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Ouça o novo Lamborghini V8 a 10.000 rpm
Hoje é 6 de agosto, e isso significa que estamos a apenas 10 dias de conhecer o sucessor do Lamborghini Huracán, aparentemente batizado de Temerario. A proximidade do lançamento também significa que a Lamborghini irá começar a aquecer os motores e o público para a chegada do novo modelo. E agora o que aparece é o video mostrando um pouco do ronco do V8 de 10.000 rpm.
O vídeo, como você verá, mostra a evolução dos limites de rotações dos motores da Lamborghini nesse segmento, começando pelo Gallardo chegando perto das 8.000 rpm, passando pelo Huracán, que beliscou as 9.000 rpm e, agora, o Temerario, que bate 10.000 rpm — daí o título do vídeo “do 10 para 10.000”, ou seja: deixamos o V10 mas agora o carro vai a 10.000 rpm.
Infelizmente o ronco é ouvido por um breve momento, sem a subida de rotações que é o que realmente empolga em motores giradores. Mas… considerando que é um teaser, não esperava ouvir muito mais que isso — é apenas mais uma daquelas peças para ganhar mídia espontânea.
O motor, caso você não lembre, é um V8 de 4 litros e dois turbos, combinado a um sistema elétrico de três motores. Combinados, eles produzem 900 cv. O lançamento acontece no dia 16 de agosto, mas certamente veremos algo mais substancial antes disso.
E ouça também o “ronco” do Dodge Charger Daytona elétrico
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Se tem algo que falta hoje no mundo é originalidade. Crie uma fórmula para o sucesso e fique rico vendendo ela, porque se há algo que o futuro trouxe à humanidade, foi o gosto pelo conforto e pela segurança. Não é à toa que filmes, música, comida, carros e até pessoas, estão todos muito parecidos. Faça o que todo mundo faz, e não tem erro. Mas também não tem novidades, descobertas, novos limites. Note que a Lamborghini, à medida em que seu lançamento se aproxima, divulgou um teaser com o ronco do novo motor. A Dodge também tem um lançamento se aproximando. E ela também divulgou um teaser com o ronco do novo motor. E ela também remete ao passado como a Lamborghini. É um museu de grandes novidades.
Na Lamborghini o apelo ao passado veio na forma da evolução dos motores. Na Dodge, está no nome do carro: o negócio é elétrico e lembra um muscle car do passado e se chama “Charger Daytona”, um dos Winged Warriors de homologação para a Nascar em 1969 — e, claro, na “sintetização” do ronco, afinal, ele é um carro elétrico e motores elétricos não têm ronco.
O negócio é uma tentativa de convencer o público de que substituir o Challenger por um elétrico pode ser algo positivo. O ronco do vídeo, se for realmente o que a Dodge colocou no vídeo, é convincente. O visual do carro também. A aceleração parece casada com o ronco, então a questão de se ter a aceleração brutal de um elétrico sem a referência sonora parece resolvida. Mas… será que o público vai se convencer? Ronco de motor sem ter motor é algo que será aceito? É algo que veremos a partir do próximo dia 9, que é quando o carro será lançado.
O novo Charger será oferecido em três pacotes, inicialmente:o Six Pack, o Daytona e o SRT Banshee. O primeiro tem motor dianteiro com tração integral, o segundo tem dois motores e tração nas quatro rodas por demanda, enquanto terceiro mantém o sistema de tração, mas com três motores. O Daytona ainda será oferecido nas versões R/T e Scat Pack. A primeira com 6790 cv e a última com 503 cv — o Scat Pack vai do zero aos 100 km/h em 3,4 segundos e faz o quarto-de-milha em 11,5 segundos.
O ronco é projetado por um sistema chamado Fratzoic Chambered Exhaust, que usa “dois radiadores passivos para criar um ronco semelhante ao do Hellcat em termos de intensidade sonora, e quebra o preconceito de ser mais um elétrico convenecional e, em vez disso, entrega um ronco digno da ‘Fraternidade Muscle'”, diz a Dodge. Veremos…
BMW M2 CS terá 525 cv
A linha 2025 do BMW M2 recebeu um leve tapa na potência do 3.0 biturbo, que ganhou 20 cv e agora tem 480 cv (só consigo pensar na Mercedes fazendo um C63 2.0…). Agora, com esses 20 pôneis a mais, o M2 vai do zero aos 100 km/h em 3,9 segundos quando equipado com o câmbio automático de oito marchas.
Esse aumento de potência sugere que o M2 CS deverá ir um pouco além dos atuais 507 cv. Quanto? Bem, segundo uma fonte da BMW ligada a um usuário do site Bimmerpost, a potência ficará entre 525 cv e 532 cv — não ficou claro se estão falando de cv ou hp. Independentemente do número, isso está de acordo com o aumento do M2 básico, e das estimativas anteriores de 527 cv.
É um salto enorme em relação ao M2 CS anterior, que tinha 450 cv. E também é algo que coloca o M2 perigosamente perto do M4 Competition e até mesmo do CS e CSL, considerando que o M2 é mais leve. Na prática, como já dissemos anteriormente, o M2 se tornou mesmo o sucessor de fato do M3 original. O modelo deve ser produzido a partir deste mês.
Ram 1500 Classic deixará de ser produzida — e levará o V8 Hemi
É isso mesmo: a Ram 1500 Classic está de saída e, com ela, irá também o motor V8 Hemi. Segundo o site Automotive News, a fabricante já encerrou a produção das picapes e o fornecedor de bancos precisou ajustar seu quadro de funcionários de acordo com o fim da produção da picape, mantendo estoque suficiente para vender as 1500 Classic até 2025.
Isso vai ao encontro do que uma fonte da Ram disse ao site Carscoops: “Com o lançamento da versão Tradesman neste ano-modelo da Ram 1500, nos despedimos da geração anterior (N.E.: leia “a Classic”), mas lembramos os clientes de que a Ram 1500 Classic com motor Hemi será vendida em 2025″.
A questão é que a Tradesman é equipada com o motor 3.6 V6 Pentastar, com opcionais a diesel. A única Ram oferecida com o Hemi 5.7 é a Classic. Se ela deixou de ser produzida, o Hemi 5.7 também deixará. E com isso temos o fim de uma era.