FlatOut!
Image default
Car Culture

Os sucessores que o Ford GT40 quase teve

Depois da vitória de 1967, a Ford encerrou o programa de Le Mans, mantendo apenas o apoio à equipe de John Wyer, que correu (e venceu) com o GT40 Mk1 modificado em 1968 e 1969. O sucesso do GT40, ironicamente, acabou ajudando a matar o carro: depois que John Wyer derrotou a Porsche com um carro supostamente obsoleto, que àquela altura tinha cinco anos de pista, ele acabou contratado pela própria Porsche para operar uma das equipes oficiais de fábrica. Sem uma equipe e com sua missão realizada, a Ford encerrou sua participação no mundial de carros esporte (WSC). Enquanto isso, na mesma Europa de Le Mans, os ralis estavam se tornando cada vez mais populares. Os campeonatos nacionais se tornavam mais disputados — o que acabaria levando a FIA a organizar um campeonato mundial, unificado, que se tornaria o WRC. Isso atraía as fabricantes, que desenvolviam versões específicas para esse tipo de competição. A Ford, claro, era uma delas. Acontece que, naquele final dos anos 1960, tudo o que el