nao nao estou falando de pinturas de capacetes destas o flatout falou ha alguns anos quando voces leitores escolheram os mais iconicos de todos estou falando de algo bem menos comentado quando se fala de capacetes do automobilismo os modelos de capacetes os designs escolhidos pelos pilotos para servir de base as pinturas iconicas destes se fala muito menos o que tambem dificulta a reproduçao dos modelos por fas afinal qual o capacete que jacky ickx usava em 1979 qual foi o capacete fechado que dan gurney usou quando o introduziu a formula 1 e que capacete emerson fittipaldi usava em seu ultimo podio no gp do oeste dos eua os capacetes começaram a ser usados pelos pilotos somente em 1952 quando se tornaram obrigatorios na formula 1 antes disso os gorros de couro ainda eram permitidos e alguns pilotos de mais idade ainda resistiram ao uso dos cascos rigidos no fim da decada eles começaram a usar os capacetes modernos porem com a face aberta os modelos mais populares da epoca foram o bell 500 tx e o buco 1837 o bell era a escolha de dan gurney jim clark lorenzo bandini e jochen rindt ja o buco era a opçao de jackie stewart jacky ickx jean pierre beltoise e graham hill a principal diferença entre os dois capacetes estava na curvatura da parte posterior o buco tinha um recorte mais acentuado enquanto o bell tinha a base plana havia ainda os capacetes les leston que tinham a abertura da face mais ampla ainda no inicio dos anos 1960 a bell lançou o star seu primeiro capacete fechado voltado aos motociclistas ele ainda nao tinha viseira retratil mas com algum tratamento era possivel manter a lente sem embaçamentos foi este o capacete que inaugurou a era dos capacetes fechados na f1 quando foi adotado por dan gurney em 1968 nos anos 1970 vieram os capacetes fechados e as primeiras variaçoes estilisticas o bell star foi atualizado com uma viseira movel uma abertura maior e passou a se chamar star 120 e mais tarde deu origem ao star ii outro icone da epoca foi o griffin clubman com suas bordas cromadas e suas telinhas de ventilaçao na lente da viseira nessa epoca tambem havia o premier trophy o gpa aj jacques lafitte e o agv x3000 — este ultimo usado por emerson fittipaldi e niki lauda como dito mais acima as fabricantes começaram a variar o design dos capacetes tambem nos anos 1970 a bell lançou o xf gp com duas aberturas em vez de uma unica e ampla a visibilidade nao era das melhores e ele saiu de linha depois de apenas um ano os pilotos que mais usaram este capacete foram jacky ickx e john watson mas ele tambem foi usado por emerson fittipaldi e ate jackie stewart a agv tambem fugiu do tema comum com o x1 que tinha um orificio de ventilaçao no topo e linhas salientes nas laterais niki lauda foi quem mais usou este capacete mas emerson fittipaldi tambem o adotou em 1975 uma variaçao do tema do agv x1 era o jeb s 039 que foi usado por clay regazzoni ele nao tinha respiros mas adotava um visual mais moderno no encaixe da viseira na parte frontal no final da decada a simpson lançou aquele que se tornaria um icone dos proximos anos o rx 1 tambem conhecido como bandit o visual radical do capacete conquistou praticamente todo o grid da f1 de alan jones a emerson fittipaldi de mario andretti a james hunt e jochen mass [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 176071 176072 176073 176074 ] outro modelo que deu as caras nos ultimos anos dos setentas foi o gpa sj twin lock usado por gilles villeneuve nelson piquet alain prost ronnie peterson e didier pironi ele tinha este nome porque em vez de uma tira afivelada sob o queixo ele usava um sistema com duas abas inferiores que se encaixavam e prendiam o capacete nos anos 1980 os capacetes da arai começaram a ganhar espaço o modelo gpn foi usado por gerhard berger nigel mansell elio de angelis e thierry boutsen a bell continuou em alta com seus xfm e xfm 1 usados por riccardo patrese ayrton senna e tambem por piquet e berger no final da decada os xfm foram aos poucos substituidos pelo gp2 que se estendeu ate os anos 1990 foi quando os capacetes da shoei começaram a aparecer os modelos grv foram os mais famosos na epoca e foram usados por caras como aguri suzuki jean alesi alain prost gerhard berger e ayrton senna depois de usar os capacetes rheos em 1991 e 1992 na mesma epoca a arai oferecia o gp2 que era usado por schumacher damon hill jean alesi depois de largar os shoei e mika hakkinen a partir dali os capacetes voltaram a tomar formas mais ousadas acompanhando a evoluçao da aerodinamica a bell lançou o vortex ss que tinha um splitter na queixeira e um spoiler na parte posterior ayrton senna chegou a usar um desses durante um teste com a williams mas depois voltou a usar um modelo mais convencional da bell os modelos de capacetes continuaram nesta pegada ate meados dos anos 2010 quando voltaram a usar um visual mais convencional apenas com pequenos apendices na parte posterior e pouca variaçao na parte frontal e no corte inferior atualmente a maioria dos pilotos usa o arai gp6 o schubert sf3 e o bell hp77 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 268591 268592 268593 ]
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