FlatOut!
Image default
Zero a 300

Os novos Audi A5 e S5 coupé, a volta do BMW Série 8 e do Porsche 928, o fim do Punto T-Jet e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Audi lança novos cupês A5 e S5

2017-Audi-A5-S5-13

A Audi lançou na noite de ontem (2) os novos cupês A5 e S5. À primeira vista pode parecer apenas um facelift, mas trata-se de uma nova geração, agora baseada na plataforma MLB, a mesma do sedã A4. O modelo também ganhou um visual próprio, mais distinto do A4 que seu antecessor, com faróis mais limpos e linhas mais curvas ao longo da carroceria, além do capô mais musculoso.

Com a nova geração o A5/S5 ficou 60kg mais leve que seu antecessor, mesmo com entre-eixos maior e bitolas mais largas. O coeficiente aerodinâmico 0,25 também é uma evolução significativa em relação ao antigo modelo. Sob o novo capô estão dois motores a gasolina e três a diesel. Na versão de entrada tanto o motor a gasolina quanto o motor a diesel são 2.0 turbo de 190 cv. Mais acima está o 2.0 turbo a gasolina de 250 cv, seguido por duas opções do V6 TDI, de 215 ou 270 cv.

2017-Audi-A5-S5-11

O esportivo S5 agora usa um V6 turbo de três litros e 350 cv, distribuídos para as quatro rodas pelo sistema quattro. Sendo o mais potente da atual geração (por enquanto), o S5 vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos equipado com o câmbio automático de oito marchas — a única opção de câmbio do modelo. Nos demais, o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de sete marchas e embreagem dupla.

 

Será este o novo Porsche 928?

Porsche-Panamera-Coupe-Mule-5

Se você acompanha diariamente o Zero a 300 já deve estar sabendo que a Porsche pode estar planejando a volta de um cupê de motor dianteiro como o 928. Agora, os rumores ganharam mais força com o flagrante deste Panamera encurtado que está sendo testado na Europa.

Não é a primeira vez que um Panamera meio esquisito aparece em testes. No começo do ano um protótipo semelhante foi flagrado na Inglaterra usando placas de teste da Bentley, o que indica que se tratava do novo Continental GT, que será baseado na plataforma MSB do Grupo Volkswagen. A fantasia de Porsche Panamera provavelmente se deve ao fato de o sedã/fastback alemão ser o primeiro carro baseado nessa arquitetura.

Porsche-Panamera-Coupe-Mule-6

Mas agora, esse modelo flagrado pelo Carscoops usa placas alemãs, registradas em nome da própria Porsche. Além do entre-eixos mais curto, o protótipo parece ter bitolas mais largas que o Panamera, e também uma asa traseira mais larga que a abertura onde ela fica alojada quando está fora de uso. Tudo isso reforça a hipótese de que este é o futuro Porsche 928. Caso seja de fato lançado, ele concorrerá diretamente com seu irmão de plataforma, o Bentley Continental GT, e também o Mercedes-Benz Classe S Coupé.

 

BMW pode relançar sua Série 8

8253386981_a9f1d727bc_b

Falando em boatos e cupês grandes de luxo, no começo do ano surgiram alguns boatos de que a Série 8 da BMW poderia voltar em 2020. Agora, esses boatos ganham força com a notícia de que a BMW solicitou o registro dos nomes 825, 830, 835, 850, 845, 860 e M850 e M8. Será que finalmente teremos um sucessor para o clássico 850CSi?

A apuração é dos britânicos da AutoExpress. Segundo eles, a intenção da BMW é produzir um cupê derivado do Série 7, da mesma forma que a Mercedes-Benz voltou a fazer com seu Classe S Coupé (entre 1992 e 2014 o cupê de luxo da marca foi o CL), o principal rival do novo Série 8. Logicamente o registro dos nomes não significa necessariamente que eles serão usados, mas, caso sejam, a BMW terá ao menos três modelos posicionados abaixo do S400 Coupé, que é o modelo de entrada do rival da Mercedes.

Ainda de acordo com a revista inglesa, isso se deve a uma provável mudança no posicionamento das Séries da BMW. A marca pretende reposicionar a próxima geração do Série 6 para encarar o Mercedes-AMG GT e o Porsche 911, transformando-o em um esportivo de dois lugares menor e mais leve, deixando seu espaço para o novo Série 8. Será que a BMW vai mesmo fazer essa mudança radical?

 

Fiat Punto T-Jet e Sporting deixam de ser fabricados

GE2B7130

Lançado em 2009, o Fiat Punto T-Jet já estava relativamente apagado do mercado depois do lançamento de hot hatches como o Citroën DS3, o Renault Sandero RS e, mais recentemente, o Peugeot 208 GT. A Fiat não se esforçou muito para mostrar que seu hot hatch ainda estava em cena para fazer frente aos franceses — algo que ela fez com a Toro em relação à Duster Oroch, e isso provavelmente se deve ao fato do fim da produção do T-Jet nesta linha 2017.

brequemouxion

Inspirado pelo Abarth Grande Punto, o T-Jet brasileiro chegou ao mercado brasileiro em 2009 com o mesmo motor 1.4 turbo de 152 cv do irmão italiano, porém com quatro portas e sem a grife de Carlo Abarth. Até a chegada do Citroën DS3 em 2012 o Punto T-Jet foi o único hot hatch oferecido no mercado nacional. Além dele, a versão Sporting também deixa de ser produzida, e o posto do topo da linha passa a ser do Punto Blackmotion (acima), com visual “esportivado” e motor 1.8 16v de 132 cv combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic.

 

Carros produzidos antes de 1997 são proibidos de circular em Paris

Alpine_A610

A prefeitura de Paris adotou mais uma medida radical para reduzir a poluição do ar na capital francesa. Depois do banimento de veículos a diesel até 2020 e dos dias sem carro, agora a capital irá proibir a circulação de carros produzidos antes de 1997 e motos antes de 2000. A proibição vale apenas para o centro da cidade nos dias úteis, de acordo com o jornal Le Monde.

Os veículos serão identificados por adesivos coloridos, que os dividirão em seis categorias. Estima-se que 10% da frota parisiense será afetada pela medida. A proibição ficará ainda mais severa a partir de 2020, quando somente carros produzidos depois de 2011 serão permitidos nas ruas centrais de Paris.