em 1931 os prospectos deste engenheiro com entao 56 anos de idade nao pareciam muito bons acabara de ser demitido de seu cargo na steyr onde era engenheiro chefe devido a aguda crise na empresa durante a grande depressao que aconteceu nesta epoca [caption id= attachment_322307 align= aligncenter width= 999 ] porsche e seu porsche so na 3a idade[/caption] ate ali sua carreira tinha sido importantissima inclusive como engenheiro chefe na daimler de 1923 a 1929 era reconhecido e conhecido como um engenheiro brilhante disso nao havia duvida mas sua empregabilidade sofria ali por ser tambem conhecido como dificil era um homem de posiçoes fortes e nao cedia facil; tambem nao aguentava bobagens educadamente como alguem civilizado e acredite para ter este tipo de fama na alemanha onde ser educado parece nao ser prioridade para ninguem o cara tem que ser realmente dificil sua unica saida era usar sua fama e garantir que nunca mais teria um chefe para lhe chamar de dificil criar uma empresa de consultoria em engenharia o dinheiro para isso viria de dois lugares o primeiro era da familia anton piech um rico advogado casado com sua filha mais velha louise sim esse piech anton e louise sao os pais de herr doktor ferdinand dr evil piech [caption id= attachment_322308 align= aligncenter width= 999 ] o auto union de competiçao projeto porsche[/caption] depois um empresario e piloto de corridas que conhecera na epoca da daimler adolf rosenberger entrou com a metade do necessario e virou socio rosenberger durou pouco ali porem ainda que nao por sua vontade quando outro adolf sobe ao poder rosenberger que era judeu e preso por rassenschande crime racial foge e acaba nos eua mas para sempre separado da empresa que fundara nascia a doktor ingenieur honoris causa ferdinand porsche konstruktionen und beratungen fur motoren und fahrzeugbau gesellschaft mit beschrankter haftung engenheiro phd honoris causa ferdinand porsche projetos e consultoria para motores e construçao de veiculos ltda o engenheiro recrutou com sucesso varios ex colegas de trabalho que ele havia feito amizade em seus antigos locais de trabalho incluindo os hoje famosos karl rabe erwin komenda e franz xaver reimspiess alem de seu filho ferry porsche claro ele tambem um engenheiro e empresario talentoso [caption id= attachment_322309 align= aligncenter width= 999 ] ferry porsche e dois carros projetados pela sua empresa; so um tem marca porsche[/caption] o engenheiro claro era doktor ingenieur honoris causa ferdinand porsche e a porsche entao nasce como uma consultoria uma empresa para se contratar quando se precisa projetar um carro nao era uma marca nem pretendia ser entre seus projetos mais conhecidos no inicio estao os auto union de competiçao e o vw; no caso do vw o governo de hitler o contratou para criar o carro criar a fabrica e chefiar a produçao um trabalho imenso nunca foi objetivo de porsche criar carros com seu nome os carros de marca porsche apareceriam no pos guerra por meio de seu filho ferry que viu neles um modo de sobreviver os anos ruins do pos guerra; veio depois e inicialmente sem muito entusiasmo depois claro evoluiu para ser o centro da empresa [caption id= attachment_322310 align= aligncenter width= 999 ] o centro de desenvolvimento em weissach onde tudo acontece[/caption] mas a empresa continuou mesmo depois disso a manter seu status de consultoria; a evoluçao dos carros porsche na verdade funcionando como uma propaganda sensacional para os serviços da empresa; como tambem produzia e vendia carros aos olhos dos contratantes tinha um ou dois passos adiante em conhecimento do negocio como toda empresa de consultoria nao sabemos tudo que a porsche fez ou principalmente esta fazendo neste campo; a confidencialidade parte importante de qualquer acordo de consultoria deste tipo e a empresa nao faria a besteira de ignora los mas o tempo vai revelando aos poucos tudo [caption id= attachment_322311 align= aligncenter width= 999 ] rs2 o mais conhecido porsche que nao e porsche[/caption] todo mundo sabe por exemplo do audi rs2 uma perua s2 de cinco cilindros turbo modificada para a porsche para se tornar um verdadeiro supercarro ou do mercedes benz 500e um e class w124 que recebeu um v8 e outras varias alteraçoes dentro da porshe para ser um super seda antes da mercedes benz se juntar a amg e tornar isso comum vamos tentar contar historias um pouco diferentes ou pelo menos menos conhecidas da consultoria porsche muito ficou de fora claro a familia de motores seis em linha dohc da volvo nos anos 1990 o ford duratec v6 os motores da seat quando ela abandonou a fiat mas antes de se associar a vw aqui sao apenas os que imaginamos mais obscuros projetos de consultoria da empresa uma historia da porsche sem marca porsche studebaker em 1950 ao transferir a empresa das instalaçoes precarias em zell am see para stuttgart a porsche provisoriamente fica sem casa aluga provisoriamente um canto nas instalaçoes de seu fornecedor de carroceria a reutter ferry acaba por comprar um terreno antes uma fazenda vizinho de tras da reutter onde planeja fazer sua fabrica mas assim que o arquiteto rolf gutbrod termina o projeto e a terraplanagem a obra para; nao existia grana para continuar a salvaçao vem em 1952 com ajuda do importador americano o austriaco max hoffman a veneranda empresa studebaker de south bend indiana estaria interessada em contratar a porsche para o projeto de um carro compacto avançado para o mercado americano ferry manda o prototipo porsche 530 efetivamente um 356 de de quatro lugares para os eua e com ele vai ate south bend no escritorio da empresa fundada em 1868 para produzir veiculos de traçao animal o resultado e mais um projeto importante de consultoria na hora certa o carro que a porsche faria para a studebaker seria compacto apenas para os padroes americanos claro seria o maior porsche criado ate ali na categoria do nash rambler e o aero willys chegando em casa ferry primeiro recomeça a obra o dinheiro da studebaker pagaria a fabrica da porsche em stuttgart [caption id= attachment_322313 align= aligncenter width= 775 ] em comparaçao com um studebaker normal [/caption] rapidamente e desenhado um avançado carro de motor traseiro refrigerado a ar monobloco e com uso extensivo de aluminio e magnesio na mecanica mas logo seria totalmente modificado e alterado pelas realidades unicas da empresa de south bend primeiro um esquema tradicional de motor dianteiro e traçao traseira foi solicitado no motor apesar da studebaker nao estar avessa a refrigeraçao a ar foram solicitadas versoes refrigeradas a agua e ar para posterior decisao quando estivessem prontos o carro acabou bem convencional um seda tradicional ainda com um certo dna porsche o motor era um incomum v 6 a 120° entre bancadas ohv com comando central no vale do v varetas e balancins com pistoes de aluminio forjado e deslocando tres litros dava 98 cv a 3 700 rpm na versao refrigerada a ar 542 l luft e 106 cv a 3 500 rpm na versao refrigerada a agua 542 w wasser os pesos a seco eram de 220 kg para o 542w e 206 kg para o 542l vantagem clara para o refrigerado a ar pois este peso nao conta a agua o radiador e a tubulaçao necessarias para faze lo funcionar quando foi entregue a studebaker a empresa estava em uma crise financeira e nao consegue coloca lo em produçao ferry teria dito que nao fossem a influencia e as peças da studebaker diluindo o conceito original poderia ter colocado ele mesmo o carro em produçao como um porsche ja pensaram nisso um seda porsche de seis cilindros refrigerado a ar ja em 1955 lada a avto vaz fabricante russo que e conhecido aqui por sua marca lada tambem contratou a porsche para alguns projetos em 1975 ernst fuhrmann a epoca ceo da porsche encontrou o ministro da industria automotiva sovietico viktor polvakov e deste encontro saiu um contrato importantissimo em 1974 o contrato com a vw vigente desde que existia a porsche acabou a lada chegou exatamente na hora certa o primeiro trabalho foi o redesenho de seu modelo mais importante o riva aqui laika o seda era baseado no fiat 124 dos anos 1960 e fora lançado em 1970 como lada 2101 o projeto da porsche seria basicamente uma atualizaçao de estilo mas com algumas melhorias mecanicas como suspensao e pneus alterados tambem o interior e o exterior receberam extenso face lift com peças de metal trocados por componentes de plastico — para choques grade e detalhes cromados agora eram na mesma cor da carroceria com uma cara bem mais integrada ao resto do carro e bem anos 1980 o interior tambem de plastico era parte do projeto mas o lada reciclado pela porsche acaba rejeitado e nunca lançado mas o maior trabalho foi em seguida um novo carro de traçao dianteira a para substituir o antigo lada projetado pela fiat este projeto abrangeu todos os aspectos fora o projeto basico do carro basicamente russo porsche fez o desenvolvimento ajudou em detalhes de projeto e design desenhou produçao fornecimento de componentes qualidade e vendas a avto vaz expos o projeto basico pela primeira vez aos homens da porsche em sua fabrica de togliattigrad em julho de 1979 em janeiro de 1980 o contrato com a porsche desenvolvimento do projeto foi assinado os trabalhos começaram em fevereiro com a entrega de tres prototipos a weissach e a chegada de alguns russos tambem inclusive designers corria o boato de que um deles era da kgb os engenheiros alemaes trabalhando no que foi chamado de projeto gamma sob a designaçao tipo 2108 encontraram muito o que criticar sua primeira apresentaçao em abril de 1980 listava 467 pontos que precisavam ser melhorados quando os prototipos subsequentes chegaram da russia eles representaram desafios adicionais disse peter schutz nosso acordo era que nosso parceiro russo construisse os prototipos as vezes eles eram praticamente nao testaveis entao tivemos que equipa los com componentes especiais para executar os testes a porsche supervisionou um rigoroso programa de testes que viu prototipos sendo debulhados na argelia caucaso turcomenistao moscou e siberia oriental bem como weissach o contrato se encerrou em maio de 1984 completando um projeto no valor de mais de us$ 30 milhoes os primeiros exemplos do novo lada samara chegaram ao mercado em 1986 harley davidson outro projeto de motor pouco conhecido foi o desenvolvimento de um contrato de us$ 5 milhoes da porsche para uma linha completa de motores de motocicleta para a harley davidson americana a partir de 1978 era para ser uma familia de 500 a 1 500 cm³ em unidades de dois quatro e seis cilindros produzindo de 45 a 136 cv de potencia o mais proximo que esses motores chegaram da produçao foi em 1985 com o type 2584 v 4 de 798 cm³ 69 5 x 52 6 mm desenvolvendo 75 cv a 8 500 rpm e 7 mkgf de torque a 7 000 rpm sua taxa de compressao era de 10 2 1 e usava injeçao le jetronic entao raro em motos embora esta familia de motores nao tenha chegado a produçao a porsche continuou a trabalhar com a harley davidson no design e desenvolvimento de motores uma consultoria proveitosa para ambos e uma fonte de renda consideravel para a empresa alema no final da decada de 1990 os dois se uniram no projeto de um novo v twin refrigerado a agua novamente de 60 graus para o modelo v rod da harley lançado no final de 2001 medindo 100 x 72 mm para 1 130 c dava 115 cv de potencia com injeçao de combustivel e uma taxa de compressao de 11 3 1 ainda e um dos motores harley mais avançados suaves e giradores de todos os tempos porsche e harley foram investidores conjuntos em uma nova fabrica em kansas city para produzir o motor v rod isso disse a porsche na epoca ajudaria a porsche a obter experiencia do mundo real de fabricaçao na america que poderia ser util no futuro avioes e empilhadeiras durante o inicio dos anos 1980 a porsche nao estava numa situaçao muito boa; depois de anos desenvolvendo os 924 e 928 e abandonando o 911 a situaçao estava prestes a virar drasticamente mas enquanto isso nao acontecia o marasmo imperava dentro de weissach o lituano americano anatole tony lapine antes famoso por seu trabalho na opel na epoca do chevette entao era o chefe do design na porsche conta que roubava trabalho da porsche design a empresa independente de desenho industrial de butzi porsche na austria famosa pelos oculos de sol e outros acessorios toda vez que percebia que a ligaçao era um engano que procuravam a empresa de zell am see lapine dizia sim somos nos desespero faz isso o negocio de consultoria da porsche foi o beneficiario do estilo oportunista de lapine ganhou enormes projetos de design que eram fora do comum um que desde entao serviu como um cartao de visita para as atividades extracurriculares da porsche foi o contrato no valor de us $ 600 000 para desenhar o cockpit do aviao a310 da airbus industries ainda tinhamos um cessna bimotor da equipe de competiçao disse lapine nos voamos para toulouse para a reuniao com a airbus essa abordagem extravagante ajudou a conquistar o trabalho o projeto do painel de instrumentos enfrentou um novo desafio com a eliminaçao do engenheiro de voo que apresentou mais instrumentos ao piloto e copiloto de uma forma inedita ate entao em avioes a porsche especificou materiais para as superficies do cockpit para dar uma aparencia mais suave e melhor integrada uma maquete em escala real de espuma e papelao foi criada para o desenho realizado entre 1981 e 1983 o cockpit do a310 tinha aparencia mais leve mais amigavel e com economia de espaço que foi aproveitado para colocar se mais passageiros pagantes outro grande projeto foi o de uma serie de empilhadeiras para a linde entre 1982 e 1985 o projeto foi interessantissimo para os designers e importante para a empresa ocupou todo o departamento quando estavam em seria baixa de trabalho fazendo um desenho com fita adesiva na parede os projetistas descreveram a estrutura que protegia o motorista da empilhadeira sem linhas retas esta uma obsessao de lapine o contrato colocou us $ 400 000 em dinheiro de 1982 nos cofres da porsche porsche c88 em novembro de 1994 o governo chines divulgou uma especie de competiçao para fabricantes de automoveis com o objetivo de criar um novo carro popular a porsche uma empresa de projeto nao podia ficar de fora o carro foi batizado pela porsche de c88 c de china e 88 porque este numero e considerado de bom agouro pelos chineses a porsche obviamente propagandeou que era melhor empresa para isso fez o fusca afinal de contas o c88 daria origem a tres automoveis distintos um hatch de quatro lugares com motor de 1 1 litro e 47 cv acoplado a uma caixa automatica de quatro marchas; uma dupla de seda e perua com cinco lugares e o mesmo motor de 47 cv; e um seda de quatro portas e cinco lugares o terceiro modelo tinha uma versao de 67 cv do motor de 1 1 litro acoplada a uma caixa manual de cinco marchas era capaz de ir de zero a 100 km/h em 16 segundos com maxima de 165 km/h e foi o unico a ser transformado em um prototipo de verdade tambem era o unico projetado para eventuais exportaçoes e por isso estava de acordo com todas as normas de segurança e emissao de poluentes que estavam em vigor na europa naquela epoca a porsche planejou ate mesmo a construçao de uma nova fabrica na china com infraestrutura para produzir algo entre 300 000 e 500 000 exemplares por ano e capacidade para ampliar a produçao caso fosse necessario alem disso ofereceu se para treinar engenheiros chineses na alemanha a fim de garantir um alto nivel de qualidade mas como tantos outros este projeto nao foi adiante todo o esquema do carro do povo seria abandonado pelo governo chines
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