Quem admira o Porsche 911 certamente já ouviu falar de Magnus Walker. O inglês de 47 anos mora há mais de duas décadas nos EUA, e sua oficina no distrito das artes de Los Angeles, a Urban Outlaw, é cultuada pelos carros modificados que saem de lá.
Agora, os entusiastas terão mais um motivo para admirar o trabalho desta estranha figura cujo rosto fica boa parte do tempo escondido sob um boné, longos dreads e uma barba densa: as rodas Outlaw 001, desenvolvidas por Walker em parceria com a Fifteen52, uma das fabricantes de rodas favoritas de quem curte personalizar carros.
A parceria entre a Urban Outlaw e a Fifteen52 é mais do que natural: os caras são amigos há algum tempo e suas oficinas ficam bem perto uma da outra. Magnus Walker é o tipo de cara que gosta de fazer tudo do seu jeito — seu estilo de customização é único, com para-lamas alargados, combinações de cores distintas que dão estranhamente certo e várias peças feitas sob medida, como os para-choques e lanternas. Além, é claro, de interiores personalizados e motores com preparação aspirada e à moda antiga — nada de sistemas de injeção caríssimos ou coisas do tipo, normalmente apenas carburadores maiores e aumento na taxa de compressão.
Acontece que Magnus Walker sempre tinha “problemas” na hora de escolher rodas que refletissem a natureza única de seus projetos. As clássicas Fuchs são consagradas, mas também são lugar-comum. Rodas modernas normalmente precisavam de muitas adaptações e também não eram exatamente exclusivas.
A solução óbvia: desenhar suas próprias rodas! Foi exatamente o que ele fez, e o resultado nos faz questionar: por que demorou tanto?
Foi aí que entrou a Fifteen52. Conhecendo o estilo de Magnus e seu gosto por unir o clássico e o inovador, a empresa não teve muito trabalho para seguir seus palpites e criar uma roda que une perfeitamente a inspiração no passado com as tendências atuais: a Outlaw 001.
A inspiração fica clara a qualquer entusiasta: as clássicas Fuchs — cuja história nós contamos aqui —, porém com design moderno e fabricação com técnicas de ponta. Os cinco raios vazados, segundo Fifteen52, cumprem duas funções: ajudar a ventilar os discos de freio, e permitir que se enxergue melhor os freios modificados — além de ser uma referência aos para-choques e maçanetas com furos que Walker costuma colocar nos 911 que modifica.
A roda é composta por duas peças, ambas forjadas: o miolo de alumínio billet e o aro de alumínio, e está disponível em tamanhos que vão de 15 a 18 polegadas de diâmetro.
Elas foram feitas especialmente para o Porsche 911 (seguindo o offset e a furação originais) e, para mostrá-las ao mundo, Magnus Walker escolheu um estonteante Porsche 911 Turbo (930) 1976 europeu azul metálico de sua coleção particular. Com as rodas douradas (WRX, alguém?), o carro ficou simplesmente maravilhoso — como dá para ver neste ensaio fotografado por Larry Chen, do Speedhunters. O carro ganhou rodas de medidas 15×8 na dianteira e 15×9 na traseira, com pneus Hoosier de medidas 225/50 na dianteira e 245/50 na traseira.
O 930 também é o protagonista do mais recente vídeo de Walker, Outlaw Fever, produzido por Robert Angelo do site Roads & Rides. O vídeo mostra em detalhes o processo de fabricação das rodas e nos dá uma bela amostra do 930 em movimento, bem como do belo ronco de seu boxer de seis cilindros, 2,7 litros e 260 cv:
A Fifteen52 diz que, em breve, passará a produzir a versão de três peças da Outlaw 001, que será disponibilizada em versões de de 17 a 22 polegadas. Imaginamos que não demorará muito para que as rodas sejam adotadas por entusiastas de todas as marcas — especialmente pelos fãs da Volkswagen, que adoram colocar rodas de Porsche (ou inspiradas nelas) em seus carros. Estamos enxergando uma nova febre surgindo em pouco tempo e, se querem saber, não vemos nenhum problema nisso. Pelo contrário!
Queremos que você nos dê sua opinião sobre a Outlaw 001. Você acha que ela tem o que precisa para se tornar uma favorita dos entusiastas da modificação? Para encerrar (e, quem sabe, se inspirar), fiquem com esta galeria matadora, com fotos do Speedhunters e do StanceWorks!
[ Fotos: Larry Chen/Speedhunters, Andrew Ritter/StanceWorks ]