nesta quinta feira 28 a audi começou a vender no brasil a quarta geraçao da rs4 avant de codigo b9 a geraçao passada a b8 tinha um motor v8 naturalmente aspirado de 4 2 litros que alem de entregar 450 cv e 43 9 mkgf de torque era capaz de girar a mais de 8 000 rpm era um verdadeiro monstro e a gente adorava aquele carro a quarta geraçao foi apresentada em 2017 la fora e apostando no downsizing trocou o v8 atmosferico por um v6 com menor deslocamento equipado com dois turbocompressores com 2 9 litros o v6 entrega os mesmos 450 cv porem ganhou 17 2 mkgf chegando aos 61 1 mkgf de torque o efeito colateral e uma faixa de rotaçoes consideravelmente mais baixa o v6 gira a ate 6 700 rpm ao menos o torque maximo chega muito antes as 1 900 rpm contra 4 000 rpm com isto o desempenho da super perua ficou ainda mais impressionante o 0 100 km/h passou de 4 7 segundos a 4 1 segundos enquanto a velocidade maxima sem o limitador eletronico que era de 280 km/h passou a 310 km/h https //www youtube com/watch v=eaoeskoxk c e compreensivel que a ruptura com o v8 naturalmente aspirado cause desconforto em alguns entusiastas mas como sempre lembramos aqui esta evoluçao e inevitavel e ha um detalhe que com certeza nos ajuda a digerir a adoçao do motor v6 biturbo pela rs4 trata se de um motor da porsche diferentemente do v8 usado anteriormente que foi desenvolvido pelo grupo volkswagen inicialmente para uso em modelos da audi como a propria rs4 o s8 e o r8 mas depois passou a equipar alguns carros mais caros da volks como o phaeton e o touareg o v6 biturbo porsche usado pela audi rs4 b9 estreou em 2016 debaixo do capo da segunda geraçao do panamera aquela que finalmente consertou o visual desajeitado do modelo anterior seu grande defeito com dois turbos comando duplo no cabeçote e 2 894 cm³ de deslocamento o v6 do panamera de 440 cv entre 5 650 e 6 600 rpm com 56 mkgf de torque entre 1 750 e 5 500 rpm em 2018 quando foi lançada a terceira geraçao do suv cayenne a porsche colocou na versao s exatamente o mesmo motor o v6 biturbo pode nao ter a mesma personalidade do v8 naturalmente aspirado mas ao menos garante melhor desempenho mais economia e o direito de dizer que sua perua tem um motor porsche mas talvez voce ja saiba que a audi rs4 b9 nao foi o primeiro carro de outra fabricante que teve o envolvimento da porsche no desenho do motor houve outros antes dela e e sobre eles que vamos falar neste post audi rs2 avant criada apos o sucesso do audi s2 versao esportiva do audi 80 que foi vendido como cupe seda e perua a rs2 era o casamento perfeito entre audi e porsche a audi fornecia as carrocerias e os componentes basicos que eram enviados de ingolstadt para stuttgart onde a porsche realizava a montagem e fazia as modificaçoes a lista de componentes porsche na rs2 avant era longa mas o principal deles era o motor baseado no cinco cilindros turbo de 2 2 litros da s2 codigo aby que ja era respeitavel com seus 230 cv mas a porsche caprichou no serviço e deu a ele um turbocompressor k24 30% maior que o original um intercooler com maior capacidade um novo coletor de escape e catalisador ambos com menos restriçao de fluxo um novo coletor de admissao e sensor map um novo trem de valvulas com comandos mais agressivos na admissao e no escape bomba de oleo de maior capacidade valvulas injetoras de maior vazao e uma ecu programada pela propria porsche eram tantas mudanças que o motor ganhava outro codigo adu https //www youtube com/watch v=sm 0pg0zn8y o resultado era uma station wagon equipada com um cinco cilindros de 2 2 litros e 315 cv a 6 500 rpm com e 41 75 mkgf de torque ja as 3 000 rpm o motor era moderado por um cambio manual de seis marchas e a força era levada para as quatro rodas atraves do sistema quattro — com direito a diferencial traseiro com blocante acionado manualmente a rs2 era capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 4 8 segundos com velocidade maxima de impressionantes 262 km/h a porsche tambem instalou freios brembo maiores rodas cup de 17 polegadas e outros componentes esteticos inspirados por seus proprios carros como o para choque dianteiro e as setas lada samara a conexao da porsche com a audi e bem conhecida lendaria ate mas voce sabia que a porsche ja colaborou com a lada se voce nos acompanha e provavel que sim em 2014 mostramos aqui a reestilizaçao que a porsche propos para o lada riva o nosso conhecido laika em meados da decada de 1970 mas a lada nao gostou muito do visual e preferiu fazer tudo sozinha na decada de 1980 porem a lada chamou a porsche para ajudar em outro projeto os motores de seu novo modelo na epoca claro o samara que seria lançado em 1984 os alemaes colaboraram no projeto do cabeçote dos motores 1 0 1 3 e 1 5 usados pelo modelo todos eles com comando no cabeçote e carburadores solex ha quem acredite que a porsche tambem se envolveu em outros aspectos do carro como a suspensao que no samara usava um arranjo macpherson na dianteira com eixo de torçao na traseira nenhuma das fabricantes confirmou ou negou que isto tenha ocorrido a pergunta que fica por que a porsche resolveu colaborar com a lada de todas as fabricantes possiveis e a resposta e simples geld cara деньги dinheiro a porsche nao ia bem das pernas na decada de 1980 e os russos certamente ofereceram uma boa quantia pelos serviços de engenharia do pessoal de stuttgart a situaçao financeira da porsche so foi melhorar na decada de 1990 quando foram lançados modelos lucrativos como o boxster e o cayenne com eles a porsche conseguiu engordar o caixa e seguir tornando o 911 sua menina dos olhos cada vez melhor motor volvo modular em 1990 foi a vez de a volvo contratar a porsche para ajudar no desenvolvimento de um motor o chamado volvo modular que tinha este nome porque deveria conservar o mesmo projeto basico em versoes de quatro cinco e seis cilindros em linha a familia modular foi usada ate 2016 pela volvo e faz parte dela o lendario cinco cilindros turbo usado pelo volvo 850 t5 r https //www youtube com/watch v=mufi5r8jpzo a volvo optou por substituir os antigos motores v6 prv peugeot renault volvo pelos seis em linha pois procurava um layout tradicional confiavel e naturalmente suave em funcionamento ja planejando o lançamento posterior das versoes de cinco e quatro cilindros a porsche foi a encarregada de de projetar o cabeçote que trazia duplo comando de valvulas quatro valvulas por cilindro e taxa de compressao elevada de 11 1 o primeiro motor da familia o b6304f era um seis cilindros de 2 9 litros usado no recem lançado volvo 960 com 204 cv a 6 000 rpm e 27 2 mkgf de torque ao longo de 16 anos foram lançadas versoes de cinco cilindros 2 0 2 3 2 4 e 2 5 e tambem com quatro cilindros 1 6 1 8 e 1 9 renault clio v6 inspirado pelo emblematico renault 5 turbo do grupo b de rali o clio v6 e um dos hot hatches mais insanos da decada de 2000 simplesmente por que podia a renault resolveu fazer um clio com motor v6 central traseiro e para lamas alargados e o resultado claro ficou matador originalmente vindo da renault laguna o motor empregado no clio v6 em 2001 tinha 2 9 litros 2 946 cm³ e duas valvulas por cilindro com tratamento especial da tom walkinshaw racing que incluiu instalaçao de cabeçotes de quatro valvulas por cilindro a potencia passou de 207 cv para 230 cv que vinham a 6 000 rpm a força era levada para as rodas traseiras por uma caixa manual de e era suficiente para levar o clio de zero a 100 km/h em 6 2 segundos com velocidade maxima de 236 km/h https //www youtube com/watch v=snzse7 ivaw em 2003 a renault promoveu uma reestilizaçao no clio e o v6 acompanhou mas alem do novo visual mais anguloso o clio v6 tambem ganhou um aumento de 23 mm no entre eixos e 23 cv a mais no motor que passou a entregar 255 cv a 7 150 rpm o torque permaneceu nos mesmos 30 5 mkgf mesmo mais pesado com 1 400 kg o clio v6 phase ii foi era ainda mais rapido sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 5 8 segundos com maxima de 246 km/h o que a porsche fez foi instalar cabeçotes de maior fluxo coletores de admissao menos restritivos e comandos de valvulas de graduaçao mais brava alem disso como bonus os alemaes tambem ajudaram a renault a acertar a suspensao do carro seat ibiza mk1 o lada samara nao foi o unico carro compacto barato no qual a porsche se envolveu ela tambem ajudou a seat com o compacto ibiza que foi lançado em 1982 e o primeiro modelo desenvolvido de forma independente pela companhia espanhola a seat foi fundada em 1950 e logo depois firmou um contrato com a fiat que durou ate 1982 por mais de 30 anos todos os seat eram pouco mais que modelos da fiat rebatizados a seat nao estava a fim de errar logo em seu primeiro carro e por isso chamou colaboradores de peso giorgetto giugiaro para desenhar a carroceria a karmann para construi la e a porsche para desenvolver o conjunto mecanico a porsche criou uma familia de motores de quatro cilindros com comando no cabeçote duas valvulas por cilindro e deslocamento que variava entre 1 2 e 1 7 litro o motor menos potente era o 1 2 carburado que entregava 63 cv enquanto o mais potente era o 1 7 com injeçao eletronica multiponto e 108 cv mediante o pagamento a porsche de 7 marcos alemaes por carro vendido a seat ganhou o direito de colocar a marca system porsche na tampa de valvulas dos motores o que com certeza ajudou o desempenho do ibiza mk1 nas vendas ajudou tanto que a volkswagen interessou se por aquela nova e promissora fabricante espanhola em 1993 a seat tornou se parte do grupo vw o que colocou a seat na confortavel posiçao de marca de entrada no portifolio em contrapartida desde entao os seat voltaram a ser carros rebatizados daewoo tosca o daewoo tosca e um carro curiosissimo primeiro ele e praticamente desconhecido no brasil onde a daewoo esteve presente na decada de 1990 com modelos derivados do grupo gm o espero por exemplo era uma versao modernizada do opel ascona/chevrolet monza seu nome que no brasil e um insulto de acordo com a daewoo e um acronimo para tomorrow should come always ou o amanha deve vir sempre em portugues o que nao faz muito sentido se pararmos para pensar ele foi vendido como holden epica na australia e ele tinha um motor seis cilindros projetado pela porsche que como o volvo modular era montado na transversal em 2006 a daewoo chamou a porsche para ajudar porque nao e facil colocar um motor de seis cilindros na transversal e para a sul coreana este deveria ser justamente o diferencial do tosca os motores batizados xk6 sim exatamente como o seis em linha da jaguar eram feitos de aluminio e tinham comando duplo no cabeçote a versao 2 0 entregava 140 cv enquanto o motor 2 5 tinha 170 cv embora fosse desenvolvido pela porsche o motor xk era apenas razoavel tinha potencia suficiente sofria um pouco com falta de torque em rotaçoes baixas e medias e era confiavel o bastante para os padroes da coreia do sul e da china no entanto quando o tosca foi substituido pelo chevrolet malibu em 2013 o seis em linha foi aposentado bonus track harley davidson v rod em 2002 a porsche firmou aquela que foi uma das mais inusitadas parcerias de sua historia a companhia alema foi contratada pela harley davidson para criar o motor de sua nova motocicleta a hd vrsc v rod a v rod era radical com desenho diferente do que se associava tradicionalmente a harley com formas mais alongadas farol inclinado para tras e a estrutura tubular visivel entre a carenagem e os componentes mecanicos alem disso ate aquele momento toda harley usava um motor v twin arrefecido a ar com comando no bloco e duas valvulas por cilindro com a ajuda da porsche a v rod recebeu um v twin de 1 130 cm³ dotado de arrefecimento liquido comando duplo nos cabeçotes e quatro valvulas por cilindro era o suficente para entregar 120 cv a 8 500 rpm e levar a v rod de zero a 100 km/h em 3 5 segundos com velocidade maxima de 225 km/h era a harley mais potente e veloz de seu tempo
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