todas as minhas ferraris tinham problemas de embreagem quando voce dirigia normalmente tudo funcionava bem mas quando acelerava forte a embreagem patinava; simplesmente nao dava conta do recado eu ia a maranello regularmente para consertar ou renovar a embreagem e todas as vezes o carro era levado por varias horas e eu nao podia assistir ao conserto o problema com a embreagem nunca foi resolvido entao decidi falar com enzo ferrari tive que esperar por ele por muito tempo ferrari seus carros sao uma porcaria reclamei il commendatore ficou furioso lamborghini voce pode ate conseguir dirigir um trator mas nunca conseguira manusear uma ferrari direito foi nesse momento que finalmente decidi fazer um carro perfeito ferruccio lamborghini https //flatout com br/a ferrari que fez nascer a lamborghini/ ha um incontavel numero de variaçoes deste evento acima descrito aqui por lamborghini himself; ele mesmo adorava essa lenda e a espalhava por toda parte mas sim este encontro e campo estritamente da lenda foi contado em uma duzia de versoes diferentes em um monte de lugares diferentes pode ter acontecido sim mas muito provavelmente e inventada provavelmente pegando uma pagina do livro de enzo ferruccio inventou ele para dar substancia e lenda para sua nova marca e baseada na realidade porem ninguem duvida que pudesse ter acontecido de verdade provavelmente existe para ilustrar a diferença basica entre ele mesmo e ferrari; embora produtos da mesma cultura italiana da epoca eram pessoas profundamente diferentes quao diferente era ferruccio de enzo a revista classic & sportscar entrevistou lamborghini em 1991 indo ate sua casa na italia disse que lamborghini continua sendo um verdadeiro campones no coraçao e e o homem mais gentil que ja conhecemos depois de demonstrar um carrinho de golfe hidraulico projetado por ele mesmo começaremos a produçao no ano que vem ele nos convida para ir ao seu apartamento nos acomoda e prepara cafe sim ferruccio lamborghini esta nos preparando cafe imagine enzo ferrari preparando um cafe para jornalistas visitantes na cozinha de sua residencia em fiorano basicamente um deles criou uma imagem divina sua num pedestal de maranello; outro era uma pessoa normal e sempre disposta a mostrar isso um pouco advem de suas origens humildes; nasceu em 28 de abril de 1916 filho dos viticultores antonio e evelina lamborghini na casa numero 22 em renazzo di cento na provincia de ferrara na regiao da emilia romana no norte da italia era pobre de mare de si mas rapidamente mudaria sua vida um pouco por sua personalidade um pouco por causa do mundo em que vivia desenhista de automoveis soldado inventor mecanico engenheiro enologo industrial e empresario sao algumas das muitas definiçoes que ja se deram num momento ao outro a pessoa simon kidston o definiu assim ele era um homem que gostava de criar se ele se dedicava a algo ia ate o fim trabalhava duro de manha festejava a tarde seus carros seguiam tao somente seu gosto pessoal acreditava que se eles tivessem todas as qualidades que ele gostava apareceriam compradores era um homem que sabia se virar tambem em 1940 foi convocado para a força aerea real italiana onde serviu como mecanico na guarniçao italiana na ilha de rodes tornando se supervisor da unidade de manutençao de veiculos quando os alemaes se voltaram contra seus antigos aliados italianos em setembro de 1943 a maioria dos soldados fugiu morreu fuzilado ou virou prisioneiro de guerra lamborghini fugiu para o mato arrumou roupas civis colocou oculos e reapareceu na oficina da base pedindo trabalho aos alemaes; com a permissao das forças alemas acabou abrindo uma pequena oficina de veiculos o esquema determinou que fosse preso como colaboracionista no fim da guerra mas valeu a pena sua prisao nao durou muito em 1946 vendo a falta de tratores na regiao começa a construi los o começo do que rapidamente se tornaria uma industria de sucesso a lamborghini trattori aparece em 1948; a automobili lamborghini em santa agata bolonhese em 1963 com bob wallace e o miura o primeiro lamborghini o 350 gt era pouco mais que um ferrari melhorado o v12 tinha quatro comandos em vez de dois a suspensao traseira era independente ao inves de eixo rigido foi com o miura que realmente passou a ser percebido como uma empresa maior ou mais inovadora pelo menos que a ferrari aparentemente depois do tal encontro fatidico que começou a lamborghini ferruccio e enzo nunca mais se falaram; mas se encontraram uma vez num restaurante disse ferruccio um dia em modena eu estava entrando em um restaurante quando reconheci ferrari sentado em uma das mesas ao passar tentei cumprimenta lo mas ele virou a cabeça e fingiu estar falando com a pessoa ao lado ele me ignorou eu costumava ter contato com adolfo e omer orsi da maserati renzo rivolta da iso ate alejandro de tomaso mas ferrari nunca mais falou comigo ele era um grande homem admito mas era muito facil irrita lo nenhum outro carro jamais o igualou lamborghini sabia instintivamente que para se firmar no mundo dominado pela ferrari sem vencer corridas precisava ser uma marca que trazia sempre novidades a estrategia que veio disso e foi corrente enquanto ele era o dono e explicada por ele mesmo https //flatout com br/o primeiro lamborghini/ pessoalmente achei importante lançar um carro novo a cada ano para mostrar que ainda estavamos aqui e muito ativos veja em 1963 tivemos o 350gt em 1965 o 350gt spider e o chassi do miura em 1966 o 400gt e o miura final em 1967 o espada em 1968 o islero e em 1969 o islero gts em 1970 o jarama e o urraco em 1971 o prototipo countach em 1972 o jarama gts https //flatout com br/como um brasileiro quase desenhou o primeiro lamborghini/ lembrando desta epoca disse em 1984 tambem foram dez anos de ouro durante os quais clientes abastados faziam fila para comprar um lamborghini nunca imaginei que pudesse vender tantos quando lançamos o miura por exemplo nosso plano era vender cinquenta carros mas quando o modelo foi descontinuado quase oito anos depois cem miuras ja haviam saido da linha sant agata e seus clientes pagaram a vista por uma joia que sabiam no dia da compra que so seria deles depois de um longo ano de espera paciente que melhor prova de sua confiança contratei uma equipe de engenheiros tao brilhantes quanto teimosos jovens que tambem sonhava alto entre eles gianpaolo dallara paolo stanzani giotto bizzarrini e outros cujos nomes permaneceriam associados ao carro por algum tempo quase todos eram ex funcionarios da ferrari isso nao foi por acaso ja que modena e o verdadeiro berço do automovel ou talvez caldeirao seja uma palavra melhor uma mistura de engenheiros conhecidos por la que amavam seu oficio e o exerciam em um ambiente onde a competiçao era tao acirrada que em muito pouco tempo os melhores haviam deixado os outros para tras eu nao os contratei apenas lhes ofereci uma oportunidade a oportunidade veio com um contrato de cinco anos nao havia nada de realmente maravilhoso naquelas condiçoes mas isso nao impedia esses engenheiros de cumprir longas jornadas de trabalho que raramente terminavam antes das dez da noite isso e o que se chama entusiasmo ferruccio lamborghini e gianpaolo dallara e entre seus dois engenheiros principais dallara e stanzani os temas dos ultimos dois capitulos desta serie que fala do miura pela voz de seus criadores qual era o preferido de ferruccio lamborghini se eu tivesse que escolher o melhor de meus engenheiros diria que dallara era incansavel e extraordinariamente brilhante mas completamente alheio ao aspecto comercial da nossa aventura o fato de um virabrequim exigir um dia de trabalho na forja por exemplo nao o incomodava nem um pouco stanzani por outro lado tambem era um grande engenheiro mas um que se preocupava com os centavos ele sempre cortava custos com extrema maestria; onde quer que pudesse https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 1 gianpaolo dallara/ ha uma liçao aqui para os jovens engenheiros sabemos dos capitulos passados que stanzani foi promovido em 1968 causando a saida de dallara o sucesso parece estar com as pessoas mais alinhadas ao interesse do chefe nao as mais brilhantes ainda que a genialidade de dallara fosse recompensada num lugar onde custos sao menos importantes nas competiçoes onde se tornou empresario de incrivel sucesso nesta verdadeira fabula do automovel todos acabam bem; mas nem sempre e assim https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 2 paolo stanzani/ o fato de que nunca houve um programa de competiçoes e ligado diretamente ao sucesso do miura em fazer a lamborghini importante mesmo sem correr com tanta fama dele o que ganhariam com competiçao se perdesse para ferrari talvez o dinheiro gasto naquilo tivesse efeito inverso do desejado uma decisao empresarial inteligente mas ferruccio como bom italiano da epoca teve que dar um motivo moralmente superior a coisa toda o miura superou nossas maiores expectativas conheço entusiastas do esporte no mundo todo que pagariam uma fortuna por uma versao de corrida mas eu sempre me recusei a construir um nao para evitar a briga com a ferrari como muitos alegam mas por preocupaçao de pai meu filho tonino tinha dezesseis anos quando criei a lamborghini e eu sabia que um ambiente competitivo o atrairia irresistivelmente para as corridas o que eu temia entao inclui no estatuto da empresa a proibiçao da participaçao em corridas sei uma contribuiçao sua para o carro e certeira o nome de novo mostrando a diferença dele para enzo ferrari e seu cavalo empinando o touro do logotipo seria o tema disse ferruccio muitas vezes me perguntaram por que dei ao carro o nome de miura para responder a essa pergunta preciso voltar ao nascimento da empresa em 1962 visitei a fazenda de eduardo miura em sevilha onde ele criava touros para touradas e fiquei tao impressionado que ao chegar em casa ja havia escolhido meu futuro emblema o fato de eu ter nascido sob o signo de touro tambem ratificou minha decisao com dom eduardo miura empresta o nome sendo totalmente honestos sabemos que ferruccio teve quase nenhuma participaçao direta na criaçao do miura um carro que relutava em aprovar mas o aprovou e e a empresa e o ambiente que criou nela que permitiu sua criaçao em nenhum outro lugar o miura poderia aparecer e por isso e o nome no logotipo que faz de ferruccio o mais importante dos pais do miura e em contrapartida o miura fez o nome lamborghini maior disse ele em retrospectiva em 1984 hoje em dia quando me pedem para descrever meu carro ideal ainda respondo com uma palavra miura a carreira desta extraordinaria berlinetta nunca deveria ter terminado seu declinio prematuro foi causado pela legislaçao americana em 1970 quando as primeiras leis antipoluiçao foram aprovadas nos estados unidos percebemos que o pobre miura estava condenado a morte na fabrica haviamos pensado no problema sob todos os pontos de vista possiveis mas finalmente tivemos que admitir que era impossivel abrigar aquele dispositivo diabolico conhecido como conversor catalitico e o monte de outros acessorios americanos necessarios no espaço limitado sob o capo do miura que era grande o suficiente apenas para acomodar os seus magnificos carburadores e seus filtros ainda sinto falta do miura nenhum outro carro jamais o igualou amem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.