em quase todos os aspectos os carros da fabricante/preparadora alema ruf sao modelos da porsche isto porque eles sao fabricados pela porsche usam em sua maioria motores porsche e dividem boa parte dos componentes de acabamento com os porsche perante a legislaçao alema contudo a ruf e uma fabricante de carros nao apenas porque as modificaçoes mecanicas nos carros sao muito extensas alguns deles recebem um motor novinho feito pela propria ruf sobre o qual vamos falar mais adiante mas tambem porque os monoblocos sao fornecidos limpos pela porsche sem marcaçao — o chamado body in blank algo como carroceria em branco assim a ruf monta o carro do zero e tem seu proprio sistema de numeraçao de chassi vin por isso ela e reconhecida pelo governo alemao como fabricante de automoveis nao como uma simples preparadora esta questao divide opinioes afinal boa parte dos componentes essenciais ainda e feita pela porsche em zuffenhausen e existem casos ainda mais polemicos a alpina especializada em bmw por exemplo tambem e tem status de fabricante pela mesma razao que a ruf e seus modelos sao ainda mais proximos dos usados como base para suas criaçoes no entanto ao menos no caso da ruf a gente ate que aceita ate porque esta brecha legal e util de certo modo ate pouco tempo atras os ruf eram o mais perto que se poderia chegar de pilotar um porsche em um game de corrida que nao fosse need for speed a fabricante de stuttgart tinha um contrato de exclusividade com a electronic arts que so expirou no fim de 2016 mas como legalmente os ruf nao sao porsche [youtube id= csfjwg1i18u width= 620 height= 350 ] alem disso os ruf estao entre os porsche que nao sao porsche preparados mais incriveis do planeta como vamos mostrar a seguir ruf btr lançado em 1983 o btr foi o primeiro de todos os ruf a ser registrado como um ruf e nao um porsche ele tinha um motor flat six de 3 4 litros e 374 cv e algo entre 20 e 30 carros foram feitos entre 1983 e 1989 e acredita se que outros tantos tenham sido feitos a partir dos porsche 911 de seus clientes o btr estava disponivel com carroceria larga ou estreita sendo que o modelo com carroceria larga tinha velocidade final 20 km/h mais baixa por causa do maior arrasto aerodinamica com a carroceria estreita o btr chegava aos 100 km/h em 4 7 segundos com maxima de 305 km/h [youtube id= udejc2uepsw width= 620 height= 350 ] em um comparativo realizado na epoca pela revista americana road & track o ruf btr superou caras como a ferrari testarossa e o lamborghini countach em aceleraçao e so nao foi mais veloz que o porsche 959 e seu irmao mais novo o ruf ctr yellowbird ruf nao e uma sigla e o sobrenome de alois ruf o fundador da companhia a ruf surgiu em 1949 quando alois ruf abriu sua oficina mecanica em pfaffenhausen na alemanha nao demorou para que o negocio se expandisse e em 1949 a pequena oficina ja havia se transformado em um grande posto de combustivel foi nesta epoca que alois ruf começou a projetar seus proprios veiculos em 1955 um onibus projetado por ele fez relativo sucesso na alemanha levando o a abrir uma segunda empresa para fabricar veiculos coletivos enquanto isto seu filho alois ruf jr crescia fascinado por carros — tanto que no fim dos anos 1960 conseguiu um espaço na oficina do pai para consertar e restaurar modelos da porsche sua grande paixao e foi ai que a ruf como conhecemos começou a nascer em 1974 com a morte do pai alois ruf jr assumiu a companhia e a transformou em uma oficina especializada em porsche com um detalhe alem de consertar e restaurar os carros a ruf começou tambem a prepara los certamente o mais famoso deles e o ctr yellowbird astro do filme faszination um onboard epico de 20 minutos em nurburgring nordschleife lançado em 1987 o ctr foi o primeiro grande sucesso da ruf depois que a companhia começou a ser considerada uma fabricante independente ele era baseado no 911 carrera 3 2 mas aproveitava apenas o motor e a estrutura basica todos os paineis da carroceria eram substituidos por peças de aluminio mais leves e os para choques eram de fibra de vidro com isto o carro pesava apenas 1 170 kg o 911 original beirava os 1 300 kg o carro tambem recebia diversos reforços estruturais suspensao e freios projetados sob medida e uma transmissao de cinco marchas exclusiva o motor tinha deslocamento ampliado para 3 4 litros graças a um aumento no curso dos pistoes e era alimentado pelo sistema de injeçao do porsche 962 a induçao forçada ficava por conta dos dois turbos com dois intercoolers em um sistema tambem feito sob medida [youtube id= mzh_y ytrmi width= 620 height= 350 ] o resultado eram 476 cv e 56 3 mkgf de torque mas a ruf escondia o jogo mais tarde o proprio alois ruf jr admitiu que a potencia ficava mais proxima dos 500 cv e por isto o yellowbird que recebeu o nome por causa da cor amarela nas fotos e videos de divulgaçao mas era oferecido em outras cores era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 6 segundos com maxima de 340 km/h ruf ctr2 lançado em 1994 o sucessor do yellowbird era baseado no 911 993 famoso por ser o ultimo representante da era dos motores arrefecidos a ar ele seguia a mesma receita de alivio de peso e reforços estruturais mas o motor flat six biturbo de 3 6 litros entregava 520 cv nao era a toa que a empresa o chamava de supercarro a velocidade maxima era de 350 km/h tao veloz quanto o porsche 918 spyder e o 0 100 km/h era cumprido em nada mais que 3 5 segundos ele era mais veloz que a ferrari f50 que chegava aos 312 km/h de acordo com testes da imprensa e o jaguar xj220 mas nao teve seu recorde reconhecido por causa da produçao limitada o ctr2 era fodastico e alois ruf jr sabia disso para provar ele inscreveu dois exemplares do carro na subida de montanha de pikes peak de 1997 ambos com carroceria alargada motor preparado para entregar mais de 700 cv e equipamentos de segurança obrigatorios instalados porem completamente legalizados para rodar nas ruas ambos os carros tiveram excelentes resultados um deles foi o 2º colocado na classificaçao geral e o outro foi o 4º colocado ruf ctr3 o sucessor do ctr2 so veio em 2007 ele e bem diferente do 911 e lembra mais o porsche carrera gt nao e verdade isto acontece porque apesar de usar certos paineis da carroceria e plataforma do 911 ele foi bastante modificado para receber o motor atras dos bancos em posiçao central traseira algo que a porsche nao deve curtir muito na verdade as coisas ja haviam mudado bastante quando o ctr3 foi lançado em vez de fibra de vidro os paineis feitos sob medida da carroceria sao de fibra de carbono e kevlar e o peso total do carro e de 1 375 kg peso pena se considerarmos o que o motor e um flat six biturbo de 3 8 litros capaz de entregar nada menos que 691 cv e 90 mkgf de torque canalizados para as rodas de tras por uma caixa de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis marchas [youtube id= u9qol0j0vsm width= 620 height= 350 ] comparativo entre o ruf ctr original e o ctr3 o resultado e desempenho de supercarro mesmo 0 100 km/h em 3 1 segundos e maxima de 380 km/h tanto que mesmo dez anos depois o ctr3 ainda faz parte do catalogo da ruf e pode ser encomendado ate hoje zero quilometro ruf rgt 8 lembra quando dissemos que a maioria dos modelos da ruf usava motores baseados nos boxer da porsche pois a exceçao e o rgt 8 que nao tem este nome por acaso o motor desta vez e um v8 de 4 5 litros projetado pela propria ruf com carter seco que torna o motor fisicamente mais baixo e e tipico dos carros de corrida comando duplo nos cabeçotes e virabrequim plano como nos v8 italianos lançado em 2010 e baseado no 911 997 o rgt 8 dispunha de saudaveis 451 cv a 7 600 rpm e 42 8 mkgf de torque a 5 100 rpm sem turbocompressores o torque vem mais tarde era o bastante para chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 317 km/h para seu desempenho tambem contribuia a leveza da carroceria que tinha portas e capo de aluminio e a tampa do motor de fibra de carbono como de costume o rgt 8 tambem tinha freios de ceramica rodas de 19 polegadas e gaiola de proteçao integrada alem disso o interior tambem recebia design exclusivo no painel e nos revestimentos de porta em 2012 no salao de genebra veio a segunda geraçao do rgt 8 baseada no entao recem lançado 991 a receita de alivio de peso era a mesma mas o motor recebeu uma injeçao de força e agora entregava 550 cv a 8 500 rpm e 51 mkgf de torque a 4 000 rpm a velocidade maxima passou a 318 km/h [youtube id= cs0gy_ek1dy width= 620 height= 350 ]
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