FlatOut!
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Car Culture

Os resultados da Vegas e-Race, conheça equipamentos de um simulador hardcore, as novidades do Assetto Corsa e muito mais!

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

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Bono Huis ganha a Virtual Visa Vegas e-Race e leva US$ 225.000,00

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Organizada pela espanhola Cloud Sport, com transmissão pela eLeague, a FIA promoveu o Campeonato de Formula E com a Visa Vegas e-Race no último sábado.

10 pilotos virtuais se juntaram aos 20 pilotos da Formula E numa competição que distribuiu 1 Milhão de Dólares em premiação. O maior prêmio já distribuído em uma corrida de Automobilismo Virtual da história.

Destaque para a batalha entre o piloto virtual holandes Bono Huis e o piloto profissional sueco Felix Rosenqvist. Os dois protagonizaram uma briga pela ponta. Na parte final da corrida, o piloto virtual finlandês Olli Pahkala surpreendeu a todos, voltando a frente depois dos pit-stops obrigatórios. Aproveitando-se da pista livre enquanto os ponteiros pararam, Olli Pahkala marcou a volta mais rápida e garantiu 10 mil dólares e a liderança da corrida. No retorno dos boxes, Huis e Rosenqvist ainda duelaram na pista, com vantagem para o piloto virtual.

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Tudo ia muito bem, com a vitória na pista de Pahkala. Mas após o fim do evento, a organização analisou um protesto de Huis e constatou que Pahkala (por falha no simulador) utilizou o Fanboost além do permitido, o que lhe deu 12 segundos de vantagem ao fim da corrida. Penalizado, Pahkala perdeu a vitória e foi reposicionado em 3º. Huis garantiu o prêmio de 200 mil dólares (além dos 25 mil dolares pela pole position) e o profissional Felix Rosenqvist ganhou 100 mil dolares pela 2ª posição.

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O evento teve sim problemas técnicos e atrasos. O rFactor 2, simulador utilizado devido ao alto poder de customização, apresentou limitações que inclusive impossibilitaram a participação de Lucas Di Grassi na corrida principal. A escolha de um simulador inacabado irritou uma boa parte da comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil e no mundo. Mas nada impediu que fosse atingida a marca de 12.500 espectadores simultâneos. Perto de outros e-Sports, essa marca não é nada, mas para o Automobilismo Virtual, é um grande salto, principalmente por ser um campeonato chancelado pela FIA.

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Ainda comparando com outros e-Sports, há muito a melhorar em termos de transmissão e na execução do evento como um todo. Detalhes de amadorismo foram captados pela audiência, principalmente quando o foco era a corrida virtual entre os pilotos profissionais. Uns correram descalços, outros desfocados ao celular, fora a dificuldade de controlar o carro virtualmente.

Enfim, o Automobilismo Virtual acaba de ganhar o mundo. Agora é preciso o profissionalismo tal como os outros esportes eletrônicos para quebrar a barreira de apenas um hobby. Confira abaixo como foi a transmissão completa do evento que durou quase 3 horas.

 

Conheça o GS-4 G-Seat, o banco que aumenta a imersão nos simuladores

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O SimXperience GS-4 Seat foi desenhado por Pat Dotson. O G-Seat é um sistema de sensibilidade ao movimento 6DoF completo. “O que isso significa?” você deve estar se perguntando. 6DoF é a sigla para 6 Degress of Freedom ou 6 Graus de Liberdade no qual um objeto pode se movimentar sobre os 3 eixos de um espaço tridimensional. Em suma, o G-Seat se movimenta em todas as direções possíveis.

A diferença entre ele e os demais equipamentos com essa proposta é sua capacidade de produzir uma sensibilidade ao movimento sustentada, podendo simular inclusive movimentos verticais que são exercidos sobre o carro durante a simulação.

Um exemplo: Você está subindo a Eau Rouge em um Formula 1 a 300km/h. O que acontece com o seu corpo no momento da subida? Por inércia, seu corpo tende a manter a trajetória enquanto que o carro sobe a ladeira. Com a alta velocidade, a impressão que se tem é que está sendo pressionado contra o assoalho do carro. Nos cockpits tradicionais, essa impressão de esmagamento do seu corpo não é reproduzida. Mas no GS-4 Seat é diferente! Nesse momento que seu corpo seria esmagado, o banco afunda, literalmente, graças ao sistema de pás móveis sob o forro do banco.

Da mesma forma, quando você faz uma curva para a direita, as pás móveis do assento e do encosto do lado esquerdo do banco (e somente o lado esquerdo) também afundam, simulando a transferência do seu peso do meio do banco para o lado oposto à curva que você está fazendo.

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Dá pra imaginar o quão divertido e empolgante um brinquedo desse pode ser? Esse sistema, associado à inclinação da plataforma na qual o banco do cockpit está fixado, eleva a imersão de corridas (e até de simuladores de vôo) a outro nível.

Infelizmente, o GS-4 Seat é para poucos. Seu projeto foi descontinuado, mas a SimXperience afima estar trabalhando no GS-5. Pensa na nossa cara de alegria quando lançarem. Confira abaixo o revisão de Barry Rowland mostrando (em inglês) o funcionamento do GS-4 Seat.

 

Lançamento do DRS-LC Pedals MY 2017

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A DEM Racing Simulators anunciou o lançamento de um novo conjunto de pedais chamado DRS-LC Pedals MY 2017.

O novo conjunto de pedais completamente ajustável é desenvolvido para uso do cockpit DEM DRS-17 que será lançado em breve. Mas também pode ser usado como um produto a parte. Por enquanto, a DEM não divulgou detalhes do pedal.

O que sabemos é que o pedal do acelerador é equipado com um potenciometro linear profissional enquanto que o freio vem com uma célula de carga que suporta até 100kg de pressão.

Assim que tivermos mais informações, com certeza iremos divulgar aqui na Simracer House.

 

As novidades do Assetto Corsa começam a chegar aos Consoles

Kunos Simulazioni e 505 Games lançaram o Porsche Pack V2 e Red Pack do Assetto Corsa para Xbox One e PlayStation 4. Além disso, a versão 1.11 do simulador também foi disponibilizada, aproximando as versões de console à versão de PC.

Sem previsão para o lançamento do Porsche Pack Volume 3 para os consoles, o Porsche Pack V2 e Red Pack estão disponíveis nas lojas PlayStation e Microsoft.

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O Porsche Pack Volume 2 contem sete modelos num total de 9 configurações diferentes. O pacote mistura carros clássicos e modernos, desde do Porsche 718 Spyder RS dos Anos 60 aos atuais Porsche 911 GT3 RS e 2016 Porsche 718 Boxster S. O pacote também contem 3 carros famosos da Era Moderna das 24 Horas de Le Mans. O legendário Porsche 962c, o 1995 Porsche 911 GT1 e o 2015 Porsche 919 Hybrid. Por fim, o Porsche Cayman GT4 figura na lista.

O Red Pack inclui 7 carros italianos e a pista austríaca Red Bull Ring escaneada a laser. Ferrari, Maserati e Lamborghini estão no pacote. Temos as clássicas Maserati 250F 6C e 250F T2 12C. As modernas Ferrari SF-15T e F138 e os GTs Ferrari 488 GT3 e Maserati GranTurismo MC GT4. Para fechar com chave de outro, a Lamborghini Aventador SuperVeloce.

Paralelo ao lançamento do conteúdo dos consoles, Marco Massarutto, Gerente Executivo da Kunos Simulazioni divulgou 3 imagens de pistas escocesas sem muitos detalhes. No final do ano passado, a Kunos Simulazioni já tinha indicado que estão trabalhando em uma pista fictícia baseada na Escócia. Em parceria com a Nvidia e Sparco, a Kunos Simulazioni lançará a nova pista como conteúdo gratuito e contará com 4 configurações diferentes. A nova pista deve chegar no primeiro trimestre desse ano.

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Enquanto isso, confira abaixo o trailer do Red Pack.

 

Comparativo Realidade vs Virtual no Assetto Corsa

Simrace PL postou um novo vídeo de fã comparando uma volta real e uma volta virtual de uma Lamborghini Huracan GT3 no circuito polonês de Tor Poznań. O carro real é o da equipe eslovaca ARC Bratislava pilotado pelo polonês Teodor Myszkowski.

Tor Poznan é um circuito localizado próximo a Poznan e foi construído em 1977 em uma área de treinamento militar. A praça automobilística consiste em duas pistas: Uma para carros e motos de 4,083km e um kartodromo de 1,480km.

Pelo comparativo, podemos perceber que a pista, com várias curvas de média e alta velocidade, tem vários bumps que são ignorados no simulador. Por outro lado, o tempo de volta está muito próximo, mostrando a precisão na construção virtual de carro e pista, apesar das diferenças nítidas na ambientação do entorno da pista. Mas o mais importante, que é a proporção do traçado, está perfeito.

Você pode baixar a versão virtual de Tor Poznan escaneada a laser nesse link.

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

VRC Brasil realiza classificatória para a PROTOGT

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O primeiro campeonato de 2017 da VRC Brasil será no simulador Assetto Corsa. O PROTOGT VRC Brasil terá 4 eventos classificatórios para definição de divisões e categorias do campeonato. Úma vez definidos os grids, serão 5 corridas quinzenais de um campeonato multiclasse (LMP1 e GT3) com 30 vagas ao total.

As inscrições estarão abertas até o dia 31/01 no valor de R$ 25,00 com premiações de troféus personalizados e medalhas para os 3 primeiros colocados de cada categoria em suas divisões. Para os interessados, mais detalhes das regras estão disponíveis no site www.vrcbrasil.com.