motores de quatro cilindros podem nao ser os mais exaltados pelos entusiastas nos foruns de internet e nas rodinhas de amigos mas nem por isso deixam de existir motores emblematicos entre eles prova disso foi quanto rendeu a pergunta que fizemos a alguns dias qual o motor de quatro cilindros mais emblematico do planeta depois de duas partes parte 1 e parte 2 com as sugestoes dos leitores ainda ficaram faltando alguns que voce vai conferir agora na terceira e derradeira parte da lista honda k20 foto import tuner sugerido por doge o honda k20 e o mais novo membro da trindade dos quatro cilindros da honda foi lançado em 2001 tres anos depois do f20c citado aqui e treze anos depois do b16 falamos dele aqui sendo instalado na segunda geraçao do honda civic type r a ep3 aquele com jeito de minivan e no integra type r alem do honda stream que era de fato uma minivan de concepçao semelhante ao f20c o motor k20 e um quatro cilindros de dois litros com bloco e cabeçote de aluminio camisas de ferro fundido deck de 212 mm e 86 mm de curso e diametro para deslocar exatamente 1 998 cm³ existem ainda as versoes k23 e k24 com bloco mais alto 231 5 mm e no caso do k24 diametro de 87 mm o k20 teve diversas versoes com diferentes detalhes para varios modelos em varios mercados ha versoes com comando variavel i vtec apenas nas valvulas de admissao enquanto outras contam com o sistema tambem nas valvulas de escape por exemplo o nosso k20 encontrado no civic si de nona geraçao e o k20z3 com polia variavel i vtec apenas nas valvulas de admissao e respeitabilissimos 192 cv a 7 800 rpm com limite de giro as 8 300 rpm existem versoes ainda mais potentes la fora e uma infinidade de componentes de preparaçao afinal e um projeto com mais de quinze anos que tem um potencial enorme temos um belo guia de preparaçao aqui [youtube id= j5cn8syqdme width= 620 height= 350 ] a propria honda continua aperfeiçoando o k20 sua versao mais nervosa atualmente e o k20c1 motor do atual civic type r uma pequena maravilha de 310 cv que ate nos faz perdoar a adoçao dos turbocompressores e a consequente reduçao no giro do motor que e limitado a 7 000 rpm volkswagen ap foto bernardo rosset pastore sugerido por muita gente nao ha como fazer uma lista de motores de quatro cilindros iconicos e nao citar o ap deixamos para o final de proposito o quatro cilindros em linha arrefecido a agua tem suas origens em um projeto da mercedes benz que em 1959 passou a fazer parte do mesmo grupo que a auto union a companhia que deu origem a audi atraves de uma serie de mudanças de dono a auto union foi parar nas maos da volkswagen que aproveitou o projeto em modelos da audi e de sua propria marca projetado para entregar robustez e economia de combustivel o projeto trazia diversas caracteristicas inovadoras para a epoca quatro cilindros quatro tempos comando de valvulas no cabeçote acionado por correia dentada e instalaçao longitudinal o chamado ea 827 que estreou em 1972 era ligeiramente inclinado para a direita para caber no cofre do audi 80 e do vw passat de primeira geraçao com o radiador do lado esquerdo do cofre configuraçao compartilhada pelas duas primeiras geraçoes da familia gol g1 g2 g3 e g4 grande responsavel por popularizar o motor ap no brasil o ea 827 deu origem a literalmente dezenas de configuraçoes diferentes e moveu boa parte dos automoveis do grupo vw em todo o planeta por decadas apesar de antigo o projeto sempre foi muito receptivo a melhorias como a adiçao de cabeçotes de quatro e ate cinco valvulas por cilindro turbo supercharger caso do volkswagen corrado g60 por exemplo e diferentes sistemas de injeçao ate o ano passado o atual vw jetta usava uma variaçao do motor ap de dois litros e 120 cv com injeçao multiponto e cabeçote de oito valvulas e vendeu relativamente bem ate ser substituido pelo 1 4 tsi de 140 cv na versao de entrada [youtube id= pln7wzyuzb8 width= 620 height= 350 ] sendo um dos motores mais comuns no pais o ap tem um mercado gigantesco de peças de reposiçao e tambem de preparaçao com receitas consagradas e capazes de atingir numeros de potencia impressionantes com sobrealimentaçao alem disso foi o primeiro motor da volkswagen a abandonar o arrefecimento a ar o que ja garante seu status de icone por si so nao deixe de conferir sua historia completa aqui mitsubishi 4g63 sugerido por esantos o motor usado pelo mitsubishi lancer evolution entre 1992 e 2006 do i ao ix carrega para si o merito de enfrentar o carismatico boxer ej da subaru com uma configuraçao muito mais tradicional versao de dois litros do motor sirius da mitsubishi o 4g63 tem curso de 88 mm e diametro de 85 mm ele foi usado pela primeira vez em 1981 ainda com cabeçote de oito valvulas no mitsubishi lancer ex2000 turbo que como o nome diz era sobrealimentado por um turbocompressor e entregava 170 cv com a ajuda de um sistema de injeçao eletronica ainda pouco difundido na epoca era o bastante para que o retilineo seda esportivo chegasse aos 200 km/h de velocidade maxima uma de suas caracteristicas mais interessantes alem da traçao que ainda era traseira [youtube id= l0r30dggece width= 620 height= 350 ] nos anos seguintes o 4g63 recebeu comando duplo no cabeçote em 1967 com o mitsubishi galant vendido no japao e podia ser turbo ou naturalmente aspirado alem do galant incluindo a versao esportiva vr 4 com turbo traçao integral e 241 cv carros como o eclipse o colt e o proprio evo vieram com o 4g63 alem de carros de outras fabricantes como hyundai dodge e plymouth atraves de parcerias e joint ventures suas versao mais potente de fabrica foi o motor do lancer evolution fq 400 que foi lançado em 2004 e graças a uma preparaçao de primeira pela equipe ralliart do reino unido chegava a nada menos que 400 cv a potencia impressiona ate mesmo para os dias atuais era a mesma cavalaria da entao recem aposentada ferrari 360 modena o quatro cilindros recebia um turbo garrett maior pistoes omega e bielas hks ambos forjados da hks tambem eram a junta do cabeçote e os parafusos alem das velas de iridium [youtube id= r3jtl ppltq width= 620 height= 350 ] com as modificaçoes o 4g63 de dois litros passou a produzir 405 cv a 6 400 rpm e impressionantes 49 mkgf de torque a 5 500 rpm era suficiente para fazer o fq 400 ir de zero aos 100 km/h em 3 5 segundos e passar dos 280 km/h offenhauser sugerido por alexandre garcia nem so de maravilhas modernas da engenharia vive esta lista prova disto e o offenhauser motor cujo projeto data dos anos 1930 que se tornou um dos favoritos das equipes de corrida americanas na primeira metade do seculo xx desenvolvido por harry arminius miller que ja era um respeitado projetista de carros de corrida na decada de 1920 o motor offenhauser se tornou um dos mais bem sucedidos motores de competiçao de seu tempo especialmente na formula indy feito com base em um projeto aeronautico o offenhauser era um quatro cilindros bastante avançado na epoca com 2 47 litros de deslocamento tinha comando duplo no cabeçote quatro valvulas por cilindro e injeçao mecanica de combustivel no entanto seu maior trunfo era a simplicidade cabeçote e bloco eram uma peça unica ou seja nada de vazamentos na junta as valvulas eram atuadas diretamente pelos comandos que ficavam bem aparentes em suas carcaças na parte superior do motor e estes eram faceis de ser substituidos tornando a tarefa de colocar comandos de perfil mais agressivo relativamente simples foi um funcionario de harry miller fred offenhauser quem desenvolveu a primeira versao realmente bem sucedida do motor e por isto o mesmo foi batizado com seu sobrenome nas maos de fred o deslocamento cresceu para 3 6 litros com diametro de 107 9 mm e curso de 114 3 mm nao era um motor exatamente girador ate porque nos anos 30 poucos eram mas entregava saudaveis 250 cv a 5 200 rpm em 1933 a companhia de miller pediu falencia consequencia da grande depressao de 1929 para nao interromper o projeto offenhauser abriu sua propria companhia e comprou os direitos sobre o design chamando miller e outros ex colegas para dar sequencia ao desenvolvimento e a produçao do motor [youtube id= qt2wxtzfcty width= 620 height= 350 ] evoluçoes do motor offenhauser desenvolviam algo entre 420 cv com aspiraçao natural e quase 1 000 cv na versao de 4 4 litros 1 1 cilindro por litro que tinha taxa de compressao de 15 1 o motor offenhauser venceu nada menos que 27 ediçoes da indy 500 tendo participado da corrida de 1934 a meados da decada de 1970 entre 1950 e 1960 todos os lugares do podio em todas as ediçoes da prova foram ocupados pela offenhauser o ultimo dos offenhauser aposentado em 1983 deslocava 2 65 litros e era capaz de entregar 780 cv a 9 000 rpm sim ele era um monstro [youtube id= id1ao3wav7q width= 620 height= 350 ] psa thp sugerido por greg fernandes um dos motores modernos que melhor provaram a capacidade dos quatro cilindros foi o thp projeto que nasceu do trabalho conjunto de bmw e peugeot citroen parte da familia prince de motores de 1 4 e 1 6 litro o motor thp e o membro nervosinho da familia com turbo injeçao direta de combustivel e sistema de comando variavel vanos para render ate 270 cv sao 77 mm de diametro e 85 8 mm de curso para um deslocamento total de 1 598 cm³ na maioria das vezes o turbo e do tipo twin scroll e em toda as versoes o destaque e o torque em baixa em certos casos o pico ja aparece a partir das 1 400 rpm [youtube id= ktxkr c0tzi width= 620 height= 350 ] o thp de 270 cv pode ser encontrado no peugeot 308 gti e no rcz vendidos na europa no citroen ds5 vendido no brasil eram 165 cv na epoca do lançamento e ha versoes do bmw serie 1 com motor thp de 136 cv o thp tambem pode ser encontrado em outros modelos da peugeot e citroen no brasil como o crossover 3008 o seda 408 e o sofisticado ds4 alem de certas versoes do mini
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