atendendo a pedidos decidimos fazer mais uma parte da lista dos motores mais longevos e marcantes de todos os tempos — perguntamos ha alguns dias e logo depois fizemos a primeira e a segunda parte da lista que voce pode conferir nos links mas agora chega de papo e vamos la fiat fire 1985 presente no brasil a fiat adotou o motor fire ou fire em 2000 com o fiat palio o que nem todo mundo sabe no entanto e que o quatro cilindros da fiat — que e usado ate hoje na evoluçao evo em diversos modelos da marca do uno ao 500 — foi lançado em 1985 ou seja 31 anos atras no autobianchi y10 fire na verdade e uma sigla — antigamente escrevia se fire que significa fuly integrated robotised engine ou motor robotizado totalmente integrado o nome faz referencia a montagem do motor que era feita por robos para conter custos trata se de um motor de projeto simples com comando no cabeçote e deslocamento que ao longo do tempo variou entre 769 cm3 0 8 litro arredondando com vontade e 1 368 cm³ 1 4 litro teve versoes de oito e dezesseis valvulas o motor t jet do fiat punto de mesmo nome deriva do fire bem como o multiair que equipa modelos do brasil e do mundo [youtube id= w7aslcp1p1q width= 620 height= 350 ] alguns nem mesmo sao italianos fiat como e o caso do dodge dart e do jeep renegade o motor multiair tem como diferencial o trem de valvulas que usa um sistema eletro hidraulico para variar o levante e o perfil do comando chevrolet straight six 1929 1998 stovebolt jobmaster 3800 4100 250 s voce deve conhecer o seis em linha que equipou o opala e o omega por tres decadas a fio por varios nomes quando a chevrolet decidiu usar o opel rekord como base para seu novo modelo no brasil uma coisa ficou clara o projeto poderia ate ser alemao mas a mecanica seria americana assim o opala ganhou um seis cilindros projetado nos eua com deslocamento de 3 8 litros usado desde 1961 no chevrolet impala alem do torque e do ronco caracteristicos o motor oferecia robustez e tambem servia como base para o quatro cilindros de 151 pol³ 2 5 litros tanto o seis em linha quanto o quatro cilindros tinham exatamente as mesmas medidas de diametro dos cilindros e curso dos pistoes — 98 4 x 82 5 mm o lendario 250 surgiu em 1970 sob o capo do opala ss o curso dos pistoes foi ampliado de 82 5 para 89 7 mm elevando o deslocamento para 250 pol³ 4 1 litros em 1976 veio o 250 s com taxa de compressao mais alta comando de valvulas mais agressivo e carburador de corpo duplo depois de equipar o opala o seis cilindros com bloco de ferro fundido foi utilizado no omega substituindo o seis em linha de tres litros alemao e claro que diversas modificaçoes foram feitas com a ajuda dos britanicos da lotus que pertencia a gm na epoca o 4 1 do opala recebeu peças moveis mais leves cabeçote com dutos de admissao individuais e injeçao sequencial [youtube id= vflftlljdcq width= 620 height= 350 ] mas voce acredita se dissermos que o projeto deste motor data de muito muito mais tempo atras a primeira versao do seis em linha da chevrolet foi apresentada em 1929 com deslocamento de 3 2 litros e era usado em carros e utilitarios da general motors sendo o segundo motor projetado pela companhia nesta epoca se chamava stovebolt a versao jobmaster foi apresentada em 1954 e alem de pistoes de maior diametro vinha com alguns dutos a mais para o liquido de arrefecimento e tinha valvulas com maior levante deslocava 4 3 litros e alem de equipar utilitarios da gm americana o motor jobmaster foi usado na chevrolet veraneio brasileira de 1958 a 1979 mercedes benz om 615 1968 1985 o mercedes benz w123 em sua versao com motor a diesel tem a fama de ser um dos carros mais robustos do planeta boa parte disso se deve as versoes a diesel que conseguiram uma bela reputaçao como taxis na africa do sul la nao costuma se abandonar um w123 antes da marca dos 800 mil km quilometragem facilmente alcançada pelo om 615 apenas com manutençao basica [youtube id= t2p_ti2xw5w width= 620 height= 350 ] produzido de 1968 a 1985 o om615 deslocava dois litros e entregava 55 cv de ate 1979 quando passou a ter 60 cv havia tambem uma versao de 2 2 litros e 69 cv produzida entre 1976 e 1979 alem do w123 equipou tambem caminhoes o mercedes benz unimog um dos mais capazes caminhoes de todos os tempos ford flathead 1932 1953 tudo começou quando henry ford desenvolveu um motor simples e barato como resposta a concorrencia acirrada da general motors depois de um programa de desenvolvimento bastante acelerado em 1932 a ford colocou no mercado um v8 com comando e valvulas integradas ao bloco apenas as camaras de combustao e as velas de igniçao ficavam no cabeçote que por isso era bem baixo e plano dai o nome flathead o detalhe e que na epoca do lançamento o desenvolvimento do motor ainda estava em curso — havia varios problemas cronicos que afetavam quase 50% dos blocos no entanto foi uma manobra acertada mesmo com os defeitos que incluiam superaquecimento e trincamento do bloco nas primeiras unidades o modelo fez enorme sucesso atendendo a demanda do publico por motores cada vez mais potentes — em especial os traficantes de bebidas e gangsteres como o casal bonnie e clyde e john dillinger mais tarde nos anos 40 e 50 estes primeiros v8 protagonizariam um papel importante no nascimento dos hot rods leia a historia completa aqui quando os soldados voltaram da segunda guerra muitos deles procuravam um carro barato e potente e encontraram essas caracteristicas nos modelos equipados com o v8 flathead nao demorou muito para que esses veteranos usassem seu conhecimento tecnico adquirido no serviço militar para melhorar ainda mais o desempenho desses carros alterando a alimentaçao de combustivel e o fluxo de ar do motor e tambem removendo partes do carro para aliviar o peso [youtube id= fpoutzedvwk width= 620 height= 350 ] tudo isto somado a confiabilidade mecanica do flathead garantiu que sua produçao durasse de 1932 a 1953 — 21 anos no total isuzu g motor do chevrolet chevette 1973 1993 [youtube id= g4sqexqq2dw width= 620 height= 350 ] em versoes de um litro 1 4 e 1 6 o quatro cilindros do chevrolet chevette foi utilizado por toda a vida do modelo no brasil sua origem esta no motor isuzu g — que tambem foi utilizado no gemini a versao japonesa do chevette e no modelo norte americano nosso motor tinha no entanto algumas diferenças em relaçao ao modelo japones que tambem foi usado nos eua especialmente no comando de valvulas o deslocamento do motor de 1 6 litro tambem era ligeiramente maior no brasil ferrari flat 12 1973 1996 por mais que exista a tendencia de misturar motores boxer e flat a verdade e que sao conceitos diferentes um boxer tem cilindros opostos enquanto um flat tenha ele quatro seis oito ou 12 cilindros e na pratica um motor em v com angulo de 180° e este o caso do flat 12 da ferrari que foi utilizado entre 1973 e 1996 a primeira ferrari a utiliza lo foi a 365 gt4/bb em uma versao de 4 4 litros e 344 cv como contamos neste post a 365 gt4/bb evoluiu ate 1984 quando saiu de linha — ja com o nome de 512bbi tambem conhecida como berlinetta boxer e motor de cinco litros e 440 cv [youtube id= cbvczbrvrd8 width= 620 height= 350 ] a ferrari testarossa produzida ate 1996 tambem utilizou este motor em sua versao final o motor ainda deslocava 4 9 litros mas entregava 446 cv a 6 750 rpm e 50 9 mkgf de torque a 5 500 rpm o bastante para acelerar aos 100 km/h em 4 7 segundos com maxima de 315 km/h
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