FlatOut!
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Car Culture

Os menores V6 e V8 usados em esportivos de rua

Entre 1961 e 1965 o regulamento da FIA previa que todo carro de Fórmula 1 deveria ter motor naturalmente aspirado com deslocamento entre 1,3 e 1,5 litro. Não importava a quantidade de cilindros ou a configuração dos mesmos, desde que o limite de cilindrada fosse respeitado. No início a maioria das equipes usava motores de quatro cilindros em linha – geralmente fornecidos pela britânica Coventry Climax, com exceção da Maserati e da Alfa Romeo, que usavam motores próprios; a Porsche competia com seu motor boxer aircooled de quatro cilindros. Mas não demorou para que começassem a aparecer fórmulas mais ousadas. Em 1964 a Ferrari colocou na pista um monoposto com motor flat-12 (um V12 com 180° de separação entre as bancadas de cilindros) de 1,5 litro e a Honda fez sua estreia na Fórmula 1 com um V12 de 1,5 litro. Eram motores minúsculos — imagine, cada cilindro deslocava 125 cm³; é menos que um daqueles copinhos plásticos oferecidos ao lado de bebedouros. https://www.youtube.com