ha alguns dias começamos uma nova serie aqui no flatout falando sobre os motores com as configuraçoes mais inusitadas da historia do automovel tanto em posicionamento quanto em numero e arranjo de cilindros e tambem explicamos como foi que os motores que consideramos comuns se tornaram comuns voce pode conferir a primeira parte aqui a segunda parte voce confere agora motor v8 transversal e meio que um senso comum motores em v sao instalados longitudinalmente com a transmissao logo atras para levar a força para as rodas traseiras mas este nem sempre e o caso e a gente nao esta falando dos carros com traçao integral existem motores v8 transversais o primeiro exemplo que vem a cabeça e o lancia thema 8 32 o seda italiano que graças o motor v8 da ferrari mondial e um verdadeiro sleeper sendo um projeto de traçao dianteira ele tinha motor transversal fosse ele um quatro cilindros um v6 ou um v8 mas ele nao e o unico o motor b8444s da volvo e um v8 projetado pela yamaha sob encomenda dos suecos e foi desenvolvido especificamente para ser instalado na transversal para isto ele tem um angulo de 60° entre as bancadas de cilindros tipico dos motores v6 ele começou a ser usado em 2005 nos carros da plataforma p2 da volvo primeiro no suv xc90 de primeira geraçao e depois no seda s80 curiosidade o nome b8444s significa que se trata de um motor a gasolina b de bensin que e gasolina em sueco com oito cilindros de 4 4 litros com quatro valvulas por cilindro e naturalmente aspirado o s e de standard que era o codinome dos motores naturalmente aspirados outra curiosidade o motor b8444s e bastante semelhante ao v8 sho da ford que foi projetado para o taurus sho em 1996 e tambem e instalado na transversal na epoca a volvo pertencia a ford o que levou muita gente a achar que ambos os motores derivam do mesmo projeto as companhias negam veementement dizendo que embora algumas dimensoes como a altura do bloco e o curso dos pistoes sejam iguais as semelhanças param por ai seis em linha transversal a volvo tambem utilizou um seis em linha transversal atee 2016 a primeira geraçao do s80 de 1998 era movida por um seis em linha que podia ter 2 7 ou 2 9 litros naturalmente aspirado ou turbinado o chamado si6 short inline six ou seis em linha curto veio depois em 2005 com deslocamento de tres litros turbo ou 3 2 litros aspiraçao natural o motor tinha comando duplo variavel e era empregado em carros de traçao dianteira ou integral como o s60 v60 s80 o v70 xc60 e o xc90 a configuraçao e particularmente curiosa porque os motores de seis cilindros em linha sao dos mais longos fabricados atualmente junto com os v12 isso nao e um problema quando se instala o motor longitudinalmente porem quando voce decide coloca lo na posiçao transversal o espaço e limitado pelas torres dos amortecedores nas laterais do cofre por esse motivo o layout e tao incomum e tambem por isso a volvo teve que fazer este seis em linha com bloco mais curto v12 transversal e comum dizer que com o miura a lamborghini inventou os supercarros como os conhecemos hoje carroceria baixa em formato de cunha; dois lugares; traçao traseira e desempenho matador para um carro de 50 anos atras so tem um detalhe a grande maioria dos supercarros tem motor longitudinal o miura nao [youtube id= hv98baq0zju width= 620 height= 350 ] pois e o motor v12 de quatro litros do touro italiano que na epoca do lançamento produzia 350 cv a 7 000 rpm era montado na transversal por dois motivos primeiro para melhorar a distribuiçao do peso que ficaria muito concentrado na traseira com arranjo longitudinal segundo por questoes de estetica com o motor transversal a carroceria projetada por marcello gandini tinha uma traseira mais curta e melhor proporcionada em relaçao ao resto do carro ha contudo outro exemplo de motor v12 transversal o honda ra272 bolido de formula 1 que a fabricante japonesa construiu na decada de 1960 ele tinha um motor v12 que ja era incrivel por si so com apenas 1 5 litro de deslocamento e capacidade para girar a mais de 13 000 rpm rotaçao que era incomum para a epoca e produzia uma bela sinfonia [youtube id= bjwrpgcrgq width= 620 height= 350 ] volkswagen w16 na primeira parte desta serie falamos sobre o motor w8 da volkswagen mas o que acontece se voce juntar dois motores w8 pelo virabrequim se voce disse um w16 e porque leu o subtitulo acertou foi mais ou menos isto o que a volkswagen fez no inicio da decada passada para dar um motor ao bugatti veyron na verdade a estranheza começa com o fato de o motor w16 ser derivado do w8 que e basicamente dois motores vr4 montados lado a lado sendo que o vr4 e um vr6 com dois cilindros a menos e praticamente um inception de esquisitice como se nao bastasse o w16 ainda e um exercicio de extravagancia por parte do setor de engenharia da volkswagen com oito litros de deslocamento quatro turbocompressores e dez radiadores ele entrega pelo menos 1 001 cv e 127 5 mkgf de torque alem disso como o espaço no cofre e bem mais generoso o angulo que separa os as bancadas de cilindros e maior no w8 sao 72° enquanto no w16 sao 90° oito cilindros em linha quando os carros eram muito maiores e mais pesados os motores tambem eram assim ate a decada de 1940 eles ainda eram relativamente comuns nos automoveis e nas decadas de 1920 e 1930 eram muito populares nos carros de corrida naquela epoca questoes como distribuiçao de peso e eficiencia energetica ainda nao faziam parte das preocupaçoes das fabricantes fabricantes como alfa romeo mercedes benz e bugatti tinham motores de oito cilindros em linha com alto deslocamento e surpreendentemente ate mesmo comando duplo no cabeçote eles eram empregados em modelos de luxo e eram gigantescos o motor de alguns modelos da duesenberg tinha mais de 1 2 m de comprimento e eram motores potentes o oito cilindros de dois litros do bugatti type 35 por exemplo tinha tres valvulas por cilindro comando simples no cabeçote e entregava nada menos que 100 cv em 1924 dois cilindros ferrari em 1954 a formula 1 sofreu uma mudança no regulamento os compressores mecanicos muito populares entre as equipes foram banidos e o deslocamento foi limitado a 2 5 litros a ferrari que ja era uma das potencias da categoria decidiu contornar a situaçao com um motor de dois cilindros em linha sim a scuderia conhecida por seus v12 extremamente avançados para a epoca apelou para o downsizing ok nao foi bem assim ate porque o motor era naturalmente aspirado mas e curioso do mesmo jeito foi o engenheiro aurelio lampredi o autor da façanha ele projetou um motor bicilindrico de 2 5 litros para ser usado no gp de monaco de 1955 na pratica o motor era uma variaçao de um quatro cilindros com 118 mm de diametro e 114 mm de curso oito valvulas e quatro velas era como se ele tivesse unido as camaras de combustao de um quatro cilindros em pares o motor jamais foi instalado em um carro na hora de testa lo em uma bancada lampredi descobriu que ele vibrava excessivamente a ponto de quebrar o virabrequim assim apesar do torque mais alto — os numeros nunca foram divulgados — a aplicaçao pratica do motor de dois cilindros era inviavel e o projeto foi abandonado
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