o motor e a peça mais complexa de um carro e esta entre as mais importantes as variaveis sao muitas — design dos componentes materiais utilizados medidas agregados — e ainda e preciso prever os avanços tecnologicos futuros antes de coloca lo no mercado talvez de para dizer que um bom motor de verdade nao e o mais potente ou o mais economico ou o que ronca mais bonito e sim aquele que permanece mais tempo em linha claro que mesmo a longevidade e relativa e em certos casos a economia e as vendas falam mais alto na hora de decidir se determinado projeto sera aposentado ou continuara na ativa por mais alguns anos independentemente disso no entanto pedimos aos leitores a ajuda para montar uma lista com alguns dos motores longevos mais marcantes ja fabricados — sejam motores de altissimo desempenho usados em supercarros ou aqueles com os quais convivemos todos os dias vem com a gente vw boxer 1938 2005 fusca kombi brasilia variant variant ii gol tl vw 1600 sem contar todos os fora de serie feitos sobre a plataforma vw como o puma e o miura sport ate o porsche 914 teve esse cara so no brasil temos centenas de exemplos de carros que usufruiram do motor boxer de quatro cilindros da volkswagen o resto do mundo tem outros modelos da vw com o motor sem falar em aeronaves e embarcaçoes movidas pelo famoso volkswagen air cooled a historia tem varias versoes mas a mais conhecida diz que adolf hitler encomendou a ferdinand porsche o projeto para o carro do povo leia mais sobre o assunto neste post no inicio da decada de 1930 o motor deveria ser simples e por exigencia do fuhrer ser refrigerado a ar pois ainda nao havia aditivos anticongelantes para enfrentar o inverno europeu [youtube id= xidh64ptllu width= 620 height= 350 ] um classico que fala por si so o resultado foi de inicio um motor de quatro cilindros opostos com bloco de ferro fundido cabeçotes de aluminio e deslocamento de 1 1 litro bom para entregar 18 cv começava ali uma historia que durou 67 anos o boxer vw nasceu com o fusca e morreu com a kombi sendo produzido de 1938 a 2005 quando a velha senhora trocou seu 1600 por um novo 1 4 mpi isto sem falar nas empresas aftermarket que continuam fabricando componentes e ate motores inteiros com maior deslocamento carburadores melhores e ate mesmo injeçao eletronica ate hoje chevrolet v8 small block 1954 2003 o motor v8 small block da chevrolet começou a ser fabricado em 1954 depois que zora arkus duntov o pai do chevrolet corvette enviou uma carta a chevrolet alertando que a cena hot rodder do pais estava crescendo e que caso nao lançassem um motor compacto potente e de facil preparaçao perderiam um bonde precioso que nao passaria de novo o chevy small block foi usado em praticamente todos os grandes modelos da chevrolet americana que voce consegue lembrar e se tornou um motor extremamente popular resultando em um enorme mercado de peças de alto desempenho o que ajudou a populariza lo ainda mais — principalmente entre os preparadores como arkus duntov previa os hot rodders contamos esta historia toda aqui lançado no mercado em 1955 o v8 small block que salvou a reputaçao do chevrolet corvette que ate entao usava um anemico seis em linha de 3 9 litros e 150 cv e ajudou o chevrolet bel air a se tornar um sucesso de vendas o v8 começou com deslocamento de 265 pol³ 4 3 litros no ano seguinte cresceu para 283 pol³ 4 7 litros e equipado com um sistema de injeçao mecanica tornou se um dos primeiros motores produzidos em serie a produzir um hp por polegada cubica — ou seja tinha 283 hp ou 287 cv foram inumeros refinamentos tecnicos e ampliaçoes de deslocamento ate que em 2003 o projeto original foi aposentado nos carros de produçao a versao mais conhecida de 350 pol³ surgiu em 1967 no chevrolet camaro ate hoje o small block 350 e produzido pela gm mas como crate engine pronto para ser instalado em hot rods e todo tipo de project car — mesmo alfa romeo v6 busso 1979 2005 alem de ter sido produzido por 26 anos ininterruptos o alfa romeo v6 busso simplesmente tem um dos roncos mais bonitos de todos os tempos o melhor e ouvi lo antes de continuar a falar sobre ele [youtube id= xsmzj4xecuk width= 620 height= 350 ] pois bem o v6 busso recebeu este apelido graças a seu projetista giuseppe busso inicialmente deslocando 2 5 litros o motor eventualmente recebeu versoes de dois tres e 3 2 litros sua inovaçao eram os comandos nos cabeçotes — de inicio com doze valvulas e comandos simples o primeiro carro a utiliza lo foi o alfa romeo alfa 6 versao de luxo do seda alfetta que tambem deu origem ao classico gtv sobre o qual falamos mais aqui a primeira versao com comando duplo nos cabeçotes e 24 valvulas apareceu em 1992 quando o alfa romeo 164 lançado em 1987 foi reestilizado nao e a toa que a versao q4 com o v6 busso de tres litros e 232 cv mais traçao integral e a favorita dos fas o motor v6 busso teve sua forma final no alfa romeo 156 gta versao esportiva com motor de 3 2 litros e 250 cv — alem de cambio manual de seis marchas visual mais agressivo e suspensao desenvolvida especialmente para ele alem disso foi muito usado em kit cars europeus como o ultima gtr lamborghini v12 1963 2010 em um dos casos de longevidade mais impressionantes de todos o motor v12 da lamborghini foi desenvolvido para o primeiro carro da marca e continuou em linha por 47 anos — de 1963 quando foi lançado o lamborghini 350gt a 2010 quando o murcielago saiu de linha nem precisamos dizer que muita coisa no motor mudou ao longo de quase meio seculo nao e o belissimo v12 transversal do lamborghini miura o primeiro v12 da lamborghini deslocava 3 5 litros e ficava na dianteira do grand tourer 350gt entregando 270 cv era o suficiente para levar o carro ate os 254 km/h ainda que potencialmente o motor pudesse entregar 400 cv a 11 000 rpm a potencia foi reduzida por questoes de durabilidade [youtube id= nlhr7ef48lu width= 620 height= 350 ] depois de ter suas constantes evoluçoes no cofre de todos os topo de linha da marca — miura countach diablo e murcielago — o v12 lambo foi aposentado com deslocamento de 6 5 litros injeçao sequencial e 670 cv a 8 000 rpm sendo capaz de levar o murciealago lp670 4 super veloce aos 100 km/h em 2 9 segundos o lamborghini aventador recebeu um motor totalmente novo dodge viper v10 1992 presente o motor v10 da dodge e um verdadeiro heroi da resistencia descendente do motor v8 magnum e desenvolvido com a ajuda da lamborghini que na epoca ainda pertencia a chrysler o v10 viper sim ele tem o mesmo nome do carro começou deslocando oito litros e produzindo 400 cv la em 1992 depois nao parou mais isto sem falar que paralelamente ao desenvolvimento do motor do viper a chrysler tambem desenvolveu uma versao mais simples para a dodge ram 2500/3500 capaz de entregar 300 cv a principal diferença era o bloco que no viper era de aluminio e na picape de ferro fundido [youtube id= c14mdsj1ka8 width= 620 height= 350 ] naquela epoca ter um motor de dez cilindros com oito litros de deslocamento e 400 cv era sinal de pura selvageria bem 23 anos depois continua sendo o que nao impediu que o motor do viper ficasse cada vez maior e mais potente — hoje sao 8 4 litros e 650 cv tudo indica que a atual geraçao do dodge viper sera a ultima de todas ainda que a fca nao diga explicitamente o viper nao faz parte do planejamento do grupo para os proximos quatro anos o que colocara um fim neste lendario mamute americano nissan rb26dett 1989 2002 como nao falar de um classico japones nesta lista o nissan rb26dett foi o coraçao de todas as geraçoes modernas do nissan skyline gt r — r32 r33 e r34 — produzidas por treze anos no total claro nao e tanto tempo quanto outros motores da lista mas considerando que o projeto permaneceu praticamente identico por todo este tempo seu nome sem duvida e digno de integrar esta lista e ele nasceu das pistas — o primeiro carro a utiliza lo foi o skyline r32 que simplesmente dominou todas as corridas que participou em 1989 quebrando recorde atras de recorde com kazuyoshi hoshino ao volante e ostentando a classica pintura de corrida azul patrocinada pela calsonic [youtube id= wode9k9g0v4 width= 620 height= 350 ] com o sucesso no automobilismo ainda naquele ano a nissan colocou nas ruas um novo nissan gt r claro o rb26 teve sua potencia limada para 280 cv declarados por causa daquele acordo nao escrito entre os fabricantes japoneses a potencia maxima vinha a 6 800 rpm enquanto o torque de 36 mkgf aparecia as 4 400 rpm — o bastante para conseguir levar o carro de 1 430 kg aos 100 km/h em 5 6 segundos levantando suspeitas sobre sua potencia real provavelmente esta ficava um pouco acima dos 300 cv situaçao que se repetiu nos modelos seguintes em 2002 na geraçao r34 a nissan criou o skyline gt r mais potente de todos o chamado z tune que foi construido pela nismo em uma serie limitadissima — so 20 unidades todas na cor prata e com uma versao de 2 8 litros do motor rb26dett que por isso passou a se chamar rb28dett capaz de entregar 500 cv o motor era totalmente refeito e recebia componentes dos skyline usados em competiçoes — pistoes e bielas forjados comando de valvulas mais agressivo um novo coletor de admissao virabrequim de curso ampliado radiador de oleo e modulo de controle recalibrado alem de turbos maiores foi o auge do rb26dett — e o v6 biturbo do nissan gt r seu sucessor ja completa nove anos de existencia
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