no inicio da semana perguntamos a nossos estimados leitores quais eram os motores mais longevos e marcantes ja fabricados fossem eles motores de altissimo rendimento usados em superesportivos ou motores mais comuns com os quais temos contato todos os dias como de costume foram muitas sugestoes bacanas e tivemos que dividir a lista em duas partes a primeira voce conferiu ontem; a segunda voce ve agora alfa romeo twin cam 1954 1994 a exemplo do v6 sobre o qual falamos na primeira parte desta lista o motor alfa romeo twin cam em italiano motore bialbero alfa romeo um nome muito mais descolado foi projetado pelo ingegnere giuseppe busso na verdade o quatro cilindros veio antes do v6 sendo aplicado pela primeira vez no cupe giulietta em uma versao de 1 3 litro 1 290 cm³ e 80 cv sendo capaz de levar o carro ate os 165 km/h o motor tinha diversas caracteristicas inovadoras para a epoca bloco e cabeçote de aluminio camaras de combustao hemisfericas proporcionavam uma queima mais eficiente virabrequim de aço forjado com cinco mancais funcionamento mais suave e um reservatorio de oleo com aletas que de tao eficiente as vezes impedia o aquecedor interno de funcionar nos dias mais frios [youtube id= x4ftwzwen9m width= 620 height= 350 ] foi com este motor que em 1962 o classico cupe esportivo giulia foi apresentado ou a giulia para os mais puristas como voce talvez ja saiba existiram diversas versoes deste motor no giulia — do 1 3 de 96 cv do gta junior ao 2 0 de 240 cv do gtam com velocidade maxima de 175 km/h a 240 km/h uma das versoes mais potentes do tal motor foi utilizada em 1987 alfa romeo 75 que e considerado o ultimo modelo de traçao traseira classico do cuore sportivo com comandos variaveis injeçao eletronica de combustivel e turbo o twin can deslocava 1 8 litro e entregava 165 cv — potencia respeitabilissima para a epoca suficiente para levar o 75 ate os 100 km/h em 7 6 segundos com maxima de 212 km/h os ultimos modelos da alfa romeo ao utilizar o motor twin cam foram o 155 e o 164 que a partir de 1994 passaram a usar o motor twin spark projeto de origem fiat renault f 1982 presente o f do quatro cilindros mais famoso da renault significa fonte ou ferro fundido em frances indicando o material de que era feito o bloco surgido em 1982 como um motor a diesel de 1 6 litro e 55 cv para o compacto renault 9 o motor f ganhou sua primeira versao a gasolina em 1986 com 1 7 litro e comando simples no cabeçote e desde entao foi usado em dezenas de modelos da renault permanecendo em produçao ate hoje quando dizemos diversos modelos estamos quase sendo timidos — de compactos como o renault 5 e o clio passando por modelos medios como o 19 e o 21 ate utilitarios como a minivan traffic o motor f da renault e quase um coringa para os franceses conhecido por sua receptividade a ampliaçoes no deslocamento o motor renault f e bastante popular entre os fas dos modelos franceses alias a propria renault aproveitou isto muito bem com o motor do sandero rs um dos hot hatches brasileiros mais quentes dos ultimos tempos na versao chamada f4r a mesma usada no duster e no nosso fluence e um long stroke diametro x curso de 82 7 mm e 93 mm que tambem esta presente em esportivos da renaultsport como os clio iii rs 172 182 197 e 200 e o recordista de nurburgring megane iii rs 275 trophy este ultimo na variante f4rt [youtube id= 02cpzgovqc4 width= 620 height= 350 ] como nao respeitar um quatro cilindros que vira menos de oito minutos no inferno verde por aqui ele entrega 150 cv a 5 750 rpm corte de giro a 6 200 rpm e 20 9 mkgf de torque a 4 000 rpm suficientes para ir de zero a 100 km/h em oito segundos com maxima de 202 km/h algo nos diz que o renault f nao saira de linha tao cedo volkswagen ap 1984 2012 e realmente complicado falar do volkswagen ap de forma imparcial sem ser chamado de hater ou apzeiro nao e para menos no brasil o quatro cilindros da vw e praticamente uma entidade como o v8 small block chevrolet nos eua por aqui o motor ap e sinonimo de robustez mecanica mao de obra barata e abundancia de opçoes de preparaçao alias diz se que na decada de 1970 ja existiam versoes preparadas que sem induçao forçada eram capazes de produzir ate 160 cv e girar acima de 8 000 rpm e realmente dificil traçar sua historia em poucos paragrafos pois ela e bastante complexa ele surgiu na alemanha como md 270 equipando o audi 80 em 1972 e no ano seguinte o vw passat de primeira geraçao que era em essencia um audi 80 rebatizado desde entao em versoes 1 6 1 8 e 2 0 esteve presente em virtualmente todos os carros com motor dianteiro da volkswagen a denominaçao ap de alta performance surgiu no brasil na decada de 1980 quando os engenheiros da vw local desenvolveram bielas e comandos de valvulas especificos para nosso mercado desde entao o motor ap foi utilizado ate em carros da ford como o escort xr3 graças a joint venture autolatina houve ate uma versao com cabeçote de 16 valvulas pioneira no mercado nacional que nao fez muito sucesso em parte porque o mercado ainda nao estava preparado para o cabeçote multivalvulas que exigia maior atençao a manutençao e praticamente impossivel achar uma boa foto de um motor ap original as dimensoes do motor tambem favorecem a preparaçao turbinada — que graças a ampla oferta de modelos motores e componentes e extremamente popular alias nem faz tanto tempo assim que ele saiu de linha o ultimo vw com motor ap fabricado foi a parati que deixou o mercado em 2012 fiat fiasa 1976 2004 para criar um motor mais moderno para seu primeiro modelo no brasil o 147 a fiat contratou o engenheiro aurelio lampredi leia sua historia aqui que seria encarregado de desenhar o propulsor que substituiria o ohv usado no fiat 127 italiano no qual o 147 era baseado lampredi criou um motor de 1 049 cm³ feito sob medida para equipar o 147 lançado em 1976 alimentado com um carburador de corpo simples rendia 48 cv ao longo dos anos o motor fiasa passou por diversas transformaçoes e mudanças de cilindrada — aumentando para 1 3 e 1 5 litro e equipou versoes esportivas do fiat 147 alem de uno e palio no começo da decada de 1990 uma versao com cilindrada reduzida para 994 cm³ foi criada para se adequar ao novo programa do governo que concedia reduçao de impostos a carros de motores com menos de 1 000 cm³ com 48 5 cv e debaixo do capo do fiat uno mille o motor fiasa deu origem ao carro popular por outro lado a versao de 1 5 litro multiponto lançada em 1996 para equipar o palio el tinha 76 cv a versatilidade do motor fiasa era marca registrada dos projetos de aurelio lampredi ele criava motores feitos para rodar com suavidade e eficiencia ao mesmo tempo em que explorava ao maximo sua capacidade de rendimento lampredi costumava dizer que motores devem respirar e nao beber — por isto ele dava muita importancia a admissao de ar nos cilindros tomando ate mesmo o cuidado de projetar coletores de admissao aerodinamicos e calcular com precisao a inclinaçao das valvulas o motor fiasa chegou a ser exportado para a italia onde equipou varios modelos fiat e lancia e ficou conhecido como brasiliano a carreira do motor fiasa foi longa encerrando se em 2004 quando a fiat trocou o motor do uno mille pelo fire utilizado ate hoje mazda wankel 1974 2012 temos certeza de que nossos leitores adoram um bom motor rotativo tanto quanto a gente apesar de os wankel da mazda jamais terem sido oferecidos no brasil de forma oficial ainda que existam alguns exemplares importados de forma independente rodando por ai a verdade e que mesmo sem entender bulhufas de mecanica e motores nao ha como nao apreciar o funcionamento suave e veloz de um wankel eles apareceram pela primeira vez no prototipo do mazda cosmo apresentado em 1963 e desde entao a fabricante japonesa produziu 12 motores diferentes nessas cinco decadas o mais popular e longevo deles foi o 13b inicialmente conhecido como ap ele foi lançado em 1974 no cofre da segunda geraçao do mazda cosmo e usava dois rotores de 654 cm³ totalizando 1 308 cm³ nos anos 1980 ele passou a ser chamado 13b ganhando injeçao eletronica bosch l jetronic e um coletor de dois niveis que agia como um supercharger ao produzir o efeito de ressonancia de hemholtz na abertura e fechamento das portas de admissao com isso o motor produzia 135 cv com apenas 1 3 litro de deslocamento entre 1986 e 1991 veio outra versao do motor equipada com admissao variavel e quatro valvulas injetoras o deslocamento permaneceu o mesmo mas a potencia subiu para 146 cv no modelo aspirado e 185 cv na versao turbo que usava turbinas de fluxo duplo com o lançamento da terceira geraçao do rx 7 o 13b ganhou um segundo turbo operando de forma sequencial o primeiro produzia pressao ate as 4 500 rpm e o segundo acima disso foi o primeiro motor com turbo sequencial produzido em serie a potencia variou de 255 cv em 1992 a 285 cv em 2002 o 13b ainda seria usado no rx 8 porem em uma versao evoluida com algumas modificaçoes no design basico rotores portas de escape e galerias de arrefecimento eram diferentes e junto com a evoluçao do gerenciamento do motor ajudaram a levar a potencia para 192 cv nos primeiros modelos de 2003 ate os 248 cv nos modelos finais chevrolet familia ii 1982 2012 o motor gm familia ii foi desenvolvido pela opel na decada de 1970 sim voce pode tomar um minuto para ficar nostalgico por todos os modelos alemaes rebatizados que ja tivemos aqui e estreou em 1982 com a terceira geraçao do opel ascona se voce e um cara rapido ja lembrou que o nosso monza e este carro com outro nome — e naturalmente herdou sua mecanica trata se de um quatro cilindros com deslocamento de 1 6 a 2 4 litros com comando no cabeçote bloco de ferro fundido e um belo coletor de admissao — que e uma das peças favoritas dos gravateiros ao longo de toda a decada de 1980 o familia ii foi o principal motor da gm na europa o que explica sua onipresença no mercado brasileiro ate 2012 quando o chevrolet astra ultimo opel vendido no brasil saiu de linha [youtube id= 1lmh2kdosvm width= 620 height= 350 ] no entanto a versao mais marcante do familia ii e o iconico motor c20xe com comando duplo no cabeçote com arvores ocas mais leves e menos sujeitas a inercia valvulas de escape refrigeradas a sodio e injeçao multiponto bosch motronic os 150 cv chegavam as 6 000 rpm com 20 mkgf de torque a 4 600 rpm conhecido no brasil por equipar o chevrolet calibra e sua versao de quatro portas o vectra gsi ele foi desenvolvido por um engenheiro da opel chamado fritz indra para ser usado pelo departamento de competiçoes da marca a cosworth foi envolvida para produzir o cabeçote usando o metodo coscast no qual a liga metalica derretida nao era derramada sobre o molde e sim injetada sob pressao tornando a liga mais resistente [youtube id= 1lmh2kdosvm width= 620 height= 350 ] girador robusto e receptivo a preparaçao o c20xe tambem e muito usado em kit cars frugais para track days — e muito comum por exemplo ver replicas do caterham seven feitas em casa e equipadas com o c20xe
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