na ultima semana a mercedes benz apresentou o novo pace car ou safety car que sera usado na formula 1 a partir de 2015 o mercedes amg gt que alem de substituir o sls amg nas ruas como o novo supercarro da mercedes tambem o substituira nas pistas liderando o pelotao de monopostos sempre que as condiçoes da corrida exigirem o mercedes amg gt e um belo carro equipado com um v8 biturbo de quatro litros que com 510 cv no modelo amg gt s e acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas e capaz de leva lo aos 100 km/h em apenas 3 8 segundos com maxima de 310 km/h assim ficamos inspirados e decidimos selecionar alguns dos pace cars mais legais ja empregados no automobilismo nesta lista que voce confere a partir de agora chevrolet xt 2 nem todo carro conceito esta destinado a passar a vida trancafiado em um deposito ou ser destruido algo que e assustadoramente comum alguns tem a sorte de serem totalmente funcionais e ate serem guiados bem rapido e o caso do chevrolet xt 2 uma especie de el camino do futuro apresentada em 1989 para ajudar a chevrolet a mostrar que os motores estrangulados que eram a norma do mercado americano desde os anos 70 eram parte do passado [gallery link= file ids= 42796 42792 42798 ] o xt 2 com linhas suaves e arredondadas e perfil em forma de gota era movido por um v6 de 4 5 litros que equipado com um sistema de injeçao eletronica entregava respeitaveis 365 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas o motor era capaz de levar o carro aos 100 km/h em seis segundos contudo apesar de ter sido o pace car oficial da indy em 1989 o xt 2 jamais serviu como base para um modelo de produçao tumbler em 2005 o diretor christopher nolan lançou o primeiro filme de sua trilogia do homem morcego batman begins estrelando christian bale foi um reboot muito bem vindo para o cavaleiro das trevas cuja ultima vez no cinema — com a terrivel porem classica trilogia de tim burton nos anos 90 — nao lembrada com muito carinho pelos fas mas foi tambem a primeira vez que uma corrida da nascar foi patrocinada por um filme de hollywood — a batman begins 400 que foi disputada no autodromo do michigan em junho de 2005 quem venceu foi greg biffle ao volante de um ford taurus da roush racing mas isto nao importa o que importa e que o pace car honorario da corrida foi o tumbler o batmovel mais insano ja usado pelo heroi depois de uma volta de apresentaçao o tumbler deu lugar ao pace car oficial uma bem mais sem graça chevrolet ssr dodge viper que melhor maneira de apresentar ao mundo seu mais novo supercarro do que coloca lo para liderar um pelotao de monopostos de corrida foi exatamente isto o que a dodge fez para revelar o viper levando duas unidades de pre produçao para desempenharem o papel de pace cars na indy 500 em 1991 a produçao em serie do viper cujos primeiros prototipos datam de 1999 começou em 1992 como se nao bastasse o fator cool de estrear um carro com motor v10 de oito litros e 408 cv cambio manual traçao traseira e nenhuma assistencia numa das corridas mais importantes dos eua um dos carros foi pilotado por ninguem menos que carroll shelby cuja filosofia de carro pequeno motor grande usada no classico shelby cobra inspirou a dodge a criar o viper que se tornou um dos maiores simbolos do jeito americano de fazer supercarros [youtube id= ifda2eq4smq width= 620 height= 350 ] lamborghini countach atravessando o atlantico e voltando um pouco no tempo chegamos ao gp de monaco no inicio dos anos 80 mais precisamente em 1981 1982 e 1983 quando a lamborghini colocou o countach para ser o pace car a epoca o touro estava em seu auge — apesar de ter sido lançado em 1974 o countach era ao lado da testarossa a cara dos anos 80 com sua formas retilineas e exageradas e seu potente e sonoro v12 aspirado assim aparecer na formula 1 com nao um mas pelo menos quatro carros — um branco um amarelo e dois vermelhos — era uma bela forma de conseguir publicidade nao temos absolutamente nada contra isto lamborghini marzal o que e mais legal que um supercarro como pace car o conceito de um supercarro como pace car antes do countach a lamborghini levou para o gp de monaco de 1971 o conceito marzal projetado por bertone o marzal era um excentrico superesportivo de motor central traseiro com portas asa de gaivota feitas de vidro e hexagonos espalhados por todos os cantos alem de um seis em linha de dois litros atras dos bancos dianteiros [youtube id= nejsshiy3h4 width= 620 height= 350 ] a apariçao em monaco com a princesa grace kelly e seu marido o principie rainier iii ao volante era uma forma de gerar publicidade para a marca o marzal foi apresentado em 1967 e estava cotado para ser o novo grand tourer da lamborghini o que acabou nao acontecendo pois ferruccio lamborghini vetou projeto dizem que foi por preocupaçao com a privacidade dos ocupantes com uma area envidraçada tao grande mas nao se sabe se isto e verdade o que se sabe e que o design do marzal acabou inspirando o lamborghini espada lançado em 1968 ainda que este tivesse um v12 de quatro litros na dianteira renault 5 turbo o que um hatch europeu fazia como pace car na indy aconteceu quando a amc — companhia americana que nos anos 60 e 70 concorreu com as grandes de detroit — teve a oportunidade de fornecer o pace car da formula indy em 1982 dick teague principal designer da amc e criador de modelos iconicos como o pacer e o gremlin foi escolhido para desenhar o carro e a unica condiçao era que ele se divertisse porem sem acabar com a essencia do renault 5 turbo que foi escolhido pela amc como ponto de partida por que o renault 5 turbo porque a renault era uma das principais investidoras da amc que ate ja havia vendido o renault 5 sob licença nos anos 70 batizado como le car para concorrer com compactos como o vw golf e o honda civic para agradar os patroes a amc escolheu o r5 turbo que tinha muito mais apelo que qualquer outra versao dick teague nao mudou muitas coisa ele rebaixou teto modificou o desenho das lanternas traseiras e instalou um par de portas asa de gaivota que vejam so usava componentes do deloran dmc12 depois de se aposentar o pace car foi vendido para um colecionador particular que o restaurou completamente chevrolet corvette c3 lançado em 1967 o corvette de terceira geraçao ja era um veterano quando foi escolhido o pace car oficial da indy 500 em 1978 ainda assim causou uma bela impressao — seu desempenho o colocava entre os melhores esportivos americanos e suas linhas ainda eram bastante atraentes — ainda mais com a pintura bicolor preta e prata inspirada pelo conceito mako shark ii que projetado 13 anos antes por larry shinoda foi a base para o visual do corvette c3 [gallery columns= 4 link= file ids= 42810 42812 42813 42814 ] na verdade o corvette pace car ficou tao popular que a chevrolet decidiu criar uma serie limitada de replicas e distribuir uma unidade a cada uma de suas 6 502 concessionarias nos eua ou um total de 15% da produçao naquele ano hoje os carros sao valiosos itens de colecionador dodge m4s turbo em 1981 a fabricante de tintas ppg industries que era fornecedora da maioria das fabricantes automotivas americanas e a maior patrocinadora da indy car encomendou a chrysler um conceito para se tornar o pace car da indy 500 o carro projetado por bob ackerman tinha visual futurista com dianteira curta traseira longa e perfil em gota; e um motor central traseiro de quatro cilindros e 2 2 litros que com cabeçote cosworth e dois turbocompressores garrett t25 entregava nada menos que 446 cv e chegava aos 100 km/h em 4 1 segundos depois de se aposentar da indy o m4s foi modificado para aparecer em um filme de 1986 chamado the wraith que conta a historia de um jovem piloto de arrancada que e assassinado e volta do mundo dos mortos ao volante de um carro misterioso sim o dodge m4s para vingar se dos criminosos [youtube id= cen0rk1fhle width= 620 height= 350 ] quatro prototipos foram feitos e o m4s foi usado como pace car na formula indy em 1982 e 1983 um deles esta na sede da ppg o outro no museu da chrysler outro em uma coleçao particular e o ultimo esta desaparecido agora certamente voce conhece outros pace cars incriveis usados ao longo da historia como sempre a caixa de comentarios e toda sua
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.