ha mais de seis anos ele causa crises de autoestima nos superesportivos europeus e em consequencia conquista haters no mesmo ritmo de fas seus numeros de desempenho sao absurdos 0 a 100 km/h em 2 7 s e nurburgring nordschleife em 7 19 10 por enquanto vamos ignorar os chuck norrianos 7 08 679 da versao nismo pois era um prototipo tudo a um preço em media tres vezes menor que seus rivais de pista mas a sua ficha tecnica nao condiz com tanta performance 553 cv e 1 721 kg parecem dados dignos de um seda esportivo de luxo como um bmw m5 ou um mercedes benz c63 amg afinal qual a bruxaria por tras do gt r ano passado pude acelerar este monstro na california conversei com alguns tecnicos da nissan e da nismo e irei compartilhar algumas descobertas sua evoluçao em nordschleife foi monstruosa em 2007 pouco apos seu lançamento toshio suzuki piloto de testes da marca cravou 7 38 5 no ano seguinte a marca despencou para 7 29 03 e em 2009 o tempo baixou mais de 2 s com 7 26 7 em 2011 mais dois segundos foram cortados fora 7 24 2 e no ano retrasado 2012 o registro caiu assustadoramente para 7 19 1 deixando o perigosamente colado no dodge viper acr e no corvette zr1 as duas referencias a serem batidas em nordschleife bem estamos excluindo da conta os prototipos emplacados que ficam a menos de 10 cm do chao como os radical e o gumpert apollo e os hipercarros de quase 1 000 cv como o recordista porsche 918 ou os mclaren p1 e laferrari [youtube id= anvlngmoets width= 620 height= 465 ] para se ter uma ideia do que sao estes tempos ferrari 458 italia e mclaren mp4 12c amargam quase dez segundos atras do godzilla empatados com 7 28 0 o porsche turbo da nova geraçao 991 de traçao integral como o gt r bem que tentou mas teve de se consolar com 7 26 ainda muito longe do japa e se voce acha que o gt3 da geraçao 991 daria conta do recado talvez seja melhor pensar novamente a porsche nao declarou o tempo dele em nordschleife se limitando a dizer que esta abaixo de 7 30″ e o gt r esta abaixo de 7 20 como que raios ele faz isso pesando 1 7 tonelada e com menos de 600 cv vamos começar mostrando onde nao esta a resposta a explicaçao oficial desviando o foco da coisa kazutoshi mizuno e o nome do engenheiro chefe encarregado do projeto do nissan gt r cerca de um ano apos o lançamento do godzilla o site piston heads fez uma pequena entrevista com ele que rendeu muita polemica teriam os japoneses reinventado a fisica a razao contrariando o principal mantra do automobilismo a leveza mizuno da a entender que os mastodonticos 1 700 kg foram um dos principais pilares do projeto do gt r desde o inicio os motivos ele explica nos videos abaixo preste atençao leia ou assista a explicaçao mas nao a aceite totalmente voce vai entender depois [youtube id= 8ngizkqmoda width= 620 height= 349 ] na primeira parte mizuno explica a importancia do peso em um formula 1 apesar de ter 600 kg ele gera mais de 1 tonelada de downforce e e este peso gigantesco que pressiona os pneus contra o solo e gera niveis de aderencia monstruosos mas o gt r e um carro de rua comum nao pode gerar uma tonelada de downforce por isso pesa 1 700 kg isso e para gerar carga vertical nos pneus afirma depois ele critica o excesso de leveza dos concorrentes menos peso e melhor todos dizem isso e bom para acelerar e para frear mas deixa a dinamica traiçoeira mais importante que isso e a carga vertical sobre os pneus e ele conclui este carro pesa 1 700 kg e isso e a coisa mais importante para a essencia de sua dinamica [youtube id= x1izuj3ku8k width= 620 height= 349 ] aqui o engenheiro segue falando de formula 1 afirmando que o peso total dele estatico de 600 kg + aerodinamico de uma tonelada e de 1 600 kg ou 400 kg de carga em cada pneu sem o peso aerodinamico teria apenas 150 kg pressionando cada pneu contra o solo o gt r usa rodas de 20″ porque este geraria a area de contato ideal e de acordo com ele a carga de 450 kg sobre esta area de contato e a medida exata para o maximo desempenho em todas as condiçoes de piso ele diz que este pacote e extremamente importante 1 700 kg exatamente 485 hp bons freios e rodas aro 20 esta e a essencia crava kazutoshi [youtube id= extoyrl67fo width= 620 height= 349 ] neste video mizuno explica alguns de seus projetos de competiçao com aderencia aerodinamica como monopostos o nissan primera e o prototipo de le mans com 850 kg mais 3 500 kg de downforce de acordo com ele e graças a esta experiencia vitoriosa que ele determinou que 1 700 kg e 485 hp potencia do gt r na epoca do lançamento seria a equaçao perfeita para o maximo desempenho a distorçao marota da explicaçao oficial tudo isso soa muito bonito revolucionario e bastante convincente faz todo o sentido o carro usar a propria massa como fonte de downforce para pressionar os pneus contra o solo e gerar niveis de aderencia monstruosos nao nao ha uma malandragem que passa quase despercebida ate aos entusiastas mais hardcore mizuno propositalmente fundiu dois conceitos de fisica bastante distintos massa e peso força vertical em direçao ao solo quando ele cita o caso da força peso aerodinamica dos carros de corrida deixa de mencionar a diferença fundamental entre ela e a massa a carga aerodinamica ou downforce e uma força vertical totalmente livre da inercia por que esta diferença e importante e simples a massa os 600 kg do f1 ou os 1 700 kg do gt r e a grande alavanca da inercia que vai arremessar o carro para fora da curva sabe quando voce tem um amigo alto e gorducho do seu lado no banco traseiro e numa curva longa o sujeito te esmaga com tanta força que parece de proposito ele nao tem culpa a formula da transferencia lateral de peso e massa x altura do centro de gravidade / largura do eixo tambem conhecido como bitola e por isso que se o gordinho espaçar os joelhos ele vai te esmagar menos ou talvez nem te esmague ou seja diferentemente da força aerodinamica a massa age como um pendulo fazer uma curva com um carro de 850 kg + 3500 kg de downforce a 300km/h nao e a mesma coisa que faze lo em um carro de 4350kg de massa quem ja pilotou um seda de luxo de 2 5 toneladas no autodromo sabe que a massa nao faz força para baixo na curva faz força para o lado cuspindo o carro para fora da trajetoria quer uma analogia coloque uma melancia no assoalho do carro e faça uma curva se estiver no teto piora mizuno tem toda a razao ao dizer que a melhor coisa para que os pneus gerem aderencia e a carga vertical sobre eles sua jogada genial feita de nenhuma mentira mas de varias meia verdades foi deixar de mencionar que a força vertical exercida pela massa em um carro estatico fica mais horizontal que vertical nas curvas ao contrario da força promovida pela carga aerodinamica que sempre vai ser vertical e digo mais quanto mais aderencia gerada pelo conjunto maior a transferencia lateral de peso aumentando o efeito pendulo da massa veja o evo ai em cima tirando a do eixo vertical com mais violencia massa bem posicionada concentrada entre os eixos e em posiçao baixa reduz o efeito mas jamais anula e fisica pura em qualquer tipo de transiçao a massa torna se parte de um jogo indesejavel de inercia e transferencia de peso que reduz a velocidade de reaçao e aumenta a diferença de carga entre os pneus ao afirmar que os 1 700 kg do gt r sao propositais mizuno transforma o grande pecado do nissan em uma qualidade excepcional e intencional mas ele omite que 3 500kg de downforce nao estao sujeitos a força centrifuga ao contrario dos supostamente propositais 1 700kg do gt r tanto isso e verdade que o nissan gt r da super gt pesa 1 200 kg e gera 1 200 kg de downforce ou seja nao levem muito a serio aquele papo de equaçao perfeita a fisica nao foi reinventada entao por que ele pesa tudo isso simples meu caro qualquer carro esportivo sofisticado de traçao integral pesa em torno disso pense no porsche 997 turbo s 1 660 kg ou no audi rs5 1 818 kg lembre se de que o gt r e um incrivel superesportivo de baixo custo nos eua a versao mais simples custa menos de 100 mil dolares e por isso nao pode abusar de fibra de carbono magnesio ou ligas muito sofisticadas de aluminio ele pesa 1 700 kg porque 1 700 kg foi o que deu pra fazer com o orçamento e digo mais em agosto de 2013 ouvi de mais de um engenheiro da nissan la nos eua que desde 2007 eles estao ralando muito para baixar o peso do godzilla e que coisa boa estava para vir neste sentido hoje voces ja sabem o que e a versao nismo com 595 hp e 64 8 kg a menos graças ao emprego massivo de fibra de carbono para lamas porta malas capo e bancos do tipo concha e remoçao de algumas forraçoes miazuno diz que carros leves demais sao traiçoeiros cara isso so faz sentido em automoveis realmente leves com menos de uma tonelada como o lotus elise mas nao ha superesportivo que pese menos de uma tonelada e se voce ja pilotou o porsche 911 de geraçao atual um dos carros mais leves da categoria 1 395 kg sabe muito bem que de traiçoeiro nao ha nada absolutamente nada boa parte deste papo eu ja tive ha alguns anos com os excelentes escribas do autoentusiastas um dos meus blogs favoritos ate hoje neste momento os gitiaru boys estao espumando de raiva loucos para destilar o melhor dos venenos neste pobre escriba afinal quem ele pensa que e para desqualificar o engenheiro chefe do nissan gt r nada disso mizuno e um cara genial e e macaco velho do automobilismo se voce tem um minimo de vivencia nos boxes sabe bem qual que e a malandragem da coisa o magico desvia o seu olhar de onde o truque realmente acontece seu carro tem aerodinamica excepcional por causa de um difusor incrivel bote seus mecanicos para fazer um teatro no motor cobrindo tudo assim que o capo e levantado coloque alguns mecanicos fazendo trabalho de leao de chacara distraia do foco real da coisa ou voce acha que kazutoshi iria falar abertamente do torque vectoring absurdo produzido pelo trabalho dos diferenciais em conjunto com o uso independente das pinças de freio ops este papo fica pro proximo post
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