propaganda e a alma do negocio pode ser a frase mais cliche do mundo mas tambem e uma das mais verdadeiras — sem propaganda nao se vende so que nem toda propaganda e eficiente e o mercado automotivo nao e exceçao por isso perguntamos aos leitores quais eram as piores propagandas de carro que eles conheciam agora temos a lista com as respostas a destruiçao do fiat fiorino [youtube id= lezlwtnvmic width= 620 height= 350 ] no fim de 2013 a fiat aposentou de vez o uno de primeira geraçao e o furgao fiorino foi embora junto com ele para marcar a chegada da novidade foi lançado um comercial no qual o fiorino antigo no mercado desde 1988 era destruido sem piedade por um compactador e colocado no bau do novo fiorino baseado no uno de segunda geraçao embora a mensagem seja de que o fiorino novo tem tudo do antigo e mais um pouco a ideia pegou mal — boa parte das pessoas interpretou a peça como uma declaraçao da propria fiat de que o fiorino antigo era ruim volkswagen gol turbo e o motor de geladeira da concorrencia [youtube id= q6na8zcrfiw width= 620 height= 350 ] turbo e compressor mecanico sao coisas diferentes e ambos tem suas vantagens e desvantagens neste comercial do gol turbo a volkswagen comparou o turbocompressor as turbinas dos avioes enquanto o compressor mecanico da concorrencia no caso o fiesta supercharger foi equiparado ao compressor de uma geladeira — o que e um tanto impreciso dos dois lados da historia na verdade ha ate quem prefira o compressor mecanico pergunte a qualquer fa de muscle cars pois conectado direto ao virabrequim o supercharger elimina o lag que tanto aflige os turbinados ainda que os sistemas de anti lag sejam cada vez mais eficientes mercedes benz classe ah lelek lek lek [youtube id= f4g9bzaqwm0 width= 620 height= 350 ] em 2012 a mercedes benz decidiu usar o funk passinho do volante para promover o classe a de terceira geraçao no brasil aaaah lelek lek lek lek lembra o funk carioca esta ai e nao vai embora tao cedo e a marca alema so decidiu juntar o nome do carro a com a letra da musica acontece que a ideia de um carro de marca premium associado a cultura das periferias nao foi muito bem recebida pelo publico que temia que a propaganda prejudicasse a imagem do carro — o que bem nao aconteceu dafra apache vs cesar cielo [youtube id= g74jdqesvbi width= 620 height= 350 ] sim sabemos que a pergunta era sobre comerciais de carro mas este comercial da dafra apache uma das inumeras concorrentes da honda cg e imperdoavel cesar cielo um dos melhores nadadores do mundo disputa uma corrida de nataçao com uma moto sem piloto com efeitos de chroma key dignos de chaves e chapolin — a diferença e que no caso do chaves e do chapolin ao menos era parte do charme aqui nem isso ford new fiesta e o dodge charger que na verdade e um dart [youtube id= eumtcwwwfk4 width= 620 height= 350 ] no ano passado um dos comerciais da campanha do new fiesta nacional deixou um gosto amargo na boca dos fas de muscle cars e antigomobilistas em geral simulando uma perseguiçao policial com dubles de hollywood o comercial tinha como auge o capotamento de um classico nacional o dodge charger r/t incontaveis foram as manifestaçoes de desagrado dizendo que nao era preciso destruir um classico ainda que nao fosse um charger de verdade mas um dart caracterizado para vender um carro novo isto e verdade peugeot hoggar e o risoto [youtube id= ms616rzi3ys width= 620 height= 350 ] a picape hoggar que saiu de linha este ano apostamos que voce achava que fazia mais tempo nunca foi exemplo de beleza e muito menos sucesso de vendas nao duvidamos de sua competencia como picape pequena mas a verdade e que ela entrou em um segmento no qual e muito dificil de se destacar — especialmente quando se tem fiat strada e volkswagen saveiro e convenhamos o comercial que nao dizia muita coisa sobre as qualidades do carro e em vez disso colocava o protagonista em pe na caçamba da picape para oferecer um prato de risoto tambem nao ajudou muito hyundai veloster e a vantagem das tres portas [youtube id= hoan y7epwm width= 620 height= 350 ] o hyundai veloster tem uma reputaçao ingrata entre os entusiastas pelo desempenho do motor 1 6 de 128 cv o mesmo do hb20 que nao correspondia as expectativas criadas pelo seu visual agressivo o comercial em questao porem exalta uma suposta vantagem das tres portas ao estacionar a terceira porta fica virada para a calçada o que e mais seguro pois impede que os passageiros do banco de tras sejam atropelados ao sair do carro nao seria mais facil comprar um carro de duas portas ou simplesmente sair pelo lado mais seguro nissan sentra o seda que nao tem cara de tiozao [youtube id= klzde63ztc0 width= 620 height= 350 ] o sentra sempre foi um bom carro mas a concorrencia entre os sedas medios e dura e o nissan nunca se destacou muito nas vendas para tentar reverter esta situaçao a nissan criou a banda ficticia the uncles os tiozoes e usou a musica sera que e pra mim nesta propaganda que teve o efeito reverso a imagem do carro acabou sendo associada justamente aos tiozoes que se perguntavam se o carro nao era moderno demais para eles nao era — voce por acaso acha que um dia vai estar velho demais para qualquer carro — mas a mensagem nao ficou muito clara renault sandero uau [youtube id= vnpmcozmaaw width= 620 height= 350 ] este comercial do renault sandero que circulou em 2011 foi bem recebido pelo publico em geral a beleza da atriz renata ricci certamente ajudou mas os entusiastas nao gostaram muito de ver um hatch de traçao dianteira fazendo uma manobra impossivel para estacionar — a menos que voce tenha descoberto como realiza la sem puxar o freio de mao e entusiastas sao chatos de vez em quando chanananana [youtube id= ef5u6qmp ve width= 620 height= 350 ] tudo bem que este filme foi feito por uma concessionaria e nao pela fabricante chinesa mas ja entrou para os anais da internet uma musica repetitiva exaltando as qualidades dos pequenos utilitarios da chana — espaço baixo preço versatilidade — por quase dois insuportaveis minutos e algumas frases com a palavra chana que adquirem duplo sentido com um pouco de imaginaçao nao sao uma boa maneira de vender carros nao e a toa que hoje a chana se chama changan
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.