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Rubbish! Os piores carros de 2015 e 2016, segundo Jeremy Clarkson

Na semana passada, vimos aqui no FlatOut quais foram os carros favoritos de Jeremy Clarkson nos últimos tempos. Mesmo com os escândalos do ano passado e com a correria para gravar seu novo programa, The Grand Tour, Jezza encontrou tempo para avaliar carros e falar sobre eles no site Driving.co.uk, do The Sunday Times.

Mas sabe o que é mais legal do que saber o que faz Jeremy Clarkson gostar de um carro? Saber o que o faz destestar um – parece que suas metáforas e hipérboles ficam ainda melhores. E agora que saiu a lista dos carros que Clarkson menos gostou de dirigir em 2015 e 2016, não poderíamos deixar de conferir, não é?

 

Vauxhall Astra SRi NAV

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Motor: quatro-cilindros, 1,6 litro, turbo, 200 cv a 4.700 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 6,6 segundos, máxima de 235 km/h

O que Clarkson disse: “Houve um problema com o Vauxhall Astra SRi. Eu precisava avaliá-lo no fim de semana, mas na sexta-feira à noite Richard Hammond anunciou que não havia gostado da cor do Aston Martin Vanquish Volante que deveria dirigir e foi para casa em seu próprio carro. Eu gostei da cor, e preferia muto mais a ideia de andar por aí em um Aston conversível no fim de semana do que em um Vauxhall apressadinho. Foi anti-profissional, eu sei, mas… já que eu estava no Aston, decidi escrever sobre ele. Só que eu ainda precisava dizer qualquer coisa sobre o Vauxhall. Ele era vermelho e turbinado e seria ótimo para qualquer um que precise de quatro rodas e de um lugar para sentar enquanto se locomove. E agora acabou meu espaço, o que até foi bom, porque eu não tenho mais nada para falar a respeito dele.”

 

Infiniti Q30 Premium Tech

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Motor: quatro cilindros, 2,2 litros, turbodiesel, 168 cv a 3.700 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 8,5 segundos, máxima de 215 km/h

O que Clarkson disse: “A Infiniti nunca foi o que você chamaria de um sucesso de vendas. Os carros sempre foram meio chatos e vendidos para pessoas nos EUA que estão muito interessadas em comidas e no menino Jesus para perceber que eles são apenas Datsuns mais enfeitados.

O motor  a diesel de 2,2 litros do Q30 movimenta o carro e não parece ter muita sede de combustível, e isto é bom. Mas ele também soa como um navio quando está frio. É tão barulhento que precisa de tecnologia de cancelamento de ruído. Eu acho que, na verdade, o motor transforma diesel em som. Porque com certeza ele não transforma diesel em potência. E isto não é bom.”

 

Skoda Superb SE L Executive

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Motor: quatro cilindros, dois litros, turbodiesel, 140 cv a 3.500 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 8,9 segundos, máxima de 218 km/h

O que Clarkson disse: “O Skoda tem tanta alma quanto uma geladeira. É o tipo de carro que você compraria por metro.

– Oi. Eu queria cinco metros e meio de carro, por favor.

– Certamente, Geoff. Deixa eu te mostrar o Superb.

Quando dirige o Superb, em nenhum momento você pensa “argh”. Mas você também não pensa “uau”. E isto não basta.”

 

Zenos E10 S

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Motor: quatro cilindros, dois litros, turbo, 250 cv a 7.000 rpm

Desempenho: o-100 km/h em quatro segundos, máxima de 235 km/h

O que Clarkson disse: “Ele se chama Zenos e é um esportivo ‘acústico’. Não tem portas, janelas, rádio, carpete ou qualquer tipo de teto. Já encontrei lápis com mais equipamentos. Dá para perceber que a pista é seu lugar, de verdade. Na estrada, que foi onde eu passei mais tempo com ele, o barulho foi divertido por mais ou menos um minuto, depois deixou de ser divertido. O ronco que sai do escape é incrível, mas tudo o que se ouve é a válvula de alívio, que soa como um cara gordo que está usando encanamento vitoriano para mandar embora pela descarga os efeitos de um jantar particularmente generoso.”

 

Renault Kadjar dCi 130 Signature

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Motor: quatro cilindros, 1,6 litro, turbodiesel, 130 cv a 4.000 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 9,9 segundos, máxima de 190 km/h

O que Clarkson disse: “Ninguém sonha com o dia em que vai comprar um Renault Kadjar. Ninguém vai passar horas no configurador, vendo como ele ficaria pintado de laranja ou com rodas maiores. Ele nunca será visto em um “Velozes e Furiosos”. Nunca será uma opção em Forza Motorsport. Nunca será um pôster na parede do quarto de um garoto. Nunca haverá uma versão R para vencer corridas. Ele não oferece nada que te faria comprar um se você pudesse usar um carro do Google, por exemplo. Ambos são ferramentas sem alma.”

 

BMW X1 xDrive25d

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Motor: quatro cilindros, dois litros, turbodiesel,  230 cv a 4.400 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 6,6 segundos, máxima de 235 km/h

O que Clarkson disse“Suponho que, considerando tudo, o BMW X1 não é um carro ruim. Ele não bate o tempo todo, nem explode. Se fosse um Kia ou um carro de uma daquelas fabricantes chinesas esquisitas, eu até diria que ele é muito bom. Mas como há um emblema que diz BMW na traseira, e você sabe o quanto um BMW pode ser bom, você acaba esperando algo melhor.

 

Seat Leon X-Perience SE Technology

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Motor: quatro cilindros, dois litros, turbodiesel, 150 cv a 3.500 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 8,7 segundos, máxima de 208 km/h

O que Clarkson disse: “Desde que eu comecei a testar carros, há 31 anos, nunca havia dirigido um Seat. A companhia nunca ofereceu, e eu nunca pedi, porque não via sentido algum. O Seat Leon X-Perience SE Technology que me enviaram era facilmente o desperdício de metal, vidro e plástico mais desinteressante desde o fracassado Microsoft Kin. Qualquer tentativa de fazer uma manobra de baixa velocidade em segunda marcha vai fazer o carro morrer e parar e as pessoas vão apontar e rir e você vai se sentir um idiota. Eu sou grato pela Seat ter me enviado este carro porque ele reforça todas as crenças que eu já tinha sobre seus carros. Eles são uma perda de tempo.”

 

Nissan GT-R Track Edition

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Motor: V6, 3,8 litros, biturbo, 550 cv a 6.400 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 2,7 segundos, máxima de 312 km/h

O que Clarkson disse: “Eu sempre hesito em dizer que um carro é perigoso, porque isto pode dar problemas com a lei, mas este aqui chega muito perto. Em uma hora, quase sofri dois acidentes por causa das mudanças de direção repentinas e inesperadas. Não há tolerância. Nenhuma. Se você passar sobre uma tampa de bueiro, vai ter uma ideia de como seria sofrer um acidente de avião. Você sente o topo da sua espinha batendo na parte de dentro do seu crânio.”

 

Volkswagen Scirocco 2.0 TDI

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Motor: quatro cilindros, dois litros, turbodiesel, 150 cv a 3.500 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 8,6 segundos, máxima de 215 km/h

O que Clarkson disse: “Meu primeiro carro foi um Volkswagen Scirocco. Você sabe como é. Vocês tiveram um relacionamento 35 anos atrás. Vocês se encontram de novo, graças ao Facebook. E ela se transformou em um alce. Ninguém quer isso na vida. Melhor manter um amor do passado na memória. Por razões que, sem dúvida, tem a ver com o urso polar, este motor a diesel precisa de várias aceleradas antes de você sequer pensar em sair com o carro. E quando você está andando, parece que algo está quebrado, porque simplesmente não há força suficiente. No geral, este carro não fez nada por mim a não ser me lembrar do quanto eu queria um Golf GTI.”

 

Hyundai i800

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Motor: quatro cilindros, 2,5 litros, turbodiesel, 135 cv a 3.600 rpm

Desempenho: 0-100 km/h em 17,6 segundos, máxima de 167 km/h

O que Clarkson disse: “O Hyundai i800 é pior que aquele parasita que entra nos olhos das crianças. É pior que um cubículo em uma base militar que está sofrendo uma epidemia de diarreia e vômito. É pior até do que experimentar calças. Prefiro passar protetor solar nas costas do James May a ter que andar em um Hyundai i800. Nunca vou andar em um novamente. Mesmo que seja três da manhã e esteja chovendo e eu só queira chegar em casa e isto seja o táxi. Prefiro dormir em um banco de praça e pegar um resfriado.”