muitos entusiastas ainda se prendem a noçao de que quanto mais cilindros melhor um motor mas cada vez mais gente começa a aceitar a realidade de que motores com menos cilindros menor deslocamento e mais sobrealimentaçao e as vezes ate a ajuda de motores eletricos sao o futuro da industria automotivo dito isto um carro nao precisa de um um seis cilindros um v8 um v10 ou um v12 para ser incrivel ao longo da historia da industria automotiva alfa romeo twin cam sugerido por tommy james por 40 anos ininterruptos a alfa romeo produziu um dos quatro cilindros mais fantasticos e sonoros do planeta simplesmente batizado alfa romeo twin cam por ter dois comandos de valvulas no cabeçote o quatro cilindros era todo de aluminio com camisas de cilindro de ferro fundido e virabrequim de aço forjado eram duas valvulas por cilindro uma de admissao e uma de escape e elas ficavam inclinadas sobre as camaras de combustao que eram hemisfericas isto melhorava bastante o fluxo de ar dentro do motor sua primeira versao tinha 1 3 litro 1 290 cm³ com versoes de 1 6 litro 1 570 cm³ 1 8 litro 1 779 cm³ e dois litros 1 962 cm³ sendo lançadas nos anos seguintes o primeiro modelo porem ja se mostrou um dos motores de concepçao mais moderna de seu tempo alem das caracteristicas ja citadas ele tinha um carter superdimensionado com aletas que eficiente a ponto de em dias frios ser necessario bloquear a admissao de ar do radiador para que o aquecedor funcionasse [youtube id= yoi8eaeqml4 width= 620 height= 350 ] o primeiro carro equipado com o twin cam foi o alfa romeo giulietta lançado em 1954 depois dele dezenas de outros modelos da alfa receberam o quatro cilindros do belo giulia coupe um dos esportivos mais venerados por entusiastas no mundo todo a van autotutto tambem chamada de alfa romeo romeo conhecido por sua alta potencia especifica sem sobrealimentaçao o twin cam chegou a 150 cv em 1987 com a adiçao de um cabeçote com duas velas por cilindro melhorando a eficiencia da queima a versao de dois litros para o alfa romeo 75 que tambem se tornou um dos primeiros automoveis produzidos em serie a contar com um sistema de comando variavel ainda com oito valvulas ainda na decada de 1980 o twin cam de 1 8 litro com turbo entregava 155 cv sendo usado nas corridas de turismo da europa onde era calibrado para entregar mais de 300 cv volkswagen boxer foto noah mandel/flickr sugerido por jao simplicidade era a palavra de ordem na decada de 1930 quando ferdinand porsche foi encarregado de projetar o volkswagen sob encomenda de adolf hitler nao estamos aqui para discutir mais uma vez a ligaçao do fusca com o regime nazista e sim para falar do motor quatro cilindros opostos dois de cada lado com comando no bloco as valvulas eram atuadas por varetas arrefecimento a ar com aletas no bloco e nos cabeçotes e acesso facil a componentes vitais que precisam de manutençao periodica como correias dentadas e polias a simplicidade de concepçao e manutençao sempre foram fortes argumentos a favor do volkswagen aircooled porem sua versatilidade tambem merece destaque depois de mover o fusca ou melhor kafer ou typ 1 a partir de 1938 quando ainda deslocava 985 cm³ sendo conhecido como volkswagen 1000 para entregar 24 cv ele foi parar na kombi typ 2 na familia typ 3 que deu origem aos nossos conhecidos variant tl e vw 1600 e em um sem numero de projetos de outras origens feitos por fabricantes menores ou mesmo entusiastas que projetavam e construiram seus fora de serie de forma independente no brasil e no mundo tambem teve aplicaçoes industriais como gerador estacionario por exemplo e tambem foi usado em aeronaves leves e outros tipos de veiculos ate moto com motor boxer vw ja existiu a amazonas rarissima nos dias de hoje existem diversos kits de preparaçao para o boxer da volkswagen tambem nos por exemplo ja falamos do okrasa que incluia novos cabeçotes com taxa de compressao mais alta; novos carburadores; novos filtros de ar e um novo virabrequim para na decada de 1960 elevar a potencia da versao 1300 de 36 cv para 48 cv ha tambem kits para aumentar o deslocamento de um boxer para ate 2 3 litro e com componentes internos reforçados e carburadores melhores ou ate mesmo injeçao de combustivel ha motores que beliscam os 200 cv sem induçao forçada [youtube id= z7q iu0vqlg width= 620 height= 350 ] isto tudo sem falar que o boxer de quatro cilindros do porsche 356 utilizava um design nao aproveitado pela volks em seu motor porem com novos cabeçotes e outras modificaçoes para entregar logo de cara o dobro da potencia de um boxer 1200 da epoca ou seja pelo menos 64 cv nao e a toa que existem empresas que fabricam estes motores novinhos em folha ate hoje honda b16 foto karlo bonifacio/flickr sugerido por mv8 e aquela velha historia o b16 dispensa apresentaçoes mas vamos apresenta lo do mesmo jeito porque ele merece ele ficou famoso no civic type r lançado em 1992 mas surgiu antes em 1989 no civic sir de quarta geraçao o chamado b16a foi o primeiro motor honda a ter comando de valvulas variavel que alterava significativamente o comportamento do motor dependendo da faixa de rotaçoes o vtec sigla para variable valve timing and lift electronic control ou controle eletronico variavel de tempo e levante de valvulas em uma traduçao literal trazia arvores de comando com dois conjuntos de ressaltos ou perfis — um para rotaçoes baixas e outro para um regime de funcionamento mais alto a partir de uma determinada quantidade de rotaçoes por minuto a central de controle do motor e alternada entre os perfis essa mudança de atuaçao sobre as valvulas e fortemente percebida e por isso ficou conhecida como vtec kick [youtube id= h7sgopfkxsy width= 620 height= 350 ] este ja virou um classico repare no chute que o motor da aos 0 08 quando o carro esta girando mais baixo o perfil mais amansado o e o escolhido girando alto o perfil e trocado para o mais agressivo que com seus ressaltos altera o tempo de abertura das valvulas e a altura de levante de modo que o fluxo de ar e combustivel seja otimizado para aquela faixa de rotaçoes sendo assim em giro mais alto o motor respira melhor e o carro anda mais de certo modo e como ter um motor de rua e um motor de corrida no mesmo carro no civic sir o perfil do vtec era alterado a cerca de 4 500 rpm e a partir desta faixa ficava muito mais esperto e ate seu ronco mudava alem disso o b16a era bastante girador graças a sua geometria superquadrada — o curso dos pistoes de 77 4mm era consideravelmente menos que o diametro de 81mm dos cilindros o motor entregava 160 cv a 7 600 rpm e 15 5 mkgf de torque a 7 000 rpm o suficiente para que o sir acelerasse ate os 100 km/h na casa dos oito segundos baixos ha 25 anos um foguete foto super street online o b16b e uma evoluçao do b16a apresentada em 1997 no civic type r alem do comando duplo variavel o b16b tinha os dutos do cabeçote polidos a mao comando de valvulas com maior levante novos pistoes e bielas e um aumento na taxa de compressao entre outras modificaçoes em relaçao ao b16 comum o resultado era um motor de 1 595 cm³ capaz de entregar 185 cv a 8 200 rpm — sim 185 cv em um 1 6 aspirado isto fez dele o motor aspirado de maior potencia especifica do mundo em seu tempo desenvolvendo 116 cv por litro de deslocamento com este motor o type r era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 6 8 segundos [youtube id= nhg3yiwi5m4 width= 620 height= 350 ] quer mais a honda ainda apresentou na decada de 1990 o motor b18c usado no honda integra type r japones com curso ampliado para 87 2 mm e diametro para 81 mm deslocava 1 797 cm³ e entregava 202 cv a 8 000 rpm com o v tec mudando de perfil entre as 5 800 e 6 000 rpm bmw s14 foto keller/flickr sugerido por esantos a bmw entende de colocar motores de corrida nas ruas e o s14 e outro quatro cilindros incrivel dos bavaros que nasceu para uso nas pistas apesar de usar como base o mesmo bloco da nossa sugestao o m10 o s14 tem caracteristicas proprias suficientes para sua inclusao nesta lista para começar o bloco m10 recebia um novo cabeçote que partia do seis em linha m88 o motor do bmw m1 e do m5 e28/e34 com dois cilindros a menos [youtube id= ioacvv _sou width= 620 height= 350 ] com dois corpos de borboleta um para cada dupla de cilindros comando duplo no cabeçote injeçao mecanica kugelfischer taxa de compressao de 10 5 1 e deslocamento de 2 3 litros para entregar 192 cv a 6 900 rpm com diametro de 93 4 mm e curso de 84 mm totalizando 2 302 cm³ de deslocamento era um motor girador o limite de rotaçoes beliscava as 8 000 rpm passava dos 300 cv na versao de corrida que entre outras modificaçoes tinha corpos de borboleta individuais como de costume entre os motores bmw de alto desempenho o s14 era superdimensionado ao longo dos anos foi recebendo melhorias o m3 evolution 2 por exemplo ainda tinha deslocamento de 2 3 litros mas recebia comando mais agressivo taxa de compressao aumentada de 10 5 1 para 11 1 volante aliviado cabeçote retrabalhado para melhorar a admissao e modulo eletronico recalibrado com isto chegava aos 220 cv sendo a variaçao mais potente do s14 de 2 3 litros depois dela veio a sport evolution ou evo 3 que passou a usar uma versao de 2 5 litros e 240 cv reconhecer um destes motores e facil a tampa de valvulas e pintada de branco e traz faixa tricolor da divisao motorsport causando um efeito visual bem interessante general motors c20xe sugerido por yan b souza o chevrolet vectra gsi e em seu irmao descolado o calibra compartilhavam plataforma interior e um dos melhores motores naturalmente aspirados de todos os tempos o c20xe que conquistou uma enorme base de fas aqui no brasil graças a estes dois icones [youtube id= yksidw2iev4 width= 620 height= 350 ] o c20xe era derivado da chamada familia ii mas trazia algumas diferenças importantes alem do belo cabeçote fundido pela cosworth o motor trazia pistoes forjados comando duplo com arvores ocas mais leves e menos sujeitas a inercia valvulas de escape refrigeradas a sodio e injeçao multiponto bosch motronic e um motor completamente quadrado com curso dos pistoes e diametro dos cilindros iguais 86 mm sao 150 cv a 6 000 rpm com 20 mkgf de torque a 4 600 rpm ele ainda teve uma bela versao turbinada na europa o c20let que e bastante similar ao c20xe exceto pela adiçao de um turbo kkk 16 operando a 0 6 bar ou 0 8 bar em overboost pistoes mahle forjados ecu bosch motronic m2 7 e uma admissao preta de plastico com a inscriçao turbo em vermelho e o bastante para chegar aos 204 cv e 28 5 mkgf de torque nao e a toa que o c20 e um dos motores mais utilizados em kit cars no reino unido onde era vendido pela vauxhall divisao britanica da gm enquanto o resto da europa tinha carros da alema opel como o lotus seven locost uma versao feita em casa do famoso esportivo minimalista de colin chapman
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