lotus carlton 40 ra voce sabe o que isso significa o codigo identifica o exemplar que pegou o omega da lotus no patamar de seda mais potente do mundo e deu a ele o status de esportivo lendario e ele nao preciso de le mans bathurst spa ou nurburgring para chegar la isso aconteceu porque ele foi roubado e desapareceu da vista dos policiais simplesmente despejando seus 382 cv nas rodas traseiras e depois disso ele nunca mais foi visto https //flatout com br/lotus carlton 40 ra encontrado/ anos mais tarde ja na atual era da internet o lotus carlton voltou ao imaginario popular por um video viral que mostra um exemplar destes fugindo dos policiais suecos que em vao tentavam persegui lo com um saab 9 3 2 0 turbo a paisana que chegou a 200 km/h mas nao conseguiu acompanhar o fugitivo as duas historias se misturaram e com uma pequena ajuda de gran turismo o lotus carlton se tornou um icone ate mesmo para a geraçao que sequer era nascida quando ele chegou as ruas https //www youtube com/watch v=6ypticybszo a historia do lotus carlton contudo poderia ter sido diferente se as duas perseguiçoes tivessem acontecido em outro lugar um lugar como alemanha por exemplo onde a policia usava carros da porsche para perseguir bandidos em supercarros hoje ate mesmo as policias do brasil tem seus supercarros — neste caso especificamente sao veiculos apreendidos em operaçoes de combate ao trafico de drogas a policia rodoviaria federal por exemplo tem ao menos um dodge challenger e um ford mustang em sua frota temporaria a policia militar de sc usa um camaro um porsche cayenne e um mercedes amg c63 s as policias de dubai e dos emirados arabes unidos tambem tem os seus mas tanto elas quanto as brasileiras usam os carros como açoes de relaçoes publicas chamando a atençao para a presença policial ou mesmo em campanhas educativas com crianças e adolescente ja na italia e no japao entre outros os supercarros fazem parte da frota permanente e sao realmente usados para coibir excessos nas rodovias os italianos tem desde os anos 2000 um lamborghini gallardo e um huracan enquanto os japoneses tem uma tradiçao com os gt r da nissan mas quem começou isso foram os alemaes nem poderia ser diferente eles foram os primeiros a abolir limites de velocidade em algumas de suas rodovias naturalmente eles precisavam de algo capaz de ao menos chegar perto de infratores e foi assim que a polizei começou a usar carros da porsche o 911 e o mais famoso deles mas nao foi o primeiro a historia dos porsche policiais da alemanha começou em 1959 quando oito exemplares conversiveis do 356 b foram entregues a policia de dusseldorf pela propria porsche eles eram conversiveis pela facilidade de acesso a cabine e tambem pela praticidade de uso [caption id= attachment_335224 align= aligncenter width= 900 ] os primeiros 356 da autobahnpolizei[/caption] os carros eram modificados com tanques de combustivel de maior capacidade uma unica luz de alerta azul um alto falante externo bancos impermeaveis e uma luz de freio enorme na traseira com o letreiro halt pare o motor era o 1600s de 75 cv que nao era o mais potente disponivel na epoca mas era suficiente para levar os policiais ate os 175 km/h depois destes oito vieram outros 356 cabriolet sempre com a mesma receita policial quem tambem usou os 356 cabriolet para o patrulhamento rodoviario foi o algemene verkeers dienst da rijkspolitie da holanda eu sei que voce pulou o nome; nao tem problema basta pensar nele como a prf brasileira e a informaçao estara completa a preparaçao dos carros era praticamente a mesma dos alemaes mas os holandeses tinham um treinamento especial para os agentes escolhidos para dirigir os porsche alem de impor pre requisitos como ser casado ter filhos e mais de 25 anos o que em tese minimiza o risco de problemas por irresponsabilidade foi somente depois do lançamento da versao targa que o 911 passou a ser usado pela policia da alemanha e da holanda — afinal eles precisavam de um carro com o teto aberto os 911 targa tinham o dobro da potencia dos antigos 356 b cabriolet afinal vinham com o flat 6 de 2 litros com modificaçoes para produzir 150 cv em vez dos 130 cv originais os 911 targa mantiveram a preparaçao dos 356 com a luz azul agora afixada a coluna b em vez da coluna a mas mantendo a luz de freio especial e o alto falante externo os carros da policia holandesa por sua vez tinham uma caixa de madeira com varios equipamentos utilizados pelos policiais no lugar do banco traseiro elas continham um par de algemas luzes de emergencia etilometro uma camera fotografica marcadores brancos como aqueles usados para demarcar a cena de um crime e uma placa de pare tambem encontravam se ali dentro triangulos de sinalizaçao extintor de incendio itens de primeiros socorros algumas lampadas extras chave de roda e folhetos educativos ainda nos anos 1960 as policias da belgica e da austria tambem encomendaram seus porsche 911 equipados de forma semelhante a porsche diz que por serem baseados em modelos regulares de serie nao ha como estimar o numero de unidades feitas para a policia o que a porsche afirma categoricamente e que todos os seus modelos tiveram ao menos uma versao policial a rijkspolitie e a polizei por exemplo usaram alem do 356 e do 911 exemplares do 912 targa e do 924 e 944 na alemanha os 944 tinham um recurso exclusivo para a policia um compartimento especial para armazenar as submetralhadoras heckler & koch mp5 nas portas dos carros os holandeses contudo foram os que mais compraram porsche de policia — com certificaçao do guinness inclusive em 2017 eles reuniram nada menos que 507 viaturas porsche de todas as epocas para obter o recorde de maior frota de porsche de policia do mundo ainda hoje a policia holandesa mantem alguns porsche em sua frota ativa mas eles ja nao servem mais ao patrulhamento rodoviario como as demais policias com supercarros eles servem como chamariz para açoes publicitarias o mais especial deles e o 918 spyder que participa de eventos com o intuito de atrair jovens para a corporaçao na alemanha e na austria o 911 tem a mesma finalidade — eles foram substituidos ha cerca de 15 anos por modelos mais versateis como as peruas audi bmw e opel ainda capazes de atingir velocidades elevadas quando necessario porem mais convenientes para a lida diaria um dos mais recentes 911 da policia alema foi o techart carrera s um 911 de policia tunado criado pela preparadora como parte de uma campanha de conscientizaçao para os entusiastas chamada tune it safe — algo como prepare com segurança a intençao pasmem era orientar os entusiastas a usar peças certificadas pelo tuv na hora de modificar e preparar seus carros quem poderia esperar menos da policia que inventou o porsche de policia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.