Não, não estou falando de pinturas de capacetes. Destas o FlatOut falou há alguns anos, quando vocês, leitores, escolheram os mais icônicos de todos. Estou falando de algo bem menos comentado quando se fala de capacetes do automobilismo: os modelos de capacetes. Os designs escolhidos pelos pilotos para servir de base às pinturas icônicas.
Destes se fala muito menos, o que também dificulta a reprodução dos modelos por fãs. Afinal, qual o capacete que Jacky Ickx usava em 1979? Qual foi o capacete fechado que Dan Gurney usou quando o introduziu à Fórmula 1? E que capacete Emerson Fittipaldi usava em seu último pódio, no GP do Oeste dos EUA?
Os capacetes começaram a ser usados pelos pilotos somente em 1952, quando se tornaram obrigatórios na Fórmula 1. Antes disso os gorros de couro ainda eram permitidos e alguns pilotos de mais idade ainda resistiram ao uso dos cascos rígidos. No fim da década eles começaram a usar os capacetes modernos, porém com a face aberta. Os modelos mais po