soichiro honda era diferente de todos os fundadores de empresas japonesas nascido num mundo quase sem mobilidade social onde posiçao formaçao e respeito as instituiçoes eram lei absoluta este filho de ferreiro sem formaçao superior conseguiu o impossivel sair do nada para se tornar um dos maiores industriais do mundo numa sociedade travada cheia de associaçoes e circulos de interesse quase que uma grande loja maçonica em forma de pais este rebelde venceu sozinho por força de seu trabalho e intelecto [caption id= attachment_374958 align= aligncenter width= 999 ] soichiro honda 1906 1991[/caption] quando a segunda guerra mundial acaba honda era um veterano em construir e reconstruir fabricas a partir do nada bombardeios e terremotos em sequencia destruiam as oficinas onde produzira aneis de pistao antes da guerra e toda sorte de material belico durante em 1946 findo o conflito este piloto de corrida aposentado depois de um acidente que quase lhe deixa cego de um olho em 1936 resolve começar do nada novamente compra 500 motores dois tempos e 50 cm³ usados para gerar energia para radios militares e junto com uma duzia de associados em um galpao de madeira em hammamatsu faz bicicletas motorizadas quando os motores acabam cria uma copia propria e continua a fazer suas bicicletas em 1949 vende sua primeira motocicleta feita inteiramente em sua empresa em 1954 ja e o maior fabricante de motos do japao dez anos depois em 1964 e o maior do mundo no ramo um titulo que ainda mantem [caption id= attachment_374959 align= aligncenter width= 999 ] cb750 1969 nao so o maior mas tambem o melhor[/caption] o rebelde honda com suas roupas extravagantes sua mania de sempre estar junto dos engenheiros e mecanicos numa sociedade onde a rigida e tradicional hierarquia proibe tal coisa traz para sua companhia gente parecida com ele jovens que nao conseguem posiçao nas empresas tradicionais; veteranos que anseiam a liberdade de trabalhar com um inovador verdadeiro abandonados desprezados ignorados na honda todos eles tinham seu lugar e com isso soichiro desenvolve uma lealdade quase suprema de seu bando de desajustados nao e a toa entao que seu primeiro carro de 1962 e totalmente original ao contrario do resto das empresas japonesas que começaram com sedas derivados de desenhos ocidentais honda começa com uma folha em branco e usa tecnologia de motocicletas e nada de seda no mesmo chassis faz um minusculo carro esporte e uma caminhonete de cabina avançada [caption id= attachment_374963 align= aligncenter width= 999 ] t360 caminhao girador[/caption] o motor era um quatro em linha de aluminio com duplo comando de valvulas acionados por correntes camara de combustao hemisferica e de fluxo cruzado vela central quatro carburadores individuais keihin e um extremamente sofisticado virabrequim roletado desmontavel com rolamentos de agulha nos cinco mancais principais e nas bielas uma verdadeira joia mecanica onde a faixa vermelha do conta giros começa nos 9 500 rpm e que pasmem e seguro ate os 11 000 rpm [caption id= attachment_374960 align= aligncenter width= 999 ] correntes [/caption] o motor era acoplado a uma caixa de cinco marchas exotico em 1962 e no eixo traseiro mais uma banana para o convencional usando um diferencial tradicional mas uma corrente encapsulada de cada lado onde estaria a roda num eixo rigido tradicional e conjunto mola amortecedor coilovers faz uma original suspensao traseira independente similar a um braço arrastado [caption id= attachment_374962 align= aligncenter width= 999 ] o motor do s600[/caption] duas carrocerias eram oferecidas s sport um roadster parecido com o mg midget e t um estranho picapezinho com cabine avançada com motor capaz de chegar a 11 000 rpm inicialmente o motor tinha apenas 360 cm³ s360/t360 e 33cv para ser incluso na categoria de carros pequenos kei o governo japones sempre fazendo o que podia para impedir as investidas do rebelde soichiro recusa a classificaçao do roadster como kei categoria que deveria ter so transporte e nao diversao inviabilizando sua introduçao no mercado local mas aprova a picape que se torna o primeiro honda de quatro rodas a ser vendido [caption id= attachment_374965 align= aligncenter width= 973 ] soichiro e um f1 competindo sempre[/caption] mas o roadster nao morre aumentado para 500 600 e depois 800 cm³ e vendido de qualquer forma sem o incentivo fiscal dos kei faz sucesso relativo em mercados de exportaçao onde seu avanço tecnico e seu pequeno e ultragirador quatro em linha e noticia de primeira pagina e fabricado ate 1970 e coloca firmemente para o mundo uma honda que agora nao produzia apenas motos [caption id= attachment_374964 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro civic 1972[/caption] a honda continua sensacional em muitas coisas ate hoje mas foi quando soichiro era ativo que mostrou realmente algo diferente unico como na f1 como na vez em que fez um impala cvcc so para provar um ponto https //flatout com br/civic vs impala a queda do gigante/ pode uma empresa manter este espirito apos a morte de um lider tao marcante e carismatico como este esta e uma pergunta que continua sem resposta definitiva a apple pode continuar fazendo iphones mas a veia revolucionaria de steve jobs a sua mente sempre 20 anos no futuro parece ter desaparecido sempre acreditei que por mais que metodos e regras sejam criadas para que a empresa se eternize funcionando sempre igual com qualquer pessoa no comando o que faz uma empresa sao as pessoas maquinas e processos mecanizados nunca conseguem se igualar ao indomavel espirito humano a honda talvez tenha atingido seu apice pouco tempo depois da morte de soichiro san; perto da comemoraçao de 50 anos da empresa uma epoca onde uma pequena fabrica em tochigi produziu tres carros de dois lugares que ate hoje fazem a gente ficar de boca aberta e exemplificam tudo que ela significa quais sao esses carros engraçado voce perguntar; ia mesmo contar essa mas antes e bom perceber que nenhum desses tres carros produzidos em tochigi deram algum lucro para a honda a pequena e especializada fabrica de tochigi era na verdade um dreno constante de dinheiro o que seu prematuro fim demonstra num mundo onde isto e um pecado mortal e o dinheiro e nao mais um meio mas o objetivo e a finalidade de tudo ao mesmo tempo que os tres sao uma ultima homenagem a soichiro sao tambem o motivo para se justificar um futuro mais conservador nsx nos anos ’80 o japao ja era uma força na industria automobilistica mundial comparavel aos gigantes americanos e europeus mas entre os entusiastas ainda era considerada uma industria generica de modulos de transporte apenas e nada mais apesar de algumas aventuras em carros esporte tal coisa criou um movimento que acabou criando marcas como a lexus da toyota e incriveis carros esporte e de luxo no inicio dos anos ’90 os japoneses resolviam nunca mais ficar abaixo de ninguem a honda como nao poderia deixar de ser resolve mirar alto num velho inimigo da f 1 e a marca mais reverenciada do mundo ferrari o ferrari 328 gtb dos anos ’80 era um carro diferente mesmo relativamente falando dos carros de hoje era um carro fabricado em tecnicas tradicionais a mao por artesaos a carroceria tinha como objetivo ser bela e nada mais sem nenhuma consideraçao ergonomica ou de conforto e civilidade a manutençao requerida para aquele v 8 magnifico era constante e a preços assustadores o ar condicionado era comparado ao sopro de um gato asmatico ferraris eram comprados porque tinham motores incrivelmente legais e uma carroceria belissima e todo resto era simplesmente tolerado voce compra o motor o resto vem de brinde era a piada mas o mais incrivel foi que o caminho da honda nao foi o da toyota com o lexus que fez um seda mercedes benz so que mais barato a honda decidiu nao fazer um ferrari mais barato como fazem marcas genericas desde tempos imemoriais resolveu fazer um ferrari melhor ja contei aqui o principal motivo desta estrategia falhar da ferrari continuar firme e forte e o nsx ser um fracasso; vale a pena rever esta pensata mas melhor ela fez o nsx https //flatout com br/o erro do honda nsx/ lançado em 1989 apesar de estrondoso fracasso comercial o nsx mudou completamente o mundo do carro esporte ali a honda mostrava que para ter o desempenho e o desenho de um ferrari nao era necessario compromisso algum o violento e ultragirador v 6 de aluminio com bielas de titanio primeira vez em um carro de serie pistoes forjados e capacidade de girar a 8 500 rpm gritava mais bonito que um v 8 ferrari e dava a mesma potencia que ele mas tambem era tratavel e docil no dia a dia e requeria a mesma manutençao que um civic qualquer dentro era espaçoso confortavel e ergonomicamente perfeito como se esperava de um carro japones comum a visibilidade para fora era otima o ar condicionado era forte e confiavel e o carro todo era bem um carro normal perfeitamente capaz de ser usado no dia a dia hoje se tudo isso e nada mais que o esperado temos o nsx a agradecer com uma carroceria em aluminio suspensoes sofisticadissimas uma direçao de peso e precisao lendarias e aquele magnifico tratavel linear e feroz v 6 com seu patenteado sistema vtec de variaçao de tempos e de levantamento de valvulas o nsx e um carro esporte tao proximo da perfeiçao que ate hoje e referencia ate gordon murray quando fez seu mclaren f1 comprou um nsx para servir de alvo em comportamento geral https //flatout com br/honda nsx r a essencia da especie/ como o carro era tao caro quanto um porsche 911 entao pouca coisa abaixo do ferrari 328 gtb a honda resolveu que sua qualidade de fabricaçao devia ser mais um diferenciador e sua confiabilidade absoluta uma nova fabrica foi criada para o carro de baixa produçao dentro do centro de pesquisa e desenvolvimento de tochigi nesta fabrica apenas os melhores funcionarios da honda com no minimo 10 anos de experiencia e um curriculo perfeito trabalhavam mas como sabemos nunca foi um sucesso de venda o fato e que a honda começa a procurar maneiras de ocupar melhor os funcionarios de sua planta nova e avançada de tochigi s2000 em 1999 como parte das festividades de 50 anos da honda aparece este segundo carro produzido em tochigi uma ode ao primeiro carro da empresa o s500 sem ser de forma alguma algo retro no espirito inovador de soichiro uma incrivel e magnifica homenagem ao fundador e a propria historia da companhia quando o s500 foi lançado os carros esporte europeus de maior sucesso eram os mg midget e o triumph spitfire pequenos roadsters com motores tradicionais retirados de sedas das respectivas companhias e cilindrada ao redor de 1 2 litro honda e claro como sabemos tomou um caminho bem mais tecnologico e exotico de menor cilindrada e mais rotaçao para o mesmo resultado o s2000 era o mesmo transposto para a vespera de um novo milenio num mundo onde bmw z3 e porsche boxster tinham ao redor de 200 cv de seus motores de seis cilindros e desenhos inspirados no passado a honda veio com esse incrivelmente futurista desenho de carroceria e um quatro em linha aspirado que dava nada menos que 240 cv a estratosfericas 9 500 rpm https //flatout com br/motores lendarios o quatro cilindros vtec do honda s2000/ o carro era outro tour de force tecnologico da honda de seu desenho com zero inspiraçao no passado ao seu cockpit limpo e funcional passando por suspensoes independentes sofisticadas com braços em aluminio cambio manual de seis marchas e aquele incrivel quatro em linha aspirado de 120 cv/l numero que ainda hoje tanto tempo depois nao e feio para um motor turbocomprimido que coisa fantastica foi aquilo uma verdadeira ponte do passado para o futuro um magnifico vislumbrar de um futuro cheio de motores de corrida que poderiam ser usados no dia a dia um honda que parecia mostrar um futuro cheio de carros esporte avançados que nao precisam ser apenas uma reediçao do passado mas que mesmo assim mostram respeito por este passado o melhor presente de aniversario que qualquer empresa ja se deu mas um futuro que agora estando nele sabemos que infelizmente nao aconteceu insight o grande paradoxo da inovaçao e que ela somente e aceita como uma inovaçao quando se tornou imitaçao o terceiro avançadissimo carro de dois lugares a ser produzido em tochigi era diferente dos dois anteriores seu alto desempenho nao era medido em velocidade ou potencia especifica era medida em baixo consumo de combustivel e baixa emissao de gases pelo escapamento pouca gente se lembra disso mas o insight foi o primeiro hibrido a ser vendido nos eua pais que abraçou fortemente o conceito colocado a venda pouco antes sete meses do mais comum toyota prius e isso aconteceu a quase exatos 25 anos atras em 1999 o insight era outro tipo de carro se comparado ao nsx e o s2000 mas ao mesmo tempo era muito parecido alta tecnologia e muita inovaçao e criatividade voltados a um desempenho palpavelmente melhor nada de soluçoes de marketing ineditas e coisas do tipo inovaçao com resultados mensuraveis em desempenho coisa de engenheiro sempre achei a soluçao hibrida do insight original bem mais simples e eficiente que o ultracomplexo prius um carro pequeno leve extremamente escorregadio ao ar ambiente com seu cx de 0 25 apenas dois lugares para ser usado basicamente em trajetos ao trabalho todo em aluminio para ser leve e pequeno 3950 mm num entre eixos de 2400 mm para pesar apenas 820 kg o motor e um hoje comum tres em linha de um litro minusculo mas potente mas no lugar do turbocompressor que frequentemente o equipa hoje em dia o insight tem um motor eletrico/gerador acoplado ao volante do motor chamado de ima integrated motor assist ou assistencia ao motor integrada o motor eletrico ajudava com 14 cv a partir de energia de uma pequena bateria de niquel hidreto metalico com ajuda dele o tres em linha de 68 cv conseguia a levar o carrinho a 100 km/h a partir da imobilidade em otimos 10 segundos alem de andar bem reputa se divertidissimo para guiar com seu baixo peso baixa altura e um leve eficiente e delicioso cambio manual de cinco marchas e um tipo diferente de hibrido simples contido mas terrivelmente eficaz sua classificaçao oficial americana da epa ainda e imbativel 25 anos depois 61 mpg 26 km/l na cidade e 70 mpg 30 km/l na estrada a revista americana car and driver num concurso de economia promovido pela honda entre as revistas especializadas que consistia numa viagem de 314 quilometros por estradas normais conseguiu chegar a uma media de 52 km/l mas usando o subterfugio de andar no vacuo de um gigantesco ford excursion durante todo o trajeto mas em um teste de uso normal longa duraçao dois anos de uso a media global ainda ficou em respeitabilissimos 21 km/l [gallery ids= 374905 374906 374911 ] o genial do sistema ima e que elimina alternador e motor de arranque faz um start stop quase imperceptivel devido a alta potencia relativa do motor de arranque e a falta do engrenamento do motor de partida convencional com a coroa do volante do motor e requer um pacote de baterias extra relativamente pequeno hoje em dia apesar de nao ser tao popular quanto merecia todo mundo usa controle de motor de arranque e alternador baseado na sua logica para reduçao de consumo pneus de baixa resistencia oleo de viscosidade bem baixa e baixo atrito no motor aerodinamica apurada uma serie de soluçoes do insight hoje quase 20 anos depois podem ser observadas por todo lado inovaçao de verdade provada por imitaçao a granel hoje estes sistemas sao acionados por correia no motor; provou se mais barato se menos elegante mecanicamente mas mesmo esses sistemas simples continuam mais caros que carro normais sem auxilio eletrico o motor hibrido leve e mais caro que alternador e motor de arranque juntos o seu eterno calcanhar de aquiles fim de tochigi em 2004 a fabrica de tochigi fecha e os carros sao transferidos para a fabrica de suzuka o nsx morre em 2005 sem substituto mas revivido em 2016 de uma forma menos impactante o s2000 morre em 2009 tambem sem substituto fazendo a honda ficar naquele momento sem nenhum carro esporte no portfolio o insight tambem morre em 2006 sem substituto mas a tecnologia do ima vive em civics em 2009 um novo insight aparece diferente com cinco lugares e mais parecido com o prius de maior sucesso a honda desiludida com o fracasso comercial de seus tres sucessos tecnologicos muda depois deles ainda inovadora hoje mas em menor intensidade inevitavel toda empresa muda quando seu fundador se vai levando com ele a real filosofia que criou a marca bem toda menos coisas como a gm que tem outro objetivo; mas isso sabemos e outra historia que nao vem ao caso hoje
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