nurburgring nordschleife esqueça o zero a 100 km/h velocidade maxima pico de aderencia lateral ate mesmo a exclusividade se ha uma obsessao no mundo dos esportivos e superesportivos esta e figurar no topo ou em torno do topo dos recordes dos carros de rua produzidos em serie ostentar a insignia de recordista no inferno verde da a chancela de que este carro provavelmente sera mais veloz que seus rivais em praticamente qualquer circuito do mundo visto a enorme amplitude de relevo tipos de curvas e mesmo de superficie que o nordschleife oferece pouco antes de sua ultima reforma os ringmeisters costumavam contabilizar nada menos que 11 tipos diferentes de textura de asfalto na pratica se tornou uma ferramenta de marketing poderosa bem como algo para os proprietarios se gabarem em encontros e eventos por isso nunca se quebrou tantos recordes de nurburgring como se faz hoje em dia diriamos mais esta obsessao de fato esta forçando o desenvolvimento de conjunto dos superesportivos a um novo paradigma o recorde absolutamente insolito do porsche 911 gt2 rs que aconteceu no ultimo mes e a maior prova disso os superesportivos com pneus de rua estao invadindo tempos de categorias de gt muito velozes e inacreditavel foram tantos recordes batidos que e facil ficar confuso como esta o ranking hoje em dia quais carros podemos considerar quais valem um biscoitinho de desconfiança as respostas para estas perguntas tem mudado quase semanalmente nos ultimos tempos entao decidimos passar tudo a limpo para situar todo mundo em relaçao ao que anda rolando em nurburgring nordschleife — começando pelos dez carros de rua que fizeram os melhores tempos antes porem ha mais uma pergunta para responder dentro do espectro dos recordes de nurburgring o que e um carro produzido em serie e importante fazer esta separaçao ate mesmo para nao dar margem para muita polemica os recordes de nurburgring nao sao analisados e validados por uma unica entidade como a guinness world records ou a fia que seria mais propicio por exemplo ha contudo algumas regras informais adotadas por quem se candidata a coroa de king of the ring que e consensual entre as fabricantes preparadoras e engenheiros e talvez mais importante pelos entusiastas assim para efeito de recorde em nurburgring um carro produzido em serie tem ao menos 20 unidades fabricadas e legalizadas para as ruas para percorrer o nordschleife os carros costumam nao ter nenhuma modificaçao em relaçao ao que e oferecido ao publico deve estar com os mesmos pneus com os quais e vendido podem ser os opcionais por exemplo nao usa recursos de alivio de peso e os ajustes sao limitados ao que qualquer um pode fazer com seu proprio exemplar a carroceria precisa ser 100% original de fabrica nao sendo admitidos paineis de fibra de carbono ou novos apendices aerodinamicos por exemplo em alguns casos contudo vimos carros com rollcage nao opcional instalado a fim de oferecer maior segurança ao piloto ocasionalmente por conta disso a fabrica retira alguns itens do interior para compensar o ganho de peso e uma situaçao meio va bene pois ainda que nao seja 100% original com pneus de rua de fato este ganho de rigidez a torçao e praticamente inexistente e nos parece mais um caso de disclaimer juridico mas o certo seria nao ter nada disso o mclaren p1 lm lanzante original de fabrica sobre o qual vamos falar daqui a pouco isto posto ha certas coisas impossiveis de serem fiscalizadas o tempo todo como paineis de fibra de carbono ecus modificadas fora dos parametros que o carro permite para o consumidor comum combustivel de competiçao e reforços estruturais ocultos as fabricantes nao costumam fraudar tempos por uma razao simples todos os olhos sempre estao voltados para nurburgring onde fotografos e cinegrafistas amadores fazem plantao um flagra de algo suspeito pode manchar a reputaçao de uma marca de forma severa observaçao importante todos os recordes sao medidos no circuito de 20 600 metros importante frisar que como ja explicamos aqui nao se trata de uma volta completa entre a largada que fica no quilometro zero de nurburgring nordschleife e a chegada ha uma distancia de 190 metros e neste espaço que ficam os mini boxes usados pelas equipes de engenharia das fabricantes permitindo que que o piloto entre pela contramao do pit em vez de fazer uma volta completa de retorno a visao aerea abaixo vai te ajudar a compreender melhor com isto em mente vamos ao ranking dos 10 mais velozes carros produzidos em serie a percorrer nurburgring depois vamos fazer algumas consideraçoes importantes 1 porsche 911 gt2 rs 6 47 25 setembro/2017 [youtube id= fh8_2zqz3xm width= 620 height= 350 ] o rei absoluto do inferno verde recem coroado e uma versao extrema do 911 turbo seu flat six biturbo de 3 8 litros entrega 700 cv e moderado pela velocissima caixa de dupla embreagem e sete marchas da porsche e ajudou o nine eleven destruiu o recorde anterior quase cinco segundos a menos que o tempo do lamborghini huracan performante truques como o eixo traseiro auto esterçante e os amortecedores magneticos tambem fazem dele o carro de traçao traseira mais veloz em nurburgring ainda esta fresco na nossa memoria o quanto este carro e rapido especialmente nas entradas de curva a porsche quebrou um paradigma com o gt2 rs 991 de 2018 em diante a brincadeira começa aqui com tempos compativeis com o meio do grid de um carro da categoria gt3 pneu usado michelin pilot sport cup 2 2 lamborghini huracan performante 6 52 01 outubro/2016 [youtube id= 6ulsucerlqq width= 620 height= 350 ] o superesportivo italo germanico causou frisson ao superar o recorde do porsche 918 spyder por cinco segundos com um v10 naturalmente aspirado de 640 cv transmissao de dupla embreagem traçao nas quatro rodas e 1 382 kg o touro selvagem deixou bem para tras um hipercarro hibrido de quase 900 cv acontece que o video onboard acima levantou muitas suspeitas de muitos insiders de nurburgring como dale lomas e misha charoudin que colocaram em cheque a legitimidade do registro e afirmaram que a lamborghini acelerou a taxa de quadros por segundo do video alem disso ha evidencias de que o carro tinha o interior aliviado e de que os pneus nao eram de rua do tipo r compound mas sim slicks riscados no flatout nao consideramos este tempo como valido fique livre para considera lo pneu usado pirelli p zero corsa customizado 3 porsche 918 spyder 6 57 setembro/2013 [youtube id= 2yz8cizr6si width= 620 height= 350 ] nao da para nao ficar impressionado ao saber que um carro de 1 634 kg com traçao nas quatro rodas e tres motores eletricos percorreu o nurburgring nordschleife em menos de sete minutos mesmo que ele tenha 887 cv vale lembrar sempre que o porsche 918 spyder foi representante ao lado do mclaren p1 e da laferrari pioneiro da atual onda dos hiperesportivos os hibridos que elevaram o patamar para a casa dos 1 000 cv nas casas tradicionais mais ate mesmo do que o bugatti veyron dito isto considerando que a propria porsche baixou tempo do 918 spyder em dez segundos com o 911 gt2 rs 991 um carro de quase 200 cv a menos diz muita coisa sobre o que realmente faz a diferença na hora de baixar os tempos em um cicuito de mais de 20 km baixo peso e dinamica refinada pneu usado michelin pilot sport cup 1 4 lamborghini aventador lp 750 4 superveloce 6 59 73 maio/2015 [youtube id= cp krcepqem width= 620 height= 350 ] o lamborghini aventador lp 750 4 superveloce foi o segundo carro a quebrar a barreira dos 7 minutos e surpreendeu por fazer isso sem metade da tecnologia do 918 spyder ele nao tem um motor eletrico para o eixo dianteiro nem vetorizaçao de torque nem aerodinamica ativa sua receita e um v12 naturalmente aspirado de 6 5 litros e 750 cv amortecedores magneticos transmissao semi automatica de sete marchas recalibrada e reforços estruturais ao contrario do porsche 918 que tinha a obrigaçao de quebrar a barreira dos 7 minutos o tempo do aventador sv parecia improvavel na epoca e por isso ele ainda e impressionante pneu usado pirelli p zero corsa customizado 5 dodge viper acr gts r 7 01 3 setembro/2017 [youtube id= r qb7w0od4m width= 620 height= 350 ] mais impressionante ainda foi o feito recente do dodge viper acr gts r o carro foi levado ate nurburgring por um equipe independente sem compromisso algum com a fca simplesmente para provar que a nova geraçao do antigo rei de nurburgring ainda tinha muita lenha pra queimar com pouca grana pouco tempo e recursos limitados ele conseguiu virar 7 01 3 com um v10 naturalmente aspirado de 654 cv cambio manual de seis marchas e traçao traseira ainda que a versao acr tenha foco nas pistas com aerodinamica bastante agressiva olha esse spoiler frontal ao menos ele pode ser removido para uso nas ruas a equipe visava um tempo abaixo dos sete minutos talvez ate mais rapido que o do lamborghini huracan performante porem na ultima tentativa problemas nos pneus dos dois carros acabaram limitando o seu tempo a 7 01 3 o que foi historico de qualquer forma ao fazer tudo isto contando apenas com o dinheiro de uma campanha de crowdfunding sem apoio da fca o que teria tornado as coisas bem mais faceis o viper mostrou que os carros a moda antiga ainda tem muito o que entregar mesmo remando contra a mare amem pneu utilizado kumho ecsta v720 6 nissan gt r nismo 7 08 679 setembro/2013 [youtube id= 1vpm3cziqjc width= 620 height= 350 ] tudo bem que o recorde do viper acr so foi registrado ha algumas semanas mas isto nao muda o fato de ele ser sete segundos inteiros mais rapido que o nissan gt r nismo esportivo japones que e praticamente seu oposto filosoficamente falando e tecnicamente muito mais avançado com traçao integral com distribuiçao eletronica de torque motor v6 biturbo de 3 8 litros e 600 cv e transmissao de dupla embreagem o recorde do nissan foi estabelecido em 2013 com um exemplar equipado com o n attack package que consiste em um jogo de pneus dunlop sport maxx gt 600 dsst amortecedores e molas exclusivos e um conjunto aerodinamico maior e mais agressivo com splitter frontal dive planes e uma asa traseira maior que a original e importante lembrar que foi o nissan gt r o responsavel pelo uso agressivo do recorde em nurburgring como chancela de performance absoluta ao cravar em abril de 2008 o tempo de 7 29 na epoca tres segundos mais veloz que o 911 gt2 e usar isso ostensivamente na comunicaçao e marketing da marca ate entao tempos em nurburgring nao despertavam o interesse mundial desta forma pneu utilizado dunlop sport maxx gt 600 dsst 7 mercedes amg gt r 7 10 92 dezembro/2016 [youtube id= 7atxzca zsy width= 620 height= 350 ] por mais que nao seja um recorde a mercedes benz teve orgulho do desempenho do amg gt r em nurburgring quando a versao com motor de 585 cv de seu superesportivo foi lançada ganhou ate uma cor especial chamada green hell magno em homenagem ao circuito alemao a expectativa foi confirmada em dezembro de 2016 quando a revista alema sport auto que conduz a maioria dos testes independentes no nordschleife conseguiu marcar 7 10 92 com um exemplar original de fabrica o tempo o tornou temporariamente o carro de traçao traseira mais rapido em nurburgring note tambem que ele e o segundo menos potente do top 10 pneu utilizado michelin pilot sport cup 2 8 porsche 911 gt3 7 12 7 maio/2017 [youtube id= 2rmrjp7pqxo width= 620 height= 350 ] eis um recorde que ate passou despercebido em maio deste ano a versao gt3 do porsche 991 percorreu os 20 600 metros de nurburgring em 7 12 7 de acordo com a porsche o carro tinha um banco concha e cinto de competiçao para o motorista freios de carbono ceramica transmissao pdk e nao tinha sistema de som e claro o flat six naturalmente aspirado de quatro litros e 500 cv a 8 250 rpm a fabricante frisa que quem quiser comprar um 911 gt3 exatamente assim pode se ha um carro capaz de tirar cada gota do suco de 500 cv e entregar uma dinamica absolutamente limitrofe e visceral e este aqui pneu utilizado michelin pilot sport cup 2 9 dodge viper acr 7 12 13 setembro/2011 [youtube id= p2euy9urcfq width= 620 height= 350 ] este recorde atualmente um dos ultimos da lista ja esteve no topo por muito tempo em 2009 o dodge viper acr ja era o rei de nurburgring com o tempo de 7 22 1 mas dois anos depois ele ainda foi alem e baixou a marca para 7 12 13 nenhum superesportivo europeu tinha chances de sequer chegar perto desta marca na epoca o que causou enorme incomodo nas casas mais tradicionais pior logo atras dele havia outro ianque o corvette zr1 com 7 22 4 nesta epoca os americanos deixaram uma mensagem muito clara os dias de barcas incapazes dinamicamente se foram o acr de geraçao anterior ja tinha componentes de fibra de carbono na carroceria aerodinamica totalmente retrabalhada suspensao regulavel e um v10 de 8 3 litros preparado para entregar mais de 600 cv e ao estabelecer este recorde a vibora superou o lexus lfa com seu v10 de 571 cv e 9 500 rpm e transmissao sequencial de seis marchas em dois segundos inteiros pneu utilizado michelin pilot sport cup 10 chevrolet corvette z06 7 13 9 abril/2017 [youtube id= o8pbfrveimg width= 620 height= 350 ] um mes antes do 911 gt3 o corvette z06 com motor v8 supercharged de 6 2 litros e 658 cv mais uma caixa manual tremec de seis marchas igual a do dodge viper diga se havia cumprido uma volta em nurburgring em 7 13 9 segundos um pacote relativamente old school com traçao traseira e tres pedais considerando que ele nao goza de recursos como o eixo traseiro auto esterçante porem traz itens aerodinamicos como um splitter frontal mais pronunciado e uma asa traseira mais alta alem e claro de 158 cv a mais que o porsche pneu utilizado michelin pilot sport cup 2 e o que significa isto tudo o recorde mais antigo desta lista e o do dodge viper acr estabelecido em 2011 7 12 13 sao nada menos que 25 segundos de distancia entre o recorde do viper e o atual recorde do porsche 911 gt2 isto so mostra que por mais que de seis anos para ca os naturalmente aspirados tenham quase desaparecido o cambio manual tenha se tornado item de nicho e os hibridos e eletricos estejam dando a letra de que nao vao embora nunca mais os supercarros de rua evoluiram tremendamente ainda que toda a sociedade conspire contra eles e se voce acha que o porsche 911 gt2 rs ainda e tecnologico demais e so lembrar que do dodge viper acr gts r que estava em nurburgring ha algumas semanas superou seu antepassado por 11 segundos analisando mais a fundo o ranking podemos fazer algumas outras observaçoes interessantes os unicos carros que superam o porsche 911 gt2 rs atualmente nao podem ser considerados carros produzidos em serie e mal chamados de carros de rua por diversos motivos no caso mais recente ha os 6 43 22 do mclaren p1 lm lanzante em maio de 2017 o carro começou sua vida como um p1 gtr que e a versao de pista do mclaren p1 e equipado com um v8 biturbo mais motores eletricos para entregar 1 000 cv mas a lanzante o converteu de volta para uso nas ruas e algo muito especifico [youtube id= u4ud2n0eado width= 620 height= 350 ] e preciso deixar claro o p1 lm e apoiado pela mclaren mas nao e oficial e so fizeram apenas cinco exemplares dele o que automaticamente ja o elimina da disputa dos produzidos em serie mesmo que ele tenha uma placa e possa rodar nas ruas normalmente e tem outra questao tambem olha esse carro ele e tao street legal quanto os especiais de track day da radical por exemplo nao da para usar normalmente nas ruas um carro com um splitter frontal tao grande e uma asa traseira tao projetada para tras alias e por isso que a gente e muitos veiculos e entusiastas tambem nao consideram os track day specials da britanica radical nesta lista eles so podem rodar por ai caso sejam modificados e passem por uma inspeçao sendo liberada uma licença especial depois de uma analise caso a caso a exceçao acaba ficando dentro da propria inglaterra que tem uma regulamentaçao bastante confortavel para prototipos deste tipo [youtube id= c4mrydmz86e width= 620 height= 350 ] pouco antes em abril o espetacular conceito eletrico nio ep9 com quatro motores eletricos gerando 1 360 cv 1 megawatt despejados nas quatro rodas marcou 6 45 9 ele usava pneus slick este o principal ponto para nao considerarmos seu tempo no ranking de rua tinha a suspensao recalibrada especialmente para trabalhar com estes pneus e bem estamos falando de um carro que supostamente teve outros seis ou sete exemplares fabricados ja nao podendo ser considerado um carro produzido em serie por conta disto e veja bem o porsche 911 gt2 rs esta so dois segundos atras do nio sem os pneus slick o nio ep9 nao faria um tempo tao bom o que nos leva a nosso proximo ponto os pneus contam demais james glickenhaus um dos caras que mais entendem de nurburgring acredita que eles sao o principal fator de performance e que um bom jogo de slicks traz uma diferença de 20 a 30 segundos no nordschleife os pneus de rua melhoraram muito nos ultimos anos e os r compound usados nos recordes de nurburgring sao melhores do que os slicks de antigamente contudo nao ha comparaçao com os slicks atuais claro [youtube id= hcmaw1tnuzw width= 620 height= 350 ] se olharmos mais para tras ainda veremos que o 911 gt2 rs da geraçao 997 levou 7 32 para percorrer nurburgring com walter rohrl ao volante ou seja 45 segundos a menos e ainda estamos falando de um carro absurdamente potente com 620 cv sozinhos os 80 cv a mais do 911 gt2 rs 991 conseguiriam uma vantagem de quase um minuto provavelmente nao mas coloque os pneus do gt2 rs 991 no modelo antigo e ajuste sua carga de suspensao e geometria de forma condizente nosso palpite e que esta diferença cairia pra la da metade e agora bem james glickenhaus diz que com os pneus que se tem hoje nao vai demorar muito para vermos carros fechando o nurburgring na casa dos 6 30 estamos bem perto disto medindo pela velocidade com que os tempos estao baixando mais do que isso carros esportivos mais mundo real como hatches suvs sedas e afins estao chegando nos tempos dos superesportivos de pouquissimo tempo atras e nos vamos falar deles em breve
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.