de Preston Tucker e de seu carro, o Tucker Torpedo, que prometeu o futuro no fim da década de 1940 e foi, ao que tudo indica, sabotado por ser uma ameaça às três grandes de Detroit, não merecia menos do que isto.

 

Aircooled week: a semana em que troquei meu carro moderno por um Fusca Itamar

IMG_0279

Certa vez, o carro moderno do Leo Contesini precisou ficar uns dias parados, e ele descolou um Fusca Itamar no dia-a-dia, em uma experiência para lá de interessante e que não podia deixar de ser compartilhada. Como é abrir mão do conforto de um carro do século 21 para dirigir um clássico completamente analógico e projetado quase seis décadas antes?

 

Red Barchetta: como um conto gearhead inspirou um dos maiores sucessos do Rush

redbarchetta

O que o sofisticado rock progressivo dos canadenses tem a ver com carros? Muita coisa: Red Barchetta, clássico do seminal Moving Pictures, de 1981, foi escrita pelo baterista Neil Peart com inspiração em um conto distópico publicado na revista Road & Track. O conto falava sobre um futuro onde carros esportivos são proibidos e destruídos por diversão, e a história por trás da canção é sensacional.

 

Vale a pena comprar um carro antigo para restaurar?

carro-antigo-restaurar

Olha… depende. Se você aceitar que, em 90% dos casos, o prejuízo é inevitável, vale sim! Mas a gente explicou melhor no post.

 

Por que o banimento dos carros das cidades pode ser uma ameaça à sua liberdade?

ParaisoGearhead

É uma questão muito maior do que simplesmente não poder dirigir.

 

A incrível história do motoboy que desafiou o Rally dos Sertões

motoboy-nos-sertoes

Às vezes, pessoas comuns se tornam inspirações para muita gente. Como o motoboy que tinha o sonho de participar do Rally dos Sertões, correu atrás e conseguiu. Você não precisa ser um jornalista ou escritor para contar uma boa história. Basta ter uma boa história para contar.

 

Fora do eixo: o prazer de viajar por rotas alternativas

RoadTrip

Na maioria das vezes, o ritmo frenético da vida moderna nos obriga a pegar o caminho mais rápido, mais curto, mais conhecido e mais seguro. Mas quando você tem a oportunidade de pegar um desvio e viajar por uma rota diferente, a experiência quase sempre é recompensadora. Mesmo que você chegue um pouco atrasado ou se perca no caminho. Faz parte.