Em 4 de junho de 1967, Jim Clark dirigia o Lotus 49 pela primeira vez no GP da Holanda, e venceu a corrida. Em 8 de maio de 2014, um piloto bateu o carro durante os treinos o GP Histórico de Mônaco, no último fim de semana. Foi um dia triste para os fãs do automobilismo.
O acidente, na curva Saint Devote, acontece logo no início do vídeo, e sua causa não fica muito clara. Não demorou para que o piloto Chris McAllister começasse a ser acusado de pilotar mal, mas seu filho Alex, comentou no blog Axis of Oversteer e disse que um parafuso mal apertado na roda dianteira direita foi o culpado — de fato, dá para ver a roda voando logo depois do impacto.
Felizmente, o piloto nada sofreu. Mas não podemos dizer o mesmo do carro que, ainda por cima, é um dos mais importantes da história da Fórmula 1.
O Lotus 49 estreou na terceira corrida da temporada de 1967, e com ele o motor Cosworth DFV V8 — desenvolvido pela Cossie especialmente para o carro e financiado pela Ford. Com 2.993 cm³, o motor desenvolvia cerca de 410 cv a 9.000 rpm e, em parte, foi o responsável pelas quatro vitórias de Jim Clark naquele ano e pelo segundo lugar da Lotus no campeonato de construtores. Além disso, o Lotus 49 foi o primeiro carro bem sucedido na Fórmula 1 a usar o motor como um componente estrutural — mais simples e leve, como tudo o que Colin Chapman fazia.
O carro sendo retirado do local do acidente com um guindaste
Como apontou o Jalopnik US, o Lotus não foi o único carro a bater no fim de semana. A Ferrari 312B, pilotada por Jacky Ickx em 1970 bateu em um March 721G 1972, e um Token RJ02 1974 também bateu no muro.
Por sorte, os danos não parecem ter sido tão extensos e, ainda que não tenha participado da corrida no domingo, certamente os carros serão consertados e poderão continuar fazendo o que eles devem fazer.
[ Fotos: Brando Cairone ]