a fiat aqui no brasil ainda tem a imagem de carros pequenos de traçao dianteira; anos e anos de 147 uno e derivados garantiram isso claro que hoje finalmente esta imagem lentamente muda o toro e efetivamente o primeiro fiat grande caro com boa margem de lucro que realmente deu certo por aqui sedas tempra marea e mesmo o linea nao conseguiram estabelecer a marca nesta faixa; foi necessaria sua inovadora picape monobloco para isso ainda assim a toro ainda e um carro de motor pequeno transversal e traçao dianteira basicamente a formula da fiat aqui nunca foi alem dos cinco cilindros em linha do marea; a vasta maioria e de quatro sabemos porem que a marca e muito mais que isso a empresa foi fundada em 1899 entao e uma das mais antigas ainda em operaçao e tem enorme tradiçao em todo tipo de carro a traçao dianteira na verdade apareceu na fiat somente em 1969 no 128 a obra prima de giacosa e o template do carro moderno motor moderno transversal transeixo em linha com ele traçao dianteira mcpherson pneus radiais freios a disco e direçao por pinhao e cremalheira do 128 um seda derivou o 127 hatch; a versao brasileira do 127 e o 147 antes disso era uma empresa tradicionalista que insistia em traçao traseira mas a mente brilhante e ativa de giacosa fazia mesmo esses carros serem verdadeiros milagres de empacotamento e comportamento; os fiat na era giacosa do 500 de 1934 em diante eram sempre avançados mas tambem todos eles tinham comportamento ao volante muito semelhante e agradabilissimo com comandos leves mas precisos fazendo todos eles carros ageis e alegres isso embora ajudado pela engenharia de giacosa nao era obra dele; e o legado de carlo salamano [caption id= attachment_356035 align= aligncenter width= 999 ] carlo salamano dirigindo um 8v 1953[/caption] salamano nascido em vercelli apenas 80 km a oeste de milao e da fiat tinha sido piloto de gp a f1 da epoca pela fiat de 1911 ate 1927 era de ouro dos fiat gp salamano venceu o grande premio da italia e da europa em monza em 1923 e era um piloto de ponta; mas sua real habilidade era mesmo a de collaudattore ein calma que explico collaudatore col·lau·da·to·re e o nome que os italianos dao ao piloto de teste; la e mais que isso porem e a pessoa que pega o prototipo e roda com ele metodicamente anotando areas que precisam ser melhoradas ate que tudo esteja a seu contento acerta tudo de resposta de acelerador a relaçao de marcha; de comportamento no limite a conforto de rodagem; de nivel de ruido a resposta de freio o carro so e posto a venda quando ele aprova na fiat de 1927 ate sua morte em 1969 foi o guardiao supremo de como um fiat deveria ser para seu motorista se giacosa e o genio que fez os fiat mais eficientes e inteligentes que qualquer carro alemao e o golf e nada mais que uma copia de seu 127 salamano e o cara que os tornou tao divertidos unicos e diferentes ao volante juntos sao os criadores do que entendemos por um carro fiat e se foi o 128 que mostrou ao mundo a genialidade de giacosa salamano e lembrado por outro carro muito diferente; um carro esporte e de competiçao em que ele depositou realmente tudo que acreditava ser importante num automovel; o 8v e o legado de salamano completo direto de sua mao [caption id= attachment_356046 align= aligncenter width= 999 ] fiat 8v 1952[/caption] e o que e o fiat 8v os italianos pronunciam ottovu e um fiat diferente pelo seu motor visto de hoje; a unica vez que um automovel fiat recebeu um motor de oito cilindros em v oito cilindros no periodo entre as grandes guerras os fiat eram sempre de quatro ou seis cilindros em linha; descontamos aqui o 520 superfiat de 1921 1923 um enorme carro de luxo v12 de 6 8 litros que acredita se foi produzido em coisa de 5 exemplares apenas quando a segunda guerra acaba o tempo era de austeridade na europa; a fiat se concentra em sua vocaçao de carros pequenos [caption id= attachment_356071 align= aligncenter width= 999 ] fiat 1400 1950[/caption] dante giacosa estava desenhando o carro que seria o 1400 o primeiro fiat com carroceria moderna monobloco de aço estampado autoportante sem chassi o fiat grande era uma versao do 2800 do pre guerra um carro de seis cilindros em linha ohv com 2 8 litros [caption id= attachment_356067 align= aligncenter width= 999 ] o pequeno v8 de aluminio de dante giacosa[/caption] giacosa pensou em substitui lo com um novo e moderno carro usando a carroceria do 1400 entreeixos aumentado e um novo motor deslocando algo em torno de 2 litros mas que tipo de motor diz giacosa descartei o motor de seis cilindros em linha por ser muito longo o de seis cilindros em v por nao ser perfeitamente balanceado e finalmente o de oito cilindros em v a 90° por ser muito largo comecei entao os estudos para um v8 mais estreito que embora nao seja perfeitamente balanceado tem a vantagem de ser extremamente compacto e permitir a utilizaçao de um virabrequim de facil fabricaçao a estas razoes evidentes foram acrescentadas outras consideraçoes mais sutis envolvendo fatores de engenharia e produçao que me levaram a escolher um v estreito com angulo de 70° o motor recebeu a designaçao interna tipo 106 aintençao era montar o motor no lugar aonde ia o quatro em linha do 1400 e giacosa ja mostrara que espaço em seus projetos sempre foi tratado como algo de valor inestimavel o v8 a 90° simplesmente nao cabia la o motor era pequeno e leve todo em aluminio media 72 x 61 mm para uma cilindrada de 1996 cm³ tinha comando unico no vale do v e valvulas acionadas por varetas e balancins e camara de combustao triangular wedge bem no idioma americano mas ha de se dizer que neste tempo mesmo os v 8 cadillac e oldsmobile que selaram esse esquema nos eua ainda estavam nas pranchetas foram lançados em 1949 entao talvez o v8 americano e que e no idioma italiano mas divago; o fato e que o pequeno v 8 se mostrou suave e potente para sua cilindrada algo em torno de 100 cv mas muito caro para se produzir logo nascia a ideia de aumentar o deslocamento do quatro em linha do 1400 o que seria muito mais barato nascia assim o fiat 1900 e o pequeno v 8 foi cancelado aparentemente fadado ao esquecimento mas aparece entao em cena nesta historia carlo salamano viu uma oportunidade de fazer um carro esporte e de competiçao novamente a fiat abandonara competiçoes em 1927 e agarrou a oportunidade com vontade [caption id= attachment_356063 align= aligncenter width= 1000 ] 8v demon rouge de vignale ainda mais feio[/caption] o motor tipo 106 foi revivido e refeito o projeto rapidamente concluido em janeiro de 1950 e foram imediatamente seguidos pelos do chassi este consistia em duas longarinas tubulares que corriam longitudinalmente unidos por travessas as quais foi soldada a parte inferior da carroçaria fazendo no fim um monobloco mas que poderia receber carrocerias diferentes de carrozzieris externos como era comum entao [caption id= attachment_356062 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 250 gt swb nao o fiat 8v coupe pininfarina[/caption] o 8v resultante tinha estilo de fabio luigi rappi e motor central dianteiro traçao traseira e suspensao independente nas quatro rodas os freios eram a tambores com acionamento hidraulico em todos os cantos o cambio manual de quatro marchas o pequeno v 8 era alimentado por um weber duplo e produzia aproximadamente 105 cv a 5 600 rpm mas alguns poucos carros foram equipados com um enorme weber 36 if4/c de corpo quadruplo oferecendo reputados 125 cv para um carro que pesava algo em torno de 900 1000 kg muito bom especialmente para sua epoca [caption id= attachment_356065 align= aligncenter width= 999 ] 8v ghia supersonic[/caption] uma pequena serie de apenas 114 carros serviu praticamente so para homologar o carro para competiçao mesmo tendo cessada a produçao em 1954 o carro ganhou o campeonato italiano ate 2 0 litros todo ano de 1952 a 1959 [caption id= attachment_356054 align= aligncenter width= 999 ] zagato [/caption] se a carroceria fiat era meio feinha existiam motivos para isso giacosa e salamano queriam o maximo de velocidade e para isso alem de desenho feito em tunel de vento a menor area frontal possivel foi perseguida com afinco por isso a cabine e a area envidraçada sao bem menores que a parte de baixo do carro; tambem o assento do passageiro e deslocado para tras para que o ombro dele ficasse atras do ombro do piloto fazendo uma cabine mais estreita por isso tambem varias carrocerias diferentes foram montadas nos 8v vale destacar por exemplo os 8 carros feitos na ghia com a carroceria supersonic que depois seria usada na inglaterra em jaguar cobra e aston martin a pininfarina criou uma carroceria cupe linda que depois foi ampliada para uso nas ferrari 250 gt swb a vignale criou sete carrocerias diferentes para o 8v mas nenhuma delas ficou realmente boa a mais bonita e de maior sucesso foi sem duvida a berlinetta de zagato completa com o caracteristico teto double bubble [gallery ids= 356051 356050 356038 356049 356031 356033 ] dos 114 carros produzidos duas carrocerias distintas da fiat existem de 1952 a 1953 34 carros foram feitos no departamento experimental da fiat com o desenho original depois ate o fim da produçao em 1954 uma segunda carroceria com diversos ajustes como farois juntos em angulo na frente foram produzidos na siata a maioria dos jornalistas ate hoje nao costuma falar muito bem do desempenho em curvas do carro segundo eles excessivamente subesterçante mas era terrivelmente eficaz como percebemos em seu sucesso em competiçoes e nao ficara assim ao acaso segundo dante giacosa salamano gastou um bocado de tempo para ajustar o ja excelente comportamento do carro escolhendo cuidadosamente as barras estabilizadoras ele obteve um marcante grau de subesterço o que permitiu que as curvas fossem feitas a velocidades muito superiores mas o que infelizmente foi muito criticado por jornalistas e alguns pilotos acostumados ao sobresterço e qual o motivo de 8v ao inves de v8 naqueles tempos com informaçao de dificil obtençao a fiat acreditava que o nome v8 tinha sido patenteado por henry ford para seu famoso motor lançado em 1932; começou a chama lo de ottovu para ficar diferente e o nome pegou [caption id= attachment_356036 align= aligncenter width= 999 ] 8v segunda serie[/caption] o carro foi criado para ser um carro de corrida de baixa produçao; foi um grande sucesso nisso mas nao teve tambem por isso um substituto apenas no fim dos anos 1960 apareceu um fiat semelhante na forma do dino com seu v6 dohc mas o v8 fiat permanece apenas esse em um rodape na historia da companhia [caption id= attachment_356053 align= aligncenter width= 999 ] 8v primeira serie[/caption] mas hoje existe a stellantis; que tal mais 114 cupes caros e especiais baseados na giulia com desenho baseado nos cupes zagato mas com um dos v8 dodge hemi de mais de 400 cv ja pensou que legal seria este mash up moderno chamado tambem de fiat 8v pode usar a ideia sem medo dona stellantis maria nao cobro nem royalties e sua pode usar so me deixa usar um deles por uma semana quando ficarem prontos que esta tudo certo
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